
Jack Bros. foi um dos primeiros games da saga Shin Megami Tensei a vir para o ocidente, o jogo lançado para o fracasso máximo da Nintendo Virtual Boy tem uma proposta simples se o nome não deixa isso claro, controlar os irmãos Jacks presentes na saga em um jogo de fases, simples não?
O jogador pode escolher entre três protagonistas jogáveis, Jack Frost, Jack 'O Lantern (outrora conhecido como Pyro Jack) e Jack the Ripper/Jack Skelton os assim chamados irmãos Jack, mascotes de níveis de famas variáveis dentro da saga SMT (Jack Frost é famoso a ponto de ter se tornado mascote da Atlus, já Jack the Ripper marcou presença em poucos jogos) controlando os mesmos o jogador deve enfrentar fases na forma de andares repleto de monstros onde o jogador em uma movimentação a la la Bomberman deve percorrer matando inimigos e coletando chaves para prosseguir para os andares mais baixos até um chefe.
O plot do game tem como foco o Halloween onde um portal entre o mundo das fadas e dos humanos se abre permitindo que fadas e humanos interajam, nessa ideia os três irmãos Jacks acabam por pendurar tempo demais no mundo humano a ponto de faltar apenas uma hora para o portal se fechar, com o tempo curto e em panico os mesmos são guiados por Fairy, uma fada para o único atalho possível para os mesmos chegarem a tempo ao portal, mas o mesmo se trata de um atalho perigoso cheio de monstros.

Hey Listen! Opa, fada errada, mas a Pixie daqui é tão irritante quanto com seus tutoriais a cada andar saltando na tela, até mesmo quando ela não tem o que ensinar a você.
O jogo segue uma estrutura de fases em forma de andares que se dividem por 6 mundos, cada um com um numero irregular de andares (que totalizam 60 fases) e com um chefe em seu ultimo andar. Cada Jack possui sua própria forma de ataque e seu nível de força, agilidade e velocidade de ataque diferente, alem de um especial que atinge a tela inteira provido por um item: Jack Frost ataca com bolas de neve fraquíssimas mas que são disparadas que nem uma metralhadora e pode invocar uma nevasca que paralisa inimigos (mesmo os off-screen) como ataque especial, Jack 'o Lantern pode disparar bolas de fogo e tem um especial na forma de uma chuva de fogo que atinge todos os inimigos, ja Jack the Ripper ataca com uma facada de curto alcance, o único personagem sem ataque em forma de projétil, mas que é o mais forte dos ataques normais, alem disso o mesmo possui como especial uma chuva de facas que mata instantaneamente todos inimigos na tela.

Cada personagem possui ataques e parâmetros diferentes.
Os personagens vagam por fases estruturadas como labirintos, o objetivo é geralmente localizar chaves que destrancam a passagem para o próximo andar, as mesmas podem estar simplesmente jogadas no mapa ou em posse de um dos inimigos (acusado pelo radar do jogo), tudo em um tempo limite que vai caindo com o passar do tempo e a medida que o jogador se fere, sim o tempo funciona como vida também e ele não reseta entre andares, o objetivo é chegar ao chefe do mundo antes que o tempo acabe.



Inimigos e chefes do jogo são oriundos da própria franquia.
Ainda que faça um uso muito pobre do 3D do Virtual Boy na forma de transição entre os andares com o próximo andar sempre visível no fundo o mesmo é tido como um dos melhores games da nanica biblioteca do portátil porque ele é extremamente divertido de se jogar, só que essa diversão vai se afunilando a medida que o jogador chega nos últimos níveis, isso porque não apenas a dificuldade aumenta, como também se torna terrivelmente difícil superar vários andares seguidos sem a porcaria de um checkpoint, se você morrer você volta ao primeiro andar do mundo, e superar os 20 andares do ultimo mundo mais seu chefe final é terrivelmente difícil e frustrante porque se você não morrer pelo tempo você sem duvida vai morrer pelos poderosos inimigos ou chefes que espreitam por ali. Os gráficos por razões obvias são todo em vermelho, mas o jogo possui ainda que pixelado um visual relativamente caprichado nos personagens e inimigos (não nas fases) por conta dos modelos 3Ds dos mesmos, alem de contar com uma trilha sonora bem decente até.

Ajude os Jacks a voltarem pra casa.
O jogo usa um sistema de códigos para o jogador continuar de onde parou, e ainda existe um código secreto que permite ao jogador jogar com a própria Pixie que é a mais poderosa dos 4 personagens possuindo o melhor ataque normal e especial. Um ponto interessante do jogo também é sobre seus finais, cada personagem possui um final diferente, sendo quase como conclusões em diferentes níveis de dificuldade, a la Easy (Jack Frost), Normal (Jack O'Lantern) e Hard (Jack the Ripper), sendo também o final do ultimo o melhor (a fada possui um final simples e que tem como novidade uma ilustração bem legal dela junto dos Jacks).
Independente de seus prós e contras Jack Bros é um game bem interessante e divertido de se jogar no Virtual Boy, e a fama do mesmo só aumentou com o passar do tempo, o que acabou por gerar um curioso sucessor, o Shin Megami Tensei: Synchronicity Prologue um otimo adventure de PC com os Jacks Frost e Lantern (Ripper ficou de fora, mas foi cogitado pelos desenvolvedores).

PONTOS FORTE: Gameplay com formula simples e boa, personagens e batalhas contra chefes.
PONTO FRACO: A dificuldade anormal nas ultimas fases do jogo e a Pixie com seus conselhos irritantes por boa parte do jogo.
NOTA FINAL: 8,0
Shin Megami Tensei: Synchronicity Prologue
Platform:
PC
29
Players
14
Check-ins
Olha só, parabéns. Sempre pensei em escrever um livro. Mas eu acho que até chegar à esse seu ponto, de ter ele realmente lançado, pra todos verem, comprarem, etc., acho que é bemmm complicado. Mas enfim, parabéns pelo seu esforço. E quanto ao seu post sobre a depressão, fim de relacionamento, etc., todos temos problemas na vida, mas temos que sermos fortes. O amor passa, e outros virão. A depressão pode ser e é uma doença, mas com certeza é tratável e você irá superá-la. Não sei se crê em algo como Deus/Jesus/entidades divinas, mas não acho que, mesmo eu não sendo um católico tãoooo fervoroso, que esse mundão (de Deus), não foi só apenas feito de bola de fogo, kkk. Então, creia que temos sim um papel maior no mundo, e que fazemos a diferença pra muita gente. Você já é um vencedor, olha aí seu livro :P ! Parabéns e sucesso amigo.
Que foda!
Em breve vou acessar os links (do conto gratuito e do livro) e em breve espero comprá-lo.
...
Inbox depois conto o que achei...
...
Parabéns mano...que orgulho de você.🤩
...
Sucesso!!!💪🏻
...
Caramba! Parabéns! Um dos projetos da minha vida é publicar um livro...