2018-06-03 21:34:10 -0300 2018-06-03 21:34:10 -0300
mabuwah Mabuwah

27/05/2018 - Terranigma - SNES

Single 3635228 featured image

Deu trabalho finalizar este legítimo clássico cult do SNES. Pelo marcador foram mais ou menos 21 horas, mas a impressão é que foi bem mais pois perdi um bom tempo descobrindo cada próximo passo entre as quests  principais do jogo.

Não joguei os anteriores da série, portanto pra mim foi uma experiência bem única. Tanto pela progressão - pouco usual em relação aos demais Action RPGs - quanto pela história...uma viagem na maionese que mistura religião, planos existenciais, Cristóvão Colombo/outros personagens reais históricos, o diabo, a caixa de pandora, reencarnação entre vários outros elementos. Acredito que caso chamassem o David Lynch pra fazer um filme sobre a criação do mundo sairia algo parecido e apesar da tradução horrível  (pelo menos na versão em inglês que eu joguei), deu pra sacar a ideia.

A jogabilidade segue o estilo action, com certa variedade de golpes e magias na forma de joias que são trocadas pelas magicrocks. Porém, em 90% do jogo usei apenas a corrida + salto/golpe (só usei o bloqueio no último chefe) e só usei as magias pra ver como funcionam.

Os inimigos e chefes em si foram tranquilos e a dificuldade, pelo menos no meu caso, foi progredir entre as quests principalmente à medida que o mapa vai ficando mais aberto. Ajudou também nas minhas sucessivas empacadas o fato do jogo, pelo menos até perto do final, não ter um objetivo claro  (são várias sides e não há como saber de cara quais se relacionam à progressão pro final) ou um vilão clichê apresentado de cara...mas claro que isso é bem legal e longe de ser um problema. Só achei que o mapa no overworld poderia ser mais bem trabalhado, pois em vários lugares (principalmente fronteiras, florestas e desertos) não há uma indicação de entrada e tudo é bem chapado. Já o mapa no início das torres não tenho o que dizer..é espetacular.

A maioria das dungeons são bem elaboradas, principalmente as iniciais pois achei que no terço final  deram uma desleixada deixando tudo mais simplório.  O jogo tem alguns momentos bem tocantes também...acho que quem jogou não vai esquecer este encontro:

Não tem como negar que o jogo é bem ambicioso e apesar de, na minha opinião, não ser tão polido como um ChronoTrigger/FFVI da vida, valeu a experiência.

Terranigma

Platform: SNES
489 Players
52 Check-ins

7
  • Micro picture
    darlanfagundes · over 1 year ago · 2 pontos

    Ótimo checkin!Sempre esteve em meu imenso backlog de SNES mas nunca joguei a sério esse game...Gostei da idéia confusa das sidequests, isso torna o jogo bem realista...

  • Micro picture
    fla14 · 10 months ago · 1 ponto

    Mano. Não sei se foi só comigo mas, você conseguiu perceber que o V-Sync desse jogo é terrível?

Keep reading → Collapse ←
Loading...