2019-10-04 08:34:59 -0300 2019-10-04 08:34:59 -0300

Adeus para um amigo e conselhos para outros amigos.

Meu amigo Fernando tinha 38 anos, 2 anos mais novo que eu, era casado a mais de 15 anos e tinha 2 filhos, uma garota de 18 anos e um garoto de 8 anos. Nos conheciamos desde 2004 e trabalhavamos juntos, chegamos a ser vizinhos em Brasilia e nossas familias eram muito amigas, nossos filhos brincavam juntos, fizemos festas, churrascos, passeios e viagens juntos. Nós juntos eramos sinonimo de bagunça e divetsão. O Fernando adorava videogame, principalmente FPS (jogamos muito COD em tela dividida), ele tinha um PS3 e um Wii (que eu vendi pra ele), mas de uns anos pra ca ele ja não tinha tempo de jogar, trabalhava muito pra dar o melhor pra sua familia e nos fins de semana fazia bicos como fotografo.

Nesse mês se setembro ele começou a sentir dor de cabeça e a dor não passava, a dor foi aumentando mas ele não procurou um médico, preferiu ignorar enquanto dava pra suportar e continuou trabalhando, quando a dor ficou insuportavel foi no hospital e descobriu que tinha um sangramento no cerebro, ficou internado alguns dias a base de sedativos mas a situação piorou e foi transferido pra UTI, passou a respirar com ajuda de aparelhos e entrou em coma induzido. No dia 30 de setembro de 2019 foi constatada a morte cerebral e se iniciou o protocolo de exames para retirada de orgãos (ele era doador) e posteriormente o desligamento dos aparelhos que mantem a respiração e circulação. Hoje a tarde está previsto o desligamento dos aparelhos, o coração dele vai parar de bater e sua historia vai se encerrar.

Ele tinha planos, alguns ele não deve ter contado pra ninguem e nunca vamos saber. Ele deixou de fazer muita coisa que gostava e passou muito estresse no trabalho porque tinha planos pro futuro, o futuro seria melhor, mas o futuro não chegou.

Com a perda do meu amigo eu aprendi duas coisas. Primeiro que não se deve ignorar os sinais que o corpo dá, qualquer coisa diferente do normal deve ser verificada, vale a pena perder tempo indo no médico só pra ouvir que você não tem nada, o tempo que você pode perder se não for é muito maior. Segundo que preciso dar mais valor ao que eu tenho hoje, viver um dia por vez, não deixar de fazer as coisas que gosto e tenho vontade se for possivel, dar valor à familia e amigos, fazer com que eles saibam que você gosta e se importa com eles, e me divertir. É impossivel pra maioria viver sem fazer planos ou ter que trabalhar pra alcançar os objetivos, mas a vida precisa ser vivida agora, as palavras precisam ser ditas agora, não deixem pro dia seguinte o que vocês podem ter hoje, todos esperamos que "sim" mas ninguém sabe se vai mesmo ter um dia seguinte.

O Fernando concluiu a jornada dele, eu me sinto muito honrado por ter participado de parte dela, e foi muito divertido.

Journey

Platform: Playstation 3
4053 Players
165 Check-ins

76
  • Micro picture
    reasel · 2 months ago · 3 pontos

    pior que eu vivo todo dia como se fosse o último, do jeito que da
    F

    2 replies
  • Micro picture
    lukenakama · 2 months ago · 3 pontos

    Não conheço tanto de doenças, mas acredito que o que ele teve foi tipo um AVC, certo? Minha vó morreu de AVC, é uma doença maldita que eu não desejo nem pras pessoas que mais odeio.
    Eu de certa forma tenho medo da morte, então quando eu sentir qualquer mínimo problema no futuro, não vou perder tempo, vou no médico.
    Não conheço ele direito, mas dá pra perceber que ele doi uma ótima pessoa só por se dispor a doar seus órgãos quando morresse.
    Conhece ele há 15 anos, é quase tanto tempo do que eu tenho de vida, então nem consigo imaginar sua dor.
    Aprendi que o melhor a se fazer é realmente falar dos seus momentos ruins aqui no Alva, acho que a pior decisão aue tomei aqui foi não ter falado quando minha vó morreu ou fico engessado pra galera do Alva.
    Se quiser tirar um tempo das redes sociais, pode ser algo bom a se fazer, e saiba que estaremos de braços aberros pra receber você de volta não importa o tempo que demore pra você voltar.
    Fique na paz, a vida não é fácil, mas temos que aproveita-la pois infelizmente é triste, mas nossa hora pode chegar hoje ou amamhã.
    Meus pêsames ao Fernando e aos filhos dele, principalmente ao de 8 anos, que vão ter de viver suas vidas sem uma figura paterna, e por mais que todos sabemos que um dia enterraremos nossos pais(apesar de que pela situação do Brasil hoje em dia é mais fácil o contrário) ainda é difícil, principalmente quando acontece isso quando estamos tão novos.
    Nunca se esqueça dos momentos bons juntos, pois como aprendemos em Viva, a vida é uma festa, as pessoas só morrem quando são esquecidas.
    Não tem problema chorar, mas nunca desista de sua vida por causa disso, não é isso que ele iria querer.
    Meus pêsames man, de coração.

    4 replies
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 2 months ago · 3 pontos

    Meus mais profundos sentimentos...
    Ele tinha minha idade.😕
    Ele partiu...mas ficam os bons momentos. Lembre-se sempre dos bons momentos (inclusive tú relatou muitos)👍🏻
    ...
    E que POST super importante e é bem isso mesmo: às vezes (quase sempre) ficamos tão obcecados em algo (família, contas, trabalho...) e esquecemos de nós: nosso corpo...nossos desejos...um momento para nosso lazer...um momento pra parar e respirar.
    ...
    A vida é louca e muito complicada, mais uma vez meus pêsames.😔
    ...
    Força ae 💪🏻

    1 reply
  • Micro picture
    roberto_monteiro · 2 months ago · 2 pontos

    Nossa, sentimentos ai mano.

    1 reply
  • Micro picture
    typhonite · 2 months ago · 2 pontos

    F
    Meus sentimentos

    1 reply
  • Micro picture
    seufi · 2 months ago · 2 pontos

    " ...e sua historia vai se encerrar" - permita-me dizer que aí jaz o único erro do texto. Nossa história se encerra quando formos esquecidos - e pelo exemplo que ele te deu - vida e morte - você - nem a família dele, vão esquecê-lo! Ele sempre estará com você e eles.
    Quando à história em si, serve pra refletir o que temos feito da vida, e o que a vida tem feito de nós....

    1 reply
  • Micro picture
    wiegraf_folles_ · 2 months ago · 1 ponto

    Minhas condolências.

    1 reply
  • Micro picture
    jaime96 · 2 months ago · 1 ponto

    Meus sentimentos pela sua perda.

    1 reply
  • Micro picture
    manoelnsn · 2 months ago · 1 ponto

    Meus sentimentos, cara. Realmente, o melhor que podemos fazer é aproveitar nossa vida ao máximo.

    2 replies
  • Micro picture
    wilford_fernandes · 2 months ago · 1 ponto

    ;/

    1 reply
  • Micro picture
    miguelpardal · 2 months ago · 1 ponto

    no começo desse ano eu perdi um amigo de infância doeu muito em meu coração, força ai amigo pra vc e pra família do Fernando rapaz jovem, as pessoas as vezes ignoram as coisas que acontecem com ela para não perde tempo mais não sabem como isso e ruim eu mesmo faço isso direto estou com um problema em meu corpo a já 3 anos e só agora resolvi ir atras, espero que para mim não seja tarde demais, mas se ja se tornou um problema mais grave vou tem que arca com as consequências que eu mesmo criei, a vida e assim a gente só aprende com o tempo o ruim e que as vezes o tempo acaba rápido demais, que deus conforte seu coração e de todas as pessoas que eram próximas a o Fernando

    1 reply
  • Micro picture
    hyuga · 2 months ago · 1 ponto

    primeiro, pêsames pela perda

    1 reply
  • Micro picture
    noyluiz · 2 months ago · 1 ponto

    meus pêsames

    1 reply
  • Micro picture
    xxespigaxx · 2 months ago · 1 ponto

    Meus sinceros sentimentos ....

    1 reply
  • Micro picture
    mastershadow · 2 months ago · 1 ponto

    Que triste,as pessoas se vão e ficam as lambanças boas...Temos que nos agarrar nisso!

    1 reply
  • Micro picture
    mjdias · 2 months ago · 1 ponto

    puts... que Deus conforte teu coração e de toda família dele e amigos. Meus sentimentos.

    1 reply
  • Micro picture
    darlanfagundes · 2 months ago · 1 ponto

    Isso me fez pensar em cuidar mais de minha saúde.... eu estou na idade de seu amigo...

    1 reply
  • Micro picture
    gennosuke6 · 2 months ago · 1 ponto

    Meus sentimentos ae, véi! A perda de pessoas queridas é sempre uma barra... =(

    3 replies
  • Micro picture
    wiegraf_folles_ · 2 months ago · 1 ponto

    Ah sim sempre prestem atenção nos sinais que o corpo dá por mais tempo que isso custe, eu passei um ano quase inválido cutucando cada parte do meu corpo até descobrir que eu tinha um caso psicossomático de depressão que me arrombou inteiro.

    Mas hoje to bem por não ter parado de procurar tratamento.

    1 reply
  • Micro picture
    speedhunter · 2 months ago · 1 ponto

    Minhas condolências. A perda de um ente querido é algo terrivelmente triste. É por isso que devemos aproveitar a vida ao máximo possível, ao lado de pessoas nas quais amamos.

    1 reply
  • Micro picture
    fredson · 2 months ago · 1 ponto

    Meus sentimentos, cara...
    A 1 mês eu comecei ter umas dores diferentes, eu fui no neurologista, que me mandou pra resonância magnética, mas até os resultados ficarem prontos, as dores foram parando, até cessarem de vez. Quando peguei os resultados estava escrito que estava tudo ok. É realmente importante ir no médico se sentir algo fora do padrão... =(

  • Micro picture
    marlonzp · 2 months ago · 1 ponto

    Meus sentimentos! Parece ter sido um aneurisma, ele tinha algum caso na família ou doença como hipertensão descontrolada ou algo do tipo que possa ter causado isso?

Keep reading → Collapse ←
Loading...