2019-08-16 10:15:51 -0300 2019-08-16 10:15:51 -0300
historia_dos_games Bruno Tavares de Carvalho

As revistas de videogame dos anos 80

Single 3739877 featured image

Após o surgimento das primeiras revistas de videogames, algumas editoras começaram a apostar nesse tipo de mídia, porém, a maioria era focado em jogos de computadores e informática. Nos EUA, foram poucas, como a Atari Age e a Electronic Fun with Computers & Games, ambas de 1982-1984. Na Europa, jogos de computadores sempre foram os preferidos, daí nasceram a Page 6 para computadores Atari, Sinclair User para o ZX Spectrum e Tilt, todos de 1982. No ano seguinte, tivemos a Crash para jogos da linha Sinclair e Computer User Amiga. Em 1984, Nasce a Your Sinclair e em 1985 temos as espanhola Micromania e a britânica Zzap!64. Os EUA viva o Crash dos videogames, então ninguém se aventura no assunto videogame.

 Com o sucesso massivo do Famicom no Japão, a Nintendo lança a Famitsu para divulgar novos jogos e dicas em 1986 e no ano seguinte, a britânica ACE vai falar de computadores no geral. O público americano estava praticamente sem nenhuma revista sobre games, mesmo depois que o NES revitalizou a indústria no país, até que a Nintendo lança a Nintendo Power em 1988 após o sucesso do Nintendo Fan Club News. A revista era um dos maiores sucessos nos Estados Unidos e trazia dicas e detonados de jogos que pareciam impossíveis sem ela. Na Itália, a The Games Machine inicia suas tiragem, falando sobre jogos de computadores e de consoles. Em 1989, no Reino Unido, temos a Amiga Action para computadores e a Electric Brain para consoles.

 Já em 1989, nos EUA, a Electronic Gaming Monthly é uma das maiores e mais importantes revistas americana sobre games da história, bem como a GamePro, que falava sobre games no geral. Outra revista que também foi lançada nessa época foi a Game Players, outra gigante que falava sobre dicas e detonados de jogos. Para difundir seus consoles e jogos, a Sega lança no Reino Unido o Sega Power, claramente para competir com a gigante Nintendo Power. Nessa época, o jornalismo de videogames estava difundido em todas as partes do mundo para divulgar as novidades tecnológicas e jogos apresentados na feira CES. Teremos um post próprio só para falar das primeiras revistas brasileiras posteriormente.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

39
  • Micro picture
    porlock · about 1 month ago · 3 pontos

    uau... q irado!

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 1 month ago · 3 pontos

    EGM...comprava todas!
    Era uma excelente revista e, não sendo antipatriota...mas era infinitamente melhor do que as brasileiras.
    ...
    Mas eu comprava todas BR também...
    ...

    8 replies
  • Micro picture
    old_gamer · about 1 month ago · 3 pontos

    Eu era um consumidor assíduo destes revistas, milhões em dinheiro do meu lanche da escola foram para a banca de revistas : )

    1 reply
  • Micro picture
    thecriticgames · about 1 month ago · 3 pontos

    Revistas de jogos antigos, thecritcgames deve sua existencia a elas, baseei minha forma de fazer reviews nelas, sempre curti muito as reviews de revistas antigas e vez ou outra baixo uns PDFs da vida pra matar sdds, houve até um cara que ja comentei q via isso como algo ruim, e me disse pra melhorar minhas reviews pois pareciam reviews de revistas de games, e eu disse... obrigado!!

    1 reply
  • Micro picture
    leandro · about 1 month ago · 2 pontos

    A EGM eu cheguei a comprar alguns exemplares, na década de 90, mas era complicado achar pelo RJ. Algumas bancas especificas, no centro da cidade, era os únicos lugares a se encontrar

    1 reply
  • Micro picture
    thejosephkorso · about 1 month ago · 2 pontos

    Uma pena o Amiga não ter entrado no Brasil. Sigo um grupo retrogamer internacional no facebook, acompanho um servidor de pessoal europeu que difunde bastante conteúdo dessa era e o canal de um britânico que faz videos detalhados dessas maravilhas retro. O MSX fez algum burburinho aqui, até procuro a edição 1 da revista Clube MSX, mas esgotou. Um amigo dos Países Baixos procura uma cópia até hoje.

    1 reply
  • Micro picture
    denis_lisboadosreis · 24 days ago · 2 pontos

    Eu só comprei Dicas & Truque para Playstation, e Ação Games e Super Dicas Playstation. Dicas & Truques eu comprava desde o primeiro ano de lançamento, acho que a primeira que tive foi a N°7, com Indiana Jones na capa, e review de Driver em que o mesmo ganhou nota 10 na avaliação.

    1 reply
  • Micro picture
    luckinhasaguiar · 21 days ago · 2 pontos

    Só eu notei que exite um palavrão obsceno na capa de uma das revistas da segunda imagem do post???

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...