nickzim

"The measure of a man is what he does with power"

Você não está seguindo nickzim.

Siga-o para acompanhar suas atualizações.

Seguir

  • solidrenan Renan Do Prado
    2017-03-02 22:03:40 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Zelda me lembrou porque desisti de qualquer discussão sobre video-game

    Bom, já há um bom tempo até, mais de um ano na realidade, eu desisti de "discutir" video-games na internet em um todo. Inicialmente desisti de falar sobre Metal Gear Solid, algo que eu realmente amo fazer, mas que não faço mais, exceto quando é uma discussão mais interna e pessoal, seja com uma outra pessoa, ou um grupo pequeno de pessoas que sei que irá prestar atenção no que eu falo.

    E cá estou eu discutindo o próprio fato de eu não discutir mais sobre video-games, o paradoxo mais desgraçado que poderia haver. E porque isso de repente? Porque o novo Zelda foi lançado e ele me relembrou o porque de eu ter me tornado "eremita" de internet. (O que, já adianto, foi a melhor decisão que tomei).

    Bom, o que se sucede. Tenho visto que bastante gente até comenta já há um bom tempo que não rolam mais "discussões" por aqui, que não rola um debate saudável, que os usuários não se interessam por isso e etc. E eu mesmo tendo me isolado disso me lembrei de uma frase do célebre e excelente CODEC final de MGS2, a cena mais genial de toda a série pra mim. A frase é:

    "Everyone withdraws into their own small gated community , afraid of a larger forum."

    Isoladamente, uma pessoa poderia interpretar isso como "ah, você se isolou pq não aguenta que alguém tenha uma opinião diferente de você, você só quer debater com quem tem a mesma opinião que você tem, você tem medo de confrontar ***PESSOAS*** que podem derrubar suas opiniões de merda".

    Mas calma aí... porque essa não é a frase inteira, ainda falta o final dela...: 

    "They stay inside their little ponds, leaking whatever "truth" suits them into the growing cesspool of society at large."

    E é exatamente nesse simples frase que vive todo o problema pra mim. Abaixo está o vídeo com esse CODEC completo, esse magnífico diálogo que nasceu láááá em 2001. Sim 2001, e não poderia ser mais atual no mundo que se vive hoje, 16 anos depois.

    E especialmente, no trecho que vai de 2:45 até 4:30 tem o resumo perfeito de tudo isso pra mim.

    OK, e qual é o problema então. É que não existem mais discussões saudáveis, pelo menos não num nível que seja constante o suficiente para me restaurar o desejo de uma discussão mais aberta.

    Não se trata mais de "eu não concordo com você, mas respeito sua opinião", e sim "eu não concordo com você, seu filho da puta". MAS PAREM AQUI, NESSE EXATO PONTO. Pois ele serve como aquela pinturas em que os olhos seguem você, dependendo do lado que se olhe, os olhos continuam em você. Dois lados opostos concordam com essa frase.

    "Eu falei mal desse jogo e seus fãs ficaram putos comigo" - Um dos lados que concorda com a frase é esse.

    "O cara não gostou desse jogo aclamado e tá propositalmente deixando seus fãs putos" - O outro lado que também concorda com essa frase.

    Mas a coisa não para somente em um lado certo e um errado, ambos se misturam e vira uma putaria em que quem tá dentro não consegue enxergar o todo na maioria das vezes.

    Um lado TEM A OBRIGAÇÃO de emputecer o outro. TEM QUE ACONTECER, o outro lado TEM QUE FICAR PUTO. DISCUSSÃO É ISSO, SE NÃO AGUENTA BEBE LEITE. Você é que é o filho da puta, mas se você se ofende com meu xingamento, você é quem tá errado e tá me agredindo.

    Então NÃO, não tem lado certo, e na minha visão o povo usa isso como desculpa para dar justificativa em ser ofensivo e em atacar o outro lado. TÁ ERRADO ESSA MERDA PORRA. Afinal, se fulano gosta ou não gosta de algo, o que você tem a ver  com isso?

    E porque Zelda me lembrou disso? Zelda tá recebendo uma porrada de 10/10 mídia internacional a fora. Justo ou não? Creio que sim, mas não joguei e nem jogarei, pois não comprarei o Switch. Há quem goste de Zelda, há quem ame Zelda, há quem não gosta de Zelda e há quem odeie Zelda. Tá tudo bem, gosto não se discute.

    Gosto NÃO se discute, mas é discutido. Você acha The Last of Us o melhor jogo do mundo? Você é babaca. Nintendo é sua empresa preferida? Você é babaca. Sony venceu a E3? Você é babaca. E o contrário tbm, não gosta de TLOU, Big N, Sony MS? você TAMBÉM é babaca.

    E o que Zelda tem a ver com isso? Ué, o sucesso de Zelda é o choro de qualquer pessoa que possui um PS4. Porque? Porque é! Porque é? Porque sim! Porque Zelda é o infinito melhor que Horizon Zero Dawn mesmo não precisando jogar os 2. Porque se você acha Horizon bom, você tá errado. Porque se o seu gosto e opinião é diferente do meu, VOCÊ TÁ ERRADO.

    E todo mundo vai entender isso errado de novo, e quem disse que TLOU é o pior jogo do mundo vai dizer "mas os sonystas não aceitam minha opinião e dizem que EU estou errado, quando na verdade ELES ESTÃO ERRADOS pq pra mim TLOU é a pior coisa do mundo".

    Deu pra entender? É obrigatório ter um lado certo, a opinião de um é a verdade, e ao mesmo tempo a opinião da maioria é a verdade, e nenhuma dessas verdades bate com a outra.

    Zelda criou um verdadeiro spam de comentários desse tipo por toda internet afora. Não basta que Zelda seja um jogo realmente bom ou ruim e ponto. Não, ele tem que ser melhor que concorrência na visão de fulano, ou ele tem que ser pior que a concorrência na visão de sicrano.

    É claro que não é 100% do povo que pensa de forma extrema como eu tô falando. Mas como eu disse, não tem constância em debate realmente saudável pra me atrair novamente. E é por causa disso que eu até raramente digo se gostei ou não de algo que tô jogando por aqui, o que por consequência me afastou por completo de discussões.

    Porque parece que tudo gira em torno agora de gosto pessoal, um gosta e um não gosta - então um deles tá errado e o "debate" só pode acabar com um nocaute. Não importa se há um lado certo, pq na verdade nem tem certo ou errado nisso, mas quem vence, é quem tá certo né?

    Dessa forma, parei de expressão opinião, a menos que me peçam (e se eu estiver com humor para compartilha-la...), e reconheço que isso não é lá muito bom. Mas assim... Eu TENHO que dar minha opinião sobre tudo? Assim, Eu tenho que dizer o que acho do Switch e forçar o que acho goela abaixo de todo mundo porque sim? Creio que não também.

    Metal Gear Solid é minha série preferida, se as pessoas gostam, amam, não gostam ou odeiam ela, bom, não ligo, e também não quero mudar a opinião de quem não gosta. Também não quero dizer o que me faz gostar da série para talvez atrair mais jogadores. Isso não aqui na Alvanista, deixo isso pra análises que faço pela Arkade. Já não me importo mais com o que acham do PS4, XOne, Switch ou Steam, nem de todos os jogos deles, serviços e etc.

    Tudo o que me importa é o que eu quero jogar, onde quero jogar e quando quero jogar. E minhas opiniões pessoas sobre isso e outras coisas, são minhas, e guardo elas pra mim.

    A mensagem final que quero deixar, é que o ponto não é a OPINIÃO em si. Não é o GOSTAR ou NÃO GOSTAR. Mas sim a forma como se constroem essas e quaisquer outras opiniões. ISSO é o problema. O problema é que eu acho que quem não gosta de X é idiota. Que eu acho que quem gosta de Y é idiota. E que eu critico as atitudes agressivas dos dois grupos... chamando eles de idiotas e sendo igualmente agressivo.

    O problema é que não é possível simplesmente respeitar o gosto/opinião alheio de forma respeitosa e simplesmente deixar pra lá. É chegar no post de um cara que gosta de X pra dizer que X é uma merda com a intenção de causar treta. É incitar tretinha falando "Ei, X é uma merda, vão falar o que fanboys?". É rir quando alguém que tá hypado se decepcionar pq "olha lá o babaca quebrando a cara e eu rindo disso ao invés de investir meu tempo em algo melhor".

    E AINDA TEM MAIS. Mesmo quem condena esses tipos de atitude normalmente faz isso de forma ainda pior!!! Se eu não gosto de pessoas que dizem que determinado jogo é o melhor de todos, qual é o sentido de eu dizer que essas pessoas são "babacas que só gostam de um jogo/ babacas que gostam de um jogo merda / "putinhas" do jogo ou de sua produtora ou de seu criador".

    É. A. MESMA. COISA. Onde que tá o certo nisso? Se eu chamo uma pessoa de babaca, eu automaticamente estou isento de qualquer criticismo e protegido por um escudo de justiça em que, se a pessoa que eu chamei de babaca, mesmo (e na maioria das vezes) que não tenha feito nada de RUIM se irritar comigo ELA está errada? Xingar outra pessoa já não é mais errado e se torna o certo?

    Eu poderia agora mesmo criar um post falando "Fulano é idiota", que muita gente surgiria das sombras pra falar "é mesmo, o fulano é mó idiota". E EU NÃO SERIA O VILÃO DA HISTÓRIA, pq? Pq tem saco de carvão pra manter o fogo aceso!!! Eles validam o meu lado de justo, e me apoiam se o lado ofendido rebater. Que porra de lógica é essa? Lógica de guerra? Aliados contra o Eixo? O exemplo é bem ruim, mas é o mais simples que consegui pensar. E eu já passei por essa situação, até mais de uma vez aqui na Alvanista, eu fui o "inimigo público".

    E uma reflexão, todo mundo odeia istas, eu também odeio. Mas já pararam pra pensar que se você tem a necessidade de falar de istas, é porque você dá importância pra eles e para suas existências e que, se eles são tão estúpidos e todos os adjetivos negativos que existem, porque não ignorá-los de uma vez por todas e focar no que você gosta?

    Anti-istas e istas no fim são farinha do mesmo saco afinal. Plot-twist: O comportamento é praticamente o mesmo!!!!

    Por fim, porque esse desabafo se afinal de contas eu não gosto de discutir, e talvez nem mesmo responda comentários (se é que vai ter algum, ou talvez tenha, pq isso aqui pode acabar "polemizando") aqui? Por que meu povo... se pra mim que virei um "eremita" de internet que nem dá atenção pra essas discussões, acabo sendo bombardeado com essas coisas de uma forma ou de outra... é pq a situação já tá bem ridícula.

    Que fique claro, não tô falando que não deve ter discussão, que estão proibidas de hoje em diante eventuais conflitos de ideias de opiniões diferentes. Que discutir video games ou qualquer coisa na internet é algo que a partir de hoje está banido. Mas sim o porque de EU, EU, EU MESMO E EU, ter me afastado de discussões como um todo.

    "Mas é treta o que move isso aqui, treta é que é legal". Então faz assim, vai na rua, arranja treta com alguém, e leve porradas de verdade, sacie sua sede no mundo real. o/

    84
    • Micro picture
      wilford_fernandes · quase 2 anos atrás · 5 pontos

      man isso é criancice do povo... pessoas querem ter seu ego massageado e confirmar seu gosto pelos dos outros... vc gosta ou desgosta, independente da opinião dos outros. tbm acho ridículo tentar forçar as outras pessoas curtirem o q vc gosta e ainda mais partir pra ofensas ;p
      eu amooo mtas franquias e se alguem n curte, o q isso muda pra mim? nada ;p auehuaehuae
      respeitar, como vc bem disse gosto é gosto ;p

      2 respostas
    • Micro picture
      marcusmatheus · quase 2 anos atrás · 3 pontos

      Acho que o problema não é a internet. A internet é apenas uma ferramenta que permitiu às pessoas se mostrarem de verdade. Experimenta ser a minoria em qualquer discussão física com pessoas ignorantes e você verá o mesmo comportamento.

      Eu por exemplo sou Ateu e sempre que alguém discute religião comigo (porque alguém SEMPRE faz questão de trazer esse assunto pra mim por saber da minha opinião) a conversa acaba com ofensas e agressões.

      Mas longe de mim querer defender o meu grupinho! Esses dias mesmo, jogando no Smartphone, fui agredido por um Ateu a troco de nada! O nome do meu perfil no jogo Marvel Tournment é "Anjo Miguel" (por causa do nome do meu filho) e depois de uma discussão sobre o futuro da Guilda um carinha lá me chamou de "Crente de Merda" e mandou eu "tomar naquele lugar" ^_^.

      Não existe gruo certo e grupo errado. O que existem são "pessoas". Se isolar ou não se isolar não vai mudar absolutamente nada; até porque, mesmo não participando de discussões você claramente ainda às presencia e se ofende com elas (afinal isso é natural e acaba rendendo desabafos gigantescos por todo o tempo em que esteve calado observando as coisas nas sombras).

      1 resposta
    • Micro picture
      manoelnsn · quase 2 anos atrás · 3 pontos

      Encontrar uma discussão saudável hoje é difícil. Aqui no alva ainda encontro algumas, mesmo quando eu e o @juninhonash discordamos de muita coisa com relação a algum jogo(como legend of mana ou chrono cross) ele nunca utilizou desse adhominen nojento que empesteia a net hoje em dia.

      "deu nota baixa pra ffvii? Você é um filho da puta" ou "deu nota alta pra zelda? Nintendista" existe em tudo quanto é lugar, e percebo esse tipo de comportamento com mais eloquência quando se trata de algum jogo, já que eles são uma experiência bem mais imersiva que um livro ou uma série por exemplo. Gosto pessoal faz parte do ramo da estética e é sim, passível de discussão, o problema é que na cabeça de muita gente "onfender algo que eu gosto é a mesma coisa que me ofender pessoalmente, portanto farei o mesmo". Mesmo para quem possui um senso crítico mais apurado(o que acredito ser seu caso) é extremamente cansativo lidar com esse tipo de comportamento a todo tempo, então te entendo por ter se afastado de tudo isso.

      Eu ainda continuo discutindo aqui e ali(mesmo que seja com menos frequência do que fazia anos atrás) e ainda publico as minhas reviews aqui no site, e qualquer um que discordar com elas pode se sentir à vontade para comentar a respeito. E se aparecer alguém me xingando diretamente, fingirei que não vi nada, pois uma atitude assim sequer merece minha atenção.

      2 respostas
  • gusgeek Gustavo Francescheto
    2017-02-13 13:43:18 -0200 Thumb picture
    Thumb picture
    44
    • Micro picture
      william_passion · quase 2 anos atrás · 3 pontos

      O melhor Ninja de MGS.

    • Micro picture
      aniger · quase 2 anos atrás · 2 pontos

      Caraca, parece o Zetman xD

    • Micro picture
      onai_onai · quase 2 anos atrás · 2 pontos

      É você Satanás?

  • 2017-01-30 01:03:54 -0200 Thumb picture
    Thumb picture
    <p>#img#[393726]</p><p>-</p><p>@lleogame</p> - Alvanista

    -

    @lleogame

    Chrono Trigger

    Plataforma: SNES
    13109 Jogadores
    415 Check-ins

    42
    • Micro picture
      israellaks · quase 2 anos atrás · 2 pontos

      WOW! amazing!

  • gusgeek Gustavo Francescheto
    2016-10-22 21:57:24 -0200 Thumb picture
    Thumb picture
  • nickzim Nícolas Oliveira
    2016-10-20 12:38:38 -0200 Thumb picture
    <p>Na boa, o que a Nintendo tá fazendo? Tá mais per - Alvanista

    Na boa, o que a Nintendo tá fazendo? Tá mais perdida que azeitona na boca de banguelo.

    1
  • gusgeek Gustavo Francescheto
    2016-09-02 16:21:15 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
    30
  • 2016-08-19 19:14:41 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
    62
  • nickzim Nícolas Oliveira
    2016-08-03 17:15:02 -0300 Thumb picture
    nickzim fez um check-in em:
    <p>Finalizado!!&nbsp;<br><br>Achei melhor que a Win - Alvanista
    StarCraft II: Heart of the Swarm

    Plataforma: PC
    886 Jogadores
    56 Check-ins

    Finalizado!! 

    Achei melhor que a Wings of Liberty, eu que odiava os Zergs passei a amá-los, a Kerrigan é a personagem mais badass da série e comandá-la é sensacional! Vale a pena demais, agora é esperar ter grana pra comprar o Legacy of the Void hahaha

    2
    • Micro picture
      brunobiluca · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

      Então, eu também não gosto do Zergs, acho que depois que começar a jogar vou passar a gostar também, a Kerrigan eu já acho foda

  • gusgeek Gustavo Francescheto
    2016-07-14 20:44:54 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
  • nickzim Nícolas Oliveira
    2016-07-04 19:17:23 -0300 Thumb picture
    nickzim fez um check-in em:
    <p>Finalizando a Wings of Liverty, jogo muito bom.& - Alvanista
    StarCraft II

    Plataforma: PC
    200 Jogadores
    20 Check-ins

    Finalizando a Wings of Liverty, jogo muito bom. 

    0
Continuar lendo &rarr; Reduzir &larr;
Carregando...