2016-11-07 18:36:59 -0200 2016-11-07 18:36:59 -0200
netobtu João Paulo Bonome Neto

O último desejo

Amigos, eu comecei a ler a saga do Bruxeiro né... com o primeiro livro da saga (apesar de não ser o primeiro escrito, pelo que li por aí), O ÚLTIMO DESEJO.

O escritor é polonês, o Andrzej Sapkowski (já to aprendendo a escrever sem recorrer ao Google), e ele começou a escrever a saga de Geralt lá na década de 90, e o último livro lançado, do que sei, é de 1999.

Completam, portanto, 7 livros falando de Geralt de Rivia, e vi que há uma história stand alone que se passa no mesmo universo.

Os livros são:

- O último desejo
- A espada do destino
- O sangue dos elfos
- Tempo do desprezo
- Batismo de fogo
- A torre da andorinha
- Pani Jeziora ("A dama do lago", ainda não traduzido para o português, mas certamente já em processo disso)

Bom, eu até agora li cinco capítulos do livro, e estou quase na página 100, e devo dizer que é ótima literatura.

Mas vou falar mais do que interessa pra galera daqui, e algo que me fez respeitar ainda mais a CDPR: como The Witcher 3 (é o que conheço da série mais a fundo, os outros joguei muito pouco para falar sobre) é fiel ao livro.

O último desejo funciona em forma de contos, e entre cada conto há um capítulo dividido em várias partes chamado "A voz da razão", que meio que faz uma ligação entre os contos e o que Geralt está vivendo no momento.

Sabem o lance da caça de monstros do jogo? De vasculhar por pistas, analisar, tomar poções que funcionem contra os monstros, sinais, e tudo mais? Tudo isso tem no livro.

Sério, lendo eu via o jogo acontecendo (coisa que não gosto muito, eu gosto de ler primeiro as obras, mas fazer o que, agora o Geralt já tem a cara do jogo pra mim kkkkkk), os rituais do bruxo, as barganhas...

Mas tem algo engraçado... o Bruxo no livro não faz as coisas de graça, no jogo a gente tem essa oportunidade, e a NOSSA humanidade acaba afetando o caráter "profissional" de Geralt no jogo... essa interatividade é o que faz o jogo transviar do livro, porque com o role play, o Geralt acaba tendo ações propriamente nossas.

Os contos são ágeis e o autor não é tanto de muita descrição, e usa a mitologia criada por ele (inspirada na eslava) para fazer nossa mente imaginar melhor os monstros. Uma coisa que gostei é que o livro não explica de cara o que é um bruxo... conforme passam os contos, vamos conhecendo melhor Geralt, sua profissão, suas motivações... eu achei que ele lembra bem o Geralt do jogo: sarcástico, e quieto quando necessário. Tem um código de honra próprio, e um senso de profissionalismo (eu ri em um dos capítulos ele falando sobre ética profissional, visto que seu trabalho é bem marginalizado pela sociedade).

Já vi alguns termos e nomes do jogo: os sinais (traduzidos para o português, tipo Axii virou Sinal da Axia - não gostei dessas traduções), Yennefer, Novigrad... o primeiro conto me lembrou MUITO a quest do Barão Sangrento.

Sei lá, galera, eu to curtindo bastante o livro, e recomendo pra geral que curtiu o jogo. E pra quem gosta de fantasia medieval.

Abraços.

The Witcher 3: Wild Hunt

Platform: PC
1136 Players
696 Check-ins

45
  • Micro picture
    gradash · over 3 years ago · 5 pontos

    Só para constar as versões Brasileiras dos livros são as melhores depois das originais, pois o tradutor era um polonês que vivia no Brasil e resolveu por conta própria traduzir os livros para divulgar a cultura polonesa, muito antes de jogo ou qualquer coisa, e ele traduziu direto do polonês e seguindo as regras do autor para tradução, inclusive ambos eram amigos. A versão em inglês é traduzida da versão em francês, e qualquer um sabe a merda que dá quando tu faz a tradução de uma tradução...

    O último livro não foi traduzido infelizmente por que ele morreu antes de poder fazer ela.

    10 replies
  • Micro picture
    marcusmatheus · over 3 years ago · 2 pontos

    Já li os 4 primeiros livros da série este ano e tenho EXATAMENTE a mesma opinião que você. Mas aqui vai um adendo: A CD Projetk Red fez os games de forma que funcionem como sequencia dos livros. Portanto ler os livros aumenta ainda mais a imersão do jogador no game.

    Obs: Ainda não consigo escrever o nome do escritor sem consultar o google, kkkk.

  • Micro picture
    xualexandre · over 3 years ago · 2 pontos

    São excelentes né, preciso acabar ainda, parei no primeiro da saga do Bruxo. Foda que mesmo com o esforço da CD projekt, o autor condena os jogos e tal, é um velho ranzinza. Outra coisa é a localização americana do jogo que tira bem muita coisa do original, nesse quesito a localização dos livros em pt/BR são muito mais fiéis e puras do que até a americana. O tradutor é um fofo, tem uma entrevista dele em algum lugar, depois te mando se quiser.

    5 replies
  • Micro picture
    typhonite · over 3 years ago · 2 pontos

    Boa! Os livros são excelentes mesmo, li até Tempo de Desprezo e logo que tiver oportunidade leio os outros

  • Micro picture
    netobtu · over 3 years ago · 2 pontos

    Eu só tenho o primeiro, mas já comprei os outros cinco, aguardando chegar hehehe (aproveitar tbm enquanto ainda tem as capas com arte original, pq essas capas do jogo pelo amor horrorosas)

  • Micro picture
    netodmc · over 3 years ago · 2 pontos

    Já quero ler.. à algum tempo já queria..muito bom o post

  • Micro picture
    batatadark · over 3 years ago · 2 pontos

    ainda nao tinha me dado tanto interesse no livros pois tenho toneladas de livros para ler aqui e jogar e estudar algumas coisa acaba ficando tudo meio complicado kk, mas vo dar uma conferida vc me despertou uma curiosidade , do jogo que zerei e me apaixonei ,sabeo legal do jogo e que fico imaginando personagens que vi e se foram oq decorrera com eles depois etc ,sabe sera que sou so eu que fica sempre imaginando algo depois das quest kkk

  • Micro picture
    diogocemin · over 3 years ago · 2 pontos

    Os livros são muito bons! Eu peguei o primeiro por curiosidade (depois de ter terminado Witcher 3) para saber mais sobre o universo do personagem, já que não joguei os outros jogos da série. Já terminei o quarto livro e estou com os outros na fila para começar.

  • Micro picture
    netobtu · over 3 years ago · 1 ponto

    Obrigado pelos elogios amigos, e fico feliz que tenha despertado o interesse de vcs em ler a obra original!

Keep reading → Collapse ←
Loading...