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Analisando o sistema de Cyber-elves. [Codinome Punição]

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Neste artigo irei retratar como funcionam os Cyber-elves, sistema introduzido e exclusivo da série Mega Man Zero, também apontando sistemas de upgrades e jogabilidade relativos tanto da série Zero, como seus herdeiros em Mega Man ZX, também abordar de um ponto de vista pessoal sua utilidade.

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- O que são Cyber-elves?


Um Cyber-elf é um programa de computador com consciência feito de pura energia, que podem se sacrificar, se extinguirem realmente para ampliar as habilidades de um Reploid. Quando um Reploid poderoso morre, ele se torna um Cyber-elf, como é o caso do próprio X.

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- História


Os Cyber-elves foram criados durante as Maverick Wars, com o intuito de combater Sigma, no entanto muitos foram corrompidos, até que foi criada a Mother Elf, que possuía a habilidade de curar Reploids infectados pelo Sigma Virus, e com a ajuda dela, X eliminou Sigma definitivamente. No decorrer dos anos Cyber-elves continuaram a ser criados e surgirem, passando pelas Elf Wars onde a Mother Elf foi corrompida em Dark Elf, até um século depois quando Passy se sacrifica para reativar Zero iniciando ao primeiro jogo da série.

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- Funções e Jogabilidade


Indo para o que interessa e começando a falar em sistema de jogo, os Cyber-Elves nada mais são a nova forma de upgrades para uma nova saga de Mega Man, assim como haviam armas especiais e E Tanks na série clássica, também como haviam Sub Tanks, Life Ups e Armor Parts na série X.
Existem 3 tipos de Cyber-elf, os Nurses que estão associados a recuperação de hp, os Animals que te ajudam diretamente na ação e combate ou ampliando suas habilidades, e o Hackers dão mais suporte agindo para te dar facilidades nas fases. Dentro dessas três categorias os Cyber Elfs são divididos em pequenos, os que podem evoluir uma vez e se tornarem médios e os que podem evoluir duas vezes e se tornarem grandes. Esses os quais podem evoluir, são alimentados com E-Crystals, a moeda e fonte de energia do jogo, para que assim em seu estágio final possam ser utilizados. O efeito de alguns Cyber-elfes é permanente, outros duram apenas uma vez durante a fase ou o momento que são usados, como se fossem um consumível. Os de mesma categoria e efeito possuem em seus nomes o mesmo afixo. E para finalizar, em Mega Man Zero 4 existe apenas um Cyber-elf multifuncional de efeitos passivos que não precisa se sacrificar para realizar tarefas de outros Cyber-elves, Croire.

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- O sistema de Rank e o peso do uso de Cyber-elves


A série Zero possui um sistema de Ranks de 'F' a 'S', você "começa" a fase com 100 pontos por assim dizer e conforme vai perdendo isso será contabilizado e descontado no final dela:
S - 96 a 100
A - 86 a 95
B - 76 a 85
C - 66 a 75
D - 56 a 65
E - 46 a 55
F - 45 pra baixo

Os pontos e penalidades são:
Mission Success - 20 (apenas passar a fase)
Clear Time - 20 (ao estourar o tempo da fase começa a se perder pontos)
Enemy - 15 (cada fase possui uma determinada cota de inimigos para matar e alcançar a pontuação total)
Damage - 15 (a cada certa quantia de dano recebido pontos são descontados)
Retry - 15 (a cada vida perdida ou continue usado pontos são descontados)
Cyber-Elf - 15 (o uso de cada Cyber-Elf vai sendo somado e diminuindo seus pontos)

É aqui que o problema começa, pois Mega Man Zero é uma série extremamente punitiva! O uso das habilidades dos elves é muito interessante, divertida e as vezes uma mão na roda, porém, enquanto todos os outros, caso o objetivo não seja cumprido no tempo ou no tanto de inimigos mortos, se você não matar o suficiente ou perder diversas vidas e dar continue diversas vezes (o que não faz sentido pois além disso estará tomando muito dano e é mais fácil resetar), eles simplesmente zeram, já o uso de Cyber-elves acumulados começa a contar ponto negativo. O uso de um elf sozinho não é tão grave, e aqueles que o uso dura apenas em uma fase são penalizados apenas nela, causa coisa de 1 a 5 pontos um sozinho, mas aqueles que o efeito continua a penalidade também, e conforme vai usando outros e vão se acumulando há um multiplicador, e reparando aqui eu vi que o uso de 6 médios me causou uma penalidade de -45, ou seja, Rank E na certa sem chance alguma de passar disso.
E para que servem os sistemas de Ranks? (Vocês devem estar se perguntando)
Não é só um enfeite, ou uma provação pessoal, ou pra mostrar pro amiguinho que fez Rank mais alto, ok, no primeiro jogo só servia pra acessar uma porta pra pegar um elf a partir do Rank A, mas no 2 e 3 com esse mesmo Rank você consegue EX-Skills, habilidades poderosas como as que o Zero usava na série X ao derrotar os Mavericks, então o jogo praticamente te diz pra abrir mão ou de uma coisa ou de outra. E esse é o principal motivo de muita gente se afastar da série logo ao experimentar, ela ser muito punitiva, e vocês vão constatar isso, pois agora vou abordar os efeitos dos Cyber-elves...

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- Os efeitos que causam os Cyber-elves [De Zero 1 a Zero 3]:

°Guia
(S) = Pequeno
(M) = Médio
(B) = Grande
-blablabla / blablabla- = Afixos

- Nurse Elves -
(S) Restauram alguns pontos de hp: -eff / -iph
(S) Restauram todo hp / enchem um Sub Tank: -ick / -q
(S) Te protegem de projéteis de inimigos transformando em hp: -lar / -lla
(S) Voam e dropam hp: -oppe [Apenas em Zero 2 e 3]
(M) Dão vidas extras: -nue / -ott [Apenas em Zero 2 e 3]
(M) Heart Tanks: -pie / -phy
(M) Sub Tanks: -tan [Em Zero 2 e 3 dois do quatro são coletáveis nas fases]
(B) Dobram o hp: Winkie / Grandie / Martina

- Animal -
(S) Te seguem e atiram nos inimigos: Bee-
(S) Te resgatam da queda em um buraco, mas apenas uma vez: Bir-
(S) Dão stun em inimigos próximos: Stick- / Pitap-
(S) Te protegem do projéteis de inimigos: Stick- [Apenas em Zero 1 e 2]
(S) Te seguem e atiram em arco nos inimigos: Arc- [Apenas em Zero 3]
(M) Faz você subir escadas mais rapido: Gibber / Atti / Maya
(M) Faz você descer paredes mais lentamente: Ribbid / Kelon / Kwappa [Frog]
(M) Não leva knockback quando atingido: Buffer / Fubuffa/ Gambul [Absorber]
(M) Faz você andar mais rapido. Turbo / Jetta / Balette [Quick Boots]
(B) Dobra sua defesa permanentemente: Shelter / Putick [Apenas em Zero 1 e 2]
(B) Encostar em espinho não mata apenas dá dano: Putite [Apenas em Zero 3]

- Hacker -
(S) Dão stun nos inimigos da area por tempo limitado: Stoc- / Stop-
(S) Te dão tempo extra em fases com limite de tempo: Cloc- [Apenas em Zero 1]
(S) Fazem você carregar sua arma mais rápido: Cloc- [Quick Charger] [Apenas em Zero 2 e 3]
(S) Fazem inimigos sempre quando derrotados droparem itens: Ite-
(S) Transformam todos inimigos em Mettals: M-or- / Met-
(S) Deixam você temporariamente com Rank A: A- [Apenas em Zero 2 e 3]
(M) Diminuem a vida do Boss pela metade: Hafmar- / Hanmar-
(M) Destroem todos os inimigos não Boss da tela: -nite
(G) Cobre todos os espinhos do jogo: Totten [Apenas em Zero 1]
(G) Faz itens de crystals darem e hp recuperarem dobro: Dable / Byse [Apenas em Zero 2 e 3]

(S) Aumenta em um ponto a força de determinada arma: -ras [Apenas em Zero 3]
Busras - Buster
Sabras - Z-Saber (Power Form?)
Roderas - Recoil Rod (Defense Form)
Boomeras - Shield Boomerang

(S) Da um poder especial a determinada arma: -thas [Apenas em Zero 3]
Shuthas - Da um quarto tiro pra Buster (X Form)
Lizetos - O terceiro golpe da Z-Saber é um golpe pra cima (Rise Form)
Ilethas - Z-Saber destróis prjéteis inimigos (Erase Form) [Eraser]
Enethas - Faz você ganhar crystals quando defende projeteis com o Shield Boomerang

(M) O terceiro golpe do Z-Saber soltará uma onda de energia: Cottus [Apenas em Zero 3]

(M) Kuuenzan / Rolling Slash: Malthas (Active Form) [Apenas em Zero 3]

- Special -

(G) Te da invincibilidade: Jackson [Apenas em Zero 1]

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- "Beneficios" da punição.

Agora que ja apontei os efeitos causados pela utilização de determinado(s) Cyber-elfes, vamos parar pra pesar um pouquinhos em alguns especificos.
Vocês perceberam, não perceberam? O custo alto por algo que antes era dado. Pra aumentar sua vida com Heart Tanks ou ter uma reserva em Sub Tanks você está sacrificando Rank, adivinhem os -45 de elfs meus citados lá em cima onde foram? Em 4 Heart Tanks e 2 Sub Tanks, coisas que era questão de simplesmente achar em Mega Man X. Muitas funções como a de recuperar HP ali parado, a função de limpar inimigos da tela, dobrar a defesa, ou mesmo outros como dar mais poder ou ser mais agil eram coisas vendidas na loja do clássico a partir do 7 e nos Xtreme, ou adquirido em chips no X5 e X6. Ok, tem coisas como dobrar o hp e não morrer pra espinhos permanentemente que quebram o jogo, mas são pouco que você para e olha que valem a pena sacrificar as EX Skill, por mais que alguns também te levem ao Rank A, mas são limitados, ou seja, você está limitado! Pelo menos em Zero 3 há dois slots para Satellite elves, os quais poderia usar Cyber-Elves sem punição, mas repitindo, apenas 2! Sem contar com o Cyber Space, que é algo opcional mas totalmente Easy Mode em determinadas partes das fases, praticamente quebram a experiência, pois não é por não querer ficar sem usar nada que quero usar tudo, que é o efeito causado.
Pra fechar, há habilidades adquiridas de outras formas, Zero 2 trouxe as Forms, que cada uma te dá habilidades especificas e as quais as mais relevantes voltaram como elves no 3, mas também, você tinha que trocar de uma pra outra no Menu pra desfrutar de suas exclusividades. Já o Zero 3 trouxe chips de habilidades para partes do corpo, como uma Armor do X só que modular, o que é um destaque positivo dentro de tanto "masoquismo", mas então por que manter os Cyber-Elves que possuem o mesmo efeito, como Frog, Absorber, Quick Boots e Quick Charger, será que pararam pra pensar?
Kuuenzan não ser habilidade padrão do Zero após ja ter sido no primeiro jogo é uma grande de uma sacanagem!

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- Croire


A Salvação ou a simplificação extrema nos sistemas de elves? Nenhum dos dois, apenas um sistema diferente!
A cada passo que dá avançando com a ability Nurse é vantajoso pois só aumenta seu hp, porém, com Animal e Hacker você abdica de um efeito como descer lentamente pela parede pra atirar no inimigo, não podendo ter os dois ao mesmo tempo. Então ele sim é mais justo mas ele é realmente mais simples por não te dar um leque de possibilidades ao mesmo tempo, o que realmente só faz dele diferente. O sistema de armaduras pega a base do 3, mas para conseguir uma peça de armadura que faz tal coisa você precisa coletar peças dropadas por inimigos e mandar fazer, e sem ver na internet teria que caçar os blueprints pra ver como faz, o que é também não vejo casar com a proposta de Mega Man como um todo, apesar de ser um diferencial.

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- A busca pela perfeição


O que está mais do claro é que por tentar criar um sistema diverso de upgrades e possibilidades de jogabilidade e auxilios, Mega Man Zero só te pune, não existe perfeição!
Onde então podemos achar essa tal "evolução" e "expansão" de forma mais justa pensada usando como base Mega Man X? Em Mega Man ZX! Lá as coisas basicas como Heart e Sub Tank são novamente apenas achados e prontos pra usar, e as habilidades mais expressivas e uteis estão agora em chips que são simplesmente ativados e se somam, além das tranformações em outros Biometals que se diferem em suas próprias formas de jogar, sem Rank, sem punição!
Não é perfeito também, pois diversos upgrades interessantes ficaram relegados apenas a série Zero, mas se não quer sofrer e quer ver algo simples e bem executado lá está.

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- Conclusão: A filosofia (de boteco) por trás disso tudo.


Cyber-elves são seres inteligentes que ao serem usados são simplesmente exterminados da existência, será que a tal da punição por você acabar com a vida de um ser conciente essa não seja o melhor encargo?
Não sei, mas sinto falta de algo mais amigavel que me faça sentir a evolução de um herói buscando mais habilidades para derrotar seu nemesis, e não me sentir cada vez mais debelitado em um mundo opresor, frio e quase sem esperança. Mas que soluções seriam dadas dentro de tanta coisa...

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É isso galera, aqui acaba minha analise e critica ao sistema de Cyber-elves na série Mega Man Zero. Ainda quero abordar mais sobre upgrades em Mega Man Zero, pensar em algo que poderia ser mais viavel, mas agora até eu elaborar algo vai demorar um pouco.
Se tiverem algo a acrescentar, ou se concordam ou discordam de algo, digam aí :)

Muito obrigado a quem leu até o fim! <3

Mega Man Zero Collection

Plataforma: Nintendo DS
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    hard_frolics · 13 dias atrás · 3 pontos
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    thecriticgames · 13 dias atrás · 3 pontos

    Otimo artigo, eu sempre DETESTEI o fato da série te dar os Cyber-Elfs e parabenizar o NÃO USO deles pro Ranking (alias ja detesto sistema de ranking em jogos principalmente quando as coisas liberaveis necessitam deles tipo Resident Evil), sem contar quando o top secret Cyber-Elf tem um efeito que não vale a pena como o Jackson no primeiro MM Zero, -nossa suei pra kcete pra fazer tudo no jogo e liberar ele, essa não ele necessita de quantias exorbitantes pra ser liberado...horas depois... evolui ele, essa não ele três estagios... + horas depois.. finalmente evolui ele por inteiro, qual o seu efeito... invulnerabilidade... sério a essa altura do campeonato que fiz o jogo inteiro mais de uma vez você não poderia me dar um efeito + unico ao invés de algo que me ajude a fazer o que já estou cansando de fazer?:)
    Mas eu sempre achei MANEIRISSIMO o conceito dos Cyber-Elfs plot-wise que é o de serem tambem as almas dos reploids vide o que acontece com X, Elpizo e Hidden Phantom (esses dois ultimos alias marcam presença como cyber-elfs em Zero 3 através do E-Reader e apesar de simples aparições eu as acho notaveis, como o cyber-elf que é o Elpizo que não mostra texto algum nem nada revelando a identidade dele, mas quando você o examina é dito que o Cyber-Elf "misterioso" demonstra tristeza e saudades da base), A vida do X então, se pararmos para pensar, da sua gênese pelas mãos do Light até seu falecimento quando sua alma/cyber-elf fica sem energia ao final do Zero 3 formar uma trajetória incrível para um herói, eu só queria que o próprio cyber-elf X pudesse ser usado em Zero 3 ou 4 como um top secret do jogo, estilo o Jackson no primeiro game, me pergunto que efeitos ele teria.

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    lendaryo · 13 dias atrás · 2 pontos

    Ta de parabéns Meu Lord. Quisera eu ter algo assim no blog, um dia eu furti na cara duro esse texto exemplar kkkkkkkkkk

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    raxgmr2 · 13 dias atrás · 2 pontos

    Ja li uma parte.Ta muito bom o texto sério,parabéns ^^/

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    filipessoa · 13 dias atrás · 2 pontos

    Agora eu entendi pq todo o seu esforço na escrita desse artigo, e posso te dizer que o trabalhão valeu a pena já que o detalhamento ficou supimpa!

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    kess · 12 dias atrás · 2 pontos

    O pouco que joguei de Megaman ZX já tinha percebido que o sistema de cyber elves era complicado e o game difícil, e espero um dia ter a vontade de revisitá-lo, por que sei que vale a pena...

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    italo_bandeira · 12 dias atrás · 2 pontos

    Bastante informação hein? ... Particularmente nunca gostei de sacrificar os coitados durante as jogatinas, você não imagina o alívio que tive quando a Croire entrou na jogada :P

    De qualquer forma sinto que mais poderia ser explorado, nem que fosse por meio de outros materiais além dos jogos, pena que a Série Zero não teve tanto material publicado ... sinto que enriqueceria ainda mais a história por trás dos Cyber-Elves. Sobre o sistema punitivo, creio que tem relação direta com a atmosfera da série (coisa que muda em ZX - de forma positiva ao meu ver).

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    mateusfv · 11 dias atrás · 2 pontos

    Eu gosto do conceito dos cyber elves, porém não tanto deles in game, principalmente quando pra conseguir muitos dos upgrades que no X era só coletar agr tem que ficar sacrificando os coitados como vc disse :v

    Entendo que pro plot dos zeros faz sentido toda essa parada de punição e drama, porém pra gameplay essa parada de ranking e as punições dos cyber elves Acho muito paia, principalmente quando muita parada do jogo tá atrás desses ranking alto, algo que eu jogador ruim nunca vou conseguir ushauajhshau

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  • Micro picture
    artigos · 9 dias atrás · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

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