2018-12-23 03:16:15 -0200 2018-12-23 03:16:15 -0200

Eu estou ficando puto com o Game Design de Mega Man Zero!

É, vocês não leram errado! Estou reclamando da minha série favorita de games e onde está meu jogo favorito da vida!

...E tudo pelo sistema de Ranks, que não, não deixa o jogo mais divertido, pelo contrário, deixa frustrante! Deveria ser abolida essa p*rr@!

A série Zero tem a jogabilidade que mais me agrada (não da pra dizer que é a melhor pois 99% dos Mega Man são um primor nisso, inclusive os ruins como o X6), ele refina diversas mecânicas da série X e as expande, possuindo possibilidades de simples para mais avançadas de movimentos, Sub Tanks como os de Legends que não desperdiçam pontos extras após encher sua vida mas sim os mantêm guardados, segue o primor na trilha sonora e ambientação, raramente falha em level design, e ainda tem o estilo visual e artístico que mais me agrada de looonge... Alias, Cyber-elves não são má ideia nenhuma, é chato upar pra poder usar alguns, é, como era ja pra comprar ou fazer upgrades em coisas do Legends, e que sim poderia custar menos, mas te dá tantas possibilidades, alias, mais do que ZX que é posterior, acho totalmente válido, pode tornar a gameplay o combate e a jogatinaem si deferente de tantas formas, nenhuma outra sub série da franquia chega nem perto, maaaas, custa Rank, e não vou me estender sobre pois ja escrevi um artigo exatamente sobre isso, só quero dizer que o sistema de cyber-elves como upgrade / utilitário por si só é excelente.

Antes de entrar nos Ranks, vou pontuar os defeitos de game design que vejo sendo os mais incômodos pra mim em cada jogo da série:

Zero 1:
- Sistema de vidas arcade sem nexo.
- Level design mais mal pensado da série, contendo alguns pontos cegos em fases específicas.
- Coletar cyber-elves deixa uma parte da tela poluída / tampada, em uma resolução que ja é pequena.
- Grinding bem excessivo, seja pra upar armas (o que nem deveria existir), ou para cyber-elves.
- Sistema para utilizar cyber-elves mal implementado, no sentido de ter que ir a um lugar específico para alimentá-los e baixa-los.
- Fake Metroidvania, é possível transitar pelo mapa interligado apenas após completar a missão daquela área específica.

Zero 2:
- Mantem a coisa de deixar uma parte da tela poluída ao coletarcyber-elves.
- O grinding está menor mas continua, Zero esquecer como usar armas de um jogo pro outro é bem idiota.
- Sistema para utilizar cyber-elves continua exatamente o mesmo.
- Cumprir Rank pra conseguir EX Skill.
- Os requerimentos para se conseguir as Forms são contraproducentes, pois ter que completar a missão com tal coisa específica se torna um "faça tal coisa em vez de aproveitar o jogo pra conseguir esse extra aqui", quebrando a dinâmica. Uma solução simples seria cumprir cotas com a mesma pegada, em vez de se completar a missão matando 50 com a buster, seguir um esquema de após matar "x" inimigos apenas no decorrer natural do jogo e receber automaticamente, porque não? É uma solução de design bem mais válida, inclusive utilizada em jogos 'arcade' como "Final Fight One".
* O sistema de vidas se ajusta aos moldes clássicos, assim como o sistema de fases, o level design melhora consideravelmente.

Zero 3:
- Continua tendo que cumprir Rank pra conseguir EX Skill.
- Satellite-elves poderiam ser melhor utilizados, ou utilizados de outra forma, pois na verdade não passam de tapa buracos pro Ranks.
- Cyber Space é algo extremamente dispensável, ele torna o jogo simplesmente o que ele deveria ser na prática, e bem, ficar OP do nada em uma tela verde, convenhamos, não é a coisa mais interessante do mundo, apesar de ser algo opcional. A única vantagem é uma luta secreta, que poderia ser implementada de forma diferente. Não passa de outro Tapa buracos pra dificuldade perante aos Ranks.
*As Forms agora se tornaram um sistema de armadura modular, algo como as Armor Parts do X só que alternáveis, possuindo outras features e sendo fundido ao sistema de chips elementais, ja as habilidades das Forms em si se tornaram cyber-elves, vejo como valido apesar de perder a dinâmica de pontos de atributos (ATK/DEF/SPD). Graças a adição dos Data Disks e a obtenção de cyber-elfs se tornar parte deles, não há mais poluição visual na hora em que são obtidos. O grinding de armas foi finalmente eliminado e o de cyber-elves diminuiu bastante. O sistema para utilizar cyber-elves melhorou consideravelmente.

Zero 4 :
- O sistema de cyber-elves é extremamente simplificado, tirando toda a variabilidade e opções de jogo. Sendo assim, nada dos jogos anteriores cabe aqui sobre esta mecânica específica.
- O sistema de armadura modular se tornou complicado de mais pra suprir os cyber-elves, no caso terá que alternar habilidades no menu se quiser fazer algo diferente, um retrocesso às Forms do 2.
- Pra complicar, a forma de obtenção das "Parts" da armadura é algo complicado de mais, pois você deve coletar peças especificas dropadas de inimigos para montá-las, sem contar que se não souber como fazer alguma específica, deverá encontrar as plantas para aprender como se faz primeiro.
* Zero 4 tem um game design em si deferente do restante da série, nem melhor nem pior, como por exemplo a obtenção de EX Skills não depende da dificuldade de se tirar um bom Rank, mas sim de escolher o clima certo pra tornar a fase mais difícil para aí sim conseguir ao derrotar o Boss, dois pesos, duas medidas.

Agora vamos aos Ranks, pois são simples e práticos os motivos pra não existirem.

Os Ranks afetam os EX Skills, que são habilidades muit interessantes, logo se vc fizer Rank baixo está se limitando a não ter uma recompensa bacana, que poderia ser substituída pelo seu desempenho na luta contra o Boss especificamente!
Os Ranks implicam no uso de cyber-elves, que é a única categoria que pode te dar pontos negativos no desempenho, o limitando a não usar se almejar a perfeição, isso poderia ser facilmente ser substituído pelo sistema de valor dos e-crystals sobre a liberação do uso de cyber-elves, só rebalanceado os "preços", seguindo mais a filosofia dos Legends, Zero já pega muita coisa deles mesmo.
Os Ranks o empurram a correr na fase, deixando aquela coisa da série X de aproveitar ir e voltar, mas sim rushar feio louco.
Os Ranks te tiram a liberdade de entrar e sair de uma fase, pois cumprir a missão se torna o foco mais importante, tirando aquela coisa bacana da série X de entrar e sair da fase com o que coletar.
Os Ranks te pedem perfeição e repetição e não aprendizado pra gerar habilidade, pois levar dano soa errado, morrer soa errado, usar continue então te torna praticamente um idiota, sem contar que bater meta de inimigos mortos, em um numero não condizente com o decorrer natural da fase é um grande quebra de dinâmica.
Os Ranks tem uma única coisa interessante que são os objetivos da missão, que acaba sendo o que menos importa.

Finalizando, os Ranks são desnecessários! São uma forma de forçar o jogador a diversas coisas incompatíveis com a proposta base da série, é como se tivessem enfiado DMC sendo óleo em MMX sendo agua de uma das formas mais erradas possíveis! Sabe como vejo os Ranks sendo bons? Em um modo extra de time trial / skill test, mas não na gameplay principal.

Um conselho, joguem Mega Man Zero como jogam Mega Man X, no seu tempo sem esquentar em bater meta nenhuma, indo na mora, é outro jogo, muuuuuuito mais divertido, pois mais que sacrifique os EX Skills... O bom é que não implica em te dar um final diferente como o Mega Man X5!

Eu ainda vou fazer 100% no Zero 2 e pra isso vou ter que bater Rank, fazer o que? Mas depois de conseguir as EX Skill é usar os cyber-elves que incrementam a jogatina até o talo! (sem a mamata de usar os que aumentam defesa e ataque, muuuuito menos o que tampa os espinhos, pq isso dae é o Anti-MegaMan!)... Depois no NG+ eu pego as Forms, eu quero é me divertir nessa porra com a série que mais gosto! <3

----------------------------------------------------------------------------------------

Bem, isso não foi um artigo, por ser informal pra caralho, mas tem conteúdo de um, então, espero que gostem, e por favor, comentem, concordando discordando ou caso queiram saber mais da série, vamos trocar uma ideia e compartilhar opiniões.

PS: Eu estava upando as imagens e o Alva travou, a tela de upload de imagem não saia da tela, então não tinha como eu copiar o texto, logo, tirei print de parte a parte e escrevi todo de novo, ou seja, eu redigi esse texto duas vezes.

Bonûs:

Mega Man Zero Collection

Platform: Nintendo DS
710 Players
74 Check-ins

34
  • Micro picture
    manoelnsn · 11 months ago · 3 pontos

    Pior que concordo em muitas partes sim... Quando joguei a série, sempre mostrei meu dedo do meio pra esses ranks, é algo bem nonsense, ainda mais levando em consideração a dinâmica dos jogos, que te instigam a explorar o cenário, isso desde o Megaman do NES.

    4 replies
  • Micro picture
    hard_frolics · 11 months ago · 2 pontos

    @thecriticgames e @katsuragi, talvez sejam os mais interessados e dispostos a ler :)

    Ah, @manoelnsn, talvez também goste e até concorde em partes.

    1 reply
  • Micro picture
    lordsearj · 11 months ago · 2 pontos

    Sou suspeito para falar pq sempre fui um fracasso em Mega Man. Sério.

    1 reply
  • Micro picture
    tiagotrigger · 11 months ago · 2 pontos

    Concordo com a conclusão final, eu nunca me incomodei com os rankings, pois nunca quis fazê-los, kkkkk.
    O que me incomodava era o grinding dos primeiros jogos.

    1 reply
  • Micro picture
    mateusfv · 11 months ago · 2 pontos

    Oque só comprova essa idéia é que os zeros foram o únicos que implementaram os ranks dessa maneira hsushsh, alguns outros tem como o X8, mas lá n faz diferença se vc ganha um rank baixo ou alto é algo mais pra competir com a glr hsushsh.

    Eu joguei todos querendo tiram in rank bacana pra ver, mas por exemplo até onde lembro nunca peguei uma ex skill no zero 2 só ouvi falar sobre hsushsh.

    2 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...