2019-11-21 14:24:54 -0200 2019-11-21 14:24:54 -0200
thejosephkorso old_gamer

Donkey Kong Country e seus 25 aninhos

Foi no dia 21 de novembro de 1994 que saiu o game desenvolvido pelo studio britânico subsidiado da Nintendo, Rare. Nessa época, os studios ocidentais produzindo jogos para consoles era regra de exceção. O Japão dominava o mercado desde então.

Trazendo de volta uma franquia esquecida pela Nintendo há mais de uma década, o studio focou em conhecimento e tecnologia para fazer algo que a grande maioria dos desenvolvedores não fazia à época: buscar novas técnicas estéticas para sobressairem-se e contornarem as imensas limitações de hardware.

Com o uso das máquinas da Silicon Graphics, já reconhecidas mundialmente pelos feitos em computação gráfica de blockbusters do cinema, como O Segredo do Abismo e Exterminador do Futuro 2, extrapolaram as possibilidades, lidando com modelos tridimensionais renderizados como a base gráfica do jogo. Após o lançamento de DKC, logicamente que a técnica foi muito reproduzida por outros studios. A Sega tentou algo parecido com Vectorman 1 e 2, mas devido a forte restrição de cores simultâneas e processamento do Mega Drive, o resultado nunca foi sequer próximo. Nem mesmo no Super Nintendo outros studios conseguiram um feito próximo ao demonstrado em DKC. Talvez Super Mario RPG seja um exemplo aproximado do que fizeram de positivo ao usar a técnica de renderização em CGi.

O desenvolvimento de DKC foi feito às sombras e todos foram pegos de surpresa no lançamento, pois nada havia de concreto a respeito do jogo em previews e demonstrações. Um dos motivos foi a Nintendo não querer concorrência direta durante a produção do game.

Muitos se mostraram céticos ao ver o game rodando, alegando que se tratava de um novo hardware. Argumentavam que o Super Nintendo não era capaz de processar tamanho desempenho gráfico sem atualizações em seu poder de processamento.

O grande trunfo de DKC foi se basear completamente na escola clássica de jogos de plataforma, em especial a série Super Mario Bros, no que se refere a jogabilidade e mecânicas de jogo. Aliando esse fundamento com novas técnicas e caminhos trilhados na parte estética e de trilha sonora, DKC foi um gigantesco sucesso de vendas, patrocinando assim o desenvolvimento do seu sucessor, de maior sucesso ainda no ano seguinte, exatamente na mesma data do primeiro lançamento.

Donkey Kong Country

Platform: SNES
20269 Players
213 Check-ins

15
  • Micro picture
    thiagoreis · 3 months ago · 2 pontos

    Obra prima dos games !!

  • Micro picture
    old_gamer · 3 months ago · 2 pontos

    Esse foi o game que mais me marcou em toda minha vida gamer !

    4 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...