2017-09-11 19:36:53 -0300 2017-09-11 19:36:53 -0300

Tipos de "Drivetrains" e seu uso nos jogos

Single 3537718 featured image

Quando você escolhe um carro, que elementos leva em consideração? A cor? O tamanho? Se é Sedan ou Compacto? Talvez o nível de RPM e quantidade de Cavalos (coisas que vão ficar para outro post). Mas você já considerou qual é o "drivetrain" que você prefere para seu veículo antes de correr?


O que é um Drivetrain?

O drivetrain, ou trem de transmissão, é o sistema que une o motor com as rodas, fazendo com que seja possível a aceleração do veículo. Cada tipo de carro possui um drivetrain diferente e isso muda a forma em que ele age em cada tipo de pista. Diferentes drivetrains significa formas diferentes de dirigir.

Existem 4 tipos básicos de drivetrain (6 considerando variações modernas de 2 desses 4).


Rear-Wheel-Drive (RWD)

É o drivetrain mais comum entre os carros. Os veículos RWD são os carros que aceleram utilizando as rodas traseiras. Ou seja, carros com drivetrain RWD possuem tração traseira. A ligação entre o motor e as rodas é feita pelo cardan da "árvore de transmissão", que transfere o "poder" gerado para as rodas, iniciando a aceleração. Os tipos de carro que utilizam o drivetrain Rear-Wheel-Drive são os FR (Front Engine/Rear-Wheel-Drive), carros com o motor na frente, e os Midship que possuem o motor no meio do veículo (atrás do motorista)

(Toyota MR2, um carro Midship)

Os carros RWD são bem balanceados, pois a distribuição de peso é equilibrada no ponto certo, principalmente em carros Midship. Isso ocorre justamente devido ao posicionamento do motor com relação as rodas responsáveis pela aceleração. Durante a transferência de peso para a traseira do veículo, ele consegue mais tração.

Em compensação, carros RWD não são os melhores quando se trata de pistas de terra ou neve. Eles perdem a tração facilmente nesse tipo de pista. Quando seu carro atolar, você não vai querer estar dentro de um FR. Carros RWD também costumam ser mais pesados que outros tipos e menos espaçosos.

Em um jogo, carros RWD são perfeitos para aprender as manhas e entender como o game funciona. Um carro FR ou Midship é ótimo para praticar em curvas devido a sua fácil manuseabilidade em comparação com outros tipos. Em um simulador sério, é o tipo de carro que você usa para aprender os primeiros passos e aperfeiçoar suas técnicas.

OBS: Um carro com motor atrás NÃO É MIDSHIP. Quando o motor está atrás do carro ele é chamado de RR (Rear Engine/Rear-Wheel-Drive).


Front-Wheel-Drive (FWD)

O oposto do RWD. Carros FWD aceleram utilizando as rodas da frente (tração dianteira). Diferente do RWD, os carros FWD não precisam de um cardan para conectar o motor às rodas de tração. Como o motor está na frente do veículo, sua ligação com as rodas de tração é direta. Os tipos de carro com motor e rodas de tração na frente são chamados de FF (Front Engine/Front-Wheel-Drive).

Devido a essa proximidade entre o motor e as rodas de tração, os carros FF conseguem largar mais rápido no início de uma corrida. Por ter menos componentes, ele é um carro mais leve que um FR, custando menos na manutenção. Enquanto carros FR costumam causar oversteer, carros FF evitam isso facilmente.

Porém, o motor e as rodas de tração no mesmo lugar também podem ser uma desvantagem. Os carros FF possuem um peso estra na dianteira, causando um desequilíbrio na distribuição de peso do veículo e gerando understeer.

Se você tem problemas jogando com um FR por causa de oversteering, jogar com um carro FF pode ser uma ótima ideia. Carros FF também performam muito bem em pistas com neve ou de terra, e até mesmo no gelo. O peso extra na frente ajuda o carro a conseguir mais tração e estabilidade em pistas desse tipo (ironicamente).

All-Wheel-Drive (AWD)

Carros com o drivetrain AWD possuem tração em todos as as rodas. Ou seja, as 4 rodas aceleram o veículo. Os carros com esse tipo de configuração são normalmente os mais sofisticados, atraindo facilmente o olhar dos corredores.

Carros AWD vem com diversos dispositivos e sistemas que ajudam mais ainda na performance do veículo, distribuindo o poder do motor igualmente para todas as rodas e evitando que uma acelere mais que as outras. Isso faz do AWD o carro perfeito para sair de situações extremas ou lidar com condições precárias de pista. O AWD é a escolha certa para dirigir durante o inverno.

É bem difícil apontar defeitos em um carro AWD, então o que você achar de ruim nele vai depender do tipo de motorista que você é. Mesmo se você considerar o peso extra do veículo devido aos dispositivos e peças a mais por ter tração nas quatro rodas, essa mesma tração torna muito mais fácil equilibrar o carro e controlá-lo completamente comparado a um FR ou FF. No máximo, é bem provável que você cause o mesmo nível de desgaste em todos os pneus ao mesmo tempo já que os 4 aceleram. Ainda assim, depende muito de sua direção.

4 Wheel Drive (4WD)

O rei dos Rallys. O sistema 4WD é basicamente o mesmo que o AWD: As quatro rodas são responsáveis pela tração. Entretanto, o 4WD possui um sistema mais robusto que o AWD e você não necessariamente precisa acelerar com as 4 rodas todas as vezes. Você pode inicialmente usar a tração dianteira ou traseira de e depois usar a força gerada para iniciar a tração com as rodas restantes (algo chamado de Part-time 4 Wheel Drive).

Se você quer garantir a vitória em qualquer jogo de Rally, o 4WD é o carro dos seus sonhos. Eu mesmo uso muito o WRX (se ele estiver disponível no jogo). É muito mais fácil de lidar com as situações comuns do rally, principalmente a lama. É um sonho de carro.

A desvantagem do 4WD é que ele não performa tão bem em uma pista ideal comparado a uma pista de rally. Isso não significa que ele seja ruim em outros tipos de corrida, ele apenas tem vantagens maiores em outros tipos de terreno.

(a única imagem do post que não é Forza)

Espero que esse post ajude você a decidir qual tipo de carro te interessa mais em um jogo de corrida. Supondo que o drivetrain faça alguma diferença no jogo que estiver jogando. Eu particularmente prefiro os carros FR pois eu valorizo o manuseio e a performance do veículo sobre a aceleração. Eu não preciso que as quatro rodas acelerem. Ter as rodas traseiras cuidando da aceleração enquanto uso as dianteiras para me equilibrar nas curvas é tudo o que preciso para as minhas corridas. Até mesmo quando jogo rally, apesar da minha paixão pelo WRX, acabo jogando com carros FR de vez em quando (e falho horrivelmente na maioria das vezes).

Agora eu vou fazer um ritual que cause uma nevasca porque não aguento mais pegar fogo. Até o próximo artigo.

E por favor, sinta-se a vontade para criticar e apontar erros. Não sou nenhum expert em automóveis, eu apenas gosto de falar de carros e jogos de corrida.

Forza Horizon

Platform: XBOX 360
2416 Players
363 Check-ins

38
Keep reading → Collapse ←
Loading...