2020-09-17 12:05:02 -0300 2020-09-17 12:05:02 -0300

Por que as empresas estão apostando na Nostalgia??

Single 3827400 featured image

Não é de hoje que as empresas no ramo de games estão investindo pesado em marketing e produtos que reforçam as nossas lembranças.

E isso não acontece somente nos games, mas também em quase tudo que envolvem lazer e entretenimento.

Provavelmente, em meio a isso, muitos se questionam o motivo de tanto focarem nesse ponto, na atualidade.

E uma resposta breve e direta para essa estratégia se chama "Nostalgia".

Essa palavra está sendo tão utilizada atualmente, que estamos até acostumados de vê-la em vários sites e redes sociais pela internet.

Porém, por que esse sentimento está sendo tão explorado?

Segundo os especialistas na área de psicologia, a nostalgia é um dos sentimentos mais fortes do ser humano, pois ela resgata as mesmas sensações que tivemos há muitos anos atrás!

Um exemplo disso é quando ouvimos uma música que fez parte de nosso passado. A música em si óbviamente não mudou, mas a melodia dela gravou algum momento bom da sua vida, dentro da mente.

Com isso, lembrar de tempos melhores cria sensações positivas que ajudam a romper o aspecto negativo da solidão e tristeza. Mais do que isso, esse sentimento nos ajudam a aumentar a auto-estima e nos tornarmos mais vivos!

Resumidamente, a indústria percebeu que, quando um produto mexe com os sentimentos do consumidor, automaticamente acaba sendo comprado, não se importando tanto com o valor!

Para efeitos de comparação, nunca se viu tanto "remaster" e "remake" feitos de games, como são vistos nos dias atuais. 

E aproveitando o assunto, a Nintendo lançou a coletânea "Super Mario 3D All Stars". Pra quem não sabe, este game bateu recordes de pré-vendas nas varejistas. Porém, muitos se questionam o motivo de uma coletânea de games antigos estar sendo comprada como água.

A verdade é que, este game tem o público-alvo específico, que são as pessoas que já jogaram e querem reviver as emoções desses clássicos, assim como também os jogadores mais novos, que terão a oportunidade de apreciar pela primeira vez essas sensações! 

E cá entre nós... Quem nunca jogou por várias e várias vezes um game, por ter gostado tanto dele? Pois é, agora imagina poder reviver tudo isso vários anos depois... 

Nostalgia é isso. É o cantinho na sua mente que foi guardado com carinho, e que ao sentí-lo novamente, te faz voltar no tempo.

E nada mais satisfatório que sentir essa coisa boa em meio de tantos problemas e dificuldades que vivemos ao decorrer do dia-a-dia.

Super Mario 3D All-Stars

Platform: Nintendo Switch
22 Players
6 Check-ins

49
  • Micro picture
    sophos · about 1 month ago · 3 pontos

    acho q por causa da idade. os consumidores que jogaram snes tem hoje por volta de 30 a 40 anos. É uma idade de forte nostalgia. Isso não era tão importante nos anos 90 e 2000 qdo os nostalgicos eram ataristas

    2 replies
  • Micro picture
    hyuga · about 1 month ago · 3 pontos

    vou ler depois

  • Micro picture
    santz · about 1 month ago · 3 pontos

    Quem reviver os tempos áureos da infância com jogos clássicos, só ir no emulador, não precisa ficar comprando essas porcarias.

  • Micro picture
    artigos · about 1 month ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    1 reply
  • Micro picture
    seufi · about 1 month ago · 2 pontos

    E como tudo na vida, usam um bom sentimento para converter em dinheiro!

  • Micro picture
    kess · about 1 month ago · 2 pontos

    A nostalgia é um excelente sentimento, e como já temos visto incessantemente no mundo dos cinemas e também dos seriados, a capacidade inovativa é muito pequena. E se um jogo é lançado e faz sucesso, acaba sofrendo uma dessas duas opções: Ou é drenado à exaustão com sequências, ao ponto de ter lançamentos anuais; ou, então um esquema de atualizações constantes, seja no estilo de temporadas, ou até mesmo algo como o GTA Online vem fazendo. Claro, isso tudo regado com muitas microtransações.

Keep reading → Collapse ←
Loading...