2020-09-19 19:36:08 -0300 2020-09-19 19:36:08 -0300

Você sente a mesma sensação quando joga um game que mudou demais?

Single 3827960 featured image

Por que jogos com mudanças drasticas na jogabilidade, não traz a mesma sensação depois que lançados em um estilo diferente?

Depois que saiu Resident Evil 4 para Gamecube e posteriormente Playstation 2 e outros, por mais que o jogo fosse bom não trazia a mesma sensação de mistério, suspense, solidão. O jogo leva o jogador a uma mistura de Rambo e Missão Impossível com "zombies".

Os Calafrios ao andar nos ambientes vazios depois que você acaba com a maioria das ameaças, mesmo você já conhecendo o jogo todo, os cena rios sempre te dava a mesma impressão: Você está sozinho, apenas você pode fazer aquilo, seus amigos dependem de você e você está num ambiente totalmente desconhecido, mesmo você conhecendo o ambiente de "cabo a rabo". Dependendo da pessoa, mesmo já conhecendo o jogo, caso alguém tocasse em suas costas você jogando na madrugada, era certo você no minimo sentir um frio na espinha, ou ouvir um uivo de um cachorro ao longe.

O mesmo não aconteceu com seus sucessores, até o então Resident Evil 7 que tentou trazer algo parecido, mas o que trouxe foi um jogo de terror forçado com muitas caras feias e coisas nojentas.

Vamos pular para outro jogo que teve essa mudança Parasite Eve. O primeiro e segundo jogo leva o jogador a ter cautela o tempo todo, e diferente de Resident Evil, este terá inimigos o tempo todo, apesar de os cenários vazios continuarem e junto a sensação de abandono em meio ao chaos.

Outro jogo que também teve essa mudança foi Silent Hill, que apesar de uma câmera diferente de Resident Evil e Parasite Eve, ainda trazia um sistema meio parecido com câmera fixa, alterando entre câmera atrás do personagem, até o terceiro game, a serie trazia ainda a mesma sensação, Mas o Downpour já modificou um pouco, ainda tem de leve um toque dos antecessores mas a mudança ja era visível, assim como Homecoming, ainda da pra ver que é Silent Hill, mas pelo menos eu não conseguia ter a mesma sensação, tanto que não consigo jogar Silent Hill 1.

Pelo menos em meu caso acho bem estranho quando um jogo muda o sistema de câmera de forma drástica, Metal Gear é um game que apesar de ficar muuuito bom, a sensação ao jogar Metal Gear 1, 2 e 3 muda um pouco no 4. No entanto a mudança não ficou ruim, deu uma melhorada e se tem ainda a sensação de estar jogando metal gear, que muda drasticamente no quinto titulo numerado, MGS5.

RE 2 "Reimaginado" até tenta trazer algo do antigo, mas apesar de trazer coisas bem semelhantes aos antigos Re falta elementos para dar exatamente a mesma sensação de estar jogando um RE. ao menos para mim, Pra mim não foi como Metal Gear 4 que mesmo mudando sistema de câmera eu ainda me sentia jogando uma sequencia de Metal Gear 3.

Pelo menos comigo muitos jogos que eu gostava quando tentou evoluir e mudar mecânica de jogo não consegui ter a sensação de estar jogando uma sequencia de um jogo.

Resident Evil 4

Platform: Playstation 2
18567 Players
129 Check-ins

36
  • Micro picture
    igor_park · about 1 month ago · 3 pontos

    Gosto de mudanças bruscas em séries

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 1 month ago · 2 pontos

    Vamos lá, minha opinião:
    SILENT HILL sempre foi foda pra mim e sempre tive a mesma experiência incrível de trama, calafrios...inclusive DOWNPOUR possui a cidade mais bela já criada (e sinistra).

    RESIDENT EVIL clássicos são foda...os REMAKES também (com destaque pro REMAKE do primeiro) e o VII, apesar de diferente, conseguiu ficar mega assustador também.

    Eu acho que o problema não é mudar... é conseguir manter a qualidade. Muitos conseguem: CRASH, SPYRO, RE, SILENT HILL...

    Em suma: em geral eu gosto das mudanças...pois são feitas com carinho (cuidado)

    8 replies
  • Micro picture
    augus · about 1 month ago · 2 pontos

    Jogos mudam por diversos fatores, se positivos essas mudanças são muito bem-vindas. Você citou ótimos dois exemplos : Resident Evil e Metal Gear Solid.

    Começando com MGS, O V possui a maior mudança de todas e, não entrando no mérito de história, possui o melhor gameplay de todos os MGS. Porque ? Porque finalmente o jogo te dá liberdade e infinitos meios de resolver as missões em stealth, a dinâmica dele é muito boa e isso ocorreu por causa de mudanças.

    Agora com RE, comecei a jogar a franquia no Revelations 1 e não no Original e de dois anos para cá comecei jogar mais a franquia, e ao joga-los entendi que 7 e o 2 Remake são a evolução natural da franquia. Imagina se RE fosse exatamente igual ao que Remake é, não usando o original como exemplo porque o controle tank envelheceu muito mal, são 24 anos da mesma estrutura, do mesmo jogo. Franquias precisam inovar para mudarem, para testar seus limites.
    Mesmo achando RE4 um pouco super valorizado, entendo o porque dele ser super popular. Ele mudou e fez um jogo de ação muito bom, mas teve que se distanciar da franquia para isso. Agora o 7 voltou com a pegada mais intimista e trouxe algo assustadoramente bom, que foi melhorado no 2 Remake. A câmera no ombro oferece a liberdade para mirar onde quiser e o FPS, do 7, te dá a sensação real que você é o personagem, que deixa tudo mais amedrontador.

    Só para finalizar, mudanças sempre vão existir, seja por renovação de público ou apenas para tentar algo novo. E o mais importante, se essas mudanças forem boas, para que reclamar ? God of war mesmo mudou de água para vinho, mas não perdeu sua identidade e foi o jogo mais elogiado de 2018.

    4 replies
  • Micro picture
    pauloaa · about 1 month ago · 2 pontos

    Resident pra mim perdeu a graça no 4, além de mudar a jogabilidade a história virou uma bagunça e ficou sem graça, não teve nada digno da Umbrella depois, não sei como está hoje, joguei alguns e achei jogos OK, mas não empolgam mais. E enquanto resident evil fica saturado em uma história sem fim, Dino Crisis ficou no esquecimento.

    2 replies
  • Micro picture
    kess · about 1 month ago · 1 ponto

    A evolução é necessária. Pode não dar a mesma sensação, mas nem por isso quer dizer que tenha se tornado numa experiência menos prazerosa. Mais do mesmo não vende, apesar de certas exceções, como Fifa, Assassins Creed e outras franquias anuais. Agora imagine que chato Resident Evil seria, se ainda venderia ou estaria sendo produzido, se mantivessem as câmeras fixas que confundiam a maioria dos jogadores com seus controles tanque?

    2 replies
  • Micro picture
    artigos · about 1 month ago · 1 ponto

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    cris_ds · about 1 month ago · 1 ponto

    Eterno dilema, se muda "tá descaracterizado, não é mais o mesmo, deveria ter outro nome". Se não muda "todo ano a mesma coisa". E isso não é só nos games, deve ser difícil ser criador e ter que conciliar os que querem cada uma das coisas.
    Pessoalmente não vejo tanto problema na mudança, lógico que nem todas me agradarão (de exemplo o estilo de combate dos dois últimos jogos da série Tales of) mas ainda assim tento conferir pra ver se ainda assim gosto (e no caso gostei). E também pra conferir os elementos do/s jogo/s original/is que, mesmo mudando, as produtoras ainda colocam pra confortar quem é "de casa".
    No final (igual a maioria das coisas) é tudo questão de gosto (do mínimo, pro mais elevado), tem os que não vão aguentar jogar uma série que estagna (mecânicas, história, câmera...) e os que querem a mesmíssima coisa pra se sentirem aconchegados no costumeiro. E somo é questão de gosto nenhum dos dois tipos estão errados...

    3 replies
  • Micro picture
    mardones · about 1 month ago · 1 ponto

    Metal Gear 5 foi o primeiro a apresentar uma jogabilidade atual oque o tornou acessível a mais jogadores. infelizmente foi o ultimo.

    1 reply
  • Micro picture
    niltondeoliveira · about 1 month ago · 1 ponto

    Dos citados aí eu só posso falar de RE. Silent Hill eu só finalizei o primeiro, mas quero jogar os outros; Metal Gear eu tenho o 3 aqui mas ainda não joguei (e para ser sincero nem sei quando vou).

    Mas minha opinião é de que não, não é a mesma sensação. Os RE's de ps1 são games de terror, e até o mais voltado para a ação (Nemesis) ainda mantém muito mais o horror do que o 4 (que é um grande jogo, mesmo não sendo fiel a proposta original da franquia) e o 5, que é um game medíocre e cheio de erros. O 6, imagino eu, consegue ser pior que os dois anteriores; ainda irei joga-lo. O 7 será experimentado quando adquirir meu ps4 daqui pouco tempo.

    8 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...