2018-08-16 08:05:47 -0300 2018-08-16 08:05:47 -0300
palomaref Paloma Cristini

Os Zumbis e a Cultura Pop

Single 3662034 featured image

Data original do artigo: 01/05/2015
Site original da postagem: Co-op Geeks

Os zumbis, ou mortos-vivos, estão atualmente dominando a cultura pop. Seja em jogos, filmes, séries, quadrinhos, e até mesmo livros, os monstros caíram no gosto do púbico e são infinitas as possibilidades em que as criaturas são usadas. Mas você conhece a origem de tudo isso? Nesse artigo especial, você conhecerá um pouco mais, sobre os terríveis zumbis.

Origem

A origem do termo “zumbi” é incerta, mas acredita-se que se deriva de nzambi ou nzumbi, que significa “divindade” ou “espírito ancestral”, em dialeto africano. O berço dessa origem é no Haiti, lugar onde acontecem rituais de vodu, prática que tem fortes ligações com os zumbis. Durante essas cerimônias, as pessoas dançam, entram em transe e incorporam entidades chamadas Iodas, e comem animais sacrificados. Entre esses praticantes, há os Bokos (feiticeiros), que seriam capazes de ressuscitar cadáveres e torná-los seus escravos, trabalhadores sem vontade própria. Isso seria possível pela ajuda de um pó venenoso, que deixa a vítima catatônica (esse pó é feito com ossos humanos pulverizados, lagartos, a carcaça de um sapo venenoso e um verme aquático, mas o principal ingrediente para esse pó é o peixe baiacu. Todos são grelhados e depois triturados em um pilão). E é assim que os zumbis ganham vida, segundo a cultura haitiana!

Nós gamers, estamos acostumados com outro tipo de histórias sobre a origem dos zumbis, contadas em jogos como Resident Evil, Left 4 Dead e Dead Rising etc; Através desses games, outra teoria é levantada e aceitada por várias pessoas para a explicação da existência de zumbis: Vírus! Uma epidemia por animais e/ou roedores urbanos poderia causar uma contaminação de centenas de pessoas e torná-las zumbis. Uma pessoa infectada, em 2 horas, terá dor de cabeça, febre e calafrios; Em 24 horas, entra em coma profundo, parecido com a morte, e seus sinais vitais diminuem gradativamente; Em 30 horas, a transformações é completa: o zumbi não responde a estímulos e só age em uma função básica: se alimentar de carne humana!
Os zumbis não vivem para sempre, pois mesmo sendo essas aberrações todas, eles são cadáveres ambulantes e seus corpos ficam expostos, sendo fácil alvo de bactérias que causam a sua decomposição. O zumbi pode viver, no máximo, 1 ano. No início de sua transformação, a pele adquire manchas e feridas abertas, alimento ideal para as bactérias. Depois de um tempo, orelhas, nariz, dedos dos pés e das mãos apodrecem e caem. Passando mais tempo, os ossos ficam expostos, fazendo com que parte dos braços, alguns dentes e olhos sejam perdidos. Com o passar do tempo, eles não conseguem nem se manter em pé, causando, definitivamente, sua morte.


Curiosidades

- Zumbis sofrem de miopia grave, enxergando o mundo em preto e branco. Também não escutam muito bem, mas tem um olfato excelente, assim farejam suas vitimas a quilômetros de distancia;
- Eles não respiram, assim não precisam de hemoglobina, explicando o fato deles obterem um sangue escuro e grosso. Sua respiração é feita por contrações musculares do corpo;
- Toda a carne humana ingerida pelos zumbis vai para seu intestino, onde apodrecem e são expulsas, mas eles não precisam se alimentar para se manterem vivos, fazendo com que isso se torne apenas uma caça por mero prazer doentio.


Infestando os games

A cada dia que passa, mais jogos com o tema voltado para apocalipse zumbi são lançados. Além dos já citados Resident Evil, Left 4 Dead e Dead Rising, o game mais atual a colocar zumbis como inimigos, foi o aclamado e bem sucedido The Last of Us, que diferentemente da maioria dos games, a causa da infecção não é um vírus, ou experiência biológica, mas sim a ação de um fungo existente no mundo real, chamado cordyceps. O fungo domina o hospedeiro e o transforma em uma criatura hostil e sanguinária. Diversas mutações acontecem no decorrer do tempo de infecção. O parasita por fim, termina o ciclo de transformação deixando o infectado quase sem características humanas.

Infectando de diversas formas

A série em quadrinhos The Walking Dead, que ganhou uma série de TV e em seguida dois jogos de videogame, também é uma das responsáveis pela propagação do sucesso que os zumbis estão fazendo atualmente. Porém, nesse caso, o motivo da infecção não é revelado.

Quanto tempo irá durar essa epidemia?
Podemos ter certeza de que a moda zumbi permanecerá na cultura pop por um longo tempo, já que o contexto em que as criaturas podem ser inseridas é infinito e cheio de espaço para criação e adaptação. Como por exemplo, a subdivisão de gêneros onde zumbis podem aparecer em títulos de ação, terror, ou num conjunto de ambos. 

Resident Evil 6

Platform: Playstation 3
6429 Players
437 Check-ins

31
  • Micro picture
    roberto_monteiro · over 1 year ago · 2 pontos

    Muito legal!

    Eu acho incrivel como á uma liberdade para criar algo relacionado ao mundo zombie, se olharmos World War Z o infectado se transforma em questão de minutos, Outros, igual você citou, podem demorar dias.
    Em Walkin Dead todos já estão infectados, o que eu acho que nunca vi em outro lugar..

    Mas de fato, Zombies everywhere! haha

    1 reply
  • Micro picture
    mattfenrir · over 1 year ago · 2 pontos
    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...