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  • natnitro Renata
    2019-03-06 22:35:19 -0300 Thumb picture
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    As evoluções e downgrades da jogabilidade dos ACs até hoje...

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    Atendendo ao fratello @leandro, que me pediu pra falar um pouco sobre as mudanças do sistemas de combate/escalada e cia nos AC principais da franquia, desde o primeiro até o mais recente que é o Odyssey, eis ai um resumão das características principais de cada fase dos jogos, já que a jogabilidade foi uma das coisas que mais mudou até hoje, algumas vezes pra melhor, outras pra pior, já outras mais ou menos...

    -- Era Altair: AC1

    O AC1 é provavelmente o que tem a jogabilidade mais simples e intuitiva até hoje, começando pelo arsenal bem limitado de armas principais, que eram basicamente espadas e a lâmina oculta, que ainda tinha uma peculiaridade que era o Altair só usar a lâmina em stealth ou no ataque aéreo, já que ela ainda não era usada no combate... E uma coisa bem diferentona ai era o sistema de sincronização, que ainda não era aquele esquema de repetir o mesmo método que o ancestral fez em ação pra fechar a missão em 100%, mas a sincronização total ai nada mais era do que não sofrer danos na batalha. o_O

    O parkour nesse início ai era praticamente um clone dos Prince of Persia, com algumas adições como o salto de fé e a possibilidade de derrubar e pegar alvos em movimento, além dos elementos de stealth como o blend na multidão, esconder no feno, etc, o que foi melhorado com o tempo e deu uma identidade própria pra franquia, que continua ai até hoje...

    -- Trilogia Ezio: AC2, Brotherhood e Revelations

    Do AC1 para a trilogia do Ezio foi uma grande evolução, já que no AC2 o Ezio ganhou as lâminas duplas do Leonardo da Vinci e já podia lutar com elas e ai começou aquele esquema de bloquear com a tecla de perfil alto/corrida e ir atacando e bloqueando pra fazer os combos, mas sem poder usar ainda uma arma secundária e talz...

    Já o Brotherhood, pra mim, é o que tem a melhor jogabilidade até hoje, porque é o mais responsivo na parte dos ataques/bloqueios/contra-ataques porque é tudo controlado na raça mesmo, já que é preciso saber a hora certa de bloquear pra logo depois contra-atacar e ai tem jeito de emendar aqueles combos enormes, como meu recorde aqui, que é de 52 combo-kills no treino virtual de 1:30min... \o/

    Já outra coisa sensacional é que no ACB já tem como combinar arma principal e secundária como a espada e a pistola, mais a adaga com facas de arremesso, o que é uma maravilha pra derrubar um exército inteiro em segundos literalmente, desde que você pegue o timing certo... 

    Já o grande diferencial do Revelations foi o Ezio ter ganhado a hookblade, que é um gancho na segunda lâmina, o que facilita bastante nas escaladas e ainda pode ser usado nas cordas pra fazer uma tirolesa, mas em combate, o gancho não é lá muito útil, porque acrescentou um movimento onde o Ezio pode driblar um inimigo pelas costas, com a opção de arremessar ele pra longe, mas o problema é que isso exige espaço e um tempinho pra preparar o ataque, o que nem sempre está a nosso favor nas lutas...

    -- Saga Americana: AC3/Liberation/AC4 e Rogue

    Depois do Revelations já mudaram tudo com a American Saga, que inclui AC3/Liberation, AC4 e Rogue, onde o combate passou a ter um tipo de qte (quick time event) para enfrentarmos dois inimigos simultâneos, acertando os comandos no tempo limite, que se for feito corretamente, vai finalizar os alvos, mas se falhar, ai é dano certo sem chance de defesa/bloqueio... 

    E foi ai que a jogabilidade ficou pior, porque passaram a usar a tecla de corrida/perfil alto pra escalar automaticamente nas árvores e virou aquele problema de o Connor, Haytham, Aveline, Ed e Shay saírem subindo em tudo pela frente e mal conseguirem correr em linha reta na rua, enquanto na época do Ezio havia ai nada menos do que uns três comandos que eram de andar, correr em perfil alto e a corrida acrobática, que combinava as teclas de corrida com a dos pés/chutes e ai era muito mais fácil de controlar quando era para escalar ou não...

    -- Unity

    Depois da Saga Americana veio o Unity em 2014, que tem um parkour de Prince of Persia e o jeito do Arno escalar é mega estiloso, mas depois inventaram de colocar botões especiais pra evitar dessincronização por queda, e, com isso, pra subir e descer virou aquela lerdeza só, o que ferrou geral, porque limitou a possibilidade de irmos livremente pra cima ou pra baixo nos direcionais, como sempre foi, e então sair brincando de homem-aranha e dar aqueles saltos longos no ar pra agarrar a parede antes de cair, o que ajudava a escalar muito mais rápido... 

    Já o combate do Arno pra mim é o pior da franquia, porque tentaram deixar a esgrima mais realista, só que na prática, isso serviu mesmo foi pra fazer passar raiva, porque se juntar mais de três inimigos a nossa volta, ai já o coitado do Arno já era, porque ele nem tem uma sequência de combos e finalizações minimamente decentes pra controlar multidão e afins... >-<

    -- Syndicate

    Já o Syndicate é quase a mesma coisa do Unity nas mecânicas, só que com um downgrade no parkour, pra evitar dessincronização por quedas e afins, o que deixou a escalada bem mais lenta, e combate também foi levemente modificado com novas armas e com um detalhe a mais que é terem dado foco maior pra combate corpo a corpo, indo pra luta no soco mesmo, tanto que qualquer arma principal que usarmos, por melhor que seja, vai ser uma lentidão enorme pra finalizar os inimigos, sendo que qualquer luta vai muito mais rápido se equiparmos só um par de socos ingleses mesmo e sairmos distribuindo porradas pra todo lado...

    -- Trilogia Empire: Origins e Odyssey

    Depois veio o Origins, que até poderia ser chamada bem por alto de fase Souls-Like dos AC, porque ai a franquia foi pro lado RPG e passou a dar opção de usar escudo, espadas, lanças, alabardas e cia, além das barras de energia e de ataque especial, etc...

    O grande diferencial ai é que nos combates agora é preciso ter um mínimo de estratégia e paciência pra atacar e esquivar na hora certa, senão o estrago é grande, porque a maioria dos inimigos quase sempre tem level bem maior que o nosso e eles ainda gostam de juntar um bando de gente pra deixar a coisa bem mais animada, com todo mundo atacando ao mesmo tempo, e ai é preciso se virar e aprender a lutar, porque a coisa fica tensa pra valer mesmo... O_O

    E como o Odyssey basicamente copiou e depois esticou o Origins, a jogabilidade e a escalada deles é quase a mesmíssima coisa, com umas diferenças mínimas de estilo e armas, além de terem removido o escudo e modificado um pouquinho a luta com a adição do chute espartano, que é a marca registrada do jogo... (crédito ao @msvalle pela correção do meu equívoco aqui :-)

    -- AC Chronicles: China, India e Russia

    E ainda tem os Chronicles, que apesar de serem spinoffs da franquia, tanto o parkour quanto a jogabilidade focaram quase 100% no stealth, e com isso, quando somos pegos por um grupo grande, a melhor coisa é correr mesmo, porque nem a Shao Jun e nem o Arbaaz Mir aguentam mais do que uns três tapas numa luta e o Nikolai Orelov então nem se fala, já que a especialidade dele é ser sniper mesmo... 

    -- Já o que ficaria perfeito de vez... <3

    Se a Ubi algum dia quisesse fazer o AC com a melhor jogabilidade até hoje, um palpite ai seria o de juntarem o estilo de corrida acrobática super responsivo do Ezio no Brotherhood, com o parkour mega estiloso do Arno no Unity, mas sem as malditas teclas de descida/subida segura, mais o estilo de luta do Brotherhood que é controlada na raça mesmo, com timing certo pra bloquear/contra-atacar e fazer aquelas chains insanas, somando isso com o estilo do Origins, onde todo mundo vem pra cima ao mesmo tempo pra animar mais as coisas, e de brinde, aquele arsenal de bombas do Revelations só pra tocar o terror geral, que é uma das coisas mais divertidas já feitas nos AC até hoje... <3

    E, pra ficar perfeito de vez, é só escolhermos os estilos que quisermos pra virar um gladiador de espada e escudo, ou pegar uma katana e sair fatiando geral, no melhor estilo Jack the Ripper, ou ir pelo jeito favorito aqui, que é pegar aquela adaga mega estilosa do Brutus e juntá -la com uma chuva de facas de arremesso pra derrubar um exército em segundos, ou vale também pegar só um belo par de lâminas ocultas e nada mais, e agir nas sombras pra servir a luz, como um bom çaçino raiz mesmo... :-)

    Ps: Dona Ubi, ninguém aguenta mais batalha naval, chega!!!

    Assassin's Creed: Brotherhood

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      msvalle · 13 dias atrás · 3 pontos

      Ótimo texto (como sempre), @natnitro! Parabéns!
      Eu só chamaria a atenção de que no Odyssey você não pode mais usar escudo como no Origins.

      1 resposta
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      msvalle · 13 dias atrás · 3 pontos

      Ah e também concordo! #chegadebatalhanaval XD

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      artigos · 12 dias atrás · 3 pontos

      Parabéns! Seu artigo virou destaque!

      1 resposta
  • 2019-02-11 10:04:21 -0200 Thumb picture
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    Você sabia? #9

    Que ainda é possível acessar as listas criadas antes da funcionalidade ser descontinuada?

    Uma das funcionalidade mais desejadas hoje em dia pelos usuários da Alvanista é a volta das listas aqui na rede. Gostaria de ordenar os jogos que você começou a jogar e desistiu? Quer falar para todo mundo os zilhões de jogos que você está jogando ao mesmo tempo? Ordenar os jogos da sua franquia favorita? Com as listas isso era possível:

    Infelizmente não há um botão ou um link no perfil do usuário que dê acesso às listas que ele criou (antes de a funcionalidade ser descontinuada, claro), mas é possível acessar suas listas através da barra de endereço do navegador.

    Basta adicionar "/lists" (sem aspas) ao final da url do perfil do usuário.

    No caso das prints, utilizei o perfil do @shinobiterry como exemplo. Portanto, para acessar suas listas, basta acessar o endereço: alvanista.com/shinobiterry/lists

    Além de ordenar os jogos da maneira que desejasse, era possível ainda escrever comentários sobre a lista e sobre cada jogo adicionado(Um boost e tanto para a rede hoje em dia, não concordam?).

    A descontinuidade da funcionalidade de listas foi anunciada no Blog de 13 de julho de 2013. Segundo o post:

    "Após um ano de Alvanista, observamos que esse recurso não foi muito bem aceito pela base de jogadores, e poderíamos usar o nosso tempo melhor focando em outros recursos. Esperamos que nos compreendam. São passos necessários para que possamos melhorar cada vez mais os aspectos mais importantes da Alvanista."

    #voltaLista

    ===================

    Curiosidade: Alguns exemplos de lista:

    http://alvanista.com/spider/lists

    http://alvanista.com/shinobiterry/lists

    http://alvanista.com/sikora/lists

    http://alvanista.com/bruno/lists

    http://alvanista.com/lleogame/lists

    http://alvanista.com/niveabarbosa/lists

    http://alvanista.com/lica/lists

    http://alvanista.com/zir0/lists

    http://alvanista.com/sucodelarangela/lists

    http://alvanista.com/mateusmassa/lists

    http://alvanista.com/montanaro/lists

    * Foi marcado aqui e não gostaria? Avise nos comentário que retiro a marcação!

    ===================

    Gostou dessa curiosidade? Sabe de alguma coisa interessante sobre a Alvanista? Compartilhe com a persona!

    ===================

    Post sugerido por: @spider

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      polarxenon · 1 mês atrás · 4 pontos

      Ta ai uma função q em todos os anos q estou aqui eu nunca nem vi kkkkkk

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      montanaro · 1 mês atrás · 3 pontos

      Caraca... eu nem lembrava que tinha feito essa lista. E o pior é que nem sei se concordo tanto assim com ela agora. hau8hauahuahuahuahauha

      3 respostas
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      santz · 1 mês atrás · 3 pontos

      Legal essa parada aí de listas. Desconhecia totalmente.

  • tiagodantas Tiago
    2019-01-18 20:00:28 -0200 Thumb picture
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    tiagodantas fez um check-in em:
    <p>Alguém por favor poderia me ajudar em duas conqu - Alvanista
    Resident Evil: Revelations

    Plataforma: XBOX 360
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    Alguém por favor poderia me ajudar em duas conquistas:

    - Duo Dinâmico (realizar um ataque físico potente contra um inimigo em simultâneo com parceiro)

    - Com Raça (Conclua em etapa 5 níveis abaixo do nível recomendado)

    28
  • vaojogar Vão Jogar!
    2019-01-08 12:08:34 -0200 Thumb picture
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    11 anos de Vão Jogar!

    Ainda esperando por dias com 37 horas para dar conta de tudo, chegamos ao nosso 11º ano! Sim, são ONZE anos de Vão Jogar!!

    Nos acompanhe também pelo Telegram, acesse https://t.me/vaojogar e inscreva-se!

    21
  • 2018-11-19 16:31:49 -0200 Thumb picture
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  • 2018-11-02 18:46:46 -0200 Thumb picture
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    GamerSpeak #186 – Quem tem c# tem medo

    Em semana de Halloween não poderíamos deixar de falar dos jogos que nos dão medo, nos fazem tremer na base e sentir um melado na cueca. Neste GamerSpeak, os participantes compartilham suas histórias e traumas com jogos de várias gerações. Ouça se tiver coragem!

    Alien: Isolation

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      1977rider · 4 meses atrás · 2 pontos

      "e sentir um melado na cueca" Ah sim... Hentai né? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • 2018-10-26 21:17:14 -0200 Thumb picture
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    GamerSpeak #185 – Os Bons, os Maus e os Games

    Com o lançamento de Red Dead Redemption 2, nada mais óbvio que um podcast temático sobre jogos de faroeste. Os participantes da vez no GamerSpeak comentam jogos do gênero previamente lançados, como Wild Guns, Sunset Riders, Lethal Enforcers 2, Call of Juarez, GUN e até Custer’s Revenge, o polêmico game adulto de Atari. Ouça que o papo tá mais louco que uma briga de cavalos.

    Red Dead Redemption 2

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      leopoldino · 5 meses atrás · 1 ponto

      Um dos que eu mais gosto desse género é o Blood Brothers.

  • 2018-10-13 10:53:35 -0300 Thumb picture
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    Sr. Wilson conta o que achou de Resident Evil 2 Remake - BGS 2018

    Será que o Sr. Wilson gostou do Resident Evil 2 Remake? Confira sua opinião após jogar a demo com o Leon na Brasil Game Show.

    Resident Evil 2 Remake

    Plataforma: Playstation 4
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      willguigo · 5 meses atrás · 1 ponto

      Será que o jogo dele para Android já completou As Fases?

  • 2018-10-13 10:54:58 -0300 Thumb picture
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    Testamos o novo Pokémon e Super Smash Bros. Ultimate na BGS

    Fomos convidados pela Nintendo para testar em primeira mão na BGS o Pokémon: Let's Go, Pikachu! and Pokémon: Let's Go, Eevee! e o controle em formato de pokebola, além de outro jogo bastante aguardado: Super Smash Bros. Ultimate. Saiba o que achamos de ambos os games.

    Pokémon: Let's Go, Pikachu!

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  • lica Liliane Santana
    2018-10-12 19:39:40 -0300 Thumb picture

    Encontro Alvanista BGS 2018

    Genteeeee! 

    Estou sumida, trabalhando loucamente, mas ainda sim, vamos à BGS! Mal tive tempo de organizar nosso encontro antes, então aqui vai, para quem estiver por lá!

    Este ano estarei somente no domingo (vida adulta só acabando comigo...) e sugiro que nos encontremos na avenida 4, altura da Lojas Americanas em frente ao Mixer. 

    Estarei por lá às 16h!

    ;*

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      willguigo · 5 meses atrás · 3 pontos
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      solidrenan · 5 meses atrás · 2 pontos

      Fui quarta, quinta e hoje, sábado e domingo não poderei ir. Não aconselho esse lugar não, tem muito fluxo de gente passando ali e vai ficar complicado. Exceto se for ao lado do Mixer, encostado na parede. Ou então na grade entre a área de cosplay e o ponto frio

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      raiden · 5 meses atrás · 2 pontos

      Eu também estarei lá somente domingo!

      1 resposta
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