2014-02-26 10:40:01 -0300 2014-02-26 10:40:01 -0300
mardones MardoNES

Wii U pode ter mais potêncial do que se imagina.

Imagem



Algumas novas informaçoes começaram a surgir depois de várias análises aprofundadas no hardware do Wii U a respeito da memória, e ela provavelmente pode ser bem mais rápida e poderosa do que muitos pensavam.

Diferente do PS4 e Xbox One, o Wii U é o único console da geração que tem muitos segredos a respeito do seu hardware. Quando os desenvolvedores puseram as mãos nos primeiros DevKits, diziam que o console era fraco, lento e um péssimo console pra se trabalhar. Mas depois de explorar mais o hardware do Wii U, vários membros da comunidade gamer chegaram a conclusão de que o console de oitava geração da Nintendo é subestimado nesse aspecto gráfico.

Parecido com o Xbox 360, o Wii U também usa eDRAM para melhorar a performance e diminuir o custo, e mais do que se imagina, aumentando e muito a velocidade das texturas, como mostra o diagrama abaixo de como funcionava no 360.

Imagem

Esse diagrama é similar a foto do chip do Wii U, obtida pelo Not Enough Shaders, indicando que o Wii U possui um eDRAM bem maior que a do 360, com 32MB de eDRAM - Igual a eSRAM do Xbox One - oferecendo, teoricamente, 4MB por macro.

Imagem

Especulações indicam que se levarmos todas essas informações em consideração, a banda total de GB/s no Wii U, incluindo a possibilidade de 1024 bits por macro e a GPU, que supostamente possui o clock de 550MHz, teoricamente poderia alcançar o pico em torno de 563GB/s(!!!). Lembrando que o Xbox One e o PS4 por enquanto alcançam no maximo algo em torno de 180GB/s.

Isso pode explicar a facilidade do Wii U pra possuir mais jogos em 1080p 60fps do que os outros consoles, como cita esse artigo(em inglês).

"Ta, mas e daí? O que isso pode mudar?" vocês perguntam.
De acordo com especialistas hardcores no NeoGaf, o Wii U também consegue rodar tessellation com facilidade, juntamente com muitas outras mecânicas equivalentes a do DirectX11 graças a eDRAM.

Muita gente acreditava que o Wii U não era capaz de reproduzir essas mecânicas devido as primeiras analises do seu hardware e aos comentários de desenvolvedores, mas tudo não passava de conversa fiada, até os indies estão usando mecânicas equivalentes a DirectX11 no Wii U.

Project CARS também promete impressionar com os visuais no Wii U, porem a SlightlyMad Studios se recusou a comentar sobre o nivel de tessellation no console. Mas confirmam que o Wii U tem muito mais espaço para crescimento gráfico do que se pensava.

Além do mais, o Wii U é classe A em consumo de energia, é extremamente eficiente, um equilíbrio praticamente perfeito entre performance e consumo de energia.

De acordo com a Eurogamer, o consumo médio do Wii U é de apenas 33 watts.

Isso tudo explica muito bem a maneira como os jogos first party ficam excelentes no Wii U com visuais em alta definição a 60fps, a Nintendo realmente está usando o potencial do hardware no Wii U, resta saber se as empresas começarão a fazer o mesmo.

Ainda está duvidando? O próprio Mark Cerny da Sony disse durante uma conferencia com desenvolvedores que eles consideraram usar a arquitetura do Wii U com RAM DDR3 + eDRAM ao invés de GDDR5, que é capaz de uma performance muito superior, mas optaram por outro caminho pelo motivo dessa arquitetura ser um tanto complicada para se desenvolver.

Imagem

Fonte: tribo gamer

Bayonetta 2

Platform: Wii U
1006 Players
216 Check-ins

5
  • Micro picture
    mardones · over 5 years ago · 0 pontos

    Pois é @italo_bandeira, se é pessimismo não sei mas concordo com você. Acredito que infelismente só a própira Nintendo irá explorar o máximo do console com games como Zelda e Metroid. As produtoras não querem se dar o trabalho de desenvolver e se dedicar exclusivamente para o Wii U. Querem fazer games que rodem no PS4 e XONE (que usam arquiteturas identicas) e e converterem num "programinha" para que rodem no U. E asim claro, a qualidade tente a ser a pior possivel.

Keep reading → Collapse ←
Loading...