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  • 2015-04-10 19:55:33 -0300 Thumb picture
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      hilquias · almost 5 years ago · 7 pontos

      tem um agumon escondido na fila usando sobretudo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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      bakujirou · almost 5 years ago · 1 ponto

      HIHIHIHIHI

  • m8y Fesi_6000
    2015-03-12 19:34:10 -0300 Thumb picture
    Post by m8y: <p>Nerfa ese Macaco!!!!!</p><p>#img#[86518]</p>

    Nerfa ese Macaco!!!!!

    #img#[86518]

    Super Smash Bros. for Wii U

    Platform: Wii U
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  • folha Rafael Lucas
    2015-03-07 13:36:25 -0300 Thumb picture
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    folha checked-in to:
    Post by folha: Locais de venda das pokebolas especiais em pokemon
    Pokemon Omega Ruby

    Platform: Nintendo 3DS
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    Locais de venda das pokebolas especiais em pokemon omega ruby e alpha sapphire

    Rustboro city: timer ball, net ball e repeat ball ( falar com cientista na rota 116 antes)

    Fallarbor town: quick ball, dusk ball e dive ball

    Verdanturf ball: heal ball, nest ball e luxury ball

    Toda vez que você comprar mais que 10 bolas você ganha uma premier ball
    10 bolas = uma premier
    30 bolas = uma premier

    Caso seja paciente compre sempre de 10 em 10 bolas

    9
  • 2015-03-06 15:57:55 -0300 Thumb picture
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    Post by flapjacko: <p>Mas Minha gente...&nbsp;</p><p>#img#[83097]</p><

    Mas Minha gente... 

    Mas minha gente... Isso... Isso... O estrago... Minha gente... 

    Hearthstone: Heroes of Warcraft

    Platform: PC
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      felipefabricio · almost 5 years ago · 2 pontos

      EEEEEEEEEEITA PORRA
      Eu sinto a fúria saindo das pessoas com essa carta UAHUEAUHAEUHEA

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      klonoa331 · almost 5 years ago · 2 pontos

      perfeito num deck de warrior junto daquelas cartas causa 1 dano a todos. =O

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      gradash · almost 5 years ago · 2 pontos

      Já sabemos qual será o primeiro nerf ;P

  • lap
    2015-02-26 14:38:00 -0300 Thumb picture
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    Recados aos líderes e jogadores da LAP

    Primeiramente gostaríamos de agradecer aqueles que já estão realizando seus desafios pela Liga e os Líderes que os recepcionam com ótimos desafios.

    Insígnias para seu ginásio

    Para os líderes que quiserem ilustrar suas postagens com insígnias, mas não sabem como fazer uma ou não acham algo na internet, podem usar as insígnias feitas pelo @prometheus que se encontram AQUI, ALI e ACOLA.

    UPDATE: Novas Insígnias - AQUI

    São todas muito bonitas e mesmo tendo sido projetadas pra um tipo especifico, se você achar que ela te serve, fique a vontade pra usar.
    .

    Desafios liberados

    Uma coisa que foi comentada há muito tempo, mas esquecemos de lembra-los, os líderes agora podem almejar algo mais em suas vidas pois está liberado o confronto entre líderes de ginásio valendo insígnias, sendo num primeiro momento apenas um "colecionavel", o futuro desse tipo de ação ainda está em discussão. O intuito é de que os líderes se estudem e se enfrentem para aprimoramento pessoal, ou seja, não deixem de batalhar contra desafiantes para fazer essas disputas e SIM, elas devem ser marcadas na tabela.
    .

    Revisão nas regras + Suspect test

    Por último, analisamos que já é tempo de adequarmos as regras aos novos jogos e à partir de hoje o  Item "Salamancenite" constará na lista de itens banidos. Mais alguns itens e pokémons poderão ser banidos ou liberados com restrições ao longo da temporada.

    Por enquanto é isso. Boa sorte e boas batalhas!

    Equipe LAP

    Pokemon Alpha Sapphire

    Platform: Nintendo 3DS
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  • 2015-02-26 20:33:41 -0300 Thumb picture
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  • marcoslink Marcos
    2014-11-15 03:12:16 -0200 Thumb picture
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    Uma Conversa com o Mestre Musical de Pokémon ( Junichi Masuda )

    Medium 2907700 featured image

    E ai galera, editei essa entrevista, pois ela é MUITO rica em detalhes, muito interessante de se ler, esse cara é um gênio compositor, programador e designer.

    Conversamos com Junichi Masuda, um membro original da Game Freak, sobre o seu papel como compositor musical de Pokémon, uma das suas importantes contribuições para a história dos jogos Pokémon.

    Junichi Masuda, da Game Freak, provavelmente conhecido por todo o seu trabalho como diretor dos jogos, mais recentemente em Pokémon X e Y, mas começou por ser, e ainda é, um prodigioso compositor musical, responsável por quase todas as músicas dos icônicos jogos Pokémon que todos os fãs conhecem. Para marcar o lançamento das bandas sonoras de Pokémon na iTunes Store, tivemos a oportunidade de falar com o Sr. Masuda sobre a sua carreira de mais de 20 anos como compositor de videogames, o seu processo criativo, a produção das bandas sonoras dos jogos Pokémon e muito mais.

    A música tem feito parte da vida do Sr. Masuda desde sempre. As suas primeiras recordações sobre música remontam aos seus 9 anos, quando os seus pais compraram um leitor de cassetes. “No princípio, ouvia rock and roll. Não tenho a certeza de qual ouvia, mas penso que fosse o rock and roll americano. Apenas me recordo, que na altura, achava sensacional”, conta-nos.

    Pouco depois, os seus interesses centraram-se mais na sua terra, quando começou a interessar-se por um grupo techno japonês chamado Yellow Magic Orchestra (YMO). Este grupo inovador causou um grande impacto nos músicos durante cerca de 40 anos, incluindo artistas musicais de pop, hip pop e house. É fácil ver como o Sr. Masuda começou a composição de videogames, já que a maior parte da música dos YMO tem rasgos que lembram o som dos primeiros videogames.

    “Os YMO usavam um monte de sintetizadores. Lembro-me de escutar o som dos sintetizadores pela primeira vez, de pensar como eram maravilhosos e de realmente querer um para mim. Fui com os meus pais comprar o meu primeiro sintetizador, era um Korg MS-10, um sintetizador muito simples”, disse o Sr. Masuda. Este primeiro instrumento musical deu-lhe a oportunidade de começar a criar música ou pelo menos de entender os sons da música. “Ao princípio, na realidade, apenas copiava a música de que gostava, como a Ultravox, and the Human League dos YMO”, explica o Sr. Masuda. “Costumava estar com os meus amigos e tentávamos copiar os sons que ouvíamos. Foi provavelmente vários anos depois, quando tinha uns 14 anos, que comecei a compor as minhas próprias canções”.


    Como muitos meninos da sua idade e interessados em música, o Sr. Masuda se uniu a uma banda de música do seu instituto, em que tocava trombone. Também tocava o sintetizador com um grupo de amigos e criavam canções para as suas ações. Apesar de todo o seu interesse por música, nunca pensou que se dedicaria profissionalmente à música. “Tinha um grande interesse por música, mas considerava-a um passatempo e assim queria mantê-la”, explica o Sr. Masuda.

    Apesar deste interesse precoce e talento na música, a atenção do Sr. Masuda saiu desta área e guiou a sua carreira para outra área. “Estava ciente o quão difícil era ganhar a vida na indústria musical, então decidi focar-me na computação gráfica e deixar a música como um passatempo. A computação gráfica era, naquela altura, uma grande indústria emergente, de modo que, após o ensino médio, comecei a estudar numa escola técnica”, disse Masuda. A combinação do talento musical e o treino em computação gráfica foi fundamental para a sua carreira.

    A sua distância dos interesses musicais não durou muito tempo. Quando tinha 19 anos, conheceu o criador de Pokémon, Satoshi Tajiri, que mais tarde fundaria a Game Freak. “O Sr. Tajiri tinha começado a trabalhar num jogo para a consola NES, que se chamada Mendel Palace nos EUA, e pediu-me para criar a música desse jogo. Pareceu-me que podia ser divertido, e como eu era um simples estudante na época, aceitei o desafio”, explica o Sr. Masuda. Considera que Mendel Palace foi um bom primeiro projeto, pela forma como entrelaçou o jogo e a música. “Quando se movia, soava a música. Quando parava, a música parava”, explicou-nos.


    As primeiras experiências na composição de jogos do Sr. Masuda continuou a ter uma grande influência ao longo de toda a sua carreira. “Recordo-me dos meus primeiros jogos como Mendel Palace. Eu escutei Stravinsky e parecia-me que soava de forma profunda e fascinante, mas a música neste jogo tinha um estilo mais ligeiro e divertido. Foi um grande desafio, e algo com que aprendi muito”, conta-nos. Outro jogo memorável foi Pulseman, lançado para a consola Sega Mega Drive (conhecida nos EUA como Sega Genesis). “Decidimos incorporar um som mais techno no jogo, um gênero no qual eu era experiente. Outro aspecto original deste jogo é que o hardware teve um sintetizador FM, assim tive de fazer um pouco de programação”.

    Os primeiros jogos de Pokémon apresentaram desafios diferentes em relação aos projetos anteriores. Os jogos foram desenvolvidos simultaneamente com os sons e música, para que o Sr. Masuda tivesse que imaginar o som que certa cena teria. “Às vezes, tinha um efeito visual para combinar com a música, como o breve som antes do início dum combate. Tivemos de trabalhar em sincronia, para ter a certeza que a música não soaria antes do treinador lançar uma pokébola”.

    Os anos como compositor musical de videogames têm dado ao Sr. Masuda uma compreensão do processo. Umas das mais importante lições é ouvir muita música diferente. “Quando tinha 20 anos, tinha uma coleção de mais de 1.000 CD’s dentro de uma variedade de gêneros: música de todo o mundo, música tradicional japonesa chamada gagaku, música taiko, gamelão (conjunto musical tradicional da Indonésia), música clássica europeia, rock, jazz, techno,… e tudo contribuiu para o meu próprio estilo”, explica. As suas composições também são influenciadas, em grande parte, pela música clássica. Apesar de ter uma preferência por compositores clássicos mais tradicionais, diz que sempre foi inspirado por Stravinsky. “Gostava do seu trabalho, que eu amava, como A Sagração da Primavera e O Pássaro de Fogo. Muitas pessoas podem pensar que era muito pioneiro ou inovador, quando comparado a Bach e Mozart, por exemplo. Também li a autobiografia e as partituras de Stravinsky”.

    Para o Sr. Masuda, um aspecto igualmente importante é encontrar um momento para a criação, exigindo dedicação e algum isolamento. “Um dos elementos chave é passar algum tempo sozinho. Na maioria das vezes, quando estou com outras pessoas, normalmente estou a falar, por isso é difícil cantarolar uma nova música”, acrescenta rindo. “Além disso, quando se trata de criar ideias para o jogo ou ideias para a música, sinto que tenho de separar as duas coisas. Tenho de perceber se estou num dia de criação do design de jogos ou das músicas, e centrar a minha atenção nesse dia. Não posso pensar nos dois em simultâneo, essa abordagem é importante”, explica. “Nos dias de música, acho a inspiração musical em todos os lugares, incluindo no trabalho, à espera do ônibus ou até no chuveiro”.

    Uma lição aprendida pelo Sr. Masuda sobre a composição musical de videogames está relacionada com os filmes, mas com uma ligeira diferença. “Nos filmes, a música pode encaixar-se perfeitamente e reforçar uma cena para conseguir um destaque, juntamente com a ação. Nos jogos, é um pouco diferente, porque a música não soa sempre nos mesmos lugares para todas as pessoas. Temos de imaginar diferentes cenários e manter isto em mente quando estamos a criar as músicas”, diz ele. No entanto, não significa que se tem de ignorar a cena, mas o contrário. “Acho que não devemos apenas criar as músicas, mas temos que pensar realmente sobre como preparar a cena e pensar em como podemos influenciar a experiência do jogador em relação à mecânica do jogo juntamente com a música”.

    A composição musical para os videogames mudou muito desde que o Sr. Masuda começou a trabalhar nesta área. As ferramentas de criação musical melhoraram significativamente, e o seu foco também. A sua experiência de trabalho em praticamente todos os jogos Pokémon certamente abriu mais caminhos para a sua criatividade. “Hoje, nós criamos a música primeiro, porque sabemos o que está num jogo Pokémon, sabemos quais são as cenas. Acho que as músicas encaixam-se nos parâmetros conhecidos que já temos”, explica o Sr. Masuda.

    Mas isso não significa que o trabalho é mais fácil agora. “Obviamente, existe mais liberdade ao compor músicas nos dias de hoje, mas isto vem a custo de muitos desafios. Podemos fazer muito mais, mas também temos que fazer muito mais”, diz ele. “Com toda a liberdade que temos agora, acho que é um bom momento para todos os compositores musicais de videogames darem um passo atrás e realmente considerarem o papel da música nos jogos.A interatividade é um elemento nos jogos que não se encontra noutro lugar. E, com isto em mente, talvez devêssemos pensar sobre o que fazemos com a música dos jogos”.

    Uma Pesquisa da História da Música Pokémon

    O desenvolvimento e masterização das bandas sonoras de Pokémon deram a oportunidade ao Sr. Masuda de refletir e criar o seu longo legado na composição musical. Fizemos uma revisão da cronologia dos jogos principais de Pokémon para falar sobre eles. A equipa responsável pela remasterização das bandas sonoras passou algum tempo a ajustar a música de forma a que seja possível ouvi-la em qualquer lado.

    O papel do Sr. Masuda na música e sons originais dos jogos Pokémon Red e Pokémon Blue não pode ser subestimada. “Nós escrevemos a música diretamente no sistema Game Boy usando um dispositivo especial. Eu escrevi todas as músicas e criei todos os sons do Pokémon para estes jogos. Sem dúvida, era capaz de capturar tudo o que pude nestes sons”, explica. Como os gráficos do Game Boy original eram bastante simples, a música teve um papel mais importante no estabelecimento do ambiente do jogo e indicar onde o jogador se encontrava. “Quando ouvi a banda sonora para estes jogos, ouço coisas que gostaria de corrigir e mudar, mas gosto dele no geral. Quando ouço isso, penso: ‘Uau, isto soa muito bem. Não posso acreditar que fiz isto!’”, diz rindo.

    Para o Sr. Masuda, o foco principal como compositor mudou com o lançamento de Pokémon Gold e Pokémon Silver, onde esteve mais envolvido no planeamento e na direção do jogo. E foi a primeira vez que a Gō Ichinose se uniu ao departamento de som da Game Freak. Com a ajuda extra e o ambiente familiar, a equipa foi capaz de criar novas músicas no início do projeto com muita rapidez.

    As coisas mudaram com Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire, e a migração para o Game Boy Advance. O Sr. Masuda explica: “Nós fomos capazes de ouvir os sons antes de os adicionar ao hardware, o que foi bom, mas deu mais trabalho e levou mais tempo para perceber o processo.” No final, eles também tinham como pensar sobre o tom da música com a mais ampla gama de sons do novo hardware, incluindo timbales. “Foi mais um som que descobrir naquela época, e ele foi muito usado em Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire”.

    O conhecimento obtido em Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire poderia ser aplicado de forma eficiente nos novos jogos Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen. Embora o Sr. Masuda tenha criado o maior número de composições originais, foi principalmente o Sr. Ichinose que atualizou a música. “Nós gastámos bastante tempo certificando-nos de que qualquer um poderia jogar estes jogos, por isso não mexemos muito com novos elementos nos jogos. Da mesma forma, voltamos para as canções originais e acrescentamos alguns elementos sem alterar muito”, diz Masuda.

    Pokémon Diamond e Pokémon Pearl representaram um ponto de viragem para a música dos jogos Pokémon. Até então, grande parte da música Pokémon já tinha ocorrido, e o “som Pokémon” já estava bem estabelecido. Além disso, o novo hardware da Nintendo DS, mais uma vez proporcionou um novo leque de som para criar as músicas. “Queria realmente tentar expandir o que representa Pokémon”, diz Masuda. “Eu tive a oportunidade de experimentar com a música aquilo que já se considerava ser a música Pokémon”. Ele atribuiu a maior parte destas experiências para ter um modelo do que foram os jogos Pokémon. Com este modelo em mente, ele sabia que podia tentar novas ideias, sem alienar o jogador.

    As mudanças na música de Pokémon HeartGold e Pokémon SoulSilver representou mais um grande salto no hardware usando os sons de jogos anteriores. Para este jogo, o Sr. Masuda deixou a maior parte do trabalho de produção nas mãos dos competentes compositores da Game Freak, o Sr. Ichinose e Shota Kageyama. O seu objectivo era garantir que ambos os jogadores, novos e aqueles que jogaram Gold e Silver, ficavam satisfeitos. “Uma coisa que realmente tinha em mente era que aqueles que jogaram os originais Pokémon Gold e Silver perceberiam se trocássemos as músicas, e queríamos preservar as suas memórias dos jogos”, diz Masuda.

    Pokémon Black e Pokémon White foram os primeiros jogos a serem inspirados numa região fora do Japão, nomeadamente New York City. “Nós estávamos realmente a apontar para uma sensação ‘fixe’, sendo uma direção diferente para a série Pokémon. Queríamos também novos desafios musicais e tivemos alguns novos membros na equipa de música, por isso pedimos a cada um para tentar um gênero musical diferente. Fiquei como compositor dos combates e afins, onde tentamos ficar com as tradicionais músicas Pokémon”. Encaixam bem o conceito da região Unova, onde há muitas diferentes perspectivas sobre o jogo, mas também pode ser vista com um único mundo.

    Os jogadores voltaram a Unova cerca de dois anos depois, em Pokémon Black 2 e Pokémon White 2 e desta vez também se refletiu nos cenários do jogo. O aparelhos de som tinha isso em mente aplicado também. “Tentamos pensar sobre o que tinha mudado, nos cenários durante os dois anos que os separavam de Black e White. Tivemos como base tudo o que se ouvia nos antecessores e tentamos atualizá-lo para fazê-lo soar como se tivessem passado dois anos”, diz Masuda.


    As cenas e desenhos de Pokémon X e Pokémon Y foram ainda mais explicitamente, baseados na França, mas isso não se verificou exatamente na música. Na verdade, é algo que tentam evitar. “Se uma área parece muito europeia e a música também, ficaria demasiado Europa. Nós usamos a música com diferenciação”, explica o Sr. Masuda. Em vez disso, a equipa concentrou-se em usar a música para influenciar os sentimentos e as emoções dos jogadores: deveria o jogador sentir-se tranquilo ou há tensão na acção que a música pode transmitir? “Esta é a principal ideia que temos em mente quando desenvolvemos a música”, explica o Sr. Masuda.


    A posição do Sr. Masuda no Olimpo dos videojogos, como compositor e director de jogos, já está garantido. Com o conhecimento que adqquirimos sobre a sua paixão pela música e do mundo Pokémon, esperamos desfrutar de muitos anos de desenvolvimento de jogos e músicas, sendo algo que os fãs de Pokémon tanto gostam.

    Por fim ouçam essa composição no Game Boy Color:

    E veja como ficaria orquestrada pra entenderem um pouco mais a grandiosidade das composições, tudo é questão de perspectiva:

    @marcoslink

    Pokemon Omega Ruby

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    70
  • 2014-11-10 16:25:36 -0200 Thumb picture
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    Oferta do dia:

    SteamWorld Dig: com 75% de desconto, saindo por: R$ 4,99

    Página da loja: http://store.steampowered.com/app/252410/

    *A oferta acaba em 47 horas.

    SteamWorld Dig

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      fredacp · about 5 years ago · 1 ponto

      Recomendo...
      Muito.

  • aquaslasher Lucas Fullbuster
    2014-11-09 18:48:53 -0200 Thumb picture
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    Sair do Alvanista: Melhor Alternativa?

    Devido as Recentes Confusões Causadas Pela Ultima Atualização do Alvanista, Muitos Usuários Resolveram Sair da Rede, Mas Essa é a Melhor Alternativa para Melhorar o Site?

    Eu Sou Um Cara Que Dificilmente Se Relaciona Com Outras Pessoas, Mas Não é Por Que eu tenho medo de se relacionar com as Pessoas Ou Coisa Parecida, Mas se Deve Ao Fato de as Pessoas Não quererem se Relacionar Comigo, Por Isso Eu procurei Por Um Tempo uma Rede Social Para Gamers, Como Não Tinha Amigos na Vida Real Por Que eu Não Tentava Conseguir Alguns Virtuais E Com o Mesmo Gosto Que Eu?

    E Assim eu Conheci o Alvanista, Uma Rede Com um Layout Bonito, usuários Legais e Uma Mecânica Que Funcionava Bem.

    Depois de Algum Tempo da MInha Entrada Criei o SaZ, um Lugar Onde Eu Podia Me Encontrar Com Amigos que eu Realmente Gostava e Ter Um Papo Divertido e Aleatório. Esse era o Diferencial Entre o Alva e as Outras Redes Sociais Como o Facebook e o Twitter, o Alva era um Lugar Onde Todos os Usuários se Falavam Por Ser Uma Rede Pequena, e todos se Davam Bem (Claro Que Havia Algumas Exceções).

    Mas De repente Alguns Usuários Começaram a Sair, Diziam Que a Rede Já Não era mais A Mesma, Principalmente Depois Da Atualização do Karma Police, Mas Será Que Fugir Da Rede é o Melhor a Se Fazer?

    Duvido Que Alguma Outra Rede Social Seja Igual o Alva, Nunca Vai Existir Um Lugar Onde os Usuários se Dão tão Bem, Um Exemplo Disso é a Revolução Que Se Iniciou Após a Atualização, A Revolução Mostrou Que O Alvanista é Uma Rede Unida Como Nenhuma Outra, Que Para Um Bem Maior Os Usuários Podem Se Unir e Mostrar Que Compartilham da Mesma Opinião.

    Mesmo Que Vc Tenha Amigos em Outras Redes, Ou Até Mesmo na Vida Real, Duvido que Vc Não Sinta Falta Dessa Rede, Duvido Que Vc Não Sinta Falta Dos Amigos Que Fez Aqui.

    Então Se Mesmo Depois de Ler Esse Post Vc Ainda Está Querendo Sair Pode Ir Em Frente, Nada Vai Te Impedir, Pois Afinal Não Sou Um Formador de Opiniões, Tenho Apenas 14 Anos, Nem a Minha Própria Opinião Está Concreta, Mas Se Vc Está Saindo Apenas Por Causa De Uma Atualização Besta Lembre-se dos Amigos Que Vc Fez Aqui, Dos Jogos Que Vc Conheceu, e Que Juntos Podemos Nos Unir Para Retirar Qualquer Escória Que Venha Para Esse Site e Ignorar Qualquer Mudança Que Foi Feita Para Piorar a Rede.

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      carlos_gamer115 · about 5 years ago · 11 pontos

      Exato! É justamente nesses tempos escuros que mais devemos nos unir e mostrar o nosso empenho e preocupação com a rede,ao invés de tocar o foda-se e sair devemos batalhar para melhorar ela para nós mesmo! Ao invés de simplesmente joga-la aos ratos por um motivo besta e infantil.

      3 replies
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      ramoncesar_roberto · about 5 years ago · 7 pontos

      Letra Maiuscula Em Todas As Palavras Doi De Ler.

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      waffle · about 5 years ago · 6 pontos

      Eu agora to nas duas, o Alva e a Duxter. Já que algumas pessoas foram para lá ;)
      E quem ficou, eu converso aqui :)))

      1 reply
  • 2014-11-05 09:37:13 -0200 Thumb picture
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    Queremos saber . . .

    O pokemon OR/AS esta chegando e nos do poke_club gostaríamos de saber qual será o seu time para essa nova geração.

    Para mostrar faça um post na sua pagina e coloque o link nos comentários...

    PS: coloque poke_club no final do seu post para saberem que fomos nos que começamos.

    ==========================================================

    @fesi_pokemon_trainer 

    ==========================================================

    Pokemon Omega Ruby

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      bakujirou · about 5 years ago · 3 pontos

      Soh uma pergunta, pro persona / povo que administra aqui. Sabem que tem um gerador de codes de Pkm ORAS Special Demo ?
      http://www.ytv.com/blog/get-a-special-demo-version-code-today

      Divulga ai se possivel.

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      hilquias · about 5 years ago · 0 pontos

      não consigo me plenejar assim, vou ver quando estiver jogando, o que for aparecendo eu vou usando ^^ só garanto o sceptile na party

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      sakuraba · about 5 years ago · 0 pontos

      Alguns pra mim são obrigatorios, Sceptile, Gardevoir, Walrein. O resto estou pensando. Provavelmente um Absol. Usaria Salamence se fosse possivel pegar ele mais cedo.

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