2019-02-07 21:36:48 -0200 2019-02-07 21:36:48 -0200

Qual foi o primeiro jogo eletrônico feito no Brasil?

Foi Aeroporto 83, do paulista Renato Degiovani, lançado em julho de 1983 por meio da revista Micro Sistemas, a primeira publicação nacional dedicada à informática. 

O título vinha na forma de fita cassete (um formato mais usado para a gravação e reprodução de música) e tinha compatibilidade com a linha de computadores Sinclair ZX81, hoje artefato de museu. 

Os gráficos monocromáticos eram baseados em caracteres de texto. O objetivo do jogador era pousar um avião, representado pelo caractere “>”, lançando bombas nos obstáculos para limpar a pista de pouso e concluir a aterrissagem. 

O avião se movimenta sozinho para a direita, e ao chegar no final da tela ele volta para o começo porém em uma camada mais abaixo.

As bombas lançadas pelo jogador percorrem um caminho diagonal, de forma a acompanhar o movimento horizontal do avião e o jogador pode lançar apenas uma bomba por vez.

Se o jogador chegar na ultima camada para aterrissar e ainda houver obstáculos na pista o jogador morre. Além disso, caso o jogador destrua a torre e o radar ele perderá pontos.

O jogador inicia o jogo com zero pontos, logo se ele destruir a torre e o radar logo no início do nível ele tecnicamente não sofre penalidades. O jogador recebe pontos ao destruir os obstáculos e ao finalizar o nível com sucesso.

26
Keep reading → Collapse ←
Loading...