2019-03-13 19:24:27 -0300 2019-03-13 19:24:27 -0300
jugemu Leandro Santos

Novamente culpam os videogames pela violência do mundo

(Post do blog NerdPai - 13 de Março de 2019)

Em 1999, um estudante de medicina entra numa sessão de cinema no Shopping Morumbi (São Paulo), com uma submetralhadora, mata três e fere outros espectadores. Estava passando o filme O Clube da Luta e logo começaram a vincular o filme ao ato de violência.

Em 2004, Gil Rugai deu 11 tiros na residência em que morava e matou seu pai e sua madrasta. Lembro que culparam o game Duke Nukem por essa barbárie.

Hoje, dia 13 de março de 2019, duas pessoas entraram em uma escola em Suzano/SP, sendo que uma delas foi expulsa recentemente, e, pelas últimas notícias, mataram seis alunos e duas funcionárias da escola.

O vice-presidência da República fez uma declaração e, claro, culpou os videogames por isso:

“Hoje a gente vê a garotada viciada em videogames violentos. Quando eu era criança jogava bola, soltava pipa e jogava bola de gude”

A Universidade de Oxford realizou uma ampla pesquisa indicando que não há correlação entre comportamento agressivo em jovens e contato com games violentos. Reuniram 1004 adolescentes, entre 14 e 15 anos, e a mesma quantidade de pais ou responsáveis – totalizando 2008 participantes.

O estudo analisou o conteúdo de vários games e levaram em consideração suas de acordo com suas classificações indicativas na Europa e nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que recebia relatos comportamentais dos responsáveis pelas crianças. Diferente de pesquisas prévias sobre esse assunto, os cientistas divulgaram o método usado com antecedência, garantindo mais credibilidade.

Quem quiser ler a pesquisa, ela se encontra completa aqui.

Chega a ser infantil culpar determinado comportamento das crianças e adolescentes usando a Cultura Pop e o mundo dos games. É muito mais complexo e quando um político diz isso, é mais importante analisar o que ele não disse.

Mas o que pode resultar isso, Nerd Pai? Como podemos evitar que isso ocorra no futuro?

Olha, isso é a soma de vários fatores e confesso que sou incapaz de listar todos. Porém a tendência é piorar. E muito! A única coisa que podemos fazer é ficar atentos com nossos filhos e filhas e conversar MUITO com eles. Saber de tudo o que eles passam é primordial para entenderemos o que passa em suas cabeças.

Não será o Fortnite que irá estimular o seu Padawan a pegar uma arma e matar geral, nisso você pode acreditar.

54
  • Micro picture
    le · 2 months ago · 8 pontos

    Aparentemente, os caras "aprenderam" como fazer o massacre num fórum extremista de direita.

    E o nosso governo, extremista de direita, que tanto incentivou intolerância e "metralhar" a oposição, colocando a culpa nos video games.

    Sensacional.

    14 replies
  • Micro picture
    manoelnsn · 2 months ago · 4 pontos

    Mourão só abre a boca pra falar merda, deus do céu...

    6 replies
  • Micro picture
    wilford_fernandes · 2 months ago · 3 pontos

    pessoa ruim n existe, deve ser culpa dos video games msm...

    2 replies
  • Micro picture
    lipherus · 2 months ago · 3 pontos

    Eu não faço ideia do pq a Record SEMPRE, SEMPRE e SEMPRE acha um jeito de botar a culpa em cima de videogames em prol de um sensacionalismo barato.

  • Micro picture
    jugemu · 2 months ago · 2 pontos

    É tão fácil encontrar um motivo, um causador, em algo que você não conhece e nem tem vontade de conhecer. Ainda mais algo que, apesar do crescimento do mercado, ainda é um nicho.
    Ainda mais quando esse culpado pode ajudar a te isentar de responsabilidade.

  • Micro picture
    germalen · 2 months ago · 2 pontos

    em todos os lugares que eu li colocaram q os desgraçados jogavam videogame de violencia, e entonavam isso como um forte capacitor para o que eles fizeram. me da nojo esse sensacionalismo todo.

  • Micro picture
    sam456 · 2 months ago · 2 pontos

    É mais fácil culpar video games do que se preocupar com saúde, educação, segurança, e etc. E ainda tem filho da puta que concorda com o que o Mourão fala, que na minha opinião ta mais errado ainda

  • Micro picture
    vante · 2 months ago · 2 pontos

    Até na televisão (não lembro qual canal) disseram que não pode acusar os videogames sem levar em consideração o resto das coisas que aconteceram com os responsáveis pelo massacre.

  • Micro picture
    santz · 2 months ago · 2 pontos

    Videogame é coisa do capeta, tem que queimar tudo! Estraga televisão!

    2 replies
  • Micro picture
    fagnerale · 2 months ago · 2 pontos

    Infelizmente é sempre assim, falam que tal jogo de video game incentivou os caras a matar, não vejo pessoas falando que foi por culpa de tal filme, para quem não está por dentro do mundo gamer, é sempre culpa do video game, quando na verdade o problema tá com a pessoa, sempre tem um doente pra deixar a imagem dos games ruim

Keep reading → Collapse ←
Loading...