2018-10-28 18:35:50 -0200 2018-10-28 18:35:50 -0200
_gustavo Rubin Mussap Cukier

Censura da Sony começa a afetar desenvolvedores Japoneses

Recentemente a Sony tem causado algumas complicações quanto ao lançamento de jogos Japoneses no Ocidente, levando até mesmo à remoção de modos ou o cancelamento total de jogos.

Omega Labyrinth Z da PQube que deveria ter saído para o PS4 no início deste ano, foi cancelado no ocidente após ter a classificação recusada em três países Europeus , mas a própria PQube revelou recentemente que pode futuramente lançar o jogo exclusivamente para PC no Ocidente em 2019. Nekopara Vol. 1 do PlayStation 4 na Europa e América deveria chegar durante o Verão do hemisfério norte, mas agora, apenas a versão do Switch está listada.

Mais recente foi o caso de Senran Kagura Burst Re:Newal que removeu o “modo de intimidade” da versão PlayStation 4, algo que esteve presente nos jogos anteriores, que inclusive saíram nos consoles da Sony e são marca registrada da série,  ainda no mesmo tópico de Senran Kagura, o spin off Senran Kagura: Bon Appétit que saiu originalmente apenas em formato digital no PlayStation Vita vai receber uma versão física tal como tinha sido anunciado na Limited Run Games, sendo que aparentemente essa versão teve um pequeno entrave com a Sony mas nada teve de ser mudado.

Tudo isto tem acontecido graças a uma suposta nova política de censura por parte da Sony, algo que a mesma ainda não confirmou apesar de várias produtoras e publishers afirmarem que estão encontrando problemas ao trazer os jogos Japoneses para o Ocidente.

No entanto, algo que parecia afetar apenas a Sony of America e Sony Europe aparentemente chegou ao própio  Japão, obrigando também a jogos exclusivos Japoneses a serem censurados. Recentemente surgiram imagens no Twitter da visual novel “Nora, Princess, and Stray Cat“, onde jogadores, e os próprios desenvolvedores comparavam as versões PlayStation 4, PlayStation Vita, Nintendo Switch e PC.

A versão PC apresenta um pouco mais de nudez, com a versão Switch e Vita (que saiu no ano passado) um pouco mais comportadas. Mas a versão PlayStation 4 foi totalmente censurada com raios de luz que cobrem mais da metade da tela,  nas poucas imagens que surgiram. 

Versão Vita, PC, Switch

Versão PS4

A desenvolvedora reclamou também que o contato com a Sony é complicado pois a mesma exige que o mesmo seja feito em inglês, idioma que alguns empregados das empresas em questão não dominam com precisão, mas as mais recentes notícias indicam que o problema de censura possa ser resolvido em breve.

E que ele não se torne uma nova onda do momento, pois quem sai perdendo, principalmente, são os próprios jogadores...

Nekopara Vol 1

Platform: Playstation 4
Players

36
  • Micro picture
    diego87lacuna · 12 months ago · 2 pontos

    Cara, isso poderia ser uma espécie de "ocidentalização" da marca Playstation ?

  • Micro picture
    cristalescuite · 12 months ago · 2 pontos

    Isso está ficando bem chato já...

  • Micro picture
  • Micro picture
    gradash · 12 months ago · 2 pontos

    Lança pra PC e que se foda a SONY. Agora que o Steam abriu as pernas (literalmente), japas podem declarar uma nova casa!

  • Micro picture
    zefie · 12 months ago · 2 pontos

    O mais bizarro é que tanto o vita quanto o ps4 são da sony e ela só aplicou censura em uma das plataformas. Os caras não fazem o menor sentido...

  • Micro picture
    rcukierti · 12 months ago · 2 pontos

    Os caras censuram até o UMBIGO! XD

  • Micro picture
    ninjadog · 5 months ago · 2 pontos

    Brace Yourselves! The Lacraçao is comming...

  • Micro picture
    manoelnsn · 12 months ago · 3 pontos

    Seria a Sony a nova Nintendo?

    1 reply
  • Micro picture
    rcukierti · 12 months ago · 1 ponto

    HAHAHAHA! "Olha esses raios de luz!"

  • Micro picture
    santz · 12 months ago · 1 ponto

    Já é difícil o cara passar um por um visual novel japonês, aí quando chega na cena tão aguardada, ela está censurada. pô, aí não.

  • Micro picture
    natnitro · 12 months ago · 1 ponto

    Se chegar no pc, ai a galera modder faz a festa... :-)

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...