2019-09-27 09:51:51 -0300 2019-09-27 09:51:51 -0300
historia_dos_games Bruno Tavares de Carvalho Featured

A origem e o fim da Distinctive Software Inc.

Single 3747677 featured image

Em 1982, após o moderado sucesso do jogo Evolution para Apple II, a dupla de canadenses Don Mattrick, com apenas 17 anos, e Jeff Sember fundam a Distinctive Software Inc.. Nos primeiros anos da empresa, seus jogos eram publicados pela Accolade e eram voltados principalmente para computadores 8-bits, como o Apple II, Commodore 64 e Atari 800. Dois dos primeiros sucessos da empresa foi Fight Night de 1985, trazendo sofisticado jogo de boxe e Hardball!, jogo de baseball com pegada bem realista. Em 1986, Jeff vendeu sua parte para Mattrick e Paul Lee ingressou no conselho no mesmo. Em 1987, a empresa desenvolve 3 jogos bem distintos, o adventure de quadrinhos Accolade’s Comics e os simuladores Aces of Aces e Test Drive, ambos de alta qualidade.

 Em 1988, a empresa começa a fazer portes jogos de Arcade para computadores, como OutRun e After Burner da Sega. Em 1989, ela cria seu jogo mais famoso, The Duel: Test Drive II, o novo jogo de corrida traz um simulador de altíssima qualidade, 3 carros licenciados e até perseguição policial. A Accolade até chegou a processar a empresa por usar código do porte de Out Run nesse jogo, mas a Distinctive ganhou o processo. Em 1990, a empresa portou vários outros sucessos para os computadores 8-bits, como Altered Beast e Castlevania para MS-DOS, Metal Gear para Commodore 64 e Super C para Amiga, mas também focou seus esforços para jogos de corrida, como Bill Elliott's NASCAR Challenge e Stunts.

 Em 1990, a empresa segue forte nos simuladores 3D e lança o primeiro jogo de esporte poligonal da história, o 4D Sports Tennis, no ano seguinte, traz o primeiro jogo de luta 3D poligonal, o 4D Sports Boxing e ainda um jogo de corrida poligonal com diferentes modalidades de carros a disposição, o Mario Andretti's Racing Challenge. Apesar dos jogos distintos, a empresa não estava conseguindo se manter devida a baixa venda de seus títulos. Após rejeitar os primeiros acordos de compra de duas empresas diferentes em 1990, Don Mattrick entra em contato com a Electronic Arts para discutir a sinergia entre as duas empresas, que acontece em junho de 1991. Antes da aquisição, a Distinctive Software era a maior desenvolvedora de jogos independentes da América do Norte, chegou a ter 75 funcionários.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

43
Keep reading → Collapse ←
Loading...