2015-11-11 20:01:24 -0200 2015-11-11 20:01:24 -0200
netobtu João Paulo Bonome Neto

Jogador Mimado

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Se levarmos a palavra videogame ao pé da letra e a dividirmos em seus dois componentes, temos vídeo e jogo. Vamos deixar nesse artigo um pouquinho do design de jogos de lado e falar sobre o componente de vídeo, ou seja, os visuais.

Estamos em uma época de intensa “guerra de consoles”. É só olhar pela internet: grupos de discussão se dividem em cinco: aqueles que preferem o Playstation, aqueles que preferem o Xbox, aqueles que preferem o Wii U, aqueles que preferem o PC e aqueles que não têm preferência fervorosa, e jogam em qualquer lugar.

Guerra de consoles não é algo novo. Ela vem desde lá o final dos anos 80, com a disputa entre Sega e Nintendo, basicamente. Quem não se lembra, pode procurar aí, que até as próprias empresas duelavam em publicidade. A Sega respondia a líder Nintendo com termos como Blast Processing e tinha um slogan de “Sega does what Nintendon’t” (“Sega faz o que a Nintendo não faz”). Ali já tínhamos os istas se formando. Só que havia um motivo um pouco diferente para essa guerra: os consoles eram muito diferentes. Nem falo de poderio, porque se equiparavam, com um se sobressaindo de um lado, e o outro de outro. Falo mais dos jogos mesmo, até mesmo os multiplataformas eram diferentes. Eram dois consoles muito distintos! Pegue as versões de Aladdin para ambos os consoles e verá, e esse é só um dos casos.

Hoje temos praticamente a mesma guerra, mas que é lutada com armas diferentes: primariamente, fala-se de exclusivos, tanto em quantidade quanto em qualidade. Se determinado console está perdendo a guerra, logo surge um soldado (conhecido como ista) bradando que este console pode estar perdendo agora, mas tem um futuro promissor, ou lançou um jogo com uma nota maior do que os exclusivos do outro console no Metacritic (site que agrega análises da imprensa e de jogadores comuns). Depois, vem discussão sobre gráficos, ou seja, visuais.

Não é novidade, isso vem desde, pelo menos, a época do Playstation 2, Xbox e Game Cube. A concorrência estreitando cada vez mais, a entrada de uma nova empresa no ramo, jogos que eram mais bonitos em um console do que nos outros, tudo isso deixava a coisa mais incendiada.

E aí chegamos a hoje, com análises intrincadas da DigitalFoundry (e de outros canais do Youtube e sites) sobre a performance e os visuais. Um dos maiores lançamentos do ano, Fallout 4, veio com gráficos, digamos, modestos para a geração, e com graves problemas de performance em todas as plataformas, até mesmo no poderoso PC, que normalmente roda os jogos da Bethesda com os pés nas costas, enquanto os consoles sempre sofreram com uma otimização ruim por parte da empresa.

E aí, para onde olhamos, vemos dois extremos na briga: de um lado, um grupo que insiste que gráficos não importam, e nem mesmo alguns problemas de performance, o que importa é a diversão; do outro, um grupo que insiste que gráficos ruins torna o jogo ruim também, e que alguns problemas de performance são a morte do jogo.

Será que é assim mesmo a coisa? Para qual lado devemos pender?

O avanço da informação pela internet traz mais sabichões para todos os meios. Política, negócios, economia, filmes e até mesmo os videogames. Lembrem-se de que essa área é povoada por pessoas que gostam de se aprofundar no assunto, mas que às vezes acabam ficando muito, mas muito chatas. Eu mesmo me acho um cara chato com videogames. Seja pela idade, ou por escrever artigos e análises, acabei virando um cara que se diverte mais jogando uma segunda vez do que a primeira, onde minha cabeça fica analisando cada canto da coisa que está acontecendo. Vira burocracia, e justamente aí que temos que ficar atentos.

Lembram-se de que citei a DigitalFoundry? Pois é, esses vídeos são usados por todos os lados dessa guerra de console para afirmarem alguma coisa. “Veja só, o Fallout 4 chega a 0 FPS em determinados pontos do jogo, injogável!”, ao passo em que a defesa vem a galope “Mas no PS4 fica a 23 FPS nos tiroteios, veja no vídeo, prefiro o jogo dar engasgos em determinada parte do que rodando feito uma apresentação de slides na hora de dar tiro!”. Pior ainda quando chega um pessoal falando “mas você viu ali as sombras não renderizaram”, “o HBAO+ está ausente em determinada cena”, “as nuvens parecem de algodão”… meu Deus, por que estamos assim tão chatos e críticos? Será que é impossível nos divertirmos? O 0 fps acontece ocasionalmente, em momentos em que o jogo está renderizando, os 23 fps não acontecem em todo tiroteio… mas esses vídeos querem justamente isso: que você discuta, à exaustão, os aspectos técnicos, que espalhe ele para seus amigos, para que ganhe mais e mais visualizações. Claro que essas coisas merecem críticas para a desenvolvedora produzir patches e, se possível, não lançar um futuro jogo com tais problemas, mas estou vendo algumas pessoas reduzirem o jogo a basicamente isso em suas discussões, desde que tal vídeo da DigitalFoundry foi lançado. E não é algo exclusivo de Fallout 4, ocorre com basicamente qualquer jogo.

Veja bem, eu acho o trabalho da DigitalFoundry muito, mas muito importante e sério, e também acho o agregador Metacritic excelente para nos dar uma boa base das notas e vereditos das análises . Só que eles são usados de uma maneira muito boba pelos jogadores. Mas aí, para coroar a discussão, vai ter um que vai chegar e dizer “mas que burrice, jogavamos com gráficos pixelados no NES e vocês reclamando de gráfico?”. E esse é o outro extremo que queria mostrar: isso de achar que reclamar de gráficos é uma bobagem completa, só porque há 30 anos jogávamos em 8 bits, e hoje os PCs já chegam a resoluções 4K.

O videogame, como qualquer outra tecnologia, evolui. Se não tivéssemos evolução gráfica, provavelmente não conseguiríamos várias inovações para o gameplay. O advento do 3D, por exemplo, é uma evolução gráfica, e mudou nossa maneira de jogar completamente. Com maiores resoluções e poder de hardware nos consoles e PCs, podemos enxergar mais longe nos jogos, subir alturas inimagináveis e continuar enxergando o chão… portanto, o outro extremo é ainda mais tolo: não é porque há 30 anos jogávamos NES que hoje é proibido criticar os visuais de um jogo da oitava geração de consoles.

Essa era de extremos está acirrada e estamos cada vez mais enjoados e mimados por esses sites que sensacionalizam ou que, ao menos, botam lenha na fogueira nessa guerra de consoles. Temos cada vez mais acesso à informação, e ela nos consome de uma maneira que regurgitamos de volta tudo o que lemos por puro despeito. Temos pessoas que comemoram quando um jogo multiplataforma não roda bem em um console fora de sua preferência. Será que estamos doentes? Por que iríamos querer que um jogo rode mal no console que nossos amigos e parentes têm? Que ideia! E nem estou falando de pessoas que fazem isso na brincadeira, tem gente que leva isso tão a sério que é lamentável.

Estamos mimados, verdade seja dita. Pelos sites, por desenvolvedores, pelos nossos consoles. No fim das contas, é claro que os gráficos importam, porque são parte da evolução natural da tecnologia, mas são eles tão importantes ao ponto de vermos indivíduos desistindo de jogar determinado jogo porque ele aparentemente não está nos altos padrões estabelecidos pela pessoa? No fim, a diversão e o gameplay são o que mais importam? Sim, com toda certeza, mas um pouco de senso crítico é necessário para ver que os gráficos importam, mas devemos ser um bom tanto menos críticos para conseguirmos ver que o jogo não é formado somente pelos seus visuais, também.

Discutir performance, gráficos… tudo isso é super válido, mas quando nos tornamos um chatos, sem olhar para o jogo que está sendo traduzido por essas imagens… fica difícil sair alguma conversa realmente construtiva.

Sejamos menos mimados. Eu sou um cara chato com videogames, mas tento, a todo custo, não ser, e curtir de boa tudo o que me surge. Deixe de lado essas avaliações técnicas que, no final das contas, 90% dos jogadores não entendem direito e que, sem as barrinhas e o computador que analisa cada imagem renderizada, de nada servem. Afinal, enquanto você reclama e ri, outro, que jogou e gostou, está jogando, se divertindo, zerando, pegando todos os trofeus e conquistas, jogando online… quem será que é o mais esperto daí?

(teve gente que perdeu um jogão porque achou os gráficos ultrapassados em Dishonored)

Comente também em nosso site:

http://jogadorpensante.com/2015/11/11/consciencia-gamer-jogador-mimado/

Fallout 4

Platform: Playstation 4
713 Players
289 Check-ins

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    firerockbird · almost 4 years ago · 4 pontos

    guerra de fanboys é a maior perda de tempo que existe,ao invés de aprenderem a respeitar a plataforma do outro,ficam desperdiçando seu tempo com ofensas e xingamentos,no final das contas,essa guerra só é entre eles,pois tenho visto muito que as empresas se respeitam sem falsidade,e então,se empresas diferentes se respeitam,porque uma caralhada de manés que fazem briguinhas sem rumo também não.

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    juninhonash · almost 4 years ago · 3 pontos

    Concordo em gênero, número e grau.

    Na boa, não ligo se o gráfico é feio e se tem quedas assim e assado, se mudou demais ou repetiu a fórmula. Desde que seja bom, ótimo.

    Tanto é, que eu só analiso o jogo depois que eu termino, eu NUNCA tento ser "imparcial" ou seguir padrões de notas, eu pego e escrevo e dou nota com base no feeling que eu senti sem ser técnico demais justamente pra evitar esse tipo de "chatice" para comigo mesmo.

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    fpsdungeon · almost 4 years ago · 3 pontos

    Tem um ditado que diz que "quem se define se limita" e é exatamente isso que eu acho de quem fica defendendo plataforma X ou Y. Todas tem vantagens e desvantagens, as pessoas tem que aprender isso de forma saudável. Eu e boa parte dos meus amigos aqui da cidade praticamente sempre tivemos um console na sala e um PC no quarto, então isso foi muito bom pra gente porque conseguimos apontar o lado bom e ruim de um ou outro e até fazer piadas sem nem ligar. Essas empresas tão cagando pra guerrinha dos istas. Ficam jogando dinheiro pro alto e rindo da cara deles, porque é isso que elas querem e o pessoal cai que nem patinho.

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    msvalle · almost 4 years ago · 2 pontos

    Excelente artigo! Parabéns pela lucidez em abordar o estado em que (infelizmente) as coisas estão. Incrível como facilmente a gente esquece do principal fator de qualquer jogo: a diversão.

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    matheusps92 · almost 4 years ago · 2 pontos

    "Afinal, enquanto você reclama e ri, outro, que jogou e gostou, está jogando, se divertindo, zerando, pegando todos os trofeus e conquistas, jogando online… quem será que é o mais esperto daí?" Você merece um prêmio Nobel depois dessa frase o/

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    ghostsnakin · almost 4 years ago · 2 pontos

    Ótimo artigo. Eu vejo esse tipo de coisa o tempo todo. As pessoas estão reclamando demais por pouca coisa. A mesma pessoa que hoje reclama de taxa de quadros a alguns anos nem sabia o que isso significava e por qualquer probleminha ou besteira deixa de aproveitar o jogo. O watchdogs é um exemplo disso. Apesar de não ser um goty da vida ele é um jogo muito bom. Ele só foi odiado por não ter apresentado o gráfico "revolucionário" das propagandas e as pessoas mal se importaram com se o jogo era divertido ou não.

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    seta · almost 4 years ago · 2 pontos

    Show demais seu texto. Muito bem escrito e bem raciocinado! Coisa que tá faltando hoje em dia.

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    katsuragi · almost 4 years ago · 2 pontos

    Eu mando tudo pro espaço. Se o jogo em interessar eu jogo e me divirto até demais, ele tendo gráfico bom ou não. Hell, eu sou saudosista até demais quanto a certas coisas. Gráficos não me importam e nunca vão, guerras de console é algo mais idiota ainda. Eu pego o que me tiver mais interessante em termos de lançamentos, mas obviamente pegarei outros, as vezes apenas por 1 jogo específico, não ligo.
    Videogame é para jogar e a ae divertir, não para ficar achando defeito. Sim, é legal poder ter um jogo bonitão, mas isso nunca, JAMAIS deveria ser prioridade. A diversão tem de ser.

    No momento que um jogo tiver a capacidade gráfica como objetivo, e não a diversão em si, o mercado vai estar mais danado do que já anda.
    É sempre bom lembrar que tudo iniciou-se de meros pixels.

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    lica · almost 4 years ago · 2 pontos

    Acho que é isso mesmo, a galera está doente... =/

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