2020-07-08 11:28:30 -0300 2020-07-08 11:28:30 -0300

Sailor Moon

Ano - 1992

Número de episódios - 200

Disponível em Netflix - Não

Disponível em Amazon Video - Não

Sinopse: Usagi Tsukino (Serena Tsukino, na versão brasileira) é uma garota atrapalhada de 14 anos que não gosta de estudar e que sempre tira notas baixas na escola. Em um certo dia, ela salva um estranho gato preto que tem uma lua crescente na cabeça, animal que estava longe de ser comum, já que sabia falar e se auto intitulava Luna (Lua, na versão brasileira) e diz que aquele encontro não foi ao acaso, já que a mesma estava destinada a se tornar a guerreira da lua, Sailor Moon e combater os planos malignos do Dark Kingdom (Negaverso, na versão brasileira) e a aterradora Queen Beryl.

_______________________________________________________________

Sailor Moon é disparado um dos animes retrô mais famosos e, mesmo aqueles que nunca viram nenhum episódio reconhecem de longe o nome e o estranho penteado da protagonista. Aqui no Brasil ele passou na saudosa Manchete e foi um sucesso absurdo, só não foi o suficiente para ele se manter na TV aberta por muito tempo, já que o que mantinha os desenhos na época eram a venda de brinquedos e, apesar de ser uma história originalmente feita para meninas, a molecada assistia em peso, e não haviam produtos pra vender pra eles, hauhua

Quanto à série em si, ela foi revolucionária na época, pois misturou o pueril estilo de garotas com poderes mágicos (mahou shoujo) com tokusatsu (as séries de heróis coloridos japonesas), isso além de inserir as clássicas transformações demoradas e golpes performáticos que viraram uma característica do anime. A sua fórmula foi usada à exaustão com o passar dos anos por muitas obras vindouras, então fica a pergunta no ar: ainda vale a pena ver Sailor Moon e seus 200 episódios nos dias de hoje?

A resposta é: Sim, por isso ele está no Arco! Apesar do número de episódios ser enorme, as transformações e golpes da protagonista chegam a pegar até 1/3 de alguns capítulos (então é ver eles uma vez e pular todo o resto) e Sailor Moon tem uma coisa que dá porrada fácil em muito anime da época (e nem falo nada dos atuais), que é o character development dos personagens. Como a protagonista possui várias companheiras (uma pra cada planeta do sistema solar, e Plutão, que na época não tinha sido rebaixado) uma a uma elas vão sendo apresentadas na trama e a amizade delas vai se desenvolvendo aos poucos e com o passar das temporadas é latente a mudança das mesmas, o que é muito gratificante de se ver.

O cast no geral também é muito bom (o destaque da série vai pras famosas Sailor Uranus e Sailor Neptune, o casal lésbico mais famoso dos animes) e as piadas envelheceram muito bem e são hilárias mesmo nos dias de hoje (a protagonista é praticamente um meme ambulante, ahuahua). A animação é muito boa (tem alguns episódios onde ela decai um pouco, algo comum em obras enormes da época) e a trama, apesar de seguir a pegada episódica de monstro da semana no começo de cada temporada (já que são 5 delas), também se sai muito bem, e conseguem transmitir uma carga dramática excelente conforme os episódios de cada season vão progredindo (quem viu o final da primeira temporada na Manchete sabe do que estou falando, huahua).

Também tem a mitologia da série que é muito interessante (misturando conto de fadas com astronomia e astrologia), mas não quero me estender mais ainda, hauhaua. No fim, Sailor Moon é um anime bem divertido e um dos ícones da animação japonesa dos anos 90, perfeita para quem gosta de obras retrô e para quem já cansou de ver obras enormes onde os personagens continuam os mesmos e não amadurecem nem um centímetro. A Velha, em nome da lua, Assina embaixo!

Ah, já ia me esquecendo: Sailor Moon teve um remake lançado nos tempos modernos chamado Sailor Moon Crystal, com menos episódios e... Esqueçam que ele existe.

Sailor Moon Super S

Platform: Sega Saturn
28 Players
1 Check-in

48
  • Micro picture
    kalini · 8 months ago · 2 pontos

    Versão BR estragou os nomes. Por isso odeio dublagem sem ser japonesa.

    8 replies
  • Micro picture
    carlospenajr · 8 months ago · 2 pontos

    Só assisti a primeira temporada desse dublado naquela época que passou na TV.
    Até gostava, mas não tive saco pra ir atras do resto depois que descobri que tinha muito mais coisa ><

    1 reply
  • Micro picture
    rafaelssn · 8 months ago · 2 pontos

    Tá disponível no YouTube.

    1 reply
  • Micro picture
    topogigio999 · 8 months ago · 2 pontos

    Sailor Mercúrio ♥

    1 reply
  • Micro picture
    onai_onai · 8 months ago · 2 pontos

    Esse eu gostava!

    5 replies
  • Micro picture
    santz · 8 months ago · 2 pontos

    Nunca assisti, mas obviamente já ouvi falar. Ele é tão famoso que jamais achei que ia aparecer aqui no Arco da Véia.

    1 reply
  • Micro picture
    mateusfv · 7 months ago · 2 pontos

    Voltando aqui nesse post só pra questionar, @manoelnsn tens o link pra ver o Sailor origination, completo nas legenda?

    Descobri que minha irmã tava vendo, mas ela só conseguiu uma parte legendada, ai agora tá vendo dublada bem bolada kk

    3 replies
  • Micro picture
    zefie · 8 months ago · 1 ponto

    Justiça seja feita vai, o Crystal não é ruim ahahaha. Não é bom em comparação com o original em quase tudo (animação, comédia e estilo artístico), mas há de se dar crédito para o fato de que o Crystal tira 90% da encheção de linguiça de Sailor Moon (derrotar 50 capangas, um por episódio, até enfrentar um chefe, que é clichê padrão de battle shounen tokusatsu também) e conta a história de forma mais direta. O que ele peca mesmo é ser em CG, mas depois dos primeiros episódios até acostuma (em comparação com outros animes que usam CG, o do Crystal é até muito bom).

    6 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...