2019-03-29 23:21:47 -0300 2019-03-29 23:21:47 -0300
pokaabu João Victor
Post by pokaabu: <p>Eu nunca usei as ferramentas do Alvanista, apesa

Eu nunca usei as ferramentas do Alvanista, apesar de possuir esta conta já há algum tempinho, então me perdoem caso eu esteja utilizando o recurso "texto" de modo equivocado. 

Joguei Sleeping Dogs e um dos artifícios utilizados pelos desenvolvedores (estou utilizando desenvolvedores aqui como um termo guarda-chuva) na construção do jogo me chamou a atenção. Estou me referindo às mecânicas pensadas para as ações realizadas pelo protagonista durante as missões (e, às vezes, fora delas também). Em Sleeping Dogs, se você deve implantar uma escuta, você terá que realmente desparafusar a escotilha do duto de ventilação. Vai abrir uma porta trancada? Então terá que destravar cada pino da fechadura. Esses são só alguns exemplos, pois, para cada ação, há um puzzle associado. Esses pequenos puzzles, apesar de serem, em sua maioria, simples, ajudam a deixar as ações executadas pelos jogadores menos vazias, se transformando em poderosos elementos de imersão. Não é só apertar um botão e, pronto, tá feito. Você se sente realmente fazendo acontecer. Além disso, quando associados ao limite de tempo (presente em muitas das missões),  os mini games acabam ganhando uma segunda função: funcionam como elemento produtor de tensão.  

Em contrapartida, ao me apresentar esse artifício, o jogo criou em mim expectativas. Há uma ação que julgo importante durante as missões a qual não foi dedicada uma mecânica específica: a de persuadir. Confesso que, quando o botão Y apareceu para mim na tela com a palavra "persuade" escrita embaixo, esperei avidamente que uma tela com uma seleção de diálogos pipocasse na tela junto a uma barrinha que me indicasse se a persuasão estava sendo efetiva ou não. Mas não foi o que ocorreu. Você aperta Y e um diálogo pré-estruturado se segue. Fui frustrado. Culpa minha.

Sleeping Dogs

Platform: XBOX 360
1751 Players
96 Check-ins

3
  • Micro picture
    pokaabu · 3 months ago · 1 ponto

    Engraçado que estava rejogando watch dogs com meu sobrinho e os puzzles associados às ações do jogo não me trouxeram a msm sensação. Vai entender.

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