You aren't following narutonpg.

Follow him to keep track of his gaming activities.

Follow

  • bruno Bruno Cavalcante
    2015-02-11 15:13:18 -0200 Thumb picture
    Thumb picture

    Diário Tales of Vesperia #1: Primeiras impressões

    Medium 2993507 featured image

    Tales of Vesperia foi responsável por uma das poucas vezes que eu invejei os donos de um XBOX 360. Como uma ironia do universo, ele só foi traduzido na sua versão para o X360 – os donos de PS3 teriam que ficar assinando petições para traduzirem sua versão também à espera de um milagre.

    Pois bem, o milagre não aconteceu – pelo menos de forma oficial. Me vi em uma encruzilhada: eu desistia de jogá-lo, procurava um X360 ou aprendia japonês e jogava o original. Não tive muito o que pensar: era hora de pegar uns livros emprestados e começar a estudar o idioma do país-mãe dos melhores RPGs da minha vida. Adquiri o jogo pela Play-asia, e estudei cerca de 1 semana (todo dia) para começar a jogar – e tenho continuado os estudos em paralelo. E, valeu a pena. Tales of Vesperia é lindo. Olha só os menus:

    Antes que você, dono de um PS3, possa se animar muito eu tenho que te dizer: o jogo para o PS3 está em japonês. Trouxe esses screenshots em inglês para facilitar o entendimento, só...

    Gameplay

    Se você já é fã da franquia Tales, você sabe o quanto é divertido e imersivo a experiência do jogo. O sistema de batalha é bem ativo (se você ainda não jogou nenhum Tales, pense em Star Ocean) e com um sistema de combo que vai te fazer não enjoar tanto de batalhar monstros no mapa, além de várias outros aspectos interessantes. Curioso? Olha só:

    História, Personagens

    Estou só com 5 horas, difícil falar muita coisa disso. Mas, posso falar que o character design dos personagens é excepcional, como já é de costume (quem lembra do Lloyd Irving sabe do que estou falando!).

    O protagonista chama-se Yuri, e ele tem um lobo chamado Rapedo. Em tempos de Game of Thrones, o Yuri ter esse lobo do lado dele torna tudo bem mais interessante.

    Além dele, foi apresentada também a Estellise, que parece ter uma personalidade bem padrão para personagens femininas em RPGs japoneses. Espero que eles me surpreendam com personagens femininas mais fortes e independentes, como era a Sheena em Tales of Symphonia. Porém, ainda há muito tempo.

    Não tenha medo do japonês!

    Amigo dono de um PS3 e fã de Tales: não deixe de jogar esse título por não ter sido traduzido. Pense junto comigo: chega de ficar implorando por lançamentos ocidentais para os grandes rpgs japoneses menos conhecidos. É chegada a hora de eu, você e todos os outros fãs nos libertarmos dessa prisão que é o idioma. Com o auxílio de ótimos apps está bem mais fácil de aprender a ler japonês, e te garanto que se você estiver motivado e dedicar algumas horinhas por dia, em pouco tempo estará lendo e entendendo o jogo o suficiente para curti-lo. Se precisar de ajuda para indicação de material de estudo, pode contar comigo! :)

    Tales of Vesperia

    Platform: Playstation 3
    233 Players
    32 Check-ins

    47
    • Micro picture
      tah · almost 5 years ago · 4 pontos

      nossa, senti até vontade de aprender japonês depois dessa. realmente, ta muito mais fácil o acesso à materiais de estudo... é só tomar a iniciativa

      2 replies
    • Micro picture
      mathsmf · almost 5 years ago · 2 pontos

      Interessante o que você falou sobre o japonês. Algo que eu conheço, e que não seria extamente um "curso intensivo", é o do próprio site da NHK. Lá eles dão uma lista com os ideogramas mais importantes, lições em rádio e testes. Agora não estou tendo muito tempo, mas penso em dar uma olhada nesse curso, já que ele serve como um "base" para uma possível aprimoração futura. Aqui:
      http://www.nhk.or.jp/lesson/portuguese/index.html

      1 reply
    • Micro picture
      arashi · almost 5 years ago · 2 pontos

      Comprei no final do ano passado também, mas ainda não peguei pra jogar. No meu caso, fiz curso de Japonês, mas como estou parada há algum tempo a minha lista de kanjis não anda lá muito boa. Acho que vou jogar o Fate/Hollow Ataraxia no Vita pra depois encarar Vesperia. Parabéns pela iniciativa e boa sorte nos estudos :D

Keep reading → Collapse ←
Loading...