2018-02-05 18:04:19 -0200 2018-02-05 18:04:19 -0200
wildwolf Luiz Henrique Santos

As inconsistências da história de Sonic Forces

Single 3598237 featured image

Atenção: Este artigo possui spoilers do jogo Sonic Forces. Se você não quiser receber tais spoilers, não veja este artigo

Eu gostaria de não ter que fazer isso. Tipo, mesmo. Mas o que vou falar aqui são coisas tão absurdas que eu não consigo me calar.

Eu não joguei Sonic Forces, mas fatos são fatos: O jogo foi recebido pela maioria dos fãs como um produto medíocre. E meus queridos, não há terreno mais perigoso que a mediocridade. Seu jogo pode ser simplesmente um jogo bom que ficará marcado nas memórias do jogador, ou um jogo ruim que faça o mesmo de uma forma divertida ou não. Mas a mediocridade é algo terrível para o jogo, e Sonic Forces não foi diferente, principalmente nos grandes plot holes de sua história.

Eu poderia ficar horas falando sobre os erros cometidos pela Sonic Team no desenvolvimento desse jogo, principalmente um erro cometido em um jogo lançado pela mesma empresa a pouco mais de onze anos atrás, ou como os desenvolvedores queriam deixar o jogo mais fácil sendo que ele é simplesmente um jogo de plataforma 3D Single-Player. Mas este artigo ficará contido a apenas uma simples lista contendo todas as inconsistências da história de Sonic Forces, e como elas afetam não apenas o próprio plot do jogo, mas o universo de Sonic The Hedgehog.

Atenção: Se você deseja acompanhar as cutscenes para analisar os eventos mencionados abaixo, aqui estão dois vídeos com as cutscenes da história principal e do episódio Shadow. Os tempos de ambos os vídeos estarão listados abaixo dos títulos de cada tópico. Quando o tempo de um tópico não especificar de qual vídeo se trata, este tempo é correspondente ao do Vídeo da História Principal do Jogo.

1 - Criação ou Criador?

Tempo: 0:00 - 0:39, 1:14:38 - 1:14:45 (Vídeo da história principal), 2:28 ou 3:48 - 4:22 (Vídeo do Episódio Shadow)

De acordo com a história principal, Infinite é uma criação do próprio Eggman, incorporada com o Rubi Fantasma (jóia que aparece no início de Sonic Mania). Porém isto está errado: Infinite é na verdade um chacal orgânico que era líder do Jackal Squad (Esquadrão Chacal), e que conheceu Eggman após o gênio maligno fazer testes com o Rubi Fantasma para analisar seus poderes. Então se é assim, porque a cutscene inicial do modo história trata Infinite como uma criação de Eggman (sendo que o próprio Eggman e até os amigos do Sonic dizem que Infinite é uma criação dele)?

2 - Onde carambas esse jogo se passa?

Tempo: 0:39 - 1:23 / 5:58 - 6:39 / 18:25 - 19:27 / 25:50 - 30:30 / 47:04 - 47:23 / 53:29 - 54:56 / 55:27 - 56:01/ 57:29 - 58:13 (Todos do Vídeo da História Principal)

Esta é uma inconsistência que é repetida a exaustão neste jogo, então serei o mais breve possível em explicá-la: Se a Green Hill Zone é um local da South Island e a Chemical Plant um local da West Side Island, então porque elas estão na Terra, e não em Mobius, o "planeta natal" de Sonic? Mesmo que haja várias Chemical Plants em vários locais em que Sonic visitou, esta está no mesmo planeta em que a Green Hill está, então este planeta seria Mobius... Se ambos estivessem em suas ilhas respectivas. Então se essa é a Terra, por qual motivo não há sinal de nenhum humano além do Eggman?

3 - Reforços? Nah.

Tempo: 6:52 - 9:04 (Vídeo do Episódio Shadow) / 1:24 - 2:59 (Vídeo da História Principal)

Este é um pouco mais simples: Rouge simplesmente pede a Shadow para que ele vá até a Cidade (é sério, o nome do local é literalmente  "Cidade") para ajudar Sonic... E durante toda a cutscene da derrota do ouriço azul, Shadow (tirando a ilusão do Rubi Fantasma) não é visto em lugar nenhum. E nenhum evento que acontece após a derrota do Sonic neste momento é abrangido, então... O que aconteceu com os vilões? Eles derrotaram o Shadow também ou simplesmente fugiram sem levar nenhum deles como refém? E porque deixaram o Tails ileso?

...Eu não aguento mais essa daqui. Próximo.

Obs.: Aos 35:45 até 36:08 do vídeo da História Principal, Vector e os outros discutem o porque Shadow está do lado do Eggman, então ele provavelmente cagou e andou pro pedido da Rouge de ir até a "Cidade" para ajudar o Sonic. Parabéns, Shadow, você ganhou o prêmio de maior idiota do ano de 2017 (Apesar de que 2017 já passou, mas enfim).

4 - Como bagunçar o Espaço-Tempo, por Silver The Hedgehog

Tempo: 3:21 - 4:16 (Vídeo da História Principal)

A inconsistência mais simples de ser notada: Silver está aqui, sem nenhuma introdução para como ele chegou ao Presente/Passado. É sério, nem os quadrinhos explicam direito - Ele simplesmente está ali e dane-se. E se ele está aqui, onde Blaze está?

5 - Estou maluco, porém sóbrio

Tempo: 3:38 - 3:43 (Vídeo da História Principal)

Esta passou despercebida por alguns. Aqui Silver diz que além de Sonic ter "morrido", Tails acabou ficando maluco. Porém algumas cutscenes depois, é possível ver que Tails na verdade está perfeitamente bem, sem nenhum problema mental. O que nos leva a próxima inconsistência.

6 - Como é ser uma vítima de Alzheimer, por Miles "Tails" Prower

Tempo: 6:40 - 7:43 (Vídeo da História Principal)

A inconsistência mais apontada por todos, juntamente com uma falsa inconsistência do jogo. Tails é visto consertando Omega que estava destruído desde antes de Eggman dominar o mundo inteiro, e é atacado por Chaos para ser salvo pelo Sonic Clássico logo em seguida. Até aí uma cena normal, não é?

Não. Não, não, não, não, não. Apenas não.

Quando Tails foi atacado, Chaos estava em sua forma básica, também conhecida como Chaos 0. O problema é que esta cena não corresponde com um evento do próprio Sonic Adventure 1, onde Tails batalha e vence contra Chaos 4.

Chaos 4. Uma forma do Chaos que é literalmente quatro vezes mais forte do que Chaos 0.

Obs.: Antes do Chaos 4, ele batalha e vence contra Knuckles. SOZINHO.

Também há a inconsistência falsa nessa cena de que Sonic Clássico deveria vir do passado, mas graças a batalha dele contra o Phantom King em Sonic Mania, ele chegou até a dimensão de Sonic Forces. Nada muito complicado. Mas isto é algo que também nos leva a uma inconsistência extra:

6.5 - Qual o verdadeiro poder do Rubi Fantasma?

Tempo: 47:43 - 48:05

Depois de invadirem a Chemical Plant, Tails descobre que as pesquisas de Eggman sobre o Rubi Fantasma levaram-o a crer que a jóia pode afetar a percepção visual e de profundidade de um ser vivo de forma que o cérebro deste recebe informações visuais falsas. Porém, como Sonic Clássico foi teleportado da Egg Reviere Zone para a "Cidade", sendo que Sonic Mania demonstra que o próprio Rubi Fantasma reagiu com as Sete Esmeraldas para criar o portal? Se o poder do Rubi Fantasma foi apenas o que Eggman analisou e comprovou, como o Sonic Clássico foi parar na Green Hill do Sonic Mania em primeiro lugar?

7 - Como Torturar um Ouriço Antropormófico, por Dr. Ivo "Eggman" Robotnik

Tempo: 5:06 - 5:32, 11:16 - 11:48, 15:23 - 15:28 (Opcional)| (Vídeo da História Principal)

Uma das inconsistências mais famosas do jogo. A espiã de Knuckles (Rouge The Bat) diz a ele que Sonic está no satélite espacial (Ovo Da Morte), e que o ouriço foi severamente torturado. Porém, quando Zavok está pronto para mandar Sonic para o espaço (o que não é grande coisa, já que Sonic e os outros podem respirar tranquilamente no espaço como mostrado em outros jogos), Sonic aparenta não ter sofrido tortura alguma tanto pela sua personalidade imaculada quanto por não ter marcas físicas de tal. E ele ficou na prisão por SEIS MESES sofrendo essa "tortura". Isso só pode ter duas explicações:

1 - Para Sonic, a única tortura possível é deixá-lo em uma cela apertada na qual ele não possa correr, como mostrado no tempo opcional (O que não faz muito sentido já que Rouge não falharia em seu trabalho com espiã)

2 - A teoria do Etika estava correta.

8 - Infinite é um burro.

Tempo: 20:47 - 21:09, 26:20 - 26:28

Durante a batalha contra o Silver, Infinite deixa um protótipo do Rubi Fantasma cair no chão. Estes protótipos são falhos, gravando em si apenas o DNA daquele que o ativou. Logo após, quando Sonic Clássico e Tails se escondem de Infinite e Eggman, o chacal diz que o processo de destruição dos protótipos está correto. Bem, ele pode ter se distraído na batalha, não? Até que sim... Se não fosse pelo BENDITO BARULHO DO PROTÓTIPO RESVALANDO NO CHÃO! Não é possível que uma criatura que tem o poder de distorcer a noção de espaço de qualquer ser vivo de acordo com a sua própria vontade não tenha notado um barulho de pedra caindo ou pelo menos visto o protótipo no chão... Ai, cara.

9 - Aula do OC - Como se teleportar com sucesso

Tempo: 34:42 - 35:02

Bem auto-explicativo: Sonic Clássico, Tails e o OC simplesmente se teletransportam da fachada do Laboratório de Mystic Jungle para o elevador da base secreta do Knuckles. É sério, nem tem uma fase do OC voltando para a base, eles simplesmente aparecem lá. Bem louco, viu.

10 - CARAMBA SONIC PARA DE SER UM IDIOTA

Tempo: 36:54 - 37:17

Aqui Sonic vê a cópia de Shadow criada pelo Rubi Fantasma, e... Ele não faz nada além de ficar parado pra se proteger. Então, Shadow simplesmente aparece, usa o Controle do Caos e acaba com a cópia dele com um golpe.

Putz, Sonic. Não é possível que você tenha pego a mesma covardice do Tails, além de não ter ao menos suspeitado que o "desaparecimento" da cópia do Shadow e a do Zavok tinham alguma coisa em comum. E a propósito, Shadow, onde você estava quando o Sonic precisou?

11 - Infinite é um burro. (Parte 2)

Tempo: 37:27 - 37:46, 1:03:04 - 1:03:36

Aqui, Shadow revela que os inimigos que Infinite convocou são apenas réplicas, e que de acordo com Rouge, vários deles podem ser criados. Se é assim, porque ele simplesmente não fez vários deles pra destruir o mundo de uma vez? Putz, ele faz isso só no FINAL DO JOGO. Se eu fosse o Eggman eu deixaria o Infinite no canto dele...

12 - Knuckles também é um idiota.

Tempo: 38:08 - 39:33

Ok, temos metade da história do jogo completa aqui. O momento é crucial, Eggman está com seu exército reduzido e esta é a melhor chance para que a Resistência acabe com os planos de Eggman. Mas é claro, o jogo não pode atacar tão cedo, então que desculpa podemos colocar para que o jogo continue prosseguindo?

...Fazer do Knuckles um idiota. Como sempre.

O problema é que Knuckles cria um plano de ataque frontal a "Metropolis" (A propósito esse é o quarto local de toda a série Sonic com esse nome), sem o Sonic e o Shadow, alegando que eles estão ocupados "batalhando". E isso é simplesmente a coisa MAIS IDIOTA DO UNIVERSO! Amy estava em contato com Sonic durante o planejamento dessa operação (que a propósito demorou UM MINUTO E MEIO para ser concluída de acordo com as palavras do próprio Knuckles), então ele poderia simplesmente pedir a Amy para contatar Sonic e dizer a ele para ir a Metropolis o mais rápido possível, mas NÃÃÃÃÃÃÃO, nós temos que fazer com que o Knuckles faça um plano idiota sendo que ele ao menos é um ataque surpresa, e sim um ataque frontal completamente indiscreto, sem o Sonic.

O pior é que o Vector e até o Tails concordam com o plano... Pelo menos podemos confiar no Silver, já que ele foi o primeiro a ficar receoso com o plano.

13 - OCCCCCCC JENKINS

Tempo: 40:40 - 41:42

Essa é bem simples: Espio, Charmy e Silver recomendam a todos os envolvidos no plano anteriormente citado a recuar, e o OC simplesmente continua no local e batalha contra o Infinite. Menininho rebelde, viu?

14 - Infinite também tá com Alzheimer? Poxa vida.

Tempo: 41:15 - 41:21 / 42:08 - 42:18 / 43:01 - 43:12 / 45:21 - 46:09

Quando o OC se encontra com Infinite, inicialmente o chacal parece se lembrar do pequeno herói, mas depois ignora sua origem. Depois ele realmente se lembra de quem ele é e quando ele o viu pela primeira vez, e quando vê ele negando os efeitos do Rubi Fantasma, nem suspeita que ele está com o protótipo restante... Que está na MÃO DELE. E ele provavelmente percebe, mas ainda assim não faz nada. Impressionante.

15 - Ninguém precisa de um satélite artificial. Nem o próprio Robotnik.

Tempo: 51:57 - 53:00 / 56:03-56:20 (opcional)

Aqui Tails diz que há um modo de parar o Rubi Fantasma: A jóia precisa de uma quantidade de poder tão imensa que apenas o Ovo da Morte pode fornecer. Se o Transferidor de Energia for destruído, o rubi é praticamente inútil. Exatamente igual a Sonic Mania, não é mesmo? (IRONIA)

Além disso, Knuckles diz que é perigoso demais invadir o Ovo da Morte já que ele tem grande segurança... Quando o próprio OC tinha invadido ela facilmente utilizando uma das naves de lá. E como se não bastasse, Tails tem a brilhante ideia de alguém entrar no computador da Chemical Plant e desativar o sistema de segurança do Ovo da Morte para destruir o Transferidor de Energia... Depois de sair DO MESMO LOCAL QUE ELES QUEREM ENTRAR DE NOVO! AAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRHGHGHFVDIWF9QJIODQJDJDQJWI0DKJDF8GRJFJHG9RHE0FGWIJH

Mas calma que ainda tem mais! Milagrosamente Sonic consegue chegar ao Ovo da Morte sem nenhuma explicação plausível, pronto para desativar o transferidor. E o Vector também continua receoso com a ideia do Sonic invadir a Death Egg. Desculpa, Vector, mas chegou atrasado.

16 - Prisioneiros? Quais prisioneiros?

Tempo: 14:34 (Pause para ver), 57:14 - 57:28

Veja o primeiro tempo mencionado acima. Se você ver o cenário direito, vai perceber que existem prisioneiros na Death Egg. E nesse segundo tempo que eu mencionei... Eles explodem o lugar sem ao menos ver se tem algum inocente lá dentro. Eles literalmente mataram pessoas que não tinham nada a ver com aquilo de propósito. QUE TIPO DE HERÓIS SÃO ESSES?

17 - Poder da Amizade

Tempo: 59:48 - 1:01:15

Uma inconsistência que ficou desapercebida por um monte de gente. Durante a cutscene em que Sonic e o OC são sugados, o portal para o Espaço Nulo se fecha imediatamente após os dois serem sugados. E no estágio em si, ambos simplesmente conseguem abrir um portal para sair do bendito Espaço Nulo e voltar para um local extremamente específico de Metropolis que possui um trilho para que ambos possam fazer seu grinding de cada dia, utilizando apenas o Double Boost... E talvez um pouco de poder da amizade, sempre funciona nos animes então é obvio que funciona nos games também.

18 - Tails, você é sentimentalista demais.

Tempo: 1:02:30 - 1:02:50

Aqui Tails fica "feels sad boi" porque quando tudo acabar, o Sonic Clássico vai voltar para sua dimensão. O problema é que o Sonic Clássico (até o momento) não fez absolutamente nada além de participar de um plano para enfraquecer o Rubi Fantasma (plano este que falhou já que Eggman tinha uma fonte de backup para a jóia abaixo do solo de Metropolis). Desapega, jovem.

19 - Plano de Emergência Não Encontrado.

Tempo: 6:40 - 6:48, 1:03:53 - 1:04:10

Aqui Omega aparece para ajudar na luta contra o Infinite e seus clones... Quando ele deveria estar destruído e o próprio Tails disse que não tinha como reconstruí-lo. Porque dane-se a continuidade.

20 - Sonic Team desafiando as leis da lógica... De novo.

Tempo: 1:04:14 - 1:05:22

Infinite atinge todos os amigos do Sonic (e os lutadores da resistência genéricos que não tinham aparecido até o momento) com seu Rubi Fantasma, e simplesmente invoca o Sol.

Eu tenho que explicar algo agora. O Sol da Via Láctea está a uma distância exatamente perfeita da Terra, de forma que a vida no planeta é absolutamente possível. Se ele estivesse um centímetro a frente do local onde ele está, todos os seres humanos morreriam por causa da radiação. E se alguma criatura humana sobrevivesse a isso, ela morreria por causa do calor. Se o Rubi Fantasma tem todos os poderes que foram analisados pelo Eggman, COMO TODOS OS ANIMAIS ANTROPORMÓFICOS DAQUELE TROÇO ESTÃO VIVOS CONTRA A MERDA DO SOL A APROXIMADAMENTE 30 METROS DISTANTE DA SUPERFÍCIE DA TERRA?

Está confirmado, Sonic e seus amigos são imortais. Ou não.

E essas são todas as inconsistências, 20 no total. Pode parecer um número pequeno para alguns, mas para um jogo que pode ser completado em quatro horas, é muita coisa. Felizmente algumas coisas salvam essa história, como a personalidade do Silver que é simplesmente maravilhosa nesse jogo, ou o fato do Infinite realmente ser um vilão que causa terror, apesar de ser muito burro.

Novamente, este artigo não tem a intenção de depreciar o jogo, mas sim de apontar os plot holes da história deste. Se você gostou do jogo, parabéns, você fez uma boa compra pra você mesmo. Mas como dito acima, fatos são fatos, e não há como ignorar que Sonic Forces tem vários plot holes. Quem sabe no próximo jogo tenhamos uma história que não siga o mesmo caminho.

Até o próximo post!

Sonic Forces

Platform: PC
25 Players
5 Check-ins

29
  • Micro picture
    darlanfagundes · over 1 year ago · 2 pontos

    Eu ainda não joguei e dado tudo que falam desse jogo nem vou jogar, então vou ler o seu artigo assim mesmo...rsrsrs... marcando aqui pra mais tarde.

  • Micro picture
    tassio · over 1 year ago · 2 pontos

    To só esperando esse jogo ficar na casa dos 30 conto pra pegar ele.

  • Micro picture
    luizkorynga · over 1 year ago · 2 pontos

    Mas todos os jogos na se passam na terra?(menos o dark chronicles)

    2 replies
  • Micro picture
    yugoogami · over 1 year ago · 1 ponto

    Até a Sega já meio que esqueceu o forces e ta dando ibope pro Mania

  • Micro picture
    darlanfagundes · about 1 year ago · 1 ponto

    Porque esse artigo não virou destaque???

Keep reading → Collapse ←
Loading...