2018-03-19 21:32:59 -0300 2018-03-19 21:32:59 -0300

A cronologia histórica de Assassin's Creed (até 2018)

Single 3611894 featured image

Atendendo ao @leandro, que me perguntou sobre a linha do tempo das histórias na franquia, os AC tem duas cronologias, que são a de lançamento e da lore dos jogos, sendo essa segunda a mais confusa, porque tem muitas idas e vindas tanto ao passado quanto ao presente e quem for seguir a história, a ordem é essa ai:

1º - AC Origins (2017): mostra como surgiu a irmandade em 49 a.C no Egito, com os hidden ones , que no futuro se tornariam os assassinos.

2º - AC1 - Altair Chronicles (2008): apesar de ter saído depois do AC1, esse exclusivo de portáteis retrocede ao ano de 1090 e traz algumas missões do Altair que são um tipo de prequel dos fatos do AC1.

3º - AC1 (2007): mostra a época das cruzadas no passado e o começo da saga do Desmond no presente, já que oficialmente esse é o primeiro lançamento. 

4º - AC Bloodlines (2009): é um exclusivo de portáteis que aparentemente não é dos mais relevantes, mas é nele que fazem uma revelação importante sobre a linhagem do Altair.

5º - AC2 (2009): começo da trilogia do Ezio, que se passa na Renascença no passado e, no presente, já é o segundo capítulo da saga do Desmond na Abstergo. 

Tem ligação com o Origins também, pelas missões das tumbas de assassinos, que inclui uma referência à Amunet, que é a líder dos Hidden Ones no Egito antigo.

6º - AC2 Discovery (2009): outro exclusivo de portátil em 2.5D, que tem o Ezio como titular e que se passa na mesma época e lugar em que a história do filme do AC, já que a missão aqui é eliminar aliados do Rodrigo Bórgia na Espanha, em plena Inquisição, em 1492.

==> Assassin's Creed - O filme (2017): no passado, a história também se desenrola em 1492, na Inquisição Espanhola, mas com outro personagem não canônico nos jogos que é o Aguillar e no presente ele tem uma ligação remota com o Origins, já que a nova diretora da Abstergo é a Sofia Rikkin, que é personagem do filme e tem ligação com a Layla, a protagonista do presente no Origins.

7º - AC Brotherhood (2010): se passa em Roma na Renascença, sendo continuação direta do AC2 e é o terceiro capítulo do Desmond no presente. 

 E o detalhe é que o ACB é o que tem mais ligação com as infos do Origins no passado, especialmente nas partes do Júlio César e do Brutus.

8º - AC Revelations (2011): esse é o último capítulo da saga do Ezio, que se passa em Constantinopla, uns 4 anos depois do final do ACB e encerra tanto a história dele quanto a do Altair na franquia e é o penúltimo do Desmond no presente, onde ele também encontra o Clay, que foi o subject 16, antecessor dele na Abstergo. 

Da Ezio trilogy, esse é com certeza o mais fraco e o primeiro que chegou com problemas de bugs e precisou de uns bons gigabytes de patches pra melhorar o jogo.

9º - AC4: Black Flag (2013): apesar de ter sido lançado logo depois do AC3 de 2012, a história do AC4 se passa bem antes, por volta de 1719, na era de ouro da pirataria, com o Edward Kenway, nosso glorioso Ed Manguaça, que é o pai do Haytham e o avô do Connor... 

Foi a partir daqui que a franquia acabou indo mais pro lado de jogo de ação genérico, já que a história dele foge lá do início da franquia e quem nunca jogou nada antes, pode ir direto pro Black Flag, porque é o que tem menos referências ao passado do credo.

10º - AC Freedom Cry (2013): ele saiu como dlc do AC4, mas depois virou standalone e tem o Adewale como titular, sendo que ele foi parceiro do Ed na época da pirataria e depois seguiu seu rumo próprio. Esse tem ligação direta com o AC4, com o Rogue e também umas referências do Liberation nele.

11º - AC Rogue (2014): Esse era exclusivo de ps3/x360, mas depois foi pro pc e ganhou um remaster agora em março (2018) e a história se passa entre o final da Era de Ouro da pirataria e o início da Revolução Americana, com o Shay Cormac de protagonista, que era um assassino e discípulo do Achilles, que deixou a ordem e virou templário.

O Rogue é meio complicado de situar na cronologia, porque ele pega um período bem longo, começando uns 20 anos antes do AC3 (lá pra 1758) e vai até o início do Unity em 1776, tanto que tem um spoiler enorme do Unity nele, e por isso é recomendável jogar primeiro a história do Arno, pra depois ir para a do Shay Cormac, já que tem um momento em que as histórias dos dois se encontram e ai quem joga o Rogue primeiro, meio que perde o suspense, já quem jogar o Unity antes, ai vai ter até um mindblow bem no final do Rogue...

12º - AC Liberation (2012): esse também era exclusivo do Vita, mas depois foi pra outras plataformas e a história dele fica entre o meio do Rogue e o AC3. 

Nele é a Aveline a protagonista e ela foge um pouco da linha da saga americana que é do AC3/Rogue e AC4, porque a história dela se passa no sul dos Eua e fica mais restrita aos movimentos abolicionistas das colônias francesas do sul. Mas, há partes da história do Liberation que tem ligação com o Rogue e também com o AC3, tanto que tem até uma missão do Connor e da Aveline juntos...

13º - AC3 (2012): esse foi lançado depois do AC Revelations, mas a história dos posteriores como AC4, Rogue e Liberation dá uma volta enorme até chegar nele, já que o Connor é filho do Haytham, neto do Ed, discípulo do Achilles, e ainda é brother da Aveline e ainda tem a parte do presente onde encerraram a saga do Desmond. 

E depois do Desmond teve uma lacuna enorme no presente, que só só foi ter outro protagonista que não era um genérico em 1ª pessoa, com a Layla no Origins.

14º - AC Unity (2014): 

Apesar de ter o Arno como protagonista na Revolução Francesa em 1789, ele é contemporâneo com o final do AC3, já que a história dele começa em 1776 e também tem ligação direta com o Rogue, já que onde a parte do Shay termina, já vai começar a do Arno... 

Na época que o Unity saiu, era tanto bug que estava quase injogável, mas hoje já podem ir sem medo porque resolveu ai uns 95% dos problemas e os que ainda restam são só engraçados mesmo e não atrapalham o jogo mais como antes...

15º - AC Syndicate (2015)

Aqui a história avança pra 1868, uns 78 anos depois do Unity e se passa na Inglaterra, com os irmão Frye como protagonistas, e quase não tem ligação nenhuma com o passado do credo, a não ser umas missões onde os Frye visitam a casa do Edward Kenway em Londres, fazem umas referências ao Reginald Birch ou falam de um artefato que tem ligação lá com o AC2, que é o sudário do Eden, que é só quem destrinchou o database dos anteriores que vai se lembrar que essa é a mesma peça que ficou guardada lá no subterrâneo da Villa Auditore e foi por causa das armadilhas de proteção dela que o tio Mario perdeu um olho e é por ai que vão os eastereggs... 

Esse virou o mais genérico dos AC, tanto que a história inteira dele se passa em 1 ano, apesar de ter uns avanços no tempo com a dlc do Jack the Ripper e com um easteregg do jogo que coloca uma segunda personagem jogável que é a Lydia Frye, neta do Jacob, já no início do século XX...

16º - AC Chronicles China, India e Russia (2015/2016): 

Esses são spinoffs que foram feitos pelo Climax Studio e não a Ubisoft, mas até que eles tem algumas ligações com a história canônica dos AC, como na parte da Shao Jun do China que se passa em 1524, que foi a última discípula do Ezio, tanto que ela aparece também na animação Embers, que é o final real do AC Revelations...

Já o India se passa em 1841 e tem ligação com o Syndicate por causa do Henry Green, que é o mestre assassino de Londres que coordena a ação dos irmãos Frye, já que ele é filho do Arbaaz Mir, o protagonista indiano.

O Russia se passa em 1918 e tem como protagonista o Nikolai Orelov, que age na época da Revolução Russa e a ligação que tentaram arrumar com o passado da franquia foi a mais besta possível, tanto que esse ganha fácil como o pior AC já feito, sendo um páreo duro até pro AC3 pelo top 1...

O Nikolai é um personagem que já apareceu antes na franquia, nas hqs The Fall, The Chain e também no Project Legacy e ele tem ligação com o presente, já que ele é ancestral do Daniel Cross, um rival do Desmond na Abstergo...

Pra quem for começar agora, os AC já tem tanta coisa de lore hoje que fica até complicado explicar a cronologia das histórias e se conseguiram encarar o textão até aqui, valeu mesmo pela paciência!!! :-)

(Edit)

Obs.: os jogos mais genéricos pra iOS e Android não foram incluídos na lista porque não são relevantes pra cronologia da franquia.

Assassin's Creed Origins

Plataforma: PC
92 Jogadores
45 Check-ins

130
  • Micro picture
    muser · 1 ano atrás · 5 pontos

    Interessante, é tanta coisa que tem em AC hoje em dia que eu nem ligo mais em qual cronologia vou seguir, como não joguei nenhum até agora, qualquer um tá bom pra começar (mas óbvio que irei seguir, pelo menos, a trilogia do Ezio certinho).

    Mas valeu pelo post, foi legal de ler pois além de aprender mais sobre a franquia aprende mais também sobre história, ainda mais jogando os games :-)

    1 resposta
  • Micro picture
  • Micro picture
    darleysantos676 · 12 meses atrás · 3 pontos

    Ótimo resumo da franquia!

    1 resposta
  • Micro picture
    darlanfagundes · 12 meses atrás · 3 pontos

    @thecriticgames quero encomendar um artigo semelhante a esse aqui com a série Castlevania, vi que vc jogou diversos jogos da série e estou precisando começar a jogar...faz um aí pra gente! Rsrsrrs

    8 respostas
  • Micro picture
    kess · 11 meses atrás · 3 pontos

    O foda é saber que a coisa não tá planejada desde início, muita gente coloca a mão, e acabam fazendo uma baderna, por falta de várias coisas, desde alguém comandando a história por trás até desenvolvedoras forçando a mão para sair cada vez mais jogos.

    1 resposta
  • Micro picture
    ascendase · 1 ano atrás · 5 pontos

    FEATURED NESSE POST JÁ!!!!!!

    12 respostas
  • Micro picture
    artigos · 1 ano atrás · 5 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

    2 respostas
  • Micro picture
    kurukenway · 1 ano atrás · 4 pontos

    Belo post. Ctz q vou voltar mais tarde pra ler tudo com calma, agr preciso dormir.

    Mas o @legendoflisboa tb fez uma linha do tempo, só q sem descrição e envolvendo tudo da franquia e ao q parece mantém atualizada, n tenho ctz. Sei q estava até o fim de 2014.

    http://alvanista.com/legendoflisboa/posts/2655096-linha-do-tempo-de-assassin-s-creed/comments/1694313

    8 respostas
  • Micro picture
    lipherus · 1 ano atrás · 4 pontos

    Ta aí uma confusão que agora ficou mais esclarecida, excelente postagem @natnitro!

    1 resposta
  • Micro picture
    zefie · 1 ano atrás · 4 pontos

    Abri o post de curiosidade e só consegui parar de ler quando acabou, muito bom mesmo :)
    Uma boa parte daí eu já sabia por causa dos livros, mas me refresca a memória: qual segredo da linhagem do Altair é revelado no Bloodlines mesmo? xD

    Also, tem algum lugar que conta a história do Desmond inteira? Ele é o único que eu não sei nada, já que ele nunca é citado nos livros e eu não joguei muito dos antigos (só o AC1 até a terceira cidade, antes de enjoar).

    3 respostas
  • Micro picture
    gradash · 1 ano atrás · 4 pontos

    Interessante, então voltou a ter a história no futuro no Origins, depois do Unity eu larguei AC e fiquei mais interessado agora.

    2 respostas
  • Micro picture
    bonline · 1 ano atrás · 4 pontos

    Belo post, parabéns.

    1 resposta
  • Micro picture
    darlanfagundes · 12 meses atrás · 4 pontos

    Opa, acho que agora eu vou jogar isso...uheuehuehue

    1 resposta
  • Micro picture
    rvca · 11 meses atrás · 2 pontos

    Essa franquia <3

  • Micro picture
    dartsmiller_kor · 6 meses atrás · 2 pontos

    natnitro se no AC1 Altair é considerado fundador da "Ordem dos assassinos" como AC: Origins e a "origem da ordem" ? (ainda não joguei AC Origins, só joguei AC1,2,3 ACB,ACR) como você acha que o proximo jogo que estar por vir (Odyssei) vai se encaixar na cronologia ? (antes, depois ou "durante" AC origins)

    4 respostas
  • Micro picture
    bellaalves · 1 ano atrás · 3 pontos

    Excelente post!! Tá de parabéns @natnitro :D

    1 resposta
  • Micro picture
    carlossantana1701 · 1 ano atrás · 3 pontos

    Muito bom mano, parabéns

    1 resposta
  • Micro picture
    manopanco · 1 ano atrás · 3 pontos

    Pow que post perfeito mano, tá de parabéns!

    1 resposta
  • Micro picture
    leandro · 1 ano atrás · 3 pontos

    Olha, que espetáculo de artigo. Isso vai me ajudar e muito a seguir jogando a serie. E já revelou um parte ali, sobre qual jogar, depois da Saga Ézio. Eu jurava que seria o AC 3, ate por não esta por dentro dessa cronologia ( e ainda mais por eu não ter esse jogo e sim o Black Flag ). Então já posso ate começar a jogar. No mais parabéns, mais uma vez, @natnitro. Tremendo trabalho

    1 resposta
  • Micro picture
    salvianosilva · 1 ano atrás · 3 pontos

    Excelente post @natnitro :)

    1 resposta
  • Micro picture
    rogeriom · 9 meses atrás · 1 ponto

    eu ja havia jogado o AC1, AC2, ACB, AC4 e o ACS... mas nunca fui ate o fim com nenhum
    agora to jogando o AC3 e assim que zerar, irei jogar o ACR e depois o ACU.

    1 resposta
  • Micro picture
    menkay · 2 meses atrás · 1 ponto

    E o Odsey?

    1 resposta
Continuar lendo &rarr; Reduzir &larr;
Carregando...