2021-01-01 10:00:11 -0200 2021-01-01 10:00:11 -0200
niltondeoliveira checked-in to:
Post by niltondeoliveira: <p>Finalizado (<em>e com spoilers)&nbsp;</em></p><p
Uncharted 4: A Thief's End

Platform: Playstation 4
2802 Players
688 Check-ins

Finalizado (e com spoilers) 


Antes de mais nada preciso dizer que o jogo tem um final diferente do que eu imaginava pela interpretação que o título pode dar - sim, pensei que iam matar o Drake. Fiquei aliviado pois seria uma baita cagada da Naughty Dog.

Quanto a franquia e seus possíveis desenrolares

Esse negócio de "arco do Nathan" é conversa fiada que dura até a próxima geração e olhe lá. Vão dar um jeito de coloca-lo como protagonista de novo não importa a idade. No próprio epílogo deste jogo o único sinal de envelhecimento são alguns cabelos grisalhos, e mesmo que seja apresentado mais velho ainda vai continuar rolando (Max Payne 3 tá aí) porque afinal de contas isso é videogame. Agora, por que ele vai acabar voltando? É simples, o personagem é a cara da franquia. Vão colocar quem no lugar? A Chloe  (que também estará mais velha e fisicamente mais frágil por motivos óbvios)? Eu já vou iniciar na sequência o Lost Legacy, que não duvido ser um bom jogo, mas não creio muito que qualquer outro personagem consiga cativar como o macaco do Nathan. Vão colocar a filha já mais velha (ainda que jovem)? Beleza, que se preparem não só para as reclamações usuais como para as comparações com o reboot de Tomb Raider - que como franquia é muito superior em quase todos os aspectos. Nesse cenário a ND vai ter de se preocupar não só com a criação de uma nova personalidade que cative o público como com mudanças em algumas características da franquia - cá entre nós, Uncharted é divertido, é filme de aventura Sessão da Tarde, mas é repetitivo para caralho ao ponto de ser chato em alguns pontos. Não há inovações no andamento da estória em nenhum jogo, é sempre a mesma sequência de acontecimentos, aquele padrão inquebrável. Terão disposição para realizar mudanças suficientes para dar uma nova cara a franquia e ao mesmo tempo respeitar a tradição, mantendo uma identidade própria? VEREMOS.

QUANTO AO JOGO Uncharted 4 em si

Com toda franqueza do mundo, para mim é o pior da quadrilogia. Muita conversa, pouca ação (apesar de em dois pontos específicos termos momentos de verdadeira guerra, principalmente no cemitério de navios), cutscenes longas, tentativa forçada de criar um draminha. Lembro bem do marketing da época tentando vender que o Nathan dessa vez se preocuparia com alguém, deixando de ser um aventureiro inveterado, quando na verdade a coisa nunca foi bem assim, ainda mais tendo Among Thieves para provar. Isso para mim não colou e até ajudou a tirar o clima de alto astral do jogo (mesmo continuando a ter tiradas e diálogos engraçados). A sensação que me passou foi que a desenvolvedora queria fazer algo mais sério mas no meio do caminho ficou em dúvida se ia ou nao ia e acabou entregando um produto que está longe de ser ruim, mas possui uma identidade confusa em muitos pontos. Não consegue ser solar como o primeiro, diversificado e alucinante na gameplay como o segundo e nem cinematográfico como o terceiro.

Vale citar que os inimigos ficaram mais inteligentes, ponto grande para o trabalho de IA. Se der bobeira e esperar muito eles já estão te cercando e mandando explosivos a torto e a direito - poucos são os cenários em que há segurança na cobertura. E já pegando o gancho, deixo minha reclamação por terem retirado a possibilidade de jogarmos de volta as granadas mandadas contra nós. Dificulta sim a vida do jogador mas perde para caramba em divertimento. Não acho que deviam ter feito.

Não dá para negar que o loirinho com a espada me deu um trabalho para derrota-lo até eu conseguir seguir de maneira correta sua sequência. Na minha opinião é o boss final mais difícil da franquia - mais que o russo do segundo - mesmo sendo um embate sem nada de mirabolante

Acho que fundamentalmente é isso. Uncharted 4 de modo algum é um game fraco, merece sim ser jogado, mas deixa a desejar em muitos pontos, ainda mais em comparação com seus antecessores.

5
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...