2015-11-19 02:44:58 -0200 2015-11-19 02:44:58 -0200
papm22 Galard Malvic

O jogo do ano de 2015: opiniões

Single 3199064 featured image

Salve galera! Aqui é o Galard com mais um artigo para vocês. Não um artigo qualquer, mas um bem especial para mim. Sobre o jogo do ano de 2015. Assim como qualquer jogador, também fico na expectativa sobre qual será o melhor dos melhores, e quais serão os jogos a se investir mais um tempo e dinheiro! 

Sem mais,  farei da seguinte forma: usarei como base as categorias do TGA 2015 - http://thegameawards.com/nominees/ -  e comentarei qual eu acho que vá ganhar, qual a minha escolha, se algum outro poderia ter entrado e o motivo de cada uma das minhas escolhas. 

Como um único adendo, também indico o http://gotypicks.blogspot.com.br/ . Esse blog faz uma listagem anual com todos os "gotys absolutos", uma vez que o prêmio feito pela SPIKE TV não é a única premiação no mercado dos games. Contudo, tenho de reconhecer que é a mais completa e influente, apesar de ter algumas ressalvas.

Vamos lá ...


Melhor Jogo Independente:

Axiom Verge (Tom Happ)
Her Story (Sam Barlow)
Ori and the Blind Forest (Moon Studios)
Rocket League (Psyonix)
Undertale (tobyfox)

Quem eu acho que vai ganhar: Ori and the Blind Forest. É dentro dos indicados o jogo mais completo, com gráficos, trilha sonora, história emocionante e cativante, jogabilidade, fator replay de primeiríssima qualidade.

Meu candidato: Undertale. Para começar, ele é diferente (um RPG baseado nos JRPGs antigos onde vc não precisa matar ninguém). Foi feito na raça através de um crowdfunding que deu certo. E foi feito só por uma só pessoa! Alem de ser um jogo homenagem, também é inovador. eu aprecio muito isso. Obviamente eu tenho de citar pq não o Her Story ou o Axiom Verge, que também foram feitos da mesma forma. O Her Story resgata bastante aqueles Full Motion Video do antigo 3DO. Mas é simples demais e fica bem chato até. Não me agradou. E o Axiom Verge é um bom metroidvania ... assim como o Ori and the Blind Forest. Só que menos divertido. Em relação ao Rocket League e Ori, o 1º eu achei inovador, porém muito enjoativo também e o 2º foi publicado pela Microsoft, que inclusive contribuiu na produção dele com investimentos. Sem falar que a Moon Studios não é uma empresa pequena, já que conta com ex-integrantes da Blizzard. Não consigo nem chamá-lo de independente ...

Análise de Undertale:  

Melhor Jogo para Mobile/Portátil
Downwell (Moppin/Devolver Digital)
Fallout Shelter (Bethesda Game Studios | Behaviour Interactive/Bethesda Softworks)
Lara Croft GO (Square Enix Montreal/Square Enix)
Monster Hunter 4: Ultimate (Capcom)
Pac-Man 256 (Hipster Whale/Bandai Namco Entertainment)

Quem eu acho que vai ganhar: Monster Hunter 4: Ultimate. O jogo é um fenômeno no Japão, foi muito bem recebido no ocidente, alem de ser o mais massivo e completo. E eu concordo com isso, também escolho ele.


Melhor Roteiro

Her Story (Sam Barlow)
Life is Strange (Dontnod Entertainment/Square Enix)
Tales from the Borderlands (Telltale Games)
The Witcher 3: Wild Hunt (CD Projekt Red/Warner Bros Interactive Entertainment)
Until Dawn (Supermassive Games/Sony Computer Entertainment)

Quem eu acho que vai ganhar: Tales from the Borderlands. A Telltale Games não brinca em serviço quando o assunto é roteiro e esse jogo continua com o padrão definido pela empresa. A crítica o adorou por causa do roteiro e como muitos dos votantes do TGA são redatores, avaliadores, jornalistas especializados em games, acho que vão levar isso em consideração.

Meu candidato: The Witcher 3: Wild Hunt. Por quê? Simples, é o único dos indicados que cada coisinha, cada detalhe tem a sua própria história tornando cada side mission única e nem um pouco discartável. The Witcher 3 não tem uma história como os demais candidatos. Tem milhares. E elas são muito bem contadas. Me lembra um pouco o Skyrim neste quesito, inclusive.

Melhor Trilha Sonora
Fallout 4 (Bethesda Games Studios/Bethesda Softworks)
Halo 5: Guardians (343 Industries/Microsoft Studios)
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Kojima Productions/Konami)
Ori and the Blind Forest (Moon Studios/Microsoft Studios)
The Witcher 3: Wild Hunt (CD Projekt Red/Warner Bros Interactive Entertainment)

Quem eu acho que vai ganhar: Halo 5. É o costume da Spike premiar Halo nessa categoria e não acho que irão mudar.

Meu candidato: Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Essa era a única categoria que eu pensei em colocar um legítimo "qualquer um deles" já que não tem candidato fraco. Aliás, só tem obra-prima! Escolhi o The Phanton Pain por ser o jogo mais equilibrado nesse quesito, por ter tanto uma trilha sonora original memorável e emocionante quanto a trilha sonora licenciada impecável, com uma ótima escolha de músicas que te fazem viver o melhor do auge musical da década de 1980. 

OBS: o Fallout 4 faz a mesma coisa, só que eu achei a do MGS V melhor, por ter me agradado mais.

Melhor Atuação
Ashly Burch as Chloe Price (Life is Strange)
Camilla Luddington as Lara Croft (Rise of the Tomb Raider)
Doug Cockle as Geralt of Rivia (The Witcher 3: Wild Hunt)
Mark Hamill as The Joker (Batman: Arkham Knight)

Quem eu acho que vai ganhar: Mark Hamill as The Joker . Figura carimbada, sempre vence e não vai ser diferente. E ele é realmente muito bom mesmo.

Minha candidata: Ashly Burch as Chloe Price. Fez um trabalho impecável como a Chloe, tão bom quanto o do eterno Luke. Escolhi ela por ser uma dubladora muito boa e em ascensão. Simplesmente adorei o trabalho dela como a Tiny Tina no Borderlands 2 (melhor personagem da série inteira!) e continuo adorando o trabalho dela. 

Games for Change
Cibele (Nina Freeman)
Her Story (Sam Barlow)
Life is Strange (Dontnod Entertainment/Square Enix)
Sunset (Tale of Tales)
Undertale (tobyfox)

Quem eu acho que vai ganhar: Life is Stange. É o jogo mais aclamado pela crítica e melhor produzido. Isso vai pesar na votação.

Meu candidato: Undertale. Por tudo aquilo que disse acima. Eu realmente não gostei do Cibele, me pareceu estranho e banal demais e o Sunset não me agradou na gameplay, que me lembrou um pouco o Gone Home, só que pior. 

Melhor Jogo de Tiro
Call of Duty: Black Ops 3 (Treyarch/Activision)
Destiny: The Taken King (Bungie/Activision)
Halo 5: Guardian (343 Industries/Microsoft Studios)
Splatoon (Nintendo)
Star Wars: Battlefront (DICE/Eletronic Arts)

Quem eu acho que vai ganhar: Destiny: The Taken King. Apesar de ser uma DLC, eles finalmente cumpriram tudo (ou quase tudo) o que prometeram ano passado para o Destiny, revitalizando o jogo e trazendo mais jogadores. Isso sem falar na melhoria gráfica, de gameplay (que já eram excepcionais e só ficaram melhores!) e na história. Ela finalmente ficou boa! Não é a melhor do mundo, mas ficou muito bacana.

Meu candidato: Splatoon. De longe é o mais inovador dos candidatos. E isso é muito importante para a indústria. Ou ela vai cair na mesmice sempre. Alem disso, o jogo faz um excelente uso do split screen e do gamepad. Um ótimo exclusivo do Wii U.

OBS: eu realmente espero que um desses dois ganhe, já que CoD é uma série anual que mal inova, Halo não trouxe nada de novo, Battlefront é um Battlefield do Star Wars ...

Melhor Jogo de Ação/Aventura
Assassin's Creed Syndicate (Ubisoft Quebec/Ubisoft)
Batman: Arkham Knight (Rocksteady/Warner Bros Interactive Entertainment)
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Kojima Productions/Konami)
Ori and the Blind Forest (Moon Studios/Microsoft Studios)
Rise of the Tomb Raider (Crystal Dynamic/Microsoft Studios)

Quem eu acho que vai ganhar: Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Dentre os candidatos é o que tem disparado as melhores qualidades técnicas, alem de ser o jogo mais completo dentre os indicados. Tem as maiores médias e a mídia está ligada nisso, alem de ser o último jogo da série feito pelo Kojima. Tudo isso será levado em consideração e dificilmente outro jogo tira esse título dele. Ele também é o meu candidato, não só por tudo isso que eu já falei, mas também por causa de sua gameplay, que diferente do que dizem, não é nem um pouco repetitiva, já que ela te da a liberdade de fazer o que quiser. Inclusive te incentiva a repetir, o que só aumenta mais ainda a vida útil desse jogo, que é gigantesco! O meu único porém é quanto ao enredo, que está levemente disperso, destoando do resto dos games da série.

Melhor RPG
Bloodborne (FromSoftware / Sony Computer Entertainment)
Fallout 4 (Bethesda Game Studios / Bethesda Softworks)
Pillars of Eternity (Obsidian Entertainment / Paradox Interactive)
The Witcher 3: Wild Hunt (CD Projekt Red / Warner Bros Interactive Entertainment)
Undertale (tobyfox)

Quem eu acho que vai ganhar: Fallout 4. Essa categoria vai funcionar da seguinte forma, um vai levar o goty e o outro o de melhor RPG. Nem preciso dizer qual é o outro ... E também não direi o meu candidato dessa vez, apenas vou concordar com o Fallout 4.

Melhor Jogo de Luta
Guilty Gear XRD - SIGN- (Arc System Works / Aksys Games)
Mortal Kombat X (NetherRealm Studios / Warner Bros Interactive Entertainment)
Rise of Incarnates (Bandai Namco Entertainment)
Rising Thunder (Radiant Entertainment)

Quem eu acho que vai ganhar: Mortal Kombat X. É o jogo melhor produzido, mais famoso, com melhores qualidades técnicas, etc. Como não joguei os outros, sigo o voto do relator nessa tb ...

OBS: Entretanto, ressalto que o Guilty Gear tem uma força gigantesca no oriente. Mas como o TGA é uma premiação ocidental, isso vai pesar para o lado deles e eles não costumam premiar muitos jogos orientais.

Melhor Jogo para Família
Disney Infinity 3.0 (Avalanche Software/Disney Interactive Studios)
LEGO Dimensions (Traveller's Tales / Warner Bros Interactive Entertainment)
Skylanders: Superchargers (Vicarious Visions | Beenox Studios / Activision)
Splatoon (Nintendo)
Super Mario Maker (Nintendo)

Quem eu acho que vai ganhar: Super Mario Maker. Aqui é sempre a Nintendo e isso não vai mudar. Como o Super Mario Maker foi considerado o melhor jogo da Nintendo esse ano, isso deve pesar na escolha dos votantes.

Meu candidato: Splatoon. Não é um jogo para a família? Acho mais divertido um multiplayer local com o titio, o priminho catarrento do que eles enchendo meu saco por acharem muito chato só ficar me vendo criar umas fases para um tal de Mario ai ...

Melhor Jogo de Corrida/Esportes
FIFA 16 (EA Canada/EA Sports)
Forza Motorsport (Turn 10 Studios/Microsoft Studios)
Rocket League (Psyonix)
NBA 2K16 (Visual Concepts/2K Sports)
Pro Evolution Soccer 2016 (PES Productions / Konami)

Quem eu acho que vai ganhar: NBA 2K16. Competição americana, eles são nacionalistas e o basquete é a paixão nacional deles enquanto que a nossa é o futebol. Coerente e injusto.

Meu candidato: Rocket League. Não é o melhor jogo de "Corrida/Esportes"? Quer algo que defina mais essa frase do que carros jogando futebol???? Alem do mais, foi o jogo mais inovador também.

Melhor Experiência Online
Call of Duty: Black Ops 3 (Treyarch / Activision)
Destiny: The Taken King (Bungie / Activision)
Halo 5: Guardians (343 Industries / Microsoft Studios)
Rocket League (Psyonix)
Splatoon (Nintendo)

Quem eu acho que vai ganhar: Destiny: The Taken King. É o multiplayer mais jogado, que recebe mais investimentos e blá blá blá... Mesmo motivo do melhor shooter. 

Meu candidato: Splatoon ou Rocket League. São os mais divertidos e inovadores.

Melhor Direção de Arte
Batman: Arkham Knight (Rocksteady Studios / Warner Bros Interactive Entertainment)
Bloodborne (FromSoftware / Sony Computer Entertainment)
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Kojima Productions / Konami)
Ori and the Blind Forest (Moon Studios / Microsoft Studios)
The Witcher 3: Wild Hunt (CD Projekt Red / Warner Bros Interactive Entertainment)

Quem eu acho que vai ganhar: Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Por tudo o que eu disse acima sobre ele e também pela genialidade do Kojima em alguns itens, seus aliados e por te deixar criar um pouquinho do mundo também com a sua mother base. Não ficarei irritado se ele ganhar esse prêmio.

Meu candidato: Ori and the Blind Forest. Esse jogo é A definição de arte neste ano. Tudo nele é artístico, trilha sonora, enredo e principalmente seu level design "metroidvânio". Colorido, cheio de detalhes e efeitos e meticulosamente bem pensado nos desafios.  

OBS: Ori então é melhor que o Metal Gear Solid V nesse sentido? Por pouquíssima coisa, só por ser um jogo mais artístico mesmo. Qualquer um dos dois que ganhe estou muito satisfeito.

Jogo Mais Esperado
Horizon Zero Dawn (Guerrilla Games / Sony Computer Entertainment)
No Man's Sky (Hello Games)
Quantum Break (Remedy Entertainment / Microsoft Studios)
The Last Guardian (GenDesign/ Sony Computer Entertainment Play Trailer)
Uncharted 4: A Thief's End (Naughty Dog/SCEA)

Meu candidato: No Man's Sky. Aqui por ser voto popular não vou dizer quem eu acho que vai ganhar, só em quem votei. É o jogo mais hypado dos 5 e isso vai pesar no voto popular. Eu ia votar no The Last Guardian, mas como não aguento mais esperar, eu já desisti de tanto votar nele ano após ano ...

OBS: não votei e nem me interesso pelas outras categorias do voto popular. São só babação de ovo para um bando de gente chata. Nunca votei e não vou mudar de ideia agora.

Desenvolvedora do Ano
Bethesda Game Studios
CD Projekt Red
FromSoftware
Kojima Productions
Nintendo

Quem eu acho que vai ganhar: CD Projekt Red. E desde já aviso: é a categoria pela qual mais estou torcendo. Por vários fatores:

1º é uma empresa europeia. E do leste europeu! Ela veio do zero, com poucos recursos, de um lugar de pouquíssima visibilidade na área, enfrentou um mercado consolidado e dominante, entregando um produto praticamente impecável sobre algo da cultura deles! É esse tipo de trabalho que ainda me dá esperanças de ver um game brasileiro estampando uma posição semelhante. Eles acreditaram no sucesso do trabalho deles e fizeram uma obra-prima.

2ª eles ouvem o consumidor. Basta ir no fórum deles  - http://forums.cdprojektred.com/forums/174-Tech-Sup... - e ver o quão rápido será respondido. Excelente suporte técnico!

3º eles valorizam o consumidor. De várias formas: seja produzindo expansões (sim! Eu me recuso a chamar a Hearts of Stone de DLC pela ótima aquisição de horas de gameplay), agradecendo aos consumidores - http://www.internerdz.com.br/2015/06/09/the-witche... -, distribuindo muitas DLCs gratuitas e entregando brindes fantásticos - http://games.tecmundo.com.br/noticias/copias-fisic... - como mapa, cd de trilha sonora etc.

4º o produto final é impecável e memorável. Só por isso já merecia o prêmio!

Acho que depois dessa nem preciso mencionar quem é meu candidato nessa categoria ...

Jogo do Ano
The Witcher 3: Wild Hunt (CD Projekt Red)
Fallout 4 (Bethesda Game Studios/Softworks)
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Kojima Productions/Konami)
Super Mario Maker (Nintendo)
Bloodborne (FromSoftware/Sony Computer Entertainment)

Quem eu acho que vai ganhar e que também é o meu candidato. Aqui só tem casca grossa e todos merecem o prêmio. Qualquer um que ganhe eu não me incomodarei. Vou explicar os motivos da minha escolha falando sobre cada jogo em específico. Na ordem do "menos melhor" ao "melhor jogo da nova geração até então".

5º Bloodborne: apesar de ser muito bom, com jogabilidade perfeita, design e etc. ele ainda é um jogo para um público específico. E o jogo do ano não deve ser para um nicho determinado. Sem falar que ele não difere muito dos jogos da série Souls, mas difere.

4º Super Mario Maker:  inovador e estimula a criatividade. Por não ser um jogo tão convencional, quase que uma engine, ele também não é eclético atendendo a uma demanda determinada. 

3º Fallout 4:  jogo muito eclético, imersivo, gigantesco, divertido, mas pecou por não inovar tanto quanto e pelos já conhecidos bugs da bugsheda. Não é que não tenha força para ganhar, só que os outros dois candidatos fizeram isso melhor. Contudo, para mim, é o jogo mais divertido do ano! Adorei explorar a wastland, modificar armas, criar abrigos, fuçar cada cantinho atrás de qualquer lixo ... 

2º Metal Gear Solid V: The Phantom Pain: sabe o que falei acima sobre o Fallout 4? Agora retire os bugs e o problema da inovação e temos o The Phantom Pain! Como eu disse antes, o jogo está tecnicamente impecável (inclusive na velha geração que teve um downgrade bem baixo) com a melhor gameplay do ano! O único pecado? A sua história, que é visivelmente inferior aos demais da série. E que não deixa de ser excelente! Candidato fortíssimo! 

1ºThe Witcher 3: Wild Hunt: É o jogo mais completo e memorável dentre os 5 candidatos também completos e memoráveis! Não peca em nada. É cativante, lindíssimo, muito imersivo, divertido, eclético, dinâmico, com a melhor história do ano, longa e excelente gameplay que não enjoa. Junte isso ao melhor suporte que já vi para um jogo e tenho a minha difícil escolha. The Witcher 3: Wild Hunt é um trabalho primoroso que demonstra o quão longe podemos chegar com muito trabalho e um sonho a ser realizado. Coloco este jogo no mesmo patamar (talvez acima da maioria) dos gotys dos anos anteriores. Foi massivo e  imersivo igual ao Fallout 3, Oblivion e Skyrim. História envolvente como Bioshock, Uncharted 2, The Walking Dead. Emocionante como Red Dead Redemption e The Last of Us. Sem falar que superou o Dragon Age Inquisition, goty de 2014, em todos os quesitos. Por essas razões ele é o meu escolhido para Game of The Year de 2015.

E as opiniões de vocês? Qual jogo se encaixa em cada categoria? Qual o GOTY de 2015 para vocês? Opinem ai embaixo com educação e respeito.  

Galard se despedindo, um abraço para todos!

Fallout 4

Platform: PC
345 Players
225 Check-ins

33
  • Micro picture
    matheusps92 · about 4 years ago · 3 pontos

    Acho que Life is Strange leva fácil em todas as categorias em que foi indicado e torço muito por Splatoon como melhor shooter. E convenhamos, seria espetacular se Mario Maker levasse como o jogo do ano =P

    1 reply
  • Micro picture
    tierry · about 4 years ago · 2 pontos

    Excelente postagem, parabéns :D
    Dos candidatos ao GOTY eu só joguei o MGSV, então não dá pra dizer qual foi o melhor do ano pra mim, mas acredito que o The Witcher vai ganhar o prêmio.

    1 reply
  • Micro picture
    zir0 · about 4 years ago · 2 pontos

    mario maker soa tao fora de contesto no meio dessas imagens cinzas e sombrias xD

    1 reply
  • Micro picture
    tijolin · about 4 years ago · 2 pontos

    Tá loco... tive que reler a lista de indicados para ter certeza: não joguei unzinho desses sequer!!! Poderia dizer que o mais próximo que cheguei foi com o Destiny original no PS4 e o CoD que é... é CoD né? Fico triste não, de volta a Skyrim, Mordor e às pistas de GT6 :-D

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 4 years ago · 2 pontos

    MERECE GANHAR:
    ORI (independente).
    UNTIL DAWN (roteiro).
    FALLOUT 4 (trilha).
    MORTAL KOMBAT X (luta).
    SPLATOON (família).
    FORZA (corrida).
    COD 3 (online).
    BATMAN (arte).
    THE LAST GUARDIAN (mais esperado...e põe mais esperado nisso...)
    FALLOUT4 (jogo do ano)

    1 reply
  • Micro picture
    xualexandre · about 4 years ago · 2 pontos

    Muito boa essa postagem, deu até a ideia de transformar as categorias num formulário e fazer uma enquete de quem a galera acha que ganha e quem elas queriam que ganhasse

    1 reply
  • Micro picture
    netobtu · about 4 years ago · 1 ponto

    Amigo, congratulo-o pelo tópico e te peço permissão pra usar sua ideia e fazer um tópico parecido no meu perfil, mas menos detalhado do que o seu. Um abraço!

    3 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...