You aren't following mathfc.

Follow him to keep track of his gaming activities.

Follow

  • mathfc Matheus Ferreira
    2020-01-29 22:55:57 -0200 Thumb picture
    Post by mathfc: <p>Emocionado pelo meu Hype com DQ IX, estava ouvin

    Emocionado pelo meu Hype com DQ IX, estava ouvindo novamente essa ost belíssima do DQ VIII...

    3
  • mathfc Matheus Ferreira
    2020-01-25 00:54:59 -0200 Thumb picture
    Post by mathfc: <p>Já tenho algumas músicas favoritas... &lt;3</p>

    Já tenho algumas músicas favoritas... <3

    Dragon Quest XI

    Platform: Playstation 4
    95 Players
    16 Check-ins

    3
  • mathfc Matheus Ferreira
    2020-01-22 14:53:24 -0200 Thumb picture
    mathfc checked-in to:
    Post by mathfc: <p><strong>[Check-out e possíveis spoilers]</strong
    Dragon Quest XI

    Platform: Playstation 4
    95 Players
    16 Check-ins

    [Check-out e possíveis spoilers]

    Avancei um pouco mais na história e o jogo tem ficado cada vez melhor, apesar de ainda não ter me convencido tanto quanto o DQ VIII, como eu disse. Mas a sensação de aventura está muito presente, sobretudo quando somos teletransportados para a região desconhecida e selvagem de Hotto (essa parte me lembrou muito os antigos rpgs da época SNES). 

    No meu save cheguei em Gondolia e, apesar de minha queda pelo carismático Sylvando, minha personagem favorita segue sendo a Bianca. Inclusive a missão em Hotto foi muito legal, conhecê-la e à sua irmã, Serena, foi bastante divertido. Gostando demais do mapa do jogo, a maneira com que o mundo foi criado - e desejando que um próximo Final Fantasy faça algo parecido e deixe de lado os grandes simuladores de mundo aberto, pouco focados no plot e desenvolvimento dos personagens. Também to curtindo a maneira com a qual os vilões do jogo tem sido destacados. Os atos de maldade (como foi a destruição de Cobblestone) ajudam a criar uma atmosfera de raiva e indignação no entorno dessas personagens - algo que há muito não assisto em um RPG da nova geração.

    Ponto positivo pro sistema de forja. Achei que seria mais um sistema chato, mas tem sido incrivelmente curioso e divertido! Optei por equipar o Sylvando com um chicote bem forte que criei (ressalta sua personalidade circense hahaha) e a roupa de dançarina da Serena é lindíssima.

    Enfim,  curtindo demais o jogo. É como se eu jogasse um rpg de snes no ps4, e estou apaixonado pela experiência. De longe é um dos melhores jogos que joguei no PS4 até o momento.

    3
  • mathfc Matheus Ferreira
    2020-01-19 22:22:44 -0200 Thumb picture
    mathfc checked-in to:
    Post by mathfc: <p style="margin-left: 20px;">Impressionado com a b
    Dragon Quest XI

    Platform: Playstation 4
    95 Players
    16 Check-ins

    Impressionado com a beleza do jogo, além de estar maravilhado em ver que a velha forma de fazer um bom RPG ainda vive e continua divertidíssima. Estou indo pra Heliodor e curtindo bastante. No entanto, o mundo do jogo ainda não me conquistou por completo. A ambientação e o início da aventura em Dragon Quest VIII transmitiam uma sensação muito mais mágica... Amando a experiência mesmo assim!

    PS: Deu até vontade de exumar o Dragon Quest Heroes e retornar à aventura meses depois...

    4
  • mathfc Matheus Ferreira
    2019-08-16 20:54:44 -0300 Thumb picture
    mathfc checked-in to:
    Post by mathfc: <p>Obra-prima! Ando devorando a história do jogo.</
    Red Dead Redemption 2

    Platform: Playstation 4
    648 Players
    300 Check-ins

    Obra-prima! Ando devorando a história do jogo.

    7
  • mathfc Matheus Ferreira
    2019-08-16 20:54:09 -0300 Thumb picture
    mathfc checked-in to:
    Post by mathfc: <p>Encontrando justificativas pra continuar o jogo,
    The Legend of Zelda: Breath of The Wild

    Platform: Wii U
    769 Players
    521 Check-ins

    Encontrando justificativas pra continuar o jogo, agora estou indo atrás de todas as Shrines. Incrível como esse jogo tem conteúdo que não acaba mais. Tanto mais conteúdo quanto mais divertido fica. Melhor jogo da geração Wii U. <3

    5
  • mathfc Matheus Ferreira
    2019-01-27 22:02:44 -0200 Thumb picture
    mathfc checked-in to:
    Post by mathfc: <p><strong>[Check-out e possíveis spoilers]</strong
    Persona 5

    Platform: Playstation 4
    752 Players
    440 Check-ins

    [Check-out e possíveis spoilers]

    Um ano e meio após comprá-lo, finalmente termino Persona 5. Infelizmente a rotina acadêmica e o fato de eu não morar na casa da minha família me impede de jogar meus jogos com frequência, mas sei que isso é para um bem maior. Enfim, fato é que na madrugada de sábado para domingo, e no dia do meu aniversário, terminei o Persona. 

    Só fui me dar conta do quanto eu tinha gostado e me acostumado mesmo com o jogo quando terminei. Me veio aquela mesma sensação experimentada após terminar o Zelda Breath of The Wild: e agora? Bom, a Atlus está de parabéns. Lançando um olhar de volta à jornada, eu acho que não mudaria nada. Esse Persona foi muito especial. Cada detalhe, dos lindos cenários aos menus estilizados do jogo, ajudam a compor o universo palco para o plot. E que plot... Tudo está interligado ali, tudo girando no entorno daquela frasezinha lançada no trailer: "You are a slave, want emancipation?". Foram tantas as reflexões, os insights - até mesmo sobre as minhas questões pessoais. Senti que me aproximei muito do jogo. Os personagens são únicos, cada qual com sua história, suas dificuldades e habilidades, e sua personalidade atravessada pelo Arcana e signo correspondente.

    Acho que a palavra que define o que Atlus fez com esse jogo é carinho. Carinho com a própria franquia em si, de não matá-la, cedê-la a um mercado mais amplo de jogos que vem abocanhando várias de nossas franquias mais queridas e originais - muito pelo contrário, a Atlus conseguiu reinventar o clássico e torná-lo mais dinâmico e atrativo.  E carinho, também, com nós, os jogadores. Que prazer jogar algo tão bem feito assim, gráficos charmosos e uma trilha sonora IM-PE-CÁ-VEL; Shoji Meguro é um mestre, sem mais. A trilha sonora em jazz confere vida a cada elemento dos cenários. Um exemplo: o mementos. Nada mais urbano, sujo, subversivo do que aquele lugar, habitado pelos desejos mais inconcebíveis da população. 

    Bom, acho que vou sentir saudades das reuniões dos Phantom Thieves. Ao longo das últimas cenas era como se eu é quem estivesse ali me despedindo de amigos. Quem bom esse sentimento.

    6
    • Micro picture
      eycescherer · about 1 year ago · 2 pontos

      "Enfim, fato é que na madrugada de sábado para domingo, e no dia do meu aniversário, terminei o Persona." Sério? Meu aniversário foi ontem também (ou pelo ao menos bem perto) ._.

      1 reply
  • mathfc Matheus Ferreira
    2019-01-23 19:56:55 -0200 Thumb picture
    mathfc checked-in to:
    Post by mathfc: <p><strong>[Check-out e possíveis spoilers]</strong
    Persona 5

    Platform: Playstation 4
    752 Players
    440 Check-ins

    [Check-out e possíveis spoilers]

    Com o fim de Xenogears pude me dedicar integralmente à Persona 5 e já estou nos últimos momentos do jogo. Uma surpresa boa foi que consegui maximizar meus status sociais ao máximo e consegui o troféu! Pensei que não ia dar tempo hehe.

    Mais uma surpresa: entrei num relacionamento sério com a Takemi! Eu imaginava que isso poderia acontecer com a Ann ou mesmo com a Kawakami, mas não é que acabou rolando com a Takemi?! Eu fiquei bastante feliz, porque gosto muito das questões que o plot dela trazem, além do que ela foi a primeira confidant com quem estabeleci um vínculo no jogo.

    E lá se foram vários palaces e boa parte do mementos. Desde então terminei o palácio do Okumura, da Sae e agora o do Shido. A estória do jogo tem me surpreendido MUITO, com todas as suas reviravoltas, tramas complicadas e cenas épicas. Estou completamente viciado. Esse jogo valeu cada centavo gasto. 

    Além do que a jogatina é ENORME! Estou com 90 h de jogo e devo gastar mais umas 4 pra terminar, acredito.

    3
  • mathfc Matheus Ferreira
    2019-01-18 13:04:46 -0200 Thumb picture
    mathfc checked-in to:
    Post by mathfc: <p>#img#[611361]</p><p>L'imperatrice</p>
    Persona 5

    Platform: Playstation 4
    752 Players
    440 Check-ins

    L'imperatrice

    7
  • 2017-12-06 14:07:02 -0200 Thumb picture
    Thumb picture

    Explicando o significado das Arcanas

    Medium 3571636 featured image

    Uma das marcas registradas da franquia Persona são as Arcanas. Detentoras de uma curiosidade tremenda por parte dos fãs (tem até questionários que tentam adivinhar sua arcana), as Arcanas fazem parte de cada personagem que compõem um Social Link/Confidant, e se tratam de "resumos" da personalidade de cada uma dessas pessoas. Mas... resumo? Do que isso se trata?

    Pois bem, esse artigo responde a essa pergunta. Irei resgatar o significado de cada Arcana, e os possuidores destas. Simples, não? Tirando o fato de que tem 22 Arcanas usadas no total, parece uma boa fazer isso.

    Mas antes, é preciso responder a uma pergunta importante:

    O que são as Arcanas?

    As Arcanas são basicamente cartas de tarô. Originária da França, originalmente era um jogo de cartas, mas desde o século XVIII é usado, entre outras coisas, para prever o futuro. Mas se na vida real, cartas de tarô são algo totalmente furado no que fazem, em Persona, elas desempenham um papel bastante interessante: mostrar as características gerais de uma pessoa. Vamos ver que características são essas:

    0- Fool Arcana

    Ingênuo e excitado por novas experiências, a Fool Arcana representa o início de uma jornada.

    Detentores conhecidos: SEES (Persona 3), Investigation Team (Persona 4) e Igor (Persona 5).

    I- Magician Arcana

    Associado à iniciativa e à autoconfiança, a Magician Arcana geralmente representa personagens pervertidos, com certo grau de humor, e com um grande ego que, na realidade, serve para se esconder de um trauma passado.

    Detentorxs conhecidxs: Kenji Tomochika/Junpei Iori (Persona 3 FES/Portable), Yosuke Hanamura (Persona 4) e Morgana (Persona 5).

    II- Priestess Arcana

    Associado à paciência e sabedoria, a Priestess Arcana costuma fazer parte de personagens femininas reservadas, trabalhadoras e muito inteligentes. Apesar disso tudo, elas tem um complexo de inferioridade causado, principalmente, por exigência de familiares próximos.

    (Ou seja, é basicamente uma versão feminina de mim, exceto que o complexo de inferioridade é causado por mim mesmo devido a certas pessoas que conheço serem muito bons no que fazem, e no fato d'eu me inspirar ne- argh, isso daria um Confidant inteiro...)

    Detentoras conhecidas: Fuuka Yamagishi (Persona 3), Yukiko Amagi (Persona 4) e Makoto Niijima (Persona 5).

    III- Empress Arcana

    Associado à prosperidade, sexualidade, proteção e conforto, a Empress Arcana faz parte de personagens femininas que possuem autoridade ou sabedoria, e remetem à figuras maternas. Elas podem até serem frias, de certa maneira, mas se importam bastante com as pessoas ao seu redor. E assim como rainhas, são muito elegantes.

    Detentoras conhecidas: Mitsuru Kirijo (Persona 3), Margaret (Persona 4) e Haru Okumura (Persona 5).

    IV- Emperor Arcana

    Representando desejo de controle (às vezes exagerado, dando problemas para outras pessoas), a Emperor Arcana faz parte de personagens masculinos que remetem à líderes ou figuras paternas (ou ambos), e geralmente suas histórias envolvem problemas pessoais que eles não sabem como lidar.

    Detentores conhecidos: Hidetoshi Odagiri (Persona 3), Kanji Tatsumi (Persona 4) e Yusuke Kitagawa (Persona 5).

    V-Hierophant Arcana

    Associado à autoridade e à educação, a Hiero Arcana costuma fazer parte de personagens BEM mais velhos que o protagonista, e também são bastante inteligentes. O que marca aqui, contudo, é a obsessão deles com o passado.

    Detentorxs conhecidxs: Bunkichi e Mitsuko (Persona 3), Ryotaro Dojima (Persona 4) e Sojiro Sakura (Persona 5).

    VI-Lovers Arcana

    Essa Arcana já teve vários significados. Originalmente associado à decisão entre 2 caminhos de vida, hoje em dia é um símbolo do amor e de relações amorosas (muito embora também possa significar o conflito entre 2 elementos, como o cartão acima mostra). Essa Arcana faz parte de personagens considerados populares, alegres, e com ênfase em relações sociais.

    Detentorxs conhecidxs: Yukari Takeba (Persona 3), Rise Kujikawa (Persona 4) e Ann Takamaki (Persona 5).

    VII- Chariot Arcana

    Símbolo da vitória, e do controle, a Chariot Arcana faz parte de personagens com um objetivo bastante claro e que irão atingi-lo a todo custo. Por isso, tem pavio curto e podem ser agressivos de vez em quando.

    Detentorxs conhecidxs: Kazushi Miyamoto/Rio Iwasaki (Persona 3 FES/Portable), Chie Satonaka (Persona 4) e Ryuji Sakamoto (Persona 5).

    VIII-Justice Arcana

    Símbolo da racionalidade, da objetividade, e da justiça, a Justice Arcana faz parte de personagens considerados maduros e estoicos. Também é a Arcana de Bruno dos Anjos, o autor desse texto.

    (Desculpe, eu não podia deixar essa passar).

    Detentorxs conhecidxs: Chihiro Fushimi/Ken Amada (Persona 3 FES/Portable), Nanako Dojima (Persona 4) e Goro Akechi (Persona 5).

    IX- Hermit Arcana

    Associado à solidão, introspecção e a buscas filosóficas, a Hermit Arcana está junto de pessoas que, além de quererem buscar conhecimento, atuam em papéis de suporte (ao invés de estar no centro dos holofotes).

    (Se eu pudesse ter 2 Arcanas, essa certamente seria a segunda)

    Detentorxs conhecidxs: "Maya" (Persona 3 FES/Portable). Fox (Persona 4) e Futaba Sakura (Persona 5).

    X-Fortune Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)Associado à sorte e à oportunidade, a Fortune Arcana faz parte de personagens que buscam seu próprio destino e que, com frequência, se confrontam com decisões importante a respeito do mesmo.

    Detentorxs conhecidxs: Keisuke Hiraga/Ryoji Mochizuki (Persona 3 FES/Portable), Naoto Shirogane (Persona 4) e Chihaya Mifune (Persona 5).

    XI- Strength Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    Representando a gentileza e o autocontrole, a Strength Arcana faz parte de pessoas que não desistem ou se desesperam tão facilmente.

    Detentorxs conhecidos: Yuko Nishiwaki/Koromaru (Persona 3 FES/Portable), Kou Ichijo/Daisuke Nagasi (Persona 4) e Caroline e Justine (Persona 5).

    XI (Especial)- Hunger Arcana/Jester Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    Essa é um pouco mais complicada. Exclusiva de Persona 4 Golden, a Jester Arcana é a Arcana de Tohru Adachi. Porém, depois de alguns acontecimentos e revelações importantes, ela se revela como sendo a Hunger Arcana.

    Representando a perda de controle e a dominação, a Hunger Arcana também representa força, mas se a Strength Arcana representa a força do coração, a Hunger Arcana representa a força da dominação.

    Quanto a Jester Arcana, ela é praticamente a mesma coisa da Fool Arcana- ingenuidade e espontaneidade, porém, ela não é muito propensa a trabalhar com outras pessoas, e ela também não é tola de verdade (basta ver que Jester significa palhaço em inglês).

    XII- Hanged Man Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    Associado ao auto-sacrifício, o possuidor da Hanged Man Arcana geralmente se encontra entre extremos (ou paradoxos), e está sempre tentando se renovar.

    Detentorxs conhecidxs: Maiko (Persona 3), Naoki Konishi (Persona 4) e Munehisa Iwai (Persona 5).

    XIII- Death Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    De longe, uma das cartas mais confusas de todas. Comumente associada à morte física, a Arcana também pode significar metamorfose (uma mudança profunda) e regeneração. Nos games, esse cartão costuma ter ambos os significados, com os personagens possuidores dessas Arcanas relacionados com a morte, e também com a mudança.

    Detentorxs conhecidxs: Pharos (Persona 3), Hisano Kuroda (Persona 4) e Tae Takemi (Persona 5).

    XIV- Temperance Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    Símbolo da prudência e da harmonia, as pessoas que possuem a Temperance Arcana estão buscando o equilíbrio entre a vida normal e seus hobbies.

    Detentorxs conhecidxs: Andre Roland Jean Gérard (AKA Bebe) (Persona 3), Eri Minami (Persona 4) e Sadayo Kawakami (Persona 5).

    XV- Devil Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)Símbolo do egoísmo, da impulsão e da tentação, os possuidores da Devil Arcana são pessoas orgulhosas, gananciosas ou, de certo modo, antissociais. Eles também são devotados a uma causa, sendo essa geralmente o trabalho.

    Detentorxs conhecidxs: Tanaka (Persona 3), Sayoko Uehara (Persona 4) e Ichiko Ohya (Persona 5).

    XVI- Tower Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    Representando a extrema arrogância e o autoritarismo, o indivíduo com a Tower Arcana está condenado a cair (como mostra a carta). De longe, a carta mais sombria de todo o deck.

    Detentorxs conhecidxs: Mutatsu (Persona 3), Shu Nakajima (Persona 4), Shinya Oda (Persona 5) e Light Yagami (Death Note).

    XVII- Star Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    Representando a fé, o altruísmo e a felicidade, os possuidores da Star Arcana são otimistas e esperançosos.

    Detentorxs conhecidxs: Mamoru Hayase/Akihiko Sanada (Persona 3 FES/Portable), Teddie (Persona 4) e Hifumi Togo (Persona 5).

    XVIII- Moon Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    Símbolo da fantasia, da criatividade e da inspiração, os detentores da Moon Arcana são pessoas com dificuldade de aceitar a si mesmas (alô Persona 4), costumam projetar suas falhas e medos em outra pessoa (no caso, o protagonista) e tentam ser "perfeitinhos" (claro, não sem uma motivação crível para tal)

    Detentorxs conhecidxs: Nozomi Suemitsu/Shinjiro Aragaki (Persona 3 FES/Portable), Ai Ebihara (Persona 4) e Yuuki Mishima (Persona 5).

    XIX- Sun Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    É o represante da otimismo, da energia,e da alegria (também). Ironicamente, seus donos estão em situações terríveis, na quais muitos já teriam desistido. Eles também costumam divagar sobre várias coisas.

    Detentorxs conhecidxs: Akinari Kamiki (Persona 3), Yumi Ozawa/Ayane Matsunaga (Persona 4) e Toranosuke Yoshida (Persona 5).

    XX- Judgment Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    Representando o "inteiro" e a harmonia, a Judgment Arcana também representa os sentimentos da aceitação e da absolução. Seus detentores são inteligentes, e sabem ver o mundo de múltiplas perspectivas.

    Detentorxs conhecidxs: SEES (Persona 3), The Seekers of Truth (Persona 4) e Sae Niijima (Persona 5)

    XX (Especial)- Aeon Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    Outra arcana mais complicadinha. Presente apenas em versões especiais de Persona 3 e 4 (FES/Portable e Golden, respectivamente), com os detentores sendo Aigis e Marie, a Aeon Arcana é atribuída a figuras mitológicas. Um tema recorrente dessa Arcana é a tentativa, tanto de autocompreensão, quanto de compreensão do mundo ao seu redor.

    XXI- World Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

     Representando o fim da jornada, Za Warudo a World Arcana também traz a sensação de completude e harmonia. A essa altura, o indivíduo está maduro e consciente (ao contrário da Fool Arcana).

    Detentorxs conhecidxs: Elizabeth/Theodore (Persona 3 FES/Portable), Yu Narukami/?????? (Persona 4) e Akira Kurusu/????? (Persona 5).


    XXI (Especial)- Universe Arcana

    http://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/20...(img)

    (OBS: A imagem acima é criada. Não existe imagem oficial desta Arcana em nenhum dos jogos da série Persona)

    A Arcana mais poderosa de todas, sem dúvida. Com ela, o usuário basicamente se torna Deus.

    Detentorxs conhecidxs: Minato Arisato/??????? (Persona 3)

    Então... é isso. Esperamos que você tenha gostado do artigo, e, principalmente, que tenha gostado de saber dos significados por trás das Arcanas. Muito obrigado a todos que leram e gostaram!

    @brunothebigboss

    43
    • Micro picture
      brunothebigboss · over 2 years ago · 3 pontos

      Quanto às imagens ausentes, vocês vão ter que pesquisar, pois o Alvanista só consegue renderizar 10 imagens por post.
      (E eu também quis apagar as imagens do computador, pra não ficarem muitas...)

      4 replies
    • Micro picture
      bethdps · over 2 years ago · 2 pontos

      Ótimo post. Gosto muito de como s arquétipos se encaixam com cada personagem.

      Já vi alguns trabalhos sobre isso, fazendo uma descrição da ligação de cada personagem do Persona 3 e do 4 (na época, o 5 ainda não tinha saído) com suas arcanas

      O baralho do persona 5 é tão bonito. Eu tenho o do 3/4, achei que ia ser o mesmo pra sempre, aí vem a Atlus e me faz querer gastar mais dinheiro sem ter. :v

    • Micro picture
      rafaelssn · over 2 years ago · 2 pontos

      Light Yagami? Ele aparece nessa série?

      1 reply
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...