2020-03-28 16:54:06 -0300 2020-03-28 16:54:06 -0300
vante Lucas

O que deu errado na nova trilogia?

E aí galera tudo blz com vocês? Espero que sim! Nesses dias eu peguei o filme Caravana de Coragem pra rever porque eu só tinha assistido 1 vez já faz muito tempo, e não lembrava de quase nada. Então eu assisti o primeiro, gostei mais do que eu esperava pra falar a verdade, mas o segundo... eu não consegui terminar de assistir.

E bem, analisando o filme eu percebi que ele possui defeitos bem semelhantes aos da nova trilogia e então hoje eu vou fazer uma análise sobre o que fez essa trilogia dividir tanto assim a fan base de Star Wars. 

Lembrando que o intuito desse post NÃO É DE FORMA ALGUMA difamar o trabalho dos atores ou insultar as pessoas que curtiram o filme. E se você é do tipo que se irrita com essas coisa, é melhor não ler esse "artigo".

Primeiramente eu vou falar um pouco sobre o que eu achei das prequels

Pro pessoal que me conhece sabe que eu realmente curto bastante as prequels no geral, e até hoje eu não entendo o porquê de ter tanto rage nesses 3 filmes. Eu sempre olhei pros 6 filmes de Star Wars com o mesmo nível de qualidade (embora o episódio 2 tenha seus problemas, ele compensa muito no final), e uma das melhores cenas do cinema está nesse filme:

Ok, mas isso é pessoal, e não vou entrar muito em detalhes. Só queria que o povo soubesse porque eu comprimento todo mundo falando "Hello there!" e falar que eu gosto das prequels. Mas agora vamos começar mesmo, iniciando pelo episódio 7.

Por mais que muita gente considere esse o melhor filme da trilogia nova, ele tem em sua essência o mesmo problema que todos os outros: Conveniência de plot. 90% das coisas nesse filme ocorrem por conveniência de plot. A Rey inicialmente ajuda um robô no deserto, depois deixa ele e vai pro seu canto, depois se recusa a vender ele. Em outras palavras as ações foram disconectas, assim como o fato de ela ter atacado o Finn assim que eles se conheceram. E esse problema se acarreta até o final do filme, especialmente no vilão, que não tem ambições ou características essenciais que o tornem um vilão, é indeciso e pra completar ele mata o próprio pai sem motivo nenhum, isso é: conveniência de plot. 

Mas tirando isso, os personagens possuem premissas muito interessantes, Finn é um ex-stormtropper, Rey é uma trabalhadora num planeta deserto, Paul um piloto de elite da resistência, Phasma uma comandante da Nova Ordem terrível e o único que não possui um plot muito interessante é o Kylo Ren, o que é um problema já que o vilão deveria ser mais interessante que os heróis. MAS essas premissas foram mal aproveitadas, MUITO MAL aproveitadas. Rey simplesmente já tem tudo o que o protagonista deveria ter logo no começo de sua jornada, Finn não possui um cinflito quando tem que enfrentar seus antigos companheiros, o Paul não teve muito tempo de tela, a Phasma foi derrotada logo no 1º filme e o Kylo também, perdendo totalmente o impacto que esses personagens deveriam ter no decorrer da série.

E o que ninguém pode defender é que o filme foi completamente copiado de Uma Nova Esperança. E tem um outro problema que não foi explicado nesse filme: porque o Império ainda está vivo? Porque a Resistência "resiste" já que eles ganharam a guerra? Porque o Han Solo retrocedeu toda a construção que ele teve nos 3 filmes antecessores? E a explicação para algumas dessas perguntas existe... na forma de quadrinhos. Traduzindo: Only money!

E o papel dos personagens clássicos também foi mal aproveitado, já que o Han morre de forma ridícula (o piloto que ajudou com a destruição da Estrela da Morte morreu DAQUELE jeito...) e isso também se estende para os próximos filmes. E as lutas de sabre de luz pioraram pra variar.

E esse filme também cometeu um erro gravíssimo: A Star Killer destrói 7 planetas só pra pagar as prequels... Arrrrrrrrr... E ainda por cima mudaram de ideia DEPOIS do feito! Inicialmente sim, os planetas das prequels tinham tomado um tiro e desaparecido, mas depois eles se arrependeram e falaram que eram outros planetas. Com o mesmo design e tals mas eram outros planetas... 

E vamos avançar pro filme que quebrou a fã base em 1 milhão de pedaços

O filme começa já com um problemasso: todos os protagonistas já superaram seu maior desafio. Rey já venceu Kylo e Finn já venceu Phasma. E bem esse filme é parado demais do início ao fim. Literalmente porque acabou a gasolina da nave. É. Mas ainda haviam duas armas que poderiam salvar o filme: Luke Skywalker e Snoke. E... Os dois foram direto pro lixo. Primeiro que não faz sentido nenhum o personagem que conseguiu enxergar compaixão no ser mais perverso da galáxia, tentar matar o próprio sobrinho porque sentiu que ele estava ficando "do mal". E o Snoke é uma piada sobre ser inútil. Se você se sente inútil, lembre-se que existe o Snoke! 

E bem, a Rey não fez nada durante 50% do filme, o Finn e a Rose ficaram o filme inteiro numa missão que não resulta em nada, o Benício del Toro não sabe de que lado ele fica, depois de detonar com um destróier imperial o Paul não consegue tomar uma decisão que dê certo, a leia ia morrer mas deu uma de Michael Jordan (sério olha como o braço foi esticado pra fazer a cesta kkkkkkkkkkkkkk) a mulher de cabelo roxo poderia ter se sacrificado BEM mais cedo e evitado que metade da tripulação morresse e... tem aquela luta mal coreografada do kct na sala vermelha. Eu vou deixar o link da análise da luta aqui pra não digitar demais:

Depois a Rey chegou salvando todo mundo sozinha, porque ela não possui fraquezas, e o Luke teve uma ceninha meia boca e morreu sem motivo nenhum.

Esse pra mim foi o pior dos 3, MAS NÃO É CULPA DO ELENCO! Achei uma put@ sacanagem o que fizeram com a atriz da Rose Tico, ela cumpriu bem o seu papel no filme como atriz, então não é pra ficar amaldiçoando o elenco ou xingando eles no twiter. Nesse ponto eu concordo plenamente com o @hard_frolics, esse tipo de fã merece bastante lixo da sua empresa. Huehuehuehuehuehue.

E agora vamos ao que considero melhor (nesse caso, menos pior) e último da franquia enquanto a Disney não quiser mais grana da franquia:

O momento em que eles decidem voltar com o Palps, é o momento em que você percebe que não tem criatividade, ou coragem pra fazer o Kylo virar o vilão principal. E o filme começa dizendo que o Palps tá vivo do nada e já se revelou pela galáxia e vai esperar a Resistência chegar e acabar com os planos dele ao invés de dominar a galáxia de uma vez. CONVENIÊNCIA DE PLOT É MAIS DE 8.000! É, e a explicação da sobrevivência do Palps... eu nem quero falar sobre isso já que não explicaram no filme e só falaram que ele usou a força, e depois que ele era um clone e já devem ter inventado uma outra história pra você ter que comprar os quadrinhos pra entender porque o capitalismo aqui é selvagem. 

E colocaram um general descente dessa vez, já que o Hux é tão figurante que eu só lembrei dele agora, mas basicamente ele fica fazendo vergonha nos 3 filmes e nesse ele dança. E aí a Rey ser neta do Palps também não teve nada a ver, a ligação dela com o Kylo também não teve pé nem cabeça e o Palps não tinh um plano fixo. Primeiro ele queria a Rey morta, depois ele queria que a Rey matasse ele (??????) e depois ele queria sugar a juventude dela e do Kylo (Shang Tsung?!).

E bem, o filme é bem acelerado, o Lando milagrosamente não morreu, o Babu Frikk é o melhor personagem do filme, a Rey vence do Kylo de novo (pra variar) e o Kylo fica bonzinho também porque depois de vacilar durante dois filmes seguidos ele percebeu que não tem motivo nenhum pra ser vilão. Mas ele precisava matar todos os Skywalkers primeiro não é?

E aí qualquer Destróier do Palps pode destruir um planeta (sério, a destruição da Estrela da Morte marca o calendário da franquia, e agora qualquer coisa pode fazer esse trabalho?!). Mas como parece que a powercreep afeta os personagens também, a Rey aprendeu a curar os outros instantaneamente e o Kylo também. Como? Vai comprar os quadrinhos e reze pra achar a explicação lá. Mas independente disso, esse ato destrói toda a trilogia prequel, já que consistiu numa jornada do Anakin em busca de poder para salvar aqueles que ele ama, e aí a Rey e o Kylo simplesmente aprendem do nada... conveniência de plot!

E quanto à batalha final... Gente se fosse pra ver uma cópia de Vingadores Ultimato eu reassistia o filme. O que aconteceu? Juntou todo mundo numa grande guerra e no final a Rey ganhou dizendo:Eu sou o Homem de Ferro. Eu pelo menos escutei isso, mas acho que ela falou !Eu sou todos os jedi" ou algo assim bem original.

E pra fechar a Rey e o Kylo se beijam, sendo que não houve um relacionamento entre os dois em NENHUM DOS 3 FILMES. Sério, foi tão bizarro que eu fiquei até meio pasmo, mas aí o Kylo morreu depois, todo mundo fez uma comemoração, e voltamos à estaca onde o episódio 6 havia terminado. A diferença é que o Luke, a Leia e o Han morreram junto com 8 planetas. Traduzindo: A trilogia removeu muito mais do que adicionou à franquia Star Wars.

E pra terminar de humilhar as prequels a Rey enterrou o sabre de luz do Anakin na areia, sendo que ele detesta areia...

E até agora eu não entendi a parte do "Rey Skywalker" que não fez sentido nem pra mim nem pra ninguém. Então por que eu considero esse o menos pior? Simples: Eu esperava que o Chewie morresse, o Lando também e qualquer coisa ligada aos filmes anteriores. E até que a interação dos personagens não foi ruim. Mas novamente: Não é culpa do elenco, o roteiro e a direção estão totalmente quebrados e não tinha como eles salvarem isso.

E acho que falei tudo o que tinha que falar. Os personagens tinham boas premissas, mas mal desenvolvimento, não tinha planejamento de início, meio e fim, desperdiçaram os personagens clássicos, cuspiram no prato em que comeram (prequels, que no geral deram muito mais lucro com seus derivados) e no final, eles não tinham um vilão convincente e não teve nenhum impacto na "grande" batalha final. E ela quebrou muitas regras pré-estabelecidas no universo Star Wars, o que faz com que seja preferível descanonizar isso. 

E a piada do "They fly now?!" foi ridícula. Eles voam desde as guerras clônicas.

Espero que tenham gostado, vou ficando por aqui, um grande abraço e até a próxima!

Super Star Wars: Return of the Jedi

Platform: SNES
1132 Players
7 Check-ins

16
  • Micro picture
    lukenakama · 4 months ago · 3 pontos

    Tem um filme dos Ewok com o nome de Caravana de Coragem? kkkkk

    1 reply
  • Micro picture
    ersatzgott · 4 months ago · 3 pontos

    A Disney.

    7 replies
  • Micro picture
    kalini · 4 months ago · 2 pontos

    Essas sequels nem deviam existir. Forçado demais esse revival. O desfecho do ep VI já era mais do que satisfatório.

    1 reply
  • Micro picture
    vante · 4 months ago · 2 pontos

    Galera, eu acabei de perceber que eu postei antes da hora kkkkkkk, Pensei que tivesse salvado como rascunho, mas acabei postando. Eu terminei agora, então pro pessoal que achou o final meio esquisito, se não for pedir demais, dá mais uma olhadinha porque agora tá completo kkkkkkkkk.

  • Micro picture
    xch_choram · 4 months ago · 2 pontos

    Não li o texto não mas eu gosto do 7 e acho o 8 um dos meus filmes favoritos da vida, o 9 estragou tudo que o 8 construiu e ficou simplesmente horrível, cheio de situações incoerentes e vazias e com personagens muito mal aproveitados.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...