2019-07-24 23:46:40 -0300 2019-07-24 23:46:40 -0300
typhonite Solivan Martins checked-in to:
Post by typhonite: <p>#Checkin do desabafo</p><p>Tô num misto de amor
Vampyr

Platform: PC
44 Players
12 Check-ins

#Checkin do desabafo

Tô num misto de amor e ódio com esse jogo, ultimamente mais ódio. Além da merda de ter que jogar em 720p, tô no 3° save e deu merda numa pista de novo, mas resolvi tocar o foda-se e continuar.

Antes de começar o rage, adianto que  apesar dos pesares, o jogo é bom: a atmosfera é bem construída, tanto visualmente quanto na parte de áudio, os diálogos e as histórias dos personagens secundários são na grande maioria interessantes, e o combate é razoável.

O que me irrita é que o jogo tenta de tudo pra ser um bom RPG, mas não te dá controle sobre seu save, numa tentativa de falar "se vc fizer merda, assuma as consequências", ele dá autosave direto, num arquivo único. Nada de quicksave ou quickload.

E daí o problema é que  70% do jogo é diálogo, e, como todo RPG com diálogos e consequências (Dragon Age, Mass Effect, etcetcetc) só tem uma frase de umas 3 palavras que vc tem que adivinhar o que caralhos o personagem vai falar, em que tom... (Dragon Age a partir do 2, apesar de tudo, pelo menos usava um sistema com ilustrações que caracterizavam o tom do diálogo: agressivo, conciliador, etc, que ajuda muito!) e aí basta uma opção errada e pronto, vc fica sem saber uma parte da história! (me aconteceu nos 2 primeiros saves)

Mas fica pior: a pista que perdi agora foi pq encontrei um item alvo de uma sidequest, mas como ainda não havia falado com nenhum dos NPCs relacionados, O JOGO SIMPLES E LITERALMENTE ME MANDOU ENTREGAR PRA NPC X. Como já tinha feito várias sidequests (to tentando fazer todas as possíveis antes de progredir) e nunca teve problema nenhum assim, blz, fiz o que o jogo mandou e entreguei a porra do cachecol pra NPC que era dona original. E aí o jogo me recompensa com um aviso de que perdi não uma, mas DUAS PISTAS.

Ou seja, o jogo tenta ser um RPG de mundo "aberto", com foco em narrativa e exploração/investigação, MAS TE PUNE POR ISSO.

Então se vc é perfeccionista, ou vc tem que programar um bot pra fazer backup dos saves a cada 5min (literalmente vi um cara sugerindo isso num fórum) ou fica jogando com guia do lado, o que é broxante de se fazer num RPG; Ou joga mais de uma vez, e nem fodendo vou fazer isso pra esse jogo mediano, não repito muito jogo bom por achar falta de tempo, imagina esse.

É simplesmente o cúmulo do ridículo isso num jogo que foca em narrativa e exploração! Lógico, é super RPG suas escolhas terem consequências, MAS O JOGO TE MANDAR FAZER TAL COISA E TE PUNIR, WTF???!!!

Além disso, justamente por saber das limitações técnicas e aborrecimentos dessa mecânica de diálogos, que TODO RPG que se preze, no mínimo, deixa vc manipular seu save como quer, desde que vc dê um quicksave antes de algo importante, deu merda (ainda mais quando não é intencionalmente) é só voltar atrás. 

E isso quando o próprio jogo já não dá autosave a cada 5min, mantendo uns 5 ou mais arquivos de save pro caso de vc querer voltar no tempo, o que é algo SUPER comum em jogos do gênero, datando lá dos RPGs dos anos 90.

Pistolei mesmo, meu dedo do meio pro game designer "ousadão".

Considerei até dropar, mas a teimosia é maior.

19
  • Micro picture
    lendaryo · about 2 months ago · 2 pontos

    Deve ser um caso semelhante ao Darkest Dungeon, esse game aki dá auto-save a praticamente qualquer ação q vc faça e como é mto fácil perder personagens aki por mere deslise/despreparação vc é obrigado a fica reupando diversos personagens. Mas n sei se dá pra comparar, já q a frustração de upar personagens novamente n deve se igualar a fazer escolhas "irreversíveis" kkkk

    1 reply
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...