2019-04-25 18:47:14 -0300 2019-04-25 18:47:14 -0300
manoelnsn Manoel Nogueira

Controle arcade, eis a questão

Além do monitor que comentei no último post(aliás, agradeço todo mundo que me deu dicas e talz, e eu ainda estou bem indeciso sobre qual modelo pegar, ainda mais com as pesquisas que vi falando de problemas com monitores comprados no Brasil como telas zoadas e problemas a curto prazo) e de um SSD pra carregar meus 16 bits na velocidade da luz, também tenho planos de comprar um controle arcade, daqueles de fliperama e talz.

Eu adoro jogos de luta, mas eu jogo pouco eles porque sempre fodo meu polegar com eles, já que odeio jogar com o analógico. O dpad do meu controle de Xbox one deu pau com pouco tempo de uso e o 8bitdo sf30 pro tem  um bom dpad igual o do snes, mas duro feito pedra como o dele, além dele não ter a ergonomia de um controle atual(com os pegadores e talz) o que acaba fazendo minhas mãos ficarem doloridas depois de um tempo.

Também pensei em pegar um controle de PS4, mas eu ODEIO o dpad dos dualshocks, e não sei se gostaria do direcional do controle mais recente da Sony. Então pensei em comprar um fight stick da vida, pois sei que eles aguentam porrada, as peças costumam ser fáceis de trocar e fazem aquele barulhinho clássico de fliperama, hauhaua

Vi um modelo lindão da Razer chamado Panthera, mas ele custa os olhos da cara e não quero ser um jogador profissional, só quero curtir um joguinho de luta sem destruir meu polegar esquerdo dando meia lua nos king of fighters da vida, daí vi que tem uns caras tipo os da 2nd impact que fazem uns customizados lindões, e que não custam um rim.

Bem, se alguém aqui na rede teve experiência com esses controles, tem um, já teve ou acha eles a sétima maravilha do mundo, qualquer opinião é muito bem vinda pra um noob no assunto como eu, hauhaua

E se acha que esses controles são o inferno na terra e não valem o custo, qual seria a melhor opção pra jogos de luta em joystics comuns? O melhor dpad que já usei pra coisas do tipo foi o do nokia ngage, ele era todo plastificadão, mesmo nas diagonais, se bem que o do xperia play não se saía mal também, pra um console da sony...

The King of Fighters '97

Platform: Sega Saturn
244 Players
6 Check-ins

26
  • Micro picture
    le · 4 months ago · 2 pontos

    Então... Eu tenho um Qanba. Muito bom pra qualquer jogo de luta versus (exceto talvez os 3D, que eu já prefiro um pad normal pelas diagonais, e por MK, por causa do botão de defesa).

    Mas tudo vai depender de como você vai querer jogar, na realidade.

    Controles mais profissionais são bem voltados pra velocidade e precisão. MAAAAAAAS, se você quer algo mais parecido com a experiência do arcade de boteco (ou de qualquer fliperama do Brasil, na verdade), eles não emulam muito bem isso.

    Em fliperamas brasileiros, você só encontrava botões ou convexos de acrílico ou côncavos de naílon. A disposição também não é vewlix (essa mais próxima e inclinada) no Brasil, mas reta e com um espaçamento bem maior entre os botões. Outra diferencial crucial é no restritor da alavanca. No Brasil, a gente sempre usa o octogonal. Mas esses arcades profissionais (ao menos os que vêm lá de fora sem personalização) usam restritores quadrados (que são bons, por exemplo, pra personagens de carga)

    Justamente por isso, eu, particularmente, não gosto de arcades profissionais pra jogar outros jogos de fliperama; só pra jogos de luta mesmo (de fliperama ou não).

    Então, a questão é: você quer precisão e velocidade pra evoluir e fazer combos com timing mais complexo (como os de SFIV), ou quer mais pra emular a sensação de fliperama?

    5 replies
  • Micro picture
    mateusfv · 4 months ago · 2 pontos

    Tbm já pensei em ter um desses, mas como sou jogador ultra casual de jogo de luta n vale a pena pra mim hsushsh, prefiro bem mais os d-pad dos dualshock do que o nojento do 360 hsushsh, inclusive maioria da glr que joga jogo de luta reclama do d-pad da Microsoft hsushsh

    3 replies
  • Micro picture
    onai_onai · 4 months ago · 2 pontos

    Apesar de eu gostar de jogos de luta pois faz parte da tríade, RPG, luta e estratéga, nunca me acostumei a jogar com esses controles arcade. Mas sei que eles são perfeitos pra fazer 360°, algo que nunca consigo fazer... Quando comprar esse controle vamos umas pancadarias gratuitas no FightCade. Hehe...

    5 replies
  • Micro picture
    anduzerandu · 4 months ago · 2 pontos

    Na correria do serviço ainda não li o texto, mas acabei passando meu 8bitdo sf30 pra frente justamente por causa do analógico. É muito duro! Além dos votos L1 e R1 lutarem por espaço com o L2 e R2, sendo muito pequenos.
    Tu pega um SNES Mini e é a melhor coisa mundo! Macio e certinho. Sem contar que o 8bitdo pós o d-pad pra cima pra ter espaço prós analógicos. #comentariosaleatoriosetriviais haha

    3 replies
  • Micro picture
    avmnetto · 4 months ago · 2 pontos

    Um controle Arcade econômico do bom é o Madcatz FightStick Alpha:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1144155056-controle-arcade-fightsitck-alpha-street-fighter-ps4-ps3-novo-_JM

    Já um bom joypad para games de luta é esse aqui. Por incrível que pareça, tem a melhor precisão associada com 6 botões frontais:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712034440-joypad-joystick-manete-usb-8-botoes-comand-fire-vibration-_JM

    (Ele não tem vibração "de verdade", aquela programada nos jogos, que faz você sentir os eventos. Só vibra quando você aperta os botões, e dá pra desligar isso.)

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...