2020-09-25 11:32:38 -0300 2020-09-25 11:32:38 -0300

Por que as empresas de games estão "forçando" as mídias digitais?

Single 3829068 featured image

Ao decorrer do tempo. várias mudanças acontecem a todo momento!

Estamos em constante fases de evolução! E algo que certamente muitos já se deram conta, é que tudo está partindo para o lado mais digital. 

Quem nasceu nos anos 90 ou 2000, vai se lembrar das locadoras de video games, com as prateleiras bem coloridas com os mais variados temas e artes dos gêneros de jogos.

No entanto, essa lembrança está se tornando cada vez mais distante com o avanço das vendas de jogos digitais.

Para fato de comparação, nos anos 90 era comum vermos fita cassete tocando músicas nos carros. Posteriormente os CDs tomaram conta das pochetes dos usuários e atualmente o grande sucesso é curtir um som através do aplicativo "Spotify", devido a praticidade de uso.

É exatamente o mesmo rumo que os games estão tomando. E embora haja uma grande parcela de jogadores que prefiram ter seus jogos guardados na prateleira da estante, infelizmente a qualidade desses materiais estão vindo cada vez mais baixas.

Enquanto até o final dos anos 2000 os games físicos vinham com manual, uma capa mais reforçada e encarte com impressão de alta qualidade, atualmente estamos indo na contramão. Abaixo, há uma foto que tirei de dois itens de minha coleção:

Se pegarmos um jogo de Playstation 4 e analisarmos com cuidado, a capa é bem fraca. O encarte é de qualidade média. Não acompanha manual, vindo geralmente apenas um panfleto de propaganda. E a impressão do disco é relativamente baixa. Sendo que o jogo de Mega Drive, além de vir com uma capa mais reforçada e com qualidades maiores de impressão tanto no encarte como no cartucho, também acompanha manual e um poster oficial.

Uma das justificativas das empresas sobre os jogos atuais não virem mais com manual, é que estão colaborando com o meio ambiente. E caso algum usuário queira ler, basta entrar no site oficial e baixá-lo pelo navegador do celular ou computador. Alguns games vem com o manual digital incluso dentro do próprio menu principal. 

Mas a questão é, se as empresas tiveram essa "economia" na redução da qualidade dos jogos físicos em geral, por que o valor do produto só aumenta com o tempo?

Na realidade, a estratégia é fazer com que o usuário que realmente queira algo com qualidade maior, compre as versões "Special Edition" ou até mesmo a "Collector"s Edition",  para aqueles mais exigentes com conteúdo exclusivo. 

Porém, como foi mencionado anteriormente, as empresas de games estão apostando cada vez mais em produtos digitais, justamente por causa do lucro envolvido, além de não terem que se preocupar tanto com a logística das mídias físicas no futuro. Por esse motivo, muitos jogos comprados nas lojas virtuais possuem conteúdos bônus para quem adquirí-los. Compreende isso? 

Recentemente, a Sony revelou dois modelos de Playstation 5 e seus respectivos preços. Temos a versão com leitor para jogos físicos e a totalmente digital. A diferença de preço é de 100 dólares de um pro outro. 

Para efeito de comparação, o Xbox One S, de geração anterior, também possui essas duas versões, sendo que a diferença de preço de um para o outro era de 50 dólares. Ou seja, por que a Sony está cobrando 100 dólares a menos para quem adquirir a versão digital do PS5? 

A verdade é que, as vendas de jogos digitais no Playstation 4 atingiram todas as expectativas da Sony, e é nisso que ela quer focar nessa nova geração. A tendência é que muito provavelmente, o "PS6" nem tenha mais a edição com leitor. 

É claro que, sempre existirá o público mais conservador e que prefere ter seus jogos físicos na prateleira, mas pelo rumo que as empresas estão tomando, o futuro desses games está cada vez mais incerto. 

Devo ressaltar que jogos digitais possui várias vantagens comparados aos jogos físicos, e vice-versa, mas o ponto desse artigo não é mostrar os prós e contras, mas sim a ESTRATÉGIA que as empresas de video games estão usando para conseguir faturar cada vez mais com o atual mercado, que não pára de crescer.

Sonic the Hedgehog 2

Platform: Genesis
7183 Players
118 Check-ins

58
  • Micro picture
    natnitro · about 1 month ago · 4 pontos

    Essa digitalização dos jogos ainda traz outro benefício extra que é sabotar a venda de midia física, já que uma das vantagens ai é poder trocar com outra pessoa, pegar emprestado, etc, e ai quem compra um jogo em disco, se não gostar, pode revender depois e recuperar o valor pra comprar outro, já quem compra o digital, acaba ficando com o jogo preso eternamente naquela conta...

  • Micro picture
    thiagoreis · about 1 month ago · 4 pontos

    E se um dia a Microsoft ou a Sony deixar de produzir consoles e "falir", fechar servidores. (coisa difícil de acontecer, mas é uma hipótese)! O que acontece com todo o dinheiro que vc investiu nos jogos digitais ?? ... por isso ainda prefiro as mídias físicas, apesar de já estar praticamente comprando jogos somente em digital nos últimos anos...

    2 replies
  • Micro picture
    arthurluna_95 · about 1 month ago · 3 pontos

    Eu pessoalmente prefiro a versão física, pq gosto da sensação de ter o jogo em mãos.

  • Micro picture
    rshadowss · about 1 month ago · 3 pontos

    Eu prefiro mídia física, gosto de ter o manual do jogo, mas é só questão de colecionar, pois não leio.
    Não adianta eliminar a mídia física e focar só na digital, os jogos estão cada vez mais pesados, dependendo dos jogos que você tem no HD/SSD, da uns 4 ou 5 jogos na memória, isso sem contar todas as atualizações, não dá pra diminuir o tamanho dos jogos e nem aumentar o armazenamento, pois o SSD é caro, só ver o valor do aparelho que aumenta a memória do Xbox Series X, é quase o valor de um Series S, enfim, não acredito que a mídia física vá sumir, mas que o console com leitor fique mais caro.

  • Micro picture
    kess · about 1 month ago · 3 pontos

    O grande problema dos jogos digitais é realmente "ter" eles. O jogo físico está na prateleira, se não ocorreram acidentes, vai rodar e poderá ser jogado, daqui duas décadas, por exemplo. Porém, no meu caso, eu tenho em torno de 180 jogos de PS3. Só uns 40 são físicos. O restante não cabe no HD do console. Eu poderia, claro, comprar HDs externos e ter os jogos. Mas o ponto é: Daqui duas décadas, ainda poderei baixar os jogos? A Plus já abandonou qualquer promoção da geração passada (quase retrasada) e quanto tempo mais irá disponibilizar os jogos para compra e download?

    2 replies
  • Micro picture
    thekassian · about 1 month ago · 2 pontos

    eu acho que estão forçando a morte de mídias físicas msm, PROVAVELMENTE a única que vai tentar manter isso vai ser a nintendo num futuro próximo

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · about 1 month ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 1 month ago · 2 pontos

    Acho que por um bom tempo haverá ambas opções.

    E acho válido a questão ambiental (menos papel produzido, com dicas e tutoriais in game mesmo ou via Internet 👍🏻)

  • Micro picture
    niltondeoliveira · about 1 month ago · 2 pontos

    Nada supera a segurança da mídia física, basta ter cuidado e zelo. Tenho uma pequena coleção de cds de ps1 com quase 20 anos e a maior parte segue funcionando perfeitamente. E olha que é produto pirata. Os que apresentam algum dano são muito mais por conta do material bem mais inferior em que foram gravados, mas ainda assim levou muito tempo para danificar.

    Como já falado por colegas acima, qualquer problema de hackeamento (que já aconteceu de maneira vexatória com a Sony) ou falência pode levar seus arquivos digitais para o saco. É muito mais fácil imaginar a Sony indo à falência do que a Microsoft, tendo em vista seu pouco profissionalismo na área de games/consoles e no estúdio de cinema.

    Entretanto não posso negar que as versões digitais tem como ponto importante nos permitir testar, por um preço bem mais barato, para julgar se vale a pena depois adquirir jogo em definitivo; claro que aqui me refiro ao "aluguel" de contas que se consegue em vários sites por aí. Já escapei de várias roubadas por isso. Inclusive as vezes o game até é bom mas você apenas não tem interesse em gastar para possui-lo em mídia física.

  • Micro picture
    katsuragi · 27 days ago · 2 pontos

    Acho legal a praticidade de títulos digitais, mas nunca vão ser a minha opção a não ser que seja a única e a única mesmo disponível. Eu gosto de TER os meus jogos, e não só um empréstimo que vai durar até quando o servidor da distribuidora resolver manter as portas abertas.
    É como você disse, do que adianta ajudar o meio ambiente se o preço dos jogos, mesmo em formato digital, só aumentam ? O usuário só sai levando nessa, e não é levando algo bom, pode ter certeza.

Keep reading → Collapse ←
Loading...