2020-09-11 11:58:13 -0300 2020-09-11 11:58:13 -0300

Por que Yuji Naka, Pai do Sonic, deixou a SEGA em 2006?

Single 3826119 featured image

Yuji Naka sempre é lembrado como um dos mais importantes programadores da área de games, justamente pelo enorme sucesso que "Sonic The Hedgehog" proporcionou à SEGA e também pelo impacto em que a concorrência levou com as altas vendas do Mega Drive.

Porém, poucos tem conhecimento que o Pai do Sonic, além de estar envolvido nos desenvolvimentos dos jogos, também esteve na criação dos video games da SEGA, após o Mega Drive.


Essa estratégia fazia com que a Sonic Team conseguisse extrair tudo

de melhor do hardware da empresa, para que assim pudessem competir à altura, com as demais concorrentes da época, como Nintendo e Sony.

O Dreamcast, foi o video game que mais teve investimento em seus jogos. E como dito anteriormente, Yuji Naka sabia exatamente o que fazer com o hardware, tanto é que Sonic Adventure foi divulgado ao mundo de forma muito audaciosa, com direito até mesmo uma apresentação na TV japonesa com uma entrevista com o líder da Sonic Team.

No entanto, sabemos que o Dreamcast não teve o retorno financeiro esperado e a SEGA passou a apenas desenvolver games, deixando o ramo de consoles.

Um novo desafio a partir daí se iniciou para os desenvolvedores, pois os programadores não tinham familiaridade com os consoles da Nintendo, Sony e Microsoft, tendo que muitas vezes fazer uma parceria com outras empresas para que assim conseguissem fazer ports  de seus games bases.

Yuji Naka permaneceu como lider da Sonic Team e nisso a sua responsabilidade aumentou ainda mais, pois começou a fiscalizar todos os projetos da equipe, tanto os jogos portáteis como os de consoles. Assim como também o anime Sonic X, o qual seria produzido e teria como meta impulsionar as vendas dos games.

A Nintendo, que antes era rival, acabou se tornando uma grande parceira da SEGA, e sempre enxergou a franquia Sonic como sendo parte do seu público-alvo. Com isso, vários jogos do Sonic se tornariam exclusivos.

Yuji Naka sempre foi uma personalidade forte dentro da SEGA, e muitas tomadas de decisões passavam por ele. 

Mas com as mudanças contínuas dentro da empresa, a estratégia de mercado dos diretores da SEGA estavam indo na contramão das ideologias do Naka.

Ou seja, lembram-se do tão criticado "Sonic 2006"? Pois é, o Pai do Sonic não teve envolvimento nenhum no projeto, tanto é que coincidentemente em 2006, o mesmo saiu da SEGA para criar sua própria empresa, a PROPE.

Resumidamente,  Naka estava cansado de trabalhar em um cargo de gerente de nível superior e queria se envolver mais na criação dos jogos.  Assim como também estava farto da direção que a SEGA estava tomando com o Sonic.


Takashi Iiizuka, diretor e um dos braços direitos de Naka desde 1994, também não teve nenhum envolvimento com o "2006". Tendo sua responsabilidade focada apenas para jogos spin-offs e envolvimento nas demais franquias.

Essa época foi tão sombria para os fãs de Sonic, que foi nomeada como "Sonic Cycle". Onde os jogos da franquia estavam perdendo a essência e partindo para várias ideias totalmente "comerciais".

E você? Sente falta do Yuji Naka na franquia? Deixa seu comentários e até o próximo post!

Sonic the Hedgehog (1991)

Platform: Genesis
9187 Players
158 Check-ins

45
  • Micro picture
    andrexdl23 · 18 days ago · 2 pontos

    Artigo sensacional, mano!!!!

    1 reply
  • Micro picture
    gusgeek · 17 days ago · 2 pontos

    Interessante, uma dica, faça seus posts em forma de Artigo, que daí eles podem aparecer na aba Em Destaque e mais pessoas podem vê-los!! ;)

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 17 days ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    4 replies
  • Micro picture
    longnplay · 17 days ago · 1 ponto

    A maior cagada que ele fez foi ficar barrando Sonic no Sega Saturn só pra poder favorecer Nights. Que no fim das contas nunca chegou aos pés do Sonic.

    1 reply
  • Micro picture
    thekassian · 12 days ago · 1 ponto

    eu n sei, as vezes penso q foi inevitavel essa queda de qualidade dos jogos do sonic.Eu só queria que chegasse algum fodão e resolvesse td,falando como fã clarokk

Keep reading → Collapse ←
Loading...