2019-07-18 14:24:59 -0300 2019-07-18 14:24:59 -0300

The Last Guardian não é um jogo para todos

Single 3734373 featured image

Pensei em inúmeras formas de começar esse texto. Por diversas vezes o apaguei achando que não estava bom. O curioso é que ele sempre começava com “The Last Guardian não é um jogo para todos”... E não poderia ser diferente desta vez...

The Last Guardian não é um jogo para todos. Não é atoa que mesmo tendo seu lançamento adiado por tantas vezes, as esperanças de um dia jogá-lo aumentavam com cada teaser, trailer ou notícia que eram divulgados. Em partes acredito que esse sentimento se dava pelo fato do ENORME sucesso que foi seu antecessor [Shadow of The Colossus (tópico para outro post)] ou por que no fundo, todos já sabíamos que esse jogo nos encantaria de uma maneira jamais vista antes.

Deste ponto em diante, afirmo com todas as forças que The Last Guardian não é apenas um jogo eletrônico, mas sim uma obra de arte.

Quem desfrutou dessa experiência e não se emocionou em nenhum momento da história, tem o coração mais escuro que os olhos do Trico retratado nesta foto hahaa.

Sem spoilar, quero enfatizar que o jogo nos ensina a confiar no próximo, acreditar em seus sonhos, não julgar pela aparência e principalmente, valorizar quem está ao nosso lado.

A criança é o personagem jogável. Seu nome permanece no anonimato durante toda a jornada, e mesmo sendo tão novo, inexperiente e inocente, assumimos a grande tarefa de cuidar e zelar por Trico, além de buscar respostas do que aconteceu conosco e de quem somos. Em contrapartida, a fera também se sente nessa incumbência. Na verdade, acredito que seja essa a mensagem que nos é passada: Por mais que o mundo ao seu redor esteja corrompido, não se deixe levar por isso. Seja você o diferencial, seja a luz no meio das trevas.

Em certas ocasiões, nos irritamos com o Trico devido seu jeito desajeitado (mas convenhamos que a estrutura e arranjo físico dos locais que visitamos contribuem para isso), ou pelo fato dele às vezes não obedecer às nossas ordens (contudo, há momentos em que ficamos perdidos no game, então os uivos e os sons que Trico emite mudam, com o intuito de nos avisar que encontrou uma saída).

Em contrapartida, nos desesperamos quando o nosso companheiro é atacado por lanças, ou por espadas... confesso que eu gritava nessas ocasiões, porquanto me sentia parte daquele universo, e responsável por proteger o Trico.

Em suma, aprendi muito com The Last Guardian. Foi um dos melhores jogos que joguei na minha vida. O final é simplesmente fantástico, emocionante, de arrepiar... confesso que chorei com o desfecho.

Uma dica sobre The Last Guardian? Simples: Jogue sem pressa, curta cada momento com o Trico! Haverão oportunidades que veremos ele disperso, ou admirado com algo, sendo assim, aproveite e registre aquela captura de tela. Se permita entrar na magia que o game te proporcionará, pois tenho certeza que ao final dessa jornada, você será um ser humano transformado.

Forte abraço à todos.

“Independente da altura, não tenha medo de escalar, seja como o Trico. Verifique os locais mais seguros para firmar seus passos. Em caso de queda, se recupere, limpe a poeira de seu corpo, trace novas estratégias e torne a subir, pois ao finalizar sua escalada, verá que o horizonte enxergado pelo cume da montanha será único, e essa experiência poderá ser o ponta pé inicial para uma nova história de sua vida.”

The Last Guardian

Platform: Playstation 4
815 Players
115 Check-ins

25
  • Micro picture
    spider · about 2 months ago · 2 pontos

    Esse tá na lista pra jogar justamente por essa experiência diferente. Ótimo texto! pode transformar ele em análise inclusive.

  • Micro picture
    artigos · about 2 months ago · 1 ponto

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    gucarneiro · about 2 months ago · 1 ponto

    Cara, adorei esse teu texto e a tua visão sobre a jornada de The Last Guardian. Eu lancei uma comunidade para quem gosta de escrever sobre games, https://pyre.com.br/, e adoraria conversar contigo para saber o que te levou a escrever na Alvanista. Como posso entrar em contato contigo?

  • Micro picture
    speedhunter · about 1 month ago · 1 ponto

    Espetacular, faço das suas palavras as minhas! Ótimo texto!

Keep reading → Collapse ←
Loading...