2020-07-15 09:17:34 -0300 2020-07-15 09:17:34 -0300

E3 de 1995

Single 3814004 featured image

Naquela época, muitas companhias faziam eventos próprios para anunciar seus produtos, que acabavam recebendo cobertura principalmente de revistas especializadas. Ainda sim, o principal evento que reunia as principais novidades do mundo dos videogames se concentrava na feira CES, um evento gigantesco que abordava diversas novidades do mundo da tecnologia. Os videogames tinham que disputar a atenção com produtos eletrônicos variados, como televisões, computadores, tocadores de CD e muitos outros. Revoltado com a pouca atenção que os games tinham nestas feiras, com estandes pequenos e escondidos, a associação IDSA propôs a criação de uma feira exclusiva voltada para os videogames.

 Em maio de 1995, é realizada a primeira E3 da história. Localizada em Los Angeles, bem próximo a Hollywood em um local de facilitava os voos vindo do Japão. O evento recebeu apoio das principais companhias de videogames do mercado e muitas delas reservaram novidades bombásticas para apresentar na feira. Os primeiros 2 dias foram voltados para a imprensa, com destaque para os anúncios dos consoles da próxima geração. A Sega, que havia divulgado que o Sega Saturn seria lançado em setembro daquele ano, anuncia que a partir daquele instante, o console já estava disponível para compras nas principais lojas de varejo dos EUA. Essa estratégia surpresa não deu muito certo, pois pouquíssimas unidades do aparelho estavam prontas para venda.

 A Sony fez sua apresentação em seguida, mostrando seu novo videogame, o PlayStation. Ao final da apresentação, Steve Race sobe ao palco para dizer apenas “299”, em um dos momentos mais antológicos da história dos videogames. Era o anúncio do preço do seu console, US$ 100 a menos que o Sega Saturn. No lado da Nintendo, o Ultra 64 foi apresentado em um estado final de desenvolvimento, prometendo ser lançado no verão do ano seguinte sob o nome de Project 64. Os esforços da Nintendo estava voltado para o seu novo console portátil, o Virtual Boy. Um headset capaz de criar imagens 3D em realidade virtual com tons de vermelho que parecia promissor, mas deu dor de cabeça para muita gente experimentou o aparelho.

 Os 3 dias restantes ficava aberto ao público para que eles pudessem jogar os games mais quentes da época. O PlayStation mostrava Battle Arena Toshinden, Twisted Metal e uma versão inicial de Resident Evil da Capcom. O Super Nintendo trazia Chrono Trigger, Earthbound e uma prévia de Donkey Kong Country 2. A Sega mostrava prévias de Vectorman e Comix Zone para o Mega Drive, Virtua Fighter e Panzer Dragoon para o Sega Saturn e Virtua Cop para os Arcades. Um dos maiores destaques ficou com Mortal Kombat 3 da Williams, com direito a uma apresentação com atores lutando no palco. Outros anúncios de jogos diversos foram Batman Forever, Judge Dreed, Battlemorph, Primal Rage, Clockwork Knight, Super Burnout, Cyberia e muitos outros.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias, @hyuga, @wcleyton, @bobramber [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

43
  • Micro picture
    lgd · 30 days ago · 4 pontos

    Para quem não conhece o histórico anúncio: https://www.youtube.com/watch?v=ExaAYIKsDBI

    4 replies
  • Micro picture
    artigos · 30 days ago · 4 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 30 days ago · 2 pontos

    Virtual Boy 😂😂😂
    Detonando a cabeça dos gamers... literalmente...de dor de cabeça e náuseas.😬

    E Michael jogando? 😂😂😂

    4 replies
  • Micro picture
    thiagobrugnolo · 30 days ago · 2 pontos

    A criação da E3 foi um marco para o mundo dos games, finalmente um evento dedicado aos jogos eletrônicos que contribuiu para uma maior visibilidade e atenção para o seguimento.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...