2015-07-17 15:52:45 -0300 2015-07-17 15:52:45 -0300

Pirataria X Originais

Single 3116875 featured image

Fala galera do Alva,

Estou trazendo mais uma grande polêmica que gira até hoje depois do BUM da Internet nos dias de hoje.

Com altas velocidades que as operadoras oferecem, e outros serviços de armazenamento online que apresentam até os dias de hoje, 4shared, Mega, Uploaded, Mega Fire, serviços P2P ou Torrent como a maioria conhece.


Isso favoreceu um grande mercado que reina até hoje em vários setores do mundo: a Pirataria.

A pirataria vem desde a época do Nintendinho e Master System, com cartuchos no qual vem com vários jogos instalados.

Aqui a crianças tiveram aquele cartucho que vem com 50 jogos em 1, 100 jogos em 1, fora títulos que você nunca veria porque está nas terras nipônicas.

Este tipo de mercado cresceu muito, e muitas pessoas utilizam este meio para se beneficiar, e com isso não gastar muito.

Agora lanço a grande pergunta para todos:

Qual a vantagem em utilizar um jogo baixado da internet (pirataria)?

Qual a vantagem em utilizar um jogo original?

Pirataria

Este meio beneficiou várias pessoas, muitas pessoas ganharam muita grana com este tipo de prática, como também várias pessoas economizaram uma grana.

Vivenciei a era NES e Master System, SNES e Mega Drive, mas não cheguei a ver muita pirataria em cima destes consoles como vejo hoje em dia. Na era 32 bits PlayStation e Saturn, o começo da pirataria iniciou.

Mas o marco maior da pirataria que vivenciei e fui acompanhando e adquiri muitos produtos foi na era 128 bits com PlayStation 2 e XBox, Nintendo Game Cube ganhou um destravamento mas já estava quase no seu fim da vida útil dele, mas muitos beneficiaram e compraram horrores de jogos.

Vantagem que vi, possui um PlayStation 2 com destravamento Magic 3.1, como tinha feito um acordo da empresa, acabei pegando a rescisão do trabalho, paguei um curso de Técnico de Informática (ainda me pergunto porque fiz isso), e com o que sobrou, comprei um PlayStation 2.

Como estava com pouca grana, só no seguro desemprego, então vamos economizar.

Com acesso a Santa Efigênia, lar da informática e outras coisas que você só consegue lá (se você não consegue, só correr na Galeria Pagé que acha), fui diversas vezes comprar jogos Prensados (aqueles que pareciam originais), e com isso criei uma boa coleção dos jogos para meu novo console.

O bom, que os jogos lançamentos e as novidades, comprei na bagatela de 10 reais cada, depois anos mais tarde 3 por 10 reais, e nem mídia prensada era mais, era escrito a caneta de CD/DVD.

Mas percebi que com o tempo essas mídias acabavam com o leitor do aparelho, o que começava os problemas no videogame.

Virar o videogame de lado, cabeça para baixo, até o leitor não ler mais as mídias, fora o grande esforço que você faz para que ele leia o bendito jogo.

Uma outra grande desvantagem na pirataria, não era só os problemas de leitor do videogame, mas o grande número de jogos que você acabava adquirindo.

Muitos acabavam tendo mais de 200 jogos para o console, e nem ao menos 10% daqueles jogos você finalizava. E o pior, você ficava muito entretido, que quando colocava aquele jogo que tanto queria ver e jogar, ele não rodava no videogame.

Outra grande parte da pirataria, o beneficio é também em especial jogos de PC.

Muitas das pessoas acabam montando PC’s parrudos, só para jogar aquele jogo que viu, que está em lançamento.

Eles acabam utilizando o meio de programas P2P, torrents, para buscar e baixar os jogos, ai instala no pc e começa a diversão.

Muitas das vezes, a pessoa nem tem o pc para rodar, mas o cara insiste, deixando tudo no talo, uso de processador e memória.

Originais

Comecei a adquirir jogos originais, na era do PlayStation 3, isso depois de 3 anos de vida do PS3, comecei adquirindo jogos já lançados onde o preço estava muito em conta (sério comprei o PES2010 por 30 reais xD).

As novidades que saiam para o videogame não chegava a comprar por conta dos preços absurdos R$ 179,90, R$250,00 ou outros valores que meu bolso chorava.

Outro fator que ajudou em aquisição de jogos originais, é o fator PSN Plus e Live Gold, onde as próprias produtoras começaram a dar de graça jogos mês a mês, diminuindo o custo e apresentando promoções para quem tem esta conta especial.


No mundo dos PC’s a pirataria também reina, e tem uma força maior, muitas pessoas acabam utilizando de sites Torrents para poder baixar aquele jogo novidade, e colocar para rodar em seu pc.

Só que uma grande empresa que disponibiliza Games para PC’s, Steam.

Com uma grande variedade de jogos disponíveis para download, vem com grandes promoções em certos momentos do Ano para apenas arrancar seu dinheirinho e aproveitar e baixar os jogos que tanto quer ter.

Como meu amigo Syao disse uma vez, a Steam é igual a Pokémon, temos que pegar todos...x__X

E vocês galera, qual que vocês estão optando, Pirataria ou Original?

Diga nos comentários sua opinião.

@armkng

Pokemon Colosseum

Platform: Gamecube
789 Players
8 Check-ins

91
  • Micro picture
    xualexandre · over 4 years ago · 4 pontos

    Queria falar tb, quem em um passado, eu era o cara da cidade que vendia jogo de 360 e desbloqueava os consoles tb.

    4 replies
  • Micro picture
    juninhonash · over 4 years ago · 4 pontos

    Não sou contra e nem a favor, acho que infelizmente pra países como Brasil, onde ganhar 780 reais por mês tendo família ou gastos pessoais como roupas, alimento, etc, é MUITO complicado dar 100 reais num jogo original, imagina 250?

    Então, eu não condeno quem pirateia jogos, até porque eu mesmo pirateio e se pudesse, claro que teria tudo original, lindo, na caixa e com manual, mas não são todos os jogos que valem isso e muito menos é algo que todo mundo pode palpar.

    Eu evito pirataria no PC e não tenho no PS3, mas tenho 360, DS, Wii, PSP, PS1 e PS2 pirata e não me envergonho, infelizmente, em nosso país não é vergonha alguma, mas se fosse lá fora, dependo, até poderia ser uma vergonha.

    34 replies
  • Micro picture
    natali_mew · over 4 years ago · 3 pontos

    Até o PS2 era tudo "genérico", agora to só com original, mas ta ficando difícil com as ultimas altas nos preços, 1 jogo por 250 é complicado

    2 replies
  • Micro picture
    firerockbird · over 4 years ago · 2 pontos

    gosto do original,apesar de ser azarado o suficiente de ter presenciado um jogo original travar,esses infelizes que ousaram isso são mk 9 e gta v do ps3,sinceramente não entendo como uma mídia limpa e 100% original acaba travando.
    nos piratas também acontecia travamento,só que a maioria das vezes era só gravar a outra mídia do jogo que funcionava sem problemas.

    1 reply
  • Micro picture
    sophos · over 4 years ago · 2 pontos

    falando dos consoles de hoje:

    pirataria: jogos antigos, japoneses, mods, traduções.
    jogos originais: a industria só faz jogos pq ha alguem pagando por eles. cada jogo atual pirateado é um roubo não só a empresa como de toda comunidade gamer que terá menos um real circulando para fazer bons jogos. falando de outro modo uma empresa gasta 60 milhoes considerando que vao entrar 60 milhoes. se há menos pessoas pagando ela a) aumenta o preço b) cria formas de ganhar os 60 milheos (microtransações, dlc, etc); c) cria jogos mais baratos. em qualquer que seja o caso o prejuizo é de todos.

  • Micro picture
    xualexandre · over 4 years ago · 2 pontos

    Quando comecei a acompanhar a indústria, por podcasts, sites e tal, e a tomar vergonha na cara, troquei o xbox 360 por um original, e como só jogava um jogo vivi bom tempo assim, até comprar um PC onde compro os jogos que quero jogar, mesmo fora de promoção.

    Uso emuladores no geral, mas nesse caso o existe pouco impacto nas vendas já que os jogos já não são mais vendidos nos retailers. Não enquadraria emuladores em pirataria, já que não temos o pirateiro que tá movimentando o mercado negro criminoso e mafioso, e nem a empresa tá falindo por conta disso, pelo contrário, muitos jogos só existem por conta dos emuladores.

    2 replies
  • Micro picture
    laumiramos · over 4 years ago · 2 pontos

    Comprei muitos jogos pirateados quando tinha o meu PS1 e depois que peguei meu primeiro PC comecei a baixar muitos jogos (tudo bem que era um ano pra baixar, fora os erros que ocorriam quando dava 99,9%), mas, depois que comecei a usar a steam fui entendo e valoriando melhor a industria principalmente por causa dos indie games.

    Mas pirataria geralmente e vista como uma coisa ruim, mas, quem nunca baicou um musica, vídeo, filme, anime . . . e muitos nunca jogariam muitos jogos e nem ouviriam falar se não fosse a pirataria que deu essa oportunidade, por que sinceramente pagar o valor que eram cobrados pelo consoles e os jogos era praticamente impossível e hoje também sinceramente pagar 250 dilmas em um game!?

    Ainda bem que peguei meu PS3 "agora" (que foi o primeiro game que peguei ainda no auge, por que o resto só pegava quando nem lembravam mais o nome do console haha)que tem vários para explorar e com as facilidades que tem hoje como comunidade de troca de jogos é perfeito, claro, se você não é um colecionador ou muito sentimental.

    E na questão sobre o PC, pow steam é o paraíso, em quanto lançamento AAA no console sai por 200 ou mais no steam vem por 99, ou jogos indies que você pode compra por 0,49 centavos e se divertir horrores, foram os jogos free que tem no steam.

    Um coisa que realmente ajuda muito nos consoles são a PSN e a LIVE, junta uma grana pega por ano e seja feliz, ainda não peguei a PSN, mas, pretendo como ando jogando bastante o PS3 agora e deixando o note mais pra trabalhos e claro, filmes, series . . . P2P HURRA! haha

    Há males que vem para o bem ^^

    Mas questão de jogos tanto no note como no PS3 hoje em dia só estou jogando originais ^^

    1 reply
  • Micro picture
    gogobrasil8 · over 4 years ago · 2 pontos

    como regina casé once said:
    pirataria é crime. mas é mais fácil que ir no japão comprar seu jogo.
    até que Lord Gaben, depois de sete dias, criou a Steam.
    Agora original que ficou mais fácil.
    Isso se você tem 10 reais na conta.
    Obrigado e Longa Vida lord......

    1 reply
  • Micro picture
    lucifeerrgamerpro · over 4 years ago · 2 pontos

    antigamente pros consoles as pirataria valia apena era o bixo , mais hoje em dia nessa nova geração nao vale nada

  • Micro picture
    ronanfalcon · about 4 years ago · 2 pontos

    Amigo, estranhei vc contar sobre a história da pirataria que vc conheceu, mas não falar quase nada do Playstation 1, sendo que ele "reinou" por um tempo bem considerável, tanto quanto o do PS2. Todo mundo que conheço sempre pirateou os CDs, foi curioso vc deixar ele tão de lado na matéria. Claro, foi o que vc vivenciou, mas não me parece que vc viveu rodeado de CDs originais de PS1 tbm.

    Enfim, eu abandonei a pirataria depois da Steam, chegando hoje nos 500+ jogos (que nem jogo, como é de praxe).
    Só recorro à algo pirata se não encontrar pra comprar mesmo - o que não acontece há anos tbm.

    1 reply
  • Micro picture
    louispencer · about 4 years ago · 2 pontos

    Só jogo coisa antiga mesmo, não faz diferença

  • Micro picture
    axlrage · about 4 years ago · 2 pontos

    A mesma polêmica, da 1ª geração de games à 8ª geração, vai ter sempre os que defendem a facilidade cof cof...pirataria e os que defendem a originalidade cof cof capitalismo... Porém acredito que não dá para radicalizar nenhum dos dois lados dessa moeda, o que é fácil pra um pode ser difícil para outro, alguém dizer que "eu compro só original" e abominar quem compra pirata é (pra mim) a mesma coisa que alguém que come "big mac" marginalizar quem come "pão com ovo", por que é muito mais fácil criticar o ato do que tentar entender e não estou defendendo a pirataria ou apoiando quem compra só jogos originais, só acho que os dois tem seus lados positivos e portante deveriam ser no mínimo respeitados. Se um lado o preço tá caro e faz a pessoa comprar o jogo "genérico", quem compra original tem seus benefícios e não precisa "crucificar" quem compra os jogos acessíveis, que é errado, pode até ser, mas existem muitas outras coisas erradas que as pessoas vivem fazendo e não estão se ligando, como por exemplo roubar wi-fi do vizinho. (Felizmente eu troco periodicamente a senha da minha e uso alguns software de encriptação para proteger espertinhos xD) . Enfim, cada um é livre para escolher o que acha que é melhor desde que esteja ciente dos riscos e das consequências.

    2 replies
  • Micro picture
    marcusmatheus · over 4 years ago · 2 pontos

    90% dos meus jogos são piratas e vão continuar assim por muito tempo....

  • Micro picture
    montanaro · over 4 years ago · 2 pontos

    Primeiro, discordo de quem diz que no nosso país não é vergonha nenhuma piratear porque os jogos são caros em relação ao salário, tem muito imposto, etc etc etc. Isso é o mesmo que eu roubar um carro e dizer que no nosso país, com o preço do carro novo, tem que roubar mesmo pra poder ter porque com o salário que ganho nunca conseguiria comprar. É usar a desculpa do coitadismo para justificar uma forma de corrupção do sistema.

    Segundo, há que se definir o que é de fato, pirataria. Ou pelo menos se há diferença entre várias formas "alternativas" de distribuição. Do meu ponto de vista, há um abismo entre comprar 3 jogos por 10 reais, ou 3 filmes por 10 reais, ou coisas do tipo, e baixar esse material de algum site de compartilhamento. Lucrar com a produção alheia é algo que muda muito as coisas. Porque baixar, ou compartilhar com as pessoas, é possibilitar o acesso a quem, de fato, não teria esse acesso de outra forma. Ganhar dinheiro com isso é outra história.

    Legalmente (e isso eu falo com tranquilidade porque me vejo diante disso todo dia no trampo) ambas são consideras ilegais no Brasil, por uma lei defasada e completamente inadequada. Em outros países, a lei já é mais atualizada. Um escola do Canadá, por exemplo, pode baixar e passar o filme que estiver passando no cinema, ou qualquer outro lugar, de graça, sem nem pedir autorização formal. Simplesmente, pode usar no formato educacional. Por outro lado, aqui no Brasil, se eu quiser passar um Globo Ciência de 1997 que eu vi no Youtube, preciso ligar na Globo, comprar uma cópia em DVD por mais de R$200 e mesmo assim a exibição tem que ser privada, ou seja, não pode ser uma sessão pública para muita gente (e isso já rolou de verdade comigo).

    Mas repito: falar que compra pirata porque no Brasil não dá pra comprar normal é justificar corrupção. Isso não é distante de qualquer outro corrupto que vemos nos jornais todos os dias. E é hipocrisia.

    2 replies
  • Micro picture
    _gustavo · over 4 years ago · 1 ponto

    Eu usei pirata nos consoles, no PC só original da Steam, uplay e afins, acho que pelo fato de trabalhar justamente com manutenção de pc e ter montado o meu peça por peça, você acaba dando mais valor ao equipamento em si, ja que ele te serve como trabalha tb e vc não pode ficar enxendo de porcaria nele, hoje em dia eu não consigo mais jogar nos consoles eu sinto falta de coisas como o chat da steam, tirar prints, enviar para os amigos ver, jogar no pc com games originais é muito mais do que só jogar mesmo

  • Micro picture
    danilodlaker · over 4 years ago · 1 ponto

    Eu não comprei muitos jogos piratas, mas 90% dos jogos que joguei no DS foi tudo no R4 -q
    Hoje eu não compro jogos piratas, mas também não saio gastando dinheiro com qualquer jogo. Sempre pesquiso bem antes de comprar, isso em mídia física, agora em mídia digital se for um jogo que eu tenho vontade de pegar e tiver na promoção eu não penso duas vezes.
    Mas realmente está ficando cada vez mais difícil manter uma coleção de jogos originais :(

  • Micro picture
    hilquias · over 4 years ago · 1 ponto

    http://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/aoz8kgx8pzknypz7z38n.jpg
    os dois, originais na steam e no 3ds, piratas no nintendo wii e videogames antigos

  • Micro picture
    maironw · over 4 years ago · 1 ponto

    Pirateio meu PS2 até hoje (mesmo tendo alguns originais) justamente pela dificuldade de encontrar os jogos.

    Joguei DS pirata a vida toda (mesmo tendo alguns originais) mas não coloco jogos novos nele tem um tempo.

    Quando eu fui pro 3DS, comecei a comprar originais, seguindo pro Wii U.
    Aí comprei um PC daora, mas gastei tanta grana nele que não sobrou pra comprar jogos, me fazendo voltar pra pirataria uhasuha Hoje eu compro jogos que eu realmente quero, e se eu não tenho grana, deixo de jogar. Pirataria é mais pros jogos que eu não tenho certeza se valem a pena.

  • Micro picture
    avmunico · over 4 years ago · 1 ponto

    Bom tema, comecei ha uns 4 anos, migrarbdos "jack" para o mundo legalizado. Nao via diferença ate começar a comprar os games, hoje vejo que os originais tem uma vida mais longa que is piratas, voce explora melhor o game. Comecei com jogos que gostaria de jogar on-line, e nao parei mais. Hoje vejo o quanto sofria pra fazer o game rodar com crack e bla bla bla. Indo alem hoje ate as musicas sao legais, assino o Deezer e acho a ferramenta excelente...

    1 reply
  • Micro picture
    lima · over 4 years ago · 1 ponto

    Pratico os dois. Ao mesmo tempo que compro jogos originais pra PS3, na Steam e assino serviços de streaming como Netflix, Crunchyroll e Spotify, também baixo filmes, músicas e jogos piratas.

    2 replies
  • Micro picture
    fpsdungeon · over 4 years ago · 1 ponto

    Pirataria é e sempre vai ser um assunto complexo. Tem gente a favor e contra. No meu caso eu pirateei quando era mais novo e não tinha condição de pagar por todos os jogos. Só comprava original quando era agum que eu queria jogar o multiplayer ou quando tinha algum dinheirinho sobrando. Mas prometi a mim mesmo que todo jogo que zerei pirata iria comprar quando tivesse um trabalho decente e hoje em dia eu vivo essa promessa. Acho essa prática válida em casos como o meu, em que a pessoa não compraria o jogo de qualquer forma e em casos que a pessoa quer baixar pra jogar o pirata como uma demo, pra ver se vale ou não a pena comprar original. Pois jogos estão cada vez mais caros e não dá pra ficar comprando qualquer coisa sem saber se ele realmente vale o teu dinheiro.
    Mas hoje em dia é muito mais tranquilo que antigamente de se comprar originais. Temos as Sales constantes da Steam e a PSN e Live também estão começando a seguir essa tendência.

    1 reply
  • Micro picture
    seufi · over 4 years ago · 1 ponto

    Eu também joguei a vida útil de meu psx e ps2 todo na pirataria, pelo preço e depois pela dificuldade de achar os jogos originais onde moro. Por fim, adquiri um ps3, meio que no ranço da pirataria do 2. No fim, ele que era minha principal plataforma, acabou se tornando ports de emuladores e jogos antigos, e devo deixá-lo assim mesmo. Jogo mais jogos multiplayer, e são a maior parte deles antigos, como emulados de SNES e arcade. Hoje, mudei minha plataforma principal para a steam, por conta do preço. Continuo sem poder comprar jogos muito caros, especialmente lançamentos, mas já não pirateio no pc. Se não tenho como comprar, espero promoção para depois jogar. Mais digno, limpo e não prejudica ninguém. E quanto ao PS3, bem, andei pensando em des-desbloqueá-lo.... mas pelo que vi não compensa: os preços ainda são pouco convidativos - e o pior. A retrocompatibilidade é zero, ao passo que enquanto desbloqueado consigo rodar qualquer coisa antiga. Procuro me redimir comprando jogos que gostei muito e pirateei na época do PSx e PS2, mesmo que não volte a jogá-los. E convenhamos: piratear jogos de pc, hoje, é mt besteira...

    1 reply
  • Micro picture
    ralphdro · over 4 years ago · 1 ponto

    Lembro que só comprava jogo pirata no meu PS1 e 2,mas quando chegou o 3 só compro original,mesmo que demore eu economizo para comprar aquele lançamento e coisas do tipo.
    Atualmente eu baixo roms pela internet,para emular consoles antigos,ou que eu não tenho condições de comprar XD

  • Micro picture
    doctorlarry · over 4 years ago · 1 ponto

    Ótimo texto king, eu parei de piratear quando entrei pro steam, os jogos eram simplesmente muito baratos e realmente valiam o preço, além de ajudar o desenvolvedor...

  • Micro picture
    lanzitto · over 4 years ago · 1 ponto

    Quando tive um PSone, comprado no Paraguai, todos meus jogos eram piratas e tinha uma coleção infinita, dos quais não conclui nem 5%. Como tempo acabei dando valor as coisas originais, dvds, cds e hoje com meu PS3 tenho só original em discou ou digital. Acho melhor e até mais bacana para por numa coleção.

    1 reply
  • Micro picture
    mrigonati · over 4 years ago · 1 ponto

    10 Reais num jogo pirata kkkkk se é louco, quando eu tinha o PS2 eu lembro que meu pai pegava um jogo por 5ou até mesmo 2 reais, era loucura.

    2 replies
  • Micro picture
    fernandoluiz88 · over 4 years ago · 1 ponto

    Pra mim na época de PS1, PS2 não compensava ter jogos originais, não existiam atualizações, não se jogava on line e nem tinha uma comunidade por traz. E tinha tempo de sobra pra jogar varios títulos, mas mesmo assim os jogos se acumulavam, eram raros os que eu terminava. Hoje em dia jogo no PC e só pego jogos da steam por vários motivos: Não ter dor de cabeça com crack, crashadas e erros, atualizações automáticas, jogar on line e pra mim até as firulas de troféis, cartas, insígnias contam bastante. Enfim sua uma Bitch da steam hahaha

  • Micro picture
    willbokuma · over 4 years ago · 1 ponto

    Cara eu não critico, mas também não sou a favor, ja comprei muito game pirata que me salvou kkk mas também em alguns anos o meu game deu pt e tals, e também tive muita midia digital o ruim que paguei 170 na midia, o game era Fifa 13... assim em aspectos acho a pirataria boa, mas em outras partes é péssimo, mesma coisa os games originais e tals . ainda prefiro midia pirata, pode zuar o game, mas levara meu entretenimento bem adiante acredito eu!!! ushauhsauhsa

  • Micro picture
    juninhowii360 · over 4 years ago · 1 ponto

    Hj em dia não vejo mais tanta vantagem na pirataria. Compro jogos de 360 originais a 30 - 50 reais. Sem contar que todo mês ganho dois jogos na live com a assinatura. Outra coisa é a valorização de um jogo pirata que é tão inutil quanto a dos jogos digitais. Tenho aqui 50 jogos piratas de Xbox 360 tudo prensado e na caixinha e não consigo vender tudo a míseros 50 reais (1 real por jogo) enquanto no caso do original já vendi vários jogos a esse preço.

  • Micro picture
    eileen · over 4 years ago · 1 ponto

    Sou completamente a favor da pirataria, ainda mais num país de merda como o nosso que é tudo caro.

  • Micro picture
    kevinryman · over 4 years ago · 1 ponto

    Pra que vou comprar original, se ainda lançam jogos da minha franquia favorita, para o meu retro-console "atual". E ainda vem com mais 399 jogos. rç

    https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xat1/v/t1.0-9/11182174_735445629905821_1881357852035355131_n.png?oh=1736182b65101bbcdc0db104ecaffd80&oe=565823CB

    2 replies
  • Micro picture
    manopanco · over 4 years ago · 1 ponto

    Quando entrei no ensino médio é conhecido como o rei pirata pois tinha uns 500Gb de jogos de Pc pirateados até que um dia me apresentaram o Steam. Comecei adquirindo meus jogos originais e logo viciei em comprar, porém tenho tanto jogo que não jogo. Na minha opinião a pirataria para mim serve como uma "demo completa" testo o game e se executar sem problemas eu compro, isso evitou que eu gastasse dinheiro desnecessariamente e fez com que eu adquirisse apenas os games que realmente iria jogar por um bom tempo.

  • Micro picture
    skyliarxd · over 4 years ago · 1 ponto

    Eu tinha um PolyStation e sempre comprei jogos piratas. Os de PS2 eu mesmo que gravo hu3. Jogos de PC só compro se for pra jogar online e ainda do uma olhada no youtube para ver se tem como jogar no Hamachi.

    2 replies
  • Micro picture
    redbomber · over 4 years ago · 1 ponto

    Lembro que o PS2 ja vinha destravado da loja kkkkkkkkkk
    Nunca tive um PS2, mas jogo pirata todo mundo ja teve.

  • Micro picture
    lopesjv · about 4 years ago · 1 ponto

    Vou de pirataria, os jogos são muito caros no brasil e com impostos altissimos incluso.
    Só compro original se realmente tenho condições, ou se trata de algo que tem valores pra mim

  • Micro picture
    kess · over 2 years ago · 1 ponto

    O melhor é o original, (quase) não dá problema, dá grana pros desenvolvedores continuar, mas tem também o caso da pirataria ajudar a conseguir games antigos, que estão sendo vendidos pelos olhos da cara na internet por algum aproveitador, ou até mesmo para conseguir aqueles que são impossíveis de se encontrar no formato original hoje em dia.

  • Micro picture
    renato_arrieta · about 2 years ago · 1 ponto

    top

  • Micro picture
    leohirano · over 4 years ago · 0 pontos

    first

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...