2016-06-10 10:57:25 -0300 2016-06-10 10:57:25 -0300

O Mundo de Pokémon (Teorias)

"Sejam bem vindos ao meu laboratório, eu sou o Professor Zander e aqui eu vou trazer as mais diversas teorias relacionadas ao mundo de Pokémon. E para estrear esse quadro vou trazer uma teoria que talvez você já conheça. Será que o mundo Pokémon é uma Utopia anarquista em um mundo pós-apocalíptico?

A Constituição do Mundo

Possível imagem do mundo Pokémon.

O mundo de Pokémon é constituído de várias regiões, nada de Nações, Estados ou Províncias, mas apenas regiões. Além disso não existem sinais de que exista um governo que controle ou organize o mundo. Não há sinais de prédios públicos como fóruns e delegacias. Até mesmo a presença de policiais no mundo é extremamente reduzida. Tanto que eles aparecem apenas uma única vez na primeira geração dos jogos na cidade de Saffron para prender um membro da Equipe Rocket.

Agora uma das coisas mais bizarras do mundo Pokémon, crianças de 10 anos são autorizadas a sair em uma jornada pelo mundo sem a supervisão de um adulto. Coisa extremamente ilógica se compararmos com nosso mundo atual, onde nossas crianças mal pode ir na padaria sozinhas. E além disso, os adultos não podem impedir as suas crianças de saírem em jornadas. Na quinta geração, em Pokémon Black e White o pai de Bianca é contra que ela saia pelo mundo sozinha, mas ele não tem autoridade nenhuma para fazer com que a menina fique em casa e ela, então, parte na sua jornada.

Como já dito aqui, o mundo Pokémon parece não ter um governo centralizador ou governo algum. As leis são poucas e ninguém está preocupado com crimes ou violência. Por essa razão podemos entrar em todas as casas e vasculhas em armários, gavetas, lixeiras, estantes de livro, etc. Esse cenário só é maculado pelas organizações que se juntam para tomar o controle do mundo, mas ainda assim essas pessoas parecem que só se importam com coisas relacionadas ao mundo dos Pokémon e as pessoas comuns pouco sofrem com eles.

O Pós Guerra

AZ utilizando sua criação para atirar nas nações em guerra.

Pokémon XY já nos trouxe a informação de que uma grande guerra aconteceu a pelo menos 3 mil anos atrás. AZ utilizou uma grandiosa arma que usava a energia vital dos Pokémon e deu dois disparos. Colocando então o fim na guerra (maiores detalhes sobre essa guerra serão postadas em outras colunas).

Para acontecer uma guerra são necessários pessoas brigando por alguma coisa ou por algum motivo. Isso nos leva acreditar que antes da guerra haviam nações que fizeram alianças e entraram em conflito. Não temos como saber sobre o que exatamente foi essa guerra, só é sabido que a região de Kalos estava envolvida nessa batalha, quem sabe agora com o futuro lançamento de Sun e Moon saberemos algo a mais.

Esses dois ataques lembram algo? Sim, os ataques nucleares que aconteceram no Japão na Segunda grande guerra. AZ atacou os dois lados que estavam em guerra, então podemos pressupor que ele destruiu tudo e todos que ali estavam no meio do conflito. Ou seja, ele colocou um fim na guerra e nas pessoas que causaram aquele conflito. Os sobreviventes desse conflito tinham noção dos problemas causados pelos governantes e resolveram, então, abdicar da ideia de nação e criar uma nova sociedade livre, com uma filosofia de liberdade aonde estava garantido o direito de ir e vir.

O Efeito dos Ataques nos Pokémon

O molho de chave Pokémon, Klefki.

Esse ataque de AZ também pode explicar o por que de termos Pokémon com formas diferentes. Ninguém sabe exatamente qual foi o tipo de força nesses ataques e eles poderiam muito bem ser radioativos, e eles deram vida a diversos objetos que hoje conhecemos como Pokémon, como por exemplo o Klefki, que é um molho de chaves, o Vanilluxe, que é uma junção de dois sorvetes de casquinha, e todos os outros.

O Pokémon semente, Bulbasaur.

O efeito que pode ter dado vida aos objetos também podem explicar o porquê de existir Pokémon do tipo planta. Um ótimo exemplo é o Bulbasaur que tem em suas costas uma planta que conforme ele evolui vai crescendo, pode ser que antes existiam alguns animais normais que ganharam características especiais, só lembrando que isso é uma teoria.

Isso pode explicar também a existência das MegaStones. Nunca foi dito que essas pedras foram produzidas pelos humanos, elas apareceram de algum jeito na natureza e o ser humano as manipulou para desencadear as mega evoluções, os detalhes de como isso é feito ainda não foi totalmente explicado, só se sabe que é necessário a pedra do Pokémon e do treinador.

O Papel dos Vilões

As equipes antagonistas de cada jogo e seus respectivos líderes.

Alguma vez você já parou para pensar no objetivo das equipes inimigas do jogo? A grosso modo eles querem dominar, controlar, recriar o mundo, enfim. Essa filosofia é totalmente contrária aquela pregada pelas pessoas que habitam o mundo.

Pegando como exemplo a Equipe Rocket, tudo que eles querem é roubar os Pokémon raros do mundo e tomar conta do mundo, se pararmos para pensar que atualmente não tem ninguém no poder eles querem passar a ser essas pessoas que ditam as regras. Isso consequentemente geraria um grupo contrário a eles, o que levaria a outra guerra.

A inexistência de um governo pode ser confirmada pelo fato de não existir nenhuma organização que vá contra os Rockets. Quem faz esse papel é o Campeão da região que investiga atividades suspeitas. Teoricamente, se um governo existisse, quem deveria ir atrás desse grupo seria uma organização como a CIA ou o FBI.

Conclusão

Obviamente que como qualquer teoria existem buracos que não conseguimos explicar e especulamos sobre o que pode ser verdade ou o que pode ter acontecido. Apesar de Pokémon ser um jogo para crianças, são vários elementos adultos diluídos na história que nos é contada e com isso esse mundo fica amplamente misterioso. E vamos explorar todas essas histórias aqui no Laboratório.

Um grande abraço.

Dr. Zander"

Fonte: Pallet Town

Pokémon Sun

Platform: Nintendo 3DS
368 Players
277 Check-ins

9
  • Micro picture
    hilquias · about 3 years ago · 2 pontos

    acho bem legal essas teorias, mas só por diversão, não dá pra levar a série o lore de pokemon, mas achei bem daora a explicação dos objetos e radioatividade

Keep reading → Collapse ←
Loading...