2016-03-07 19:17:35 -0300 2016-03-07 19:17:35 -0300
netobtu João Paulo Bonome Neto

A Alvanista

Sabe, vi esses dias um post, obviamente de humor, sobre como ser popular na ~rede social de games~ e as dicas eram tipo "Poste action figures", "Seja um troll", "Poste off topics" e coisa do tipo. Claro que dei risada, mas comecei a reparar que é a realidade.

Infelizmente poucos aqui estão com vontade de realmente discutir videogames, de conversar sobre isso. Mas há alguns motivos para isso...

Ninguém está mais muito interessado em ler textos. Estamos na era do visual, ou melhor, do audiovisual... só que nem o audiovisual é tão forte mais, porque, se o vídeo tem mais de 10 segundos, as pessoas normalmente "não têm tempo para assistir". Então o melhor reduto é postar um quadrinho rápido, especialmente se for parodiando um jogo.

Falo isso com propriedade, pois possuo um site de jogos  há 5 anos e meio (o http://jogadorpensante.com) onde 99% do conteúdo é escrito, e normalmente são textos bem longos, claro que intercalados com imagens e com formatação, mas é difícil encontrar alguém que lê do começo ao fim... o normal dos meus posts no site é ter 0 curtida e 0 comentário. De vez em quando algum artigo ou análise bomba, e aí temos tipo 10 comentários, 2 curtidas... Obviamente também não temos tanta fama porque nunca tivemos nenhum parceiro grande para propagandear.

Claro que também há o fator de haver muitas pessoas extremamente tímidas, eu acredito que mais da metade da internet mantém o modo sombra ativado e nunca comenta em nada e nem posta nada, apenas lê. Há muitos fatores para isso, mas é de se levar em conta essa galera.

O problema é que a Alvanista (@lola) também não colabora com os produtores de conteúdo escrito. Vejam as críticas... não sei se vocês repararam, mas diminuiu MUITO a quantidade de críticas publicadas. Passo dias sem ver nenhuma crítica nova de um jogo, e eu sigo 1500 pessoas (o máximo, e a Alvanista deveria rever esse número, já que é inviável ficar desseguindo umas 1200 pessoas que não acessam mais a rede, e que eu sigo desde que entrei, há muitos anos - não tenho esse tempo).

Por exemplo, é horrível você escrever um texto onde você aplicou bastante tempo e reflexão, além de gastar suas impressões digitais em um teclado, e ter, no máximo, reações "Essa crítica foi útil: Sim ou Não". A burocracia de ter que COMPARTILHAR A CRÍTICA para comentar é muito lamentável... é chato, simplesmente. Eu não preciso querer compartilhar a crítica para fazer um comentário. @sikora, por que não podemos comentar nas críticas? Criar debate nelas?

A @ssa entrou na rede há alguns meses e gostei muito do trabalho deles, de fazer as pessoas obterem novos seguidores e também novas pessoas para seguir, mas sei lá, eu ando vendo extrema morosidade. A rede parece ter reaquecido por um mês e parado de novo. 

Eu fico muito triste, porque gostaria que houvessem muitos debates por aqui, mas o produtor de conteúdo escrito é deixado de lado. O post que comentei no início era muito engraçado, mas falava verdades: parece que o pessoal daqui não está muito a fim de discutir a indústria, o status do videogame, jogos... parece que estamos aqui para aplaudir a coleção alheia, irritar o coleguinha com zoeiras, postar memes, mostrar o novo vídeo falando sobre o novo filme do Capitão América (e marcando um jogo do Capitão América, claro, para criar a relação do FILME com o jogo, afinal essa é uma rede social de games).

Eu queria que isso aqui fosse referência de debates construtivos sobre jogos. Poxa, eu vivo comentando sobre o que estou jogando, fazendo grandes postagens (em tamanho, se a qualidade é grande, cabe a quem lê) e sei lá, fico sinceramente chateado de ver um meme do "homem aranha nos Vingadores" (exemplo) ter mais curtidas do que meus check-ins, e de muitos outros. Entre nas páginas dos jogos e vá vendo as postagens, faça isso, e você verá quanto post com texto não tem sequer um comentário, sequer uma curtida. É desanimador.

Temos que entender que a Alvanista NÃO É O YOUTUBE. Aqui a maioria só consegue recorrer à escrita e, quando essa é desmotivada, a rede social morre. 

Não deixem o Alvanista morrer. Comente mais. Discuta. Apresente seu contraponto. Escreva sobre algo. Escreva algo inédito, como a relação que você fez entre Zelda Twilight Princess com o Pós-Modernismo alemão! Fuja do trivial, fuja do "Hueeeeeeeeeebrbhrbrbrbrbrbrrbr".

Pode parecer um post de inveja e recalque, mas é só o que sinto. Nós, que escrevemos, estamos morrendo, mas ainda temos outros lugares para fazer isso. Se a Alvanista meramente virar apenas um mural para postarmos nossos vídeos e canais, é melhor apenas redirecionar o fã direto para o Facebook. Penso na Alvanista como local de debate e troca de informações... mas não vejo muito isso acontecendo.

130
  • Micro picture
    zir0 · over 3 years ago · 8 pontos

    teve uma época que fiz alvoroço por isso, postei varias vezes o slogam : "ninguém lê mais que 3 linhas no alvanita" , mas te asseguro ja fiz muitos artigos e textos mas 2 fatores me fizeram parar um pouco, 1 foi conhecer a falta de maturidade seria de algumas coissas na rede sobre se empontar com isso, e o segundo que notei que mais escrevia que jogava, chegou um ponto que só escrevia texto e jogava vezes por semana. tento abrir dialogo, postar porcaria, motivar a galera, posta noticias e principalmente experiencias de jogo, mas as vezes a galera so vai dar vida pela droga do gif..... fazer oque o mundo ta rápido nao esta morrendo so esta... bem mudando pra um treco que minha geração (25 - 32 anos) não compreende de forma tao facil.

    1 reply
  • Micro picture
    tassio · over 3 years ago · 7 pontos

    Eu leio (lia) as coisas, debato (debatia)... mas a gente acaba sendo o chato pros outros quando faz isso... povo não gosta de ser confrontado, não gosta de debater, tem que concordar e pronto se não é hater... não acho que a culpa seja da lola, ou do kawens ou de quem mais mantenha o site, a culpa é de quem está na rede mesmo... por isso que tem o player.me... ou o VK...

    3 replies
  • Micro picture
    matheusps92 · over 3 years ago · 6 pontos

    E ainda tem o detalhe de quando você tenta debater alguma coisa nos comentários a) ou você é ignorado completamente ou b) as pessoas discordam de uma maneira agressiva e te ofendem sem motivo. Eu até tento comentar nos check-ins que a galera faz em alguns jogos que eu já joguei e tal, mas muitas vezes nem mesmo a pessoa que fez o check-in quer conversar =/

    4 replies
  • Micro picture
    msvalle · over 3 years ago · 6 pontos

    Parabéns pela ótima reflexão, e acabei lendo também todos os comentários, o que me fez concluir que apesar de não ter as ferramentas ideais, o maior problema - de qualquer rede social, na verdade - são seus integrantes. Sei que é desmotivador não ter retorno a todo esforço e trabalho empenhado na criação de um artigo ou crítica, mas como @shadowofheart comentou, sua realização pessoal deve ser motivação suficiente para continuar produzindo. Quem sabe você não é surpreendido com uma discussão saudável?
    Quanto aos "seguindo", @sikora seria possível colocar esse status "Não acessa a rede há X dias" abaixo do usuário, como o @netobtu sugeriu? Isso facilitaria muito a limpeza da lista de seguindo.
    Eu não sou criador de conteúdo, mesmo meus check-ins são bem sintéticos, mas leio tudo o que posso, e participo quando dá, o que sendo pai de dois filhos pequenos, é bem menos do que gostaria.
    Espero que o feedback que você recebeu nesse post lhe convença que fale a pena continuar, olha só quanta gente bacana discutindo civilizadamente sobre o assunto ;-)

  • Micro picture
    theophyros · over 3 years ago · 4 pontos

    Cara isso foi um bom texto :)
    Olhe, eu entrei na Alvanista em 2012-2013 mas nunca fui ativo, comecei a entrar mais depois de começar a acompanhar um podcast. Não sigo quase ninguém aqui porque não conheço muito a rede. Ai tentei levar uns papos e comentar em alguns posts etc, depois de um tempinho, devo dizer que desisti disso. As vezes leio materias de jogos em sites como UOL e vejo comentário dos usuários e nem me da vontade de debater/conversar sobre o tópico que sei que qualquer coisa que diga vão levar para o outro lado.
    Sinceramente, achei que na Alvanista fosse ser diferente já que pessoas não são tão anônimas e mais próximas umas das outras; ohh erro lazarento. As pessoas aqui parecem levar tudo para o lado pessoal. Recentemente fui fazer dialogar e tinha uma opinião diferente. O argumento foi de que a pessoa não queria “rejogar” um jogo para ver outro final. Meu comentário foi de que em muitos jogos, você não precisa rejogar o jogo todo, é só dar load em um determinado lugar e escolher outra opção. Exemplo:

    BLOODBORNE SPOILER !!!
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    No último chefe, você salva o jogo em um pen drive. Ai se você aceitar render sua vida, você vê um final. Bota esse save no PS4 e passa por cima do save criado depois de ver o final, recusa dar a vida, enfrenta o chefe e vê outro final.

    FIM DE SPOILER !!!

    Ai a pessoa foi toda, “ah, porque você faz o que quiser e eu faço o que eu quiser.”, “ah, que não tenho tempo”, etc etc etc. Depois faz comentários de que as pessoas queriam que ela fizesse certas coisas, etc etc. Basicamente, achou que eu estava falando para que ela deveria rejogar os jogos, enquanto na verdade eu só estava querendo quebrar a idéia de que você tem que jogar o jogo desdo começo para ver outro final -.-
    Isso sem falar no comentário de que não tem tempo. Na boa, acho que grande maioria das pessoas são ocupadas hoje em dia, se não é trabalho e família, é estudos e outras coisas. Uma pessoa simplesmente assumir que é mais ocupada que outra é simplesmente idiota. Não entrei nessa discusão, mas isso me lembrou uma rivalidade que foi criada entre 2 jogadores profissionais onde um (Low Ti3r God) falou que o outro (Viscant) era um merda que só jogava video-game; enquanto na realidade, Viscant tem 2 trabalhos e faz trabalho voluntário ajudando mendigos e jovens viciados em drogas. Não senti necessidade de expor o quão ridiculo tal argumento é, que eu também, trabalho periodo integral, tenho 3 trabalhos voluntários (um com direitos trabalhistas, um com homens convictos de abuso doméstico e técnico de arco e flecha), e ainda assim arrumo tempo para ir pra academia 3x por semana etc e atualmente desenvolvendo curriculo para um curso de modelagem 3D para crianças, onde terei que aprender a usar o Blender por ser grátis já que a organização não teria fundos para comprar Maya (que é oque sei usar) (voluntáriado também). Quem realmente me conhece me pergunta como aguento tudo isso e eu acredito que se você realmente curte algo, você esta disposto a fazer sacrificios. As vezes não vou ajudar meus alunos de arco e flecha que tenho reunião em outra organização, as vezes não tenho meu final de semana porque tem evento ou campeonato de arco e flecha e preciso estar lá. Praticamente todos os dias, eu vou dormir as 2-3am para acordar as 8-8:30am. Reclamo? Ok, as vezes, mas é o sacrificio que eu faço para fazer tudo oq quero. E só para constar, essa a primeira vez que menciono minhas atividades na Alvanista e mais porque assim como Viscant, eu fico puto quanto alguém faz esses comentários imbécis.
    Também comentei que jogo e converso (sobre jogos) mais com pessoal de fora do Brasil e esse também é um dos motivos. Qualquer comentário feito em redes Brasileiras são vistos como ataque pessoal, você sempre tem que concordar com o dono do post. Vejo na Alvanista que seguidores, ou concordam ou ficam quietos, não existe uma alma que “abra a boca” para suportar um comentário que seja contrário do dono do post talvez por medo, para não acabar a “amizade” ou seja lá que diabos seja. Quando converso com amigos de fora, me deixam completamente livre para dar minhas opiniões, se não concordam, teremos um debate amigável. E esses debates nunca tiveram tanta intensidade quanto simples comentários por aqui ou outros sites BR. E mesmo que gostem de um jogo ou console, são totalmente tranquilos em apontar defeitos e coisas que um jogo semelhante, ou console, tem de melhor. Recentemente estava pensando em adquirir um Xbox One sendo que já tinha um PS4 e conversas mais produtivas com pros e cons foram com pessoas de fora do BR. Com BR era sempre querendo defender o console que eles tem.
    Muitos perguntam porque a rede esta acabando, ouvi falar que é falta de propaganda, falta de verbas, etc. Mas sinceramente falando, acho que é por culpa dos próprios usuários. Não sigo muita gente, mas mesmo para mim é fácil ver as panelinhas que acabam se formando. Pessoas na Alvanista não é nem um pouco inclusiva quanto a pessoas que não sejam “conhecidas” na rede e tem seus podcasts, canais de youtube, etc. Bom, isso além da atitude que já comentamos. Infelizmente, isso parece estar na personalidade brasileira de querer estar sempre no topo sem parar para pensar em outro ponto de vista.
    Tinha escrito algo sobre o lance de Microsoft liberar exclusivos para PC, mas desisti de postar aqui. Pensei em fazer um review de uns jogos, mas também desisti. Não sei por quanto tempo continuarei entrando aqui do jeito que o povo age.
    Enfim, malz pelo post longo, mas já tinha essas coisas meio engasgadas. Mas fiquem com a discussão do Low Ti3r God e Viscant depois do deles se enfrentarem no jogo (vitória do Viscant).
    https://www.youtube.com/watch?v=4MHBq5Ft-Bo

    2 replies
  • Micro picture
    tiagotrigger · over 3 years ago · 3 pontos

    Também tem o problema de quando você começa a discutir (argumentar) com uma pessoa e ela passa a não gostar mais de você (ou até bloquear) somente por discordar. Tem muitos posts e comentários que eu não comento porque já sei que a pessoa é desse tipo, ai evito.

    1 reply
  • Micro picture
    flaviometal · over 3 years ago · 3 pontos

    Infelizmente, tudo que disse é verdade. Quando conheci o site, mal acreditava que existia um "Facebook só de games". Foi legal, porque eu nunca gostei muito do Facebook, já que 90% das coisas que as pessoas postam lá, nunca me interessam. Mas aqui, eu me sentia em casa. Eu sempre gostava de acordar de manhã, pegar meu cafezinho e ler as postagens do pessoal. E puxa, como fiz (e continuo fazendo) amizades aqui, mesmo que nunca vi a maioria das pessoas pessoalmente.

    Mas aconteceu uma série de coisas que me desmotivaram a postar. Talvez não seja nem culpa do site e dos admins, mas sim das pessoas mesmo. A maioria já se acostumou a ficar rolando o botão do mouse infinitamente sem nem mesmo prestar atenção no que está vendo, e isso vem da "geração Facebook", não tem jeito. Todo mundo prefere uma cassetada, um gif, uma imagem engraçada... ninguém mais pára para ler um bom texto, um artigo. Infelizmente, é o mal da internet como um todo...

    2 replies
  • Micro picture
    zefie · over 3 years ago · 3 pontos

    Debater eu ainda gosto, mesmo não acompanhando muito por aqui mais. Agora ler textões eu já deixei de lado porque, quando acontece de um texto ser muito grande, não raro é porque o autor ficou divagando sobre dezenas de firulas no meio da ideia principal ao invés de ser objetivo.

    6 replies
  • Micro picture
    bryan_khelven · over 3 years ago · 3 pontos

    Eu sempre me vejo procurando as críticas dos jogos que estou interessado em adquiri/jogar... E felizmente na maioria das vezes as encontro aqui no Alva. Mas fico muito triste quando abro uma crítica é apenas um parágrafo dizendo que a pessoa gostou muito do jogo, que ele é show e tem gráficos lindos. Ou seja, é um check-in simplista no lugar de uma crítica, o que não ajuda ninguém.

    O fato mencionado de ter apenas esse tipo de reação "sim ou não" torna o texto muito solitário. Críticas foram feitas para serem apoiadas, levantarem opiniões contrárias e discussões, e não apenas para "serem úteis".

    Há um tempo sugeri no "fale conosco" do Alva que eles criassem uma aba como o "em destaque" para as críticas, com a mesma funcionalidade: cada crítica nova gerada na rede por qualquer pessoa apareceria por lá, em ordem cronológica, o que aumentaria bastante seu alcance e talvez gerasse algo cíclico ao incentivar outras pessoas a criticarem e serem realmente lidas.

    1 reply
  • Micro picture
    diegojuansilva · over 3 years ago · 3 pontos

    Antes eu participava bastante do Alvanista, mas agora realmente estou com pouco tempo e acabo usando 90% do tempo livre para jogar, e os outros 10% para dar uma olhada rápida na internet, então raramente eu acabo comentando algumas postagens.

  • Micro picture
    luis_fajardo · over 3 years ago · 3 pontos

    Só não pudemos generalizar, por aqui mesmo temos pessoas que escrevem excelentes críticas, mas como você citou citou, é chato não ter um espaço na mesma página para comentar, obrigando o autor a ter que compartilhar para obter retorno. Eu utilizo as críticas daqui como uma excelente fonte de reviews, pois também não sou adepto à vídeos, aprecio muito mais a escrita, e não exijo linguagens formais, temos muitos sites com textos divertidos como o Gamer Caduco, Projeto Jogatina, Nes Archives, etc. Mas é um triste fato: cada vez as pessoas querem ler menos, buscando notícias mastigadas da menor forma possível, reflexo negativo da evolução à velocidade da informação desenfreada com a expansão da internet...

  • Micro picture
    sikora · over 3 years ago · 3 pontos

    Essa ideia de comentários nas críticas já passou diversas vezes na minha cabeça. Penso que seria mais prático exibir os comentários associados aos posts das críticas, fazer um post automático da crítica, algo neste sentido uma vez que a estrutura de críticas é quase que um sistema a parte, teria que ser construído um esquema de comentários próprio das críticas que deixariam eles segmentados da mesma forma.
    Sobre a informação de quanto tempo usuário x ou y não acessam a rede, teria apenas que estudar como exibir a informação sem baldear a interface. Agora, surpreendentemente, tem muita gente que vem apenas ler o conteúdo.
    Uma coisa que eu quero fazer é passar a moderação dos artigos em destaque para vocês, mas isto leva um tempo para implementar e tb não sei como seriam selecionadas as pessoas.

    1 reply
  • Micro picture
    teamblue · over 3 years ago · 2 pontos

    Realmente não sou um cara que lê muito, mas li todo o seu post! realmente posto mais imagens vídeos e meu podcast! porem respeito muito o pessoal que faz criticas e postagens com conteúdo escrito. Alguns são realmente gigantes e ricos em detalhes! porem dificilmente eu leio. Mas isso sou eu! Agora... acho que todos podem usar a rede como bem intender, sendo com imagens, vídeos ou escritas!
    Assim como é qualquer rede social... até mesmo o twitter teve que se adaptar a isso... acho que está ta hora de vc pensar em se adaptar também! abraço cara! boa reflexão!

    3 replies
  • Micro picture
    igor_park · over 3 years ago · 2 pontos

    Acho que têm espaço para tudo na rede, mas realmente o que o povo quer é a zoeira, eu mesmo quando cheguei na rede, foquei em escrever artigos e criticas, check-ins sempre bem detalhados, mas foi com a minha página que é mais de zoeira a @selo_paint que eu consegui um maior feedback, apesar dos meus artigos sempre renderam bons comentários e um debate legal e diferentes opiniões o que é algo bem legal, mas as brincadeiras sempre vão ter um maior alcance isso é um fato, mas ainda assim eu sempre procuro ler os posts sérios, comentar e postar minha opinião.

    3 replies
  • Micro picture
    tassio · over 3 years ago · 2 pontos

    Aproveitar aqui só pra deixar registrado mesmo:

    Eu não vejo os vídeos que vocês postam, vídeos (no meu conceito) ruins, bons, excelentes e que eu QUERO MUITO VER, não vejo :/ Minha net é um lixo e baixo jogos com frequência.

    Os posts que eu leio são esses mesmo, textos. (Curtos de preferência ahahah mas paredes de textos, se me interessar, eu leio também...)

  • Micro picture
    katsuragi · over 3 years ago · 2 pontos

    Todo dia, toda semana e a cada momento eu tenho idéias para postar aqui na Rede.
    Através das Personas que mantenho, faço diversos posts, estes de notícias totalmente traduzidas e posts bem estruturados e formatados, escrevo artigos únicos que levam horas para se realizar e, no máximo, cerca de 12 interações são realizadas na maioria dos posts. Quando, como você falou, um simples quadrinho recebe mais de 40 ou nessa faixa. :p
    É realmente desmotivador e as vezes não tem muito o que fazer...
    Eu argumento e converso constantemente até hoje, isso desde que entrei por aqui a uns anos atrás porém, eu confesso que recentemente, a vontade de fazer isso baixou bastante. As vezes seja por que o pessoal não sabe conversar, seja pelo jogo ser desconhecido e etc...
    Se você olhar em meu perfil verá que eu faço diversos posts bem grandes e com Check-ins detalhados, imagens inclusas, sobre minhas experiências com certo jogo, por que eu gosto de fazer assim. Gosto de detalhar para atrair a atenção do pessoal para esse jogo que tanto amo.
    No entanto... ultimamente tá bem difícil. mesmo.
    Eu tô com DIVERSAS idéias em prontidão porém, não só a falta de tempo como falta de reconhecimento não ajuda muito.
    O reconhecimento eu deixo as vezes de lado e realmente, não ligo, escrevo as coisas ainda assim, levando quase 4 a 5 horas num único post, pela pura dedicação de amar fazer isso.
    Mas tem momentos que... haha, fazer o que ?

  • Micro picture
    zombie · over 3 years ago · 2 pontos

    Meio que perdi a graça tb pela rede nos últimos meses...
    Muita gente sem noção postando coisas que não tem relação a games.
    Uma pá de tretas desnecessárias e sem fundamento.
    Reduzi bastante minha visita tb. Antes entrava todo dia.
    Agora entro a cada 2 ou 3 dias pra postar algum check-in e ler algumas notícias...
    A rede vai definhando aos poucos e os moderas estão pouco se 'lixando' pra porra toda.
    É triste...

  • Micro picture
    youshi_yagami · over 3 years ago · 2 pontos

    Estava pensando isso mesmo sendo novo. Quando entrei aqui pensei que veria várias coisas de games tipo informações avançadas, análises em massa sobre jogos, recomendações e diversas outras coisas. Não tenho como falar tanto por já ter pegado a rede assim, mas meu intuito é justamente esse citado sobre escrita. Tenho jogado pra analisar os jogos, saber dar notas e poder orientar os outros sobre pontos fortes e fracos dos games, poder fazer uma análise realmente útil de games. Existem diversos games que vi que não tem NENHUMA análise ou crítica. Eu estou focando nesses jogos pra preencher eles com isso. Muito bom post @jogadorpensante . Qualquer coisa, se precisarem, tô aqui pra somar.

    1 reply
  • Micro picture
    chiuauadospampas · over 3 years ago · 2 pontos

    This have a solution. We are here, we are many! @andrefonema

  • Micro picture
    andrefonema · over 3 years ago · 1 ponto

    Com relação a escrita, o que ocorre aqui me desanimou ee muito e não é só aqui, você comentou na postagem sobre levar o conteúdo daqui para outro lugar, eu tentei, mas, o que vinga lá no facebook é meme, participei de um site direcionado e acabei saindo por outros motivos, mas, isso também desanimava, enfim, não sei como insistir e nem onde insistir e por isso dei uma maneirada violenta, até nas postagens sobre o que estou jogando eu dei uma diminuída, sou fã dos seus artigos, já até publiquei em minha página do face e realmente torço muito para que você não desanime como eu desanimei.

    2 replies
  • Micro picture
    lima · over 3 years ago · 1 ponto

    Discordo de alguns pontos, e o principal deles é dizer que o Alva não ajuda a respeito das críticas. A ferramenta tá ali, só usar.
    "Mas não dá pra comentar dentro da crítica, precisa compartilhar". É um ponto negativo, mas não justifica nada. Se o cara quer escrever, ele escreve.

    E seguir 1500 não é problema do Alva, é seu. Se o limite fosse 9999, você iria seguir 9999 só por que esse é o limite? Eu sigo exatamente 172 e enquanto tem horários que ficam sem postagens, tem outros com vários check-ins acontecendo. E 'desseguir' um por um é padrão, até no Facebook é assim.

    A impressão que dá é que quer uma rede social funcionando a vapor 24 horas por dia a todo instante, sendo que se tiverem 100 pessoas realmente ativas por aqui já é muito.
    Sempre são os mesmos gatos pingados que postam, comentam, 'debatem'.
    E não é só aqui, no Facebook é a mesma coisa, tem coisas que vc comenta e só 2~3 curtem, isso se você tem uns 200 amigos.

    Não acho que seja culpa da geração, nem nada desse tipo. Acredito que seja a simples vontade de 'relaxar'. Eu não quero ficar debatendo sobre jogo, filosofar sobre influência dos jogos, quero chegar em casa depois de um dia estressante e dar risada, esquecer dos problemas. E ficar debatendo é uma das maneiras pra TER problemas, e não eliminá-los, então acho que é justificável post 'hu3br' terem mais respostas.

    4 replies
  • Micro picture
    shadowofheart · over 3 years ago · 1 ponto

    Concordo plenamente com você, @netobtu, mas não acho que seja inteiramente culpa da Alvanista. O problema seria a própria natureza de como a maioria das pessoas se utiliza das tais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc), que é basicamente o "descer a página de atualização/bater o olho no post/curtir sem pensar muito/continuar descendo na página". E isso afeta todos os produtores de conteúdo, de jornalistas profissionais até blogueiros, já que a maioria acaba apelando para o sistema de "clickbait" para chamar a atenção do público. A maioria parou de ler publicações por completo faz muito tempo, o que acabou tornando famoso os leitores que só leem a manchete dos jornais (e eu, mesmo querendo muito ler tudo que é escrito aqui, as vezes acabo não tendo disponibilidade de tempo, outro fator dos dias atuais que complica ainda mais a situação).

    As vezes escrevo alguns textos longos que não geram nenhum comentário ou curtida, mas penso que a pessoa tem que escrever sem esperar muito esse tipo de coisa, escrever sobre algo que você gosta já deveria ser o suficiente, publicar aqui e gerar uma discussão sobre qualquer assunto é um mero bônus na minha opinião.

    Infelizmente é uma realidade que devemos encarar, mas acho que a Alvanista ainda possibilita um espaço fértil que gera uma discussão saudável entre alguns usuários que realmente curtem o conteúdo feito aqui, só não estão em mais número que os usuários que curtem imagens engraçadas e gifs animados.

    1 reply
  • Micro picture
    natnitro · over 3 years ago · 1 ponto

    Também tem aquele ditado que diz que "quem manda é o freguês", e parece que isso tambem acabou influenciando o pessoal aqui, já que se voce postar um checkin gigante, pouca gente vai ler ate o final, enquanto se voce postar uma foto engraçada ou zoeira que seja bem curta e não dependa de muitos neuronios pra assimilar, ai é como voce falou, ja que chovem curtidas no post...
    E o pessoal que leva a popularidade a serio por aqui, logo percebeu que essa é a melhor tática pra upar o level, como se isso desse algum status, e os textões viraram coisa só pra chatonildos como nós... XD

    1 reply
  • Micro picture
    kako · over 3 years ago · 1 ponto

    Compartilho essa sensação há um bom tempo. Entro no alvanista e o que encontro são várias imagens (a maioria sem os devidos créditos aos autores) e outros posts aleatórios também com conteúdo de terceiros. Acredito que aqui é um ótimo lugar para inovar e opinar, portanto ficar LIMITADO a reciclar imagens e vídeos (de outros) é um verdadeiro desperdício. Ainda mais sabendo do potencial da galera que frequenta o Alva (já vi várias críticas, reviews e opiniões sobre jogos de altíssimo nível).
    Concluindo, parabéns pelo post (não só porque concordo com boa parte dele, mas porque foi bem redigido) e vamos tentar elevar a qualidade aqui, que com certeza tem muito potencial.

    1 reply
  • Micro picture
    typhonite · over 3 years ago · 1 ponto

    tl;dr
    AUEHUAHEUAHUEHAUUEA zoeira
    Não poderia concordar mais, o grande problema é que a geração nova só quer saber de YouTubers e conteúdo colorido e rápido, enquanto os oldschool que até curtem textão e reflexão tem tão pouco tempo (trabalho, estudos) que quase não entra aqui, se lê, lê por cima e lá quando lembra dá uma curtida. Eu digo isso por mim mesmo, e olha que nem to empregado no momento, só estudo. A gente acaba definindo prioridades pro tempo livre que sobra e geralmente acaba optando ou por jogar de uma vez, ou algo mais softcore depois da paulera cerebral na faculdade, à exemplo de Netflix.
    Eu mesmo, gostaria de produzir mais conteúdo, principalmente escrito, mas a questão do tempo hábil x o retorno que isso terá (praticamente zero, ou, na melhor das hipóteses alguém vai vir com algumas frases chavão do contra pra causar polêmica) me desmotiva pra caralho.
    E outra, que o grande movimento

    2 replies
  • Micro picture
    polarxenon · over 3 years ago · 1 ponto

    kkkk Eu não consigo comentários nos meus Check-ins, nem nos textos Normais nos Off, nos vídeos do Youtube (não consigo nem views neles kkkk) Sei lá, mas meu caso deve ser diferente mesmo, Eu só devo ser chato! Então n sei como comentar

    3 replies
  • Micro picture
    sergiotecnico · over 3 years ago · 1 ponto

    Vamos lá @netobtu. Eu concordo com o que você escreveu. Sobre como a rede é/está e como o conteúdo escrito perde cada vez mais público.
    Porém, enquanto você vê isso como um problema, eu vejo isso como algo natural.
    Salvo raras exceções, como este texto/desabafo eu não leio textos grandes. Não é por não gostar de ler. Afinal isso faz parte do nosso dia a dia, eu leio muita coisa durante o dia todo, seja relacionadas ao trabalho, sejam notícias ou outras coisas na internet, mas apenas quando é necessário/indispensável.
    No caso de críticas de jogos, por exemplo, eu não tenho paciência de ler. No que diz respeito a jogos, eu preciso de um conteúdo mais completo, que apenas em texto/imagens não é possível. Eu quero saber a sua opinião sobre determinado jogo, mas quero saber enquanto vejo o jogo rodando, quando você fala das qualidades ou dos defeitos do jogo, eu quero vê-los em ação.
    Na minha opinião a leitura/escrita vai continuar sendo indispensável tanto no nosso dia a dia quanto na mídia de entretenimento, mas em formatos específicos como roteiros e livros. Eu acho que noticiar/analisar em texto já não é mais tão eficiente. Era no passado quando a tecnologia ainda não estava tão avançada, hoje em dia um vídeo traz todo o conteúdo de um texto porém de forma muito mais rica, com muito mais conteúdo.
    Enfim, apenas quis expor minha opinião.

    1 reply
  • Micro picture
    bub · over 3 years ago · 1 ponto

    Não vou ler esse texto, muito grande

    2 replies
  • Micro picture
    bub · over 3 years ago · 1 ponto

    Alvanista sempre foi assim, so que antes era menos. Depois que eu e uma par de gente cansamos e caimos fora proliferou mais.

    4 replies
  • Micro picture
    roberto_noir_5 · over 3 years ago · 1 ponto

    Concordo com o seu post. Confesso que fico pouco tempo aqui (antes ficava mais) e agora volto, depois de quase um mês sem acessar. O que me chamou a atenção aqui foi o fato de eu poder ler a resenha de games feitas pelo pessoal e ver as notas dos mesmos: isso é útil quando você tem dúvida na hora de comprar um game novo.Interessante também aqui é você tirar dúvidas sobre aspectos relacionados aos games e comentar nos check-ins do pessoal, comentando as impressões dos mesmos. Confesso que eu poderia ser mais ativo aqui mas também não há um estímulo: aqui é muito parado, não é como no meu Facebook, onde sempre as pessoas estão compartilhando e escrevendo coisas interessantes, dignas de comentários. Tudo bem, aqui o tema é mais restrito mas não é desculpa pra não se movimentar ou escrever algo.

  • Micro picture
    fredson · over 3 years ago · 1 ponto

    Eu achava que o jogadorpensante era da @marasousa. D: Conheci ela numa comunidade de Tomb Raider no orkut a uns 12 anos atrás, e já li publicações dela nesse site a muito tempo atrás. Que mundo pequeno. XD
    Btw... eu procuro não me "entristecer" com nada, a tendência da internet é essa, gerações vão surgindo, coisas novas vão surgindo, eu só ativo meu "filtro". Sigo só quem acho interessante, e se alguém começa a me incomodar com excesso de postagens de "zoeira" ou outra coisa qualquer que me incomode, simplesmente dou unfollow e pronto.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...