2018-10-08 17:13:06 -0300 2018-10-08 17:13:06 -0300

Know Your Demon #86 Goblin

NOME: Goblin

ORIGEM: Folclore Europeu.

PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei (NES)

LORE: Pequenas e grotescas criaturas presentes em multitude de folclores ao redor do globo, normalmente são seres gananciosos com adoração por jóias e ouro, varias figuras diminutas e arteiras, arquétipo similares a eles existem em outras culturas e mitologias, como kobolds, anões, imps (diabretes) ou duendes.

O mesmo é no folclore europeu caracterizado como um "sprite" um tipo de fada, são arteiros e embora vivam em grutas os mesmos se atrelam a  residencias causando transtornos aos moradores com suas traquinagens, como bater em panelas e potes fazendo barulho durante a noite, puxar a coberta de pessoas em quanto elas dormem, mover móveis  quando ninguém esta olhando e arranhar paredes e bater portas atazanando os moradores das casas, embora há algumas citações de que os mesmos por vezes ajudavam a disciplinar crianças.

Seu nome aparentemente se origina etimologicamente de textos Anglo-Normandos do século 14 da palavra gobelin que também fora grafado pelo monge cronista Orderico Vital como gobelinus que era o nome de um demônio assombrando os arredores de Évreux, uma comunidade francesa na Normandia. Goblins fêmeas são por assim dizer chamadas goblettes. 

APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:

Goblins são figuras frequentes nos principais trabalhos de Tolkien, sendo supracitadas nO Hobbit e em Senhor dos Anéis, aqui a criatura é denominada tanto goblin como orc o que gera certa confusão, e possui estatura próxima a dos humanos e aparência grotesca, sua natureza é vil e as mesmas são um dos grandes males da Terra Média.

Goblins marcam presença em muitos RPGs de fantasia, em D&D por exemplo os mesmos são uma raça de monstros diminutos de baixo nível que podem ser utilizados como personagens também.

Na série Harry Potter goblins são pequenos e gananciosos seres que vivem em sociedade com os bruxos, sendo boa parte funcionarios dos bancos, tambem são conhecidos por sua habilidade como ferreiros já que o metal de criação dos mesmos absorve magia para ficar mais forte, dentre os quais tem-se por exemplo A Espada de Grifinória.

Goblins são os antagonistas principais do Manga/Anime Goblin Slayer, sendo uma numerosa e perigosa praga para o mundo. Créditos a @edknight

by @thecriticgames

Digital Devil Story: Megami Tensei

Plataforma: NES
43 Jogadores
14 Check-ins

32
  • Micro picture
    manoelnsn · 2 meses atrás · 3 pontos

    Goblette? Isso me lembrou Bowsete, huahauha

    4 respostas
  • Micro picture
    santz · 2 meses atrás · 2 pontos

    Que bicho asqueroso da porra. Se bem que no Harry Potter ele até que era simpático.

    1 resposta
  • Micro picture
    edknight · 2 meses atrás · 2 pontos

    Ah, pra quem tá interessado mais goblin, tem o mangá Goblin Slayer, e recentemente saiu o primeiro episódio da adaptação para anime (inclusive meu avatar atual é do protagonista da série).
    É uma abordagem bem clássica do RPG, mas o anime tem mais gore e cenas pesadas e mostra os goblins como mais do que bucha de canhão para aventureiros de nível 1.

    3 respostas
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...