2019-06-26 08:52:36 -0300 2019-06-26 08:52:36 -0300

Game Gear: o portátil colorido da Sega

Single 3730041 featured image

Usando o codinome Mercury, a Sega lança ao mercado um portátil para competir com o Game Boy. O Game Gear foi lançado em outubro de 1990 e trazia uma proposta de ser um aparelho mais moderno e legal que o GameBoy. Campanhas de marketing agressivas contra o portátil da Nintendo mascarava os pontos negativos em relação ao GameBoy, mas vinha com um hardware superior a qualquer portátil no mercado. Assim como o Atari Lynx, o Game Gear trazia uma tela colorida com retroiluminação, que permita jogatinas no escuro. O design foi baseado no gamepad do Mega Drive, com orientação horizontal e carcaça preta. A saída de som era mono, mas trocava para estéreo quando conectado a fones de ouvido.

 Seu interior trazia especificações de hardware muito semelhante ao console de 8-bits da Sega, o Master System. A grande diferença é na disposição de cores, com 4096 opções, contra apenas 64 do console de mesa. Sendo praticamente um Master System portátil, ele consumia 6 pilhas AA de 3 a 5 horas, enquanto portátil da Nintendo fazia 30 horas com 4 pilhas. Essa foi a principal fraqueza do aparelho, pois o preço oferecido era 30 dólares mais barato que o Lynx, que oferecia poder semelhante. Os cartuchos vinham em plástico preto com uma arte estampada e o acessório Gear to Gear permitia partidas multiplayer através de um cabo, como todas concorrentes.

 Como o hardware era muito semelhante ao Master System, isso facilitou a portabilidade de títulos do console de mesa para o portátil. O único título original da biblioteca inicial era Dragon Crystal, um RPG de ação com cenários gerados de forma procedural. Os outros jogos eram portes, geralmente de Arcade, como Wonder Boy, Pengo e Super Monaco GP. O jogo de maior destaque era a versão de Columns para o portátil. Batia direto com o puzzle Tetris da Nintendo que trazia gameplay simples, rápido e sem muito compromisso. Em seu lançamento, o console vendeu bem, mas havia sido lançado apenas no Japão primariamente. O lançamento americano seria só ano seguinte.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @fredson, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

59
  • Micro picture
    leopoldino · 24 days ago · 3 pontos

    Comia pilha com farinha.

    1 reply
  • Micro picture
    leandro · 24 days ago · 3 pontos

    Eu tive esse portátil por uns 2 anos mais ou menos. Era incrível pra sua época, realmente ( e ate ouso a dizer que certos jogos tinha melhor desempenho que no Master System ). Os que eu joguei a esmo foram Super Mônaco GP, Columns, Castle Of Illusion e Olympic Gold. Todos eles excelentes, ao meu ver

    2 replies
  • Micro picture
    artigos · 24 days ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    neilson1984 · 24 days ago · 3 pontos

    Meu console portátil favorito hehe!

    1 reply
  • Micro picture
    thecriticgames · 24 days ago · 3 pontos

    É meio subestimado e superestimado ao mesmo tempo, tem uns jogos legais até, mas não descobri nele até agora nada que por si só valeria a compra.

    6 replies
  • Micro picture
    mysteron · 24 days ago · 2 pontos

    O meu ainda está comigo! Com alguns jogos, o adaptador para Master System e, claro, o adaptador AC pois é preciso ser esperto de vez em quando!

    4 replies
  • Micro picture
    spider · 24 days ago · 2 pontos

    Joguei pouco o Game Gear por falta de acesso, mas de vez em quando agora no retropie eu dou uma olhada nos jogos. Sem dúvida um marco pros portáteis.

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 24 days ago · 2 pontos

    Nunca tive...sei que a galera "se amarrava"

    2 replies
  • Micro picture
    kess · 21 days ago · 2 pontos

    Esse eu só tive curiosidade, , joguei muito o GameBoy, esse sim.

    1 reply
  • Micro picture
    pauloaquino · 21 days ago · 2 pontos

    O bom é que tem emulador de Game Gear, que não dá o problema do console físico.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...