lordsearj

Jogando desde o Atari 2600, amante da emulação e hoje mais PC Gamer, mas ainda curto meus consoles.

You aren't following lordsearj.

Follow him to keep track of his gaming activities.

Follow

  • porlock Bruno Tavares de Carvalho
    2020-09-15 22:31:23 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    RPCS3 - Guia rápido para melhor desempenho.

    Galera, recentemente fiz uma postagem com gameplays do RPCS3 e vi que algumas pessoas tiveram duvidas em relação a quais as melhores configurações pra se usar nos jogos. Então resolvi fazer um pequeno guia, pra ajudar a tirar melhor proveito do emulador.

    Segue os passos.

    *HABILITAR GUIA DEBUG

    Algumas opções só são acessíveis na guia debug, que é escondida por padrão. para habilitar, procure o arquivo dentro da pasta onde está o RPCS3 \GuiConfigs\CurrentSettings.ini. Nele, mude o parametro showDebugTab de false para true.

    *PATCHES

    Muitos jogos que estão com o status "ingame", necessitam de patches pra dar uma melhorada no desempenho, ou consertar glitches, que normalmente são causados por funções ou recursos do jogo que ainda não foram tratados no emulador. Estou com o arquivo de patches mais completo até agora, que contém os últimos patches do illusion para o The Last of Us. (mais pra frente falo do illusion) 

    Os patches estão dentro do arquivo patch.yml que deve ser colocado na pasta \patches, dentro da pasta do emulador (se não existir, crie). Deixo o meu arquivo pra download.

    https://drive.google.com/file/d/1MtFXj3zPPhXjJ2_FU...

    Pra ativar os patches vá em Manage -> Game Patches. Selecione o jogo que quiser e habilite os patches que achar necessário, caso tenha algum.

    A "Infra" ta ok. Agora estamos chegando nas configs. 

    Primeiramente devemos procurar na wiki do RPCS3, se o jogo que vamos jogar tem alguma configuração especifica já conhecida.

    https://wiki.rpcs3.net/index.php?title=Category:Ga...

    Na wiki, é só buscar o jogo pelo nome. Olha por exemplo o que a wiki diz do The Last of Us:

    Só esse dado da wiki, já te evita perder um tempo. E deve ser a primeira coisa a ser verificada.

    Depois da wiki, a gente pode tentar um "ajuste fino", tentando algumas outras opções pra tentar um melhor rendimento ainda.

    Agora vamos pras configs propriamente ditas. Destaquei e vou falar sobre as configurações mais relevantes, que são as que podem melhorar desempenho, ou consertar falhas.

    *CPU

    Na aba CPU, não devemos mexer nos recompiladores. o LLVM sempre são as opções mais rápidas. 

    Enable thread scheduler: é uma opção feita pros processadores ryzen, mas mesmo pra eles, é uma config controversa. vai ter jogo que ela aumenta o desempenho, e jogo que diminui. por exemplo, no The Last of Us, o desempenho cai. No Red Dead Redemption, o desempenho aumenta com essa config. o ideal é testar em cada jogo...

    Lower SPU thread priority: Se o seu cpu for intel core i3 ou core i5, você pode tentar essaa opção, que também deve ser testada em cada jogo.

    SPU Block Size: O "Safe" é o default, mas o "Mega" pode te render uns fps. Teste em cada jogo também. Ela pode causar crashes/glitches, mas se funcionar, show de bola.

    *GPU

    Anti-Aliasing: Recomendo sempre desativar. O anti-aliasing é a causa da maioria dos problemas dos jogos. E a maioria dos patches são justamente pra desabilitar o anti-anliasing MLAA. Pelo sim, pelo não, desabilitar ele tende a render uns fps.

    Resolution Scale: Se a sua placa de video for mediana, já da pra usar resolution scale em 200%, que dá a resolução de 1440p. A perda de desempenho é pouca e o ganho de qualidade compensa. Quase todos os meus videos, eu jogo em 1440p. Exceto os playables, que rodam 4k quase sempre de boa. Como dica, sugiro começar no default mesmo, e se o jogo tiver rodando bem, vá tentando as resoluções mais altas.

    Shader Mode: Não vi diferença de desempenho em usar o Async (multi threaded), ou Async with Shader Interpreter, pode ser que em jogos específicos uma ou a outra fique melhor, mas na duvida, deixe no padrão mesmo.

    Write Color Buffers: Essa função sempre diminui o desempenho, mas é necessária em alguns jogos pra resolver principalmente problemas com iluminação. no God of War 3, por exemplo, o cenario externo fica com brilho intenso, e no Red Dead Redemption, a noite fica com brilho muito alto também. Então, se o jogo que você tiver jogando, tiver um problema com iluminação e não tiver mapeado na wiki, essa opção é a primeira coisa que vc deve tentar habilitar.

    *ADVANCED

    Acurate RSX Reservation access: Se o seu CPU não tiver instruções TSX, (os Ryzen não tem.  Os intel acho que 8ª e 9ª geração tem. Elas foram removidas na 10ª geração) Essa opção pode ser necessária pra alguns jogos, como o The Last of Us. Provavelmente vai estar na wiki. Ela sempre diminui o desempenho.

    Relaxed ZCULL Sync: Não tendo nada na wiki, essa opção, junto com a opção Disable ZCULL, da aba Debug, podem trazer ganhos de performance, ou cagar o rolê todo. Teste as duas juntas, ou uma de cada vez e veja se alguma melhora a performance. No RDR por exemplo, Ela da um boost de performance. Já no TLoU, diminui o desempenho.

    Driver Wake Up Delay: Deve ser usada com o menor valor possivel. Mas se o jogo começar a crashar e congelar muito, vá subindo o valor. Tente 40, 80, 100... Não é recomendado deixar acima de 500, porque vai impactar muito na performance. 

    Vblank Frequency: Essa opção normalmente é usada pra destravar o FPS dos jogos. o padrao dessa opção é 60, mas se o cap do jogo for 30fps, você dobrando o vBlank, (setando em 120), deve deixar o jogo em 60fps.

    *DEBUG

    Por último temos a aba debug, que a gente habilitou no inicio. A unica config interessante aqui é:

    Disable ZCULL Occlusion Queries; Pode trazer ganhos de desempenho e pode ser combinada com a Relaxed ZCULL Sync, da aba anterior. Essa opção quebra totalmente o RDR, mas da boost em outros jogos. É uma opção a ser testada. 

    Use GPU Texture Scaling: Vejo muita gente usando essa opção, e até eu já usei, mas nunca reparei diferença com ela ligada ou desligada.

    Agora vamos falar rapidamente das builds custom. 

    Esse mini guia foi feito em cima da versão oficial do emulador. Mas existem dois carinhas por ai que fazem builds tops. O illusion e o ZEROx.

    Tenho usado as builds do illusion, e tenho alguns fps acima da original. Ela tem umas opções a mais na guia Debug, bem como a do ZEROx.

    Vocês conseguem mais informações no canal do YT dos dois:

    Canal do illusion:

    https://www.youtube.com/channel/UCJ6vXQI813m2QLjHf...

    Releases do illusion:

    https://github.com/illusion0001/rpcs3

    No github do illusion tem instruções pra baixar as builds. Procure o "How to download build", porque não é trivial.

    Canal do ZEROx:

    https://www.youtube.com/user/ZEROx2085

    As builds do ZEROx são postadas diretamente nos videos, por links do gdrive.

    Essas builds custom devem ser jogadas em cima do emulador oficial. (Eu faço backup e mantenho uma pasta pra cada build).

    É isso, galera. Acho que é tudo o que sei do RPCS3. Espero poder ajudar vocês a tirarem melhor proveito dele.

    Vou marcar todos que interagiram na postagem anterior. Espero que não se importem, e que de repente esse mini guia ajude em algo. E claro, se alguém tiver alguma sugestão, ou alguma config que não abordei, ou ainda, que eu tenha abordado de forma errada, é só avisar que eu conserto o que tiver que consertar aqui.

    @jailsonbraga, @santz, @_gustavo, @lordsearj, @tassio, @wilford_fernandes, @eduardo_wrzecionek, @kess

    The Last of Us

    Platform: Playstation 3
    11842 Players
    1172 Check-ins

    41
  • 2020-09-17 14:17:03 -0300 Thumb picture
  • 2020-09-17 14:16:19 -0300 Thumb picture
  • 2020-09-06 21:12:37 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
    Post by cleuber: <p>O Open PS2 Loader, ou simplesmente OPL, é um pro

    O Open PS2 Loader, ou simplesmente OPL, é um programa para o console play station 2 (PS2) da sony. Ele foi feito para se poder jogar jogos de PS2 via USB, dispensando assim as mídias de CD e DVD. Suas versões mais novas ainda permitem jogar jogos de play station 1 (PSX), assim como rodar por ele outros programas, incluindo emuladores, para PS2. Neste tutorial vamos aprender a instalar o OPL no memory card, para você poder acessá-lo quando ligar seu PS2 sem utilizar um CD/DVD.

    31
    • Micro picture
      lordsearj · 10 days ago · 2 pontos

      Boa mano. Vou tentar assim que puder. Coloca o lonjlk no post para poder dar o like.

      2 replies
    • Micro picture
      andrexdl23 · 9 days ago · 2 pontos

      As versões atuais permitem jogar usando cabo de rede, ou seja, você apenas baixa a iso no PC, salva numa pastinha sem converter e nem nada, e já era! Melhor coisa <3

    • Micro picture
      johnny_bress · 9 days ago · 2 pontos

      muito bom

      1 reply
  • 2020-09-11 17:41:44 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
    17
  • 2020-09-07 21:35:27 -0300 Thumb picture

    DREAMCAST NÃO É PRA MIM...

    Cara, há ANOS que tento emular o Dreamcast, nunca tive sucesso. Com o avanço da emulação nesse console, achei que ia dar. Baixei o Redream para PC e Android, depois o velho NullDC no primeiro e nada. Não passa da Bios. 

    Que saco..

    Queria jogar Pier Solar e os Shenmue

    21
    • Micro picture
      noyluiz · 15 days ago · 2 pontos

      Eu com a porra do dolphin

      2 replies
    • Micro picture
      hard_waters · 15 days ago · 2 pontos

      Eu tive que fazer um upgrade no PC pra agora sim conseguir rodar... Sinto muito :/

      2 replies
    • Micro picture
      gan0nd0rf · 15 days ago · 2 pontos

      Reicast funcionou de primeira aqui, tanto pc quanto Android.

  • 2020-09-05 14:43:05 -0300 Thumb picture
    lordsearj checked-in to:
    Post by lordsearj: <p>Lá vamos nós para o templo dos anciãos.</p><p>#i
    Final Fantasy VII

    Platform: Playstation
    10079 Players
    291 Check-ins

    Lá vamos nós para o templo dos anciãos.

    Um pouco antes disso: Esse Cloud é 8m mané mesmo. Uma gatinha dessa dando sopa e ele não se toca.

    17
    • Micro picture
      onai_onai · 17 days ago · 2 pontos

      Mais mané que o Cloud só o Squall mesmo. Hehe...

    • Micro picture
      santz · 14 days ago · 1 ponto

      Todo personagem de JRPG é mané nesse sentido.

  • 2020-09-04 22:11:28 -0300 Thumb picture
    lordsearj checked-in to:
    Post by lordsearj: <p>Check-in estranho.</p><p>Tempos atrás, navegando
    Tomb Raider: Underworld

    Platform: PC
    1242 Players
    24 Check-ins

    Check-in estranho.

    Tempos atrás, navegando pelos favoritos do navegador eis que me deparo com o GAMERSGATE. Um site de venda de jogos digitais que existe até hoje, mas foi "engolido" por Steam, Epic, Uplay, Origin, etc.

    Daí nos meus jogos estava o TRU comprado em.... 2011!!!

    Resolvi jogar sem pressa. Uma pegadinha aqui, outra alí. Nem check-in aqui no Alva fiz.

    Estava na Groenlândia, na parte de uns pêndulos em forma de martelo na procura pelo Mjoulnir. Eis que ontem abri o jogo e.....

    CADÊ O SAVE??????

    Simplesmente sumiu. Escafedeu-se. Antigamente dava esse bug às vezes, mas nestes tempos de salvamento na nuvem, savestate e tal, desacostumei e estava tudo em um único save. Perdi todo o progresso e já desistalei. Sabe quando vou jogar de novo? N-U-N-C-A

    Uma pena. Era uma bela - e necessária - despedida de uma era, antes do reboot de 2013. Agora vou ver se vejo de onde parei até o final no YouTube.

    18
    • Micro picture
      hyuga · 17 days ago · 3 pontos

      também sou desses que perde o save e desiste de jogar, mas sei lá dá um tempo esfria a cabeça e volta a jogar

      2 replies
    • Micro picture
      supernova · 17 days ago · 2 pontos

      Nunca zerei mas ante onde joguei este jogo era muito bom

  • 2020-08-28 10:03:08 -0300 Thumb picture
    36
  • 2020-08-20 22:01:17 -0300 Thumb picture
    lordsearj checked-in to:
    Post by lordsearj: <p>#img#[731214]</p><p>Que cara chato mano. Morri p
    Final Fantasy VII

    Platform: Playstation
    10079 Players
    291 Check-ins

    Que cara chato mano. Morri pela primeira e mais de uma vez, grindei uns 5 níveis e perdi umas batalhas só estudando o elemento. Se foi com slow , muita regen e mais ataques fisicos do que magias. 

    Cansei. Pelo menos Leviathan é nosso agora.

    Ufa

    20
    • Micro picture
      noyluiz · about 1 month ago · 2 pontos

      Eu não achei tão difícil (mesmo morrendo umas 2 vezes)ter colocado a ribbon ia ter ajudado muito

      1 reply
    • Micro picture
      santz · about 1 month ago · 2 pontos

      Lutar com 1 personagem é tenso demais.

    • Micro picture
      onai_onai · about 1 month ago · 2 pontos

      Nem lembro como foi essa batalha quando joguei...

      2 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...