2020-11-26 22:19:57 -0200 2020-11-26 22:19:57 -0200

Card Captor Sakura

Ano  - 1998

Número de episódios - 70 (+1 filme)

Disponível em Netflix - Não

Disponível em Amazon Video - Não

Disponível em Crunchyroll - Não

Sinopse:  Sakura Kinomoto é uma garota de 10 anos, que vive junto com seu pai e seu irmão, enquanto estuda na escola Tomoeda. Em um certo dia acaba encontrando um estranho livro de nome "The Clown" na biblioteca de sua casa, e ao tocar nele várias cartas saem voando e um estranho bicho de pelúcia voador aparece, dizendo que seu nome é Kerberos e que ela, a partir dali, teria que se tornar uma Card Captor e ajudar a recuperar todas as 51 cartas que a mesma espalhou.

______________________________________________________________________________

Card Captor Sakura era um dos meus animes preferidos dos tempos áureos da TV Globinho, e tinha a vantagem de que ele se passava no horário certo pra eu conseguir assistir, já que eu estudava de tarde. Hoje em dia, com o mundo polarizado em que vivemos, muito provavelmente se ele passasse na TV aberta ia dar um bafafá desgraçado, com uma turminha detonando ele e outra colocando-o num pedestal apenas porque o anime mostra romances variados... Porém não tem nada de mais nisso, já que retratar o amor dos mais diversos tipos como um sentimento puro e quase divino é algo comum nas obras da demografia shoujo (destinadas à adolescentes japonesas), a qual CCS se encaixa.

Quanto à obra em si, ela é mais um mahou shoujo derivado de Sailor Moon, onde uma garota encontra um livro mágico que espalha cartas por todos os lugares da cidade e ela tem que usar um báculo para conseguir selar esses artefatos místicos criados por um mago biruta. A protagonista, Sakura, é uma menina de 10 anos boa em esportes, e como ela não ganha poderes ou roupas mágicas quando enfrenta as cartas descontroladas, consegue se virar muito bem até. 

Acompanhado dela sempre vai o mascotinho Kerberus (que fica na forma de um ursinho de pelúcia porque perdeu seus poderes junto com as cartas, mas na verdade é um leão enorme) e sua amiga Tomoyo (que fica inventando roupas pra Sakura usar, enquanto a filma com sua câmera ininterruptamente), com várias cartas diferentes aparecendo nos mais diversos lugares, como em aquários, templos e por aí vai.

O cast no geral é bem variado e cativante, com o destaque indo pro Shaoran Li, que a priori funciona como o rival de Sakura, porém que com o passar dos episódios vai se mostrando como um grande aliado. A animação no geral não conta com grandes reviravoltas e desenvolturas, porém o clima místico da mesma, somado às boas cenas de comédia e ao character design fofinho e bem feito dos personagens dificilmente deixam a coisa cansativa ou enjoativa de assistir.

A animação é feita pelo grande estúdio Madhouse (os caras que fizeram coisas como Death Note, Monster e Hellsing Ultimate), e isso, somado ao estilo característico, bem detalhado e único do CLAMP (as donas responsáveis por Chobits e Rayearth) tornam tudo na tela um colírio para os olhos de qualquer um!

Uma coisa a ser ressaltada sobre CCS, e que há uma certa confusão por parte de muitas pessoas, é o seu estilo artístico mais focado em personagens fofinhos e adoráveis (kawaii) que não deve ser confundido com moe, que é algo bem diferente. O appeal da obra é bem parecido com o de um Hello Kitty, ou de um Kirby, enquanto o moe é apelo fetichista descarado, pro caboclo realmente assistir com o pau na mão (como acontece com os dois últimos bengalados, por exemplo), com todo o cast e tudo no geral sendo afetado por isso.

O anime tem uma continuação, o filme A Carta Selada, que continua os eventos do último episódio da série de TV, e é extremamente bem animado, terminando bem a trama, no geral. Porém, recentemente inventaram de criar outra continuação, chamada de Clear Card, que além de ter alguns erros de continuidade grotescos, é uma sequência totalmente desnecessária, criada apenas pra lucrar em cima da nostalgia dos fãs. Isso sem contar que a animação, apesar de ser feita pelo mesmo estúdio, está bem pior, e dá pra se notar uma certa influência do moe na coisa toda, portanto sigam o conselho da Velha e esqueçam que isso existe.

No mais, Card Captor Sakura é um anime divertido e muito bonito de assistir, sendo uma ótima pedida para àqueles que quiserem ver algo mais leve e não quiserem derreter seus neurônios com as porcarias atuais, e é claro que a Velha assina embaixo!

Link para uma planilha com todos as indicações do Arco aqui XD

Cardcaptor Sakura: Itsumo Sakura-chan to Issho

Platform: Gameboy Color
14 Players

24
  • Micro picture
    gusgeek · 3 months ago · 3 pontos

    Garotos Burros dos Anos 90: "Isso aí é desenho de menina!!"

    Eu nos Anos 90: Assistia, adorava e não tinha preconceito, e se assistir de novo hoje em dia, certeza que vou curtir mais ainda!! :)

    2 replies
  • Micro picture
    jcelove · 3 months ago · 2 pontos

    Ai, ai ai, Yukito!!!hehe
    Tadinha da Sakura que gostava do crush que claramente tinha um lance com o irmão dela. XD

    5 replies
  • Micro picture
    lgd · 3 months ago · 2 pontos

    O anime assisti bem pouco, mas li vários mangás

    1 reply
  • Micro picture
    rafaelssn · 3 months ago · 2 pontos

    Acho que vale a pena tu citar os animes que vai passar no Loading agora, que é um novo canal aberto de animes que vai passar no lugar da MTV e vai ter animes como esse e o lendário Saint Seiya: The Lost Canvas (há quem diga que Fairy Tail dublado também possa estrear lá).

    3 replies
  • Micro picture
    santz · 3 months ago · 2 pontos

    A única coisa que me lembro desse anime é do episódio que ela fica presa no elevador com o menino que ela gosta.
    Lembro também que ela tinha um hamster de estimação chamado Hamtaro XD

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...