2018-12-19 08:58:33 -0200 2018-12-19 08:58:33 -0200
historia_dos_games Bruno Tavares de Carvalho Featured

A origem e o fim da Coleco Inc.

Single 3692120 featured image

A empresa foi fundada em 1932 como The Connecticut Leather Company por Maurice Greenberg. Inicialmente, ela trabalhava no ramo de couro e reforma de sapatos. Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, em 1938, a demanda por produtos de couro aumentou drasticamente, fazendo com que a empresa expandisse seus produtos para equipamentos de limpeza de chapéus e quiosques de engraxate de mármore. Em 1954, ela lançou um brinquedo de luxo que foi um grande sucesso. Era um kit com peças de couro e altamente personalizado. Em 1961, o negócio de couro e calçado foi vendido e seu nome foi abreviado para Coleco. Em 1963, ela entrou de cabeça no mercado de brinquedos e comprou uma empresa de piscinas e brinquedos infláveis.

 Durante os anos 60, a Coleco comprou uma série de fabricantes de brinquedos e cresceu absurdamente. No início dos anos 70, o Home Pong da Atari era a nova sensação e várias fabricantes entraram neste mercado lucrativo. Em 1976, a Coleco estreia no mercado de consoles com a série Telstar. A linha de consoles baseado no Pong-on-a-Chip da General Instruments se mostrava um grande sucesso. Ela também apostou no mercado de portáteis eletrônicos, que era dominado pela Mattel. O Electronic Quarterback foi lançado em 1978 como seu primeiro portátil, onde simulava uma partida de futebol americano muito simples. Além desse, vários outros portáteis com temática de esportes foram lançados.

 Com o sucesso nos portáteis, a Coleco lança os chamados Tabletop Mini-Arcades em 1982. Basicamente, eram versões reduzidas e simplificadas de grandes sucessos dos Arcades na época. A primeira leva trazia uma versão de Pac-Man, Galaxian, Donkey Kong e Frogger e no ano seguinte, Ms. Pac-Man, Donkey Kong Jr. e Zaxxon chegam ao mercado. Em 1982 ela aposta em mais um console de mesa, dessa vez, com cartuchos intercambiáveis e gráficos em outro nível, o ColecoVision. Seus jogos eram ports de Arcades com gráficos e som muito semelhantes aos originais. De longe, era a melhor opção para quem queria um porte perfeito, porém, era muito mais caro que seus concorrentes.

 Em 1983, o Crash dos Videogames atinge os Estados Unidos e muito disso se dava a ascensão dos computadores domésticos. Como estratégia, a Coleco correu e desenvolveu seu próprio computador, o ADAM, que saiu em 1983. Ele servia como um módulo para o ColecoVision, mas também funcionava separado. Por fim, o computador era muito pouco flexível e se provou um grande fracasso, sendo retirado do mercado em 1985. Como último suspiro, a Coleco apostou nas bonecas Cabbage Patch Kids e no boneco falante do ALF, O ETeimoso, mas a febre passou rápido e a Coleco não conseguiu se manter. Em 1988, a empresa declara falência, vendendo sua divisão de piscinas e demais produtos para diferentes empresas.

@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @fredson, @kb [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

45
  • Micro picture
    joanan_van_dort · 4 months ago · 4 pontos

    A queda da Coleco foi muito rápida se comparado ao tempo de sucesso anterior. Mas quando a má administração é profunda, as coisas quebram rápido de verdade.
    Deixou um belo legado para os videogames.

    2 replies
  • Micro picture
    artigos · 4 months ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    porlock · 4 months ago · 2 pontos

    caramba... q maneira a historia da coleco.

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 4 months ago · 2 pontos

    Cheguei à jogar alguns COLECO games mas, uma marca que eu curtia pacas na época era a JALECO (a estou mencionando devido similaridade com o nome...)

    1 reply
  • Micro picture
    kb · 3 months ago · 2 pontos

    O Colecovision foi quase que um "Neo Geo" da segunda geração de consoles.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...