2018-08-03 10:29:56 -0300 2018-08-03 10:29:56 -0300

Know Your Demon # 69 Werewolf

NOME: Lobisomem

ORIGEM: Mitologia Proto-Indo Européia entre outras.

PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei (NES)

LORE: Um ser meio homem e meio lobo que vaga pelas noites de lua cheia atacando quaisquer vitimas em seu caminho. Suas origens remontam a iniciação de classes de guerreiros, sendo a licantropia a transformação não necessariamente carnal mas possivelmente de espirito do "homem em lobo" como uma figura de linguagem representando a transformação do homem em guerreiro. Esse conceito se proliferou com maior força a partir do paganismo germânico (que possui raízes Proto-indo europeias). Embora isso há outras variações geográficas pelo mundo não necessariamente oriundas desse ancestral comum, como é o caso do lobisomem da mitologia grega nos contos de Licaonte onde o mesmo é amaldiçoado por Zeus a assumir a forma de um lobo devido ao fato do mesmo ter sacrificado carne humana (de crianças em sua homenagem), alem dos contos envolvendo a tribo dos Neuri que se transformavam em lobos uma vez ao ano por vários dias para depois voltarem a forma humana, alem de relatos do poeta Ovidio sobre homens próximos a Arcádia que assumiam formas de lobo, outros exemplos são as figuras similares aos lobisomens dos Bálcãs e dos Eslavos.

Lobisomens possuem características quase universais, sendo essencialmente lobos humanoides em muitas versões podendo se locomover em duas patas, alguns dependendo da versão/região/lenda apenas possuem formas de lobo, outros possuem formas de lobo com a diferença de manterem sobrancelhas, voz e olhos humanos e de se locomoverem em três patas, ainda de acordo com as diferentes versões  a transformação pode ser permanente ou não, ela pode ser o próprio homem, pode ser uma duplicata do mesmo que se metamorfoseá em lobo e incrimina o humano verdadeiro, pode ser a alma da vitima que sai do corpo sob a forma de lobo para devorar alguém deixando o corpo em transe, ou ainda pode ser um animal,mensageiro ou familiar que serve a um mestre que possui simbiose com o lobisomem sofrendo os mesmos danos que ele.

A forma de se tornar um lobo também variam intensamente dependendo das versões, como retirar toda a roupa e se vestir com a pele de um lobo por determinado tempo, ser esfregado com uma espécie de pasta ou pomada magica folclórica, beber água da chuva acumulada na pegada do lobo, alem de maldições envolvendo demônios ou castigos envolvendo hereges, as transformações em lobisomem a partir da mordida ou arranhão de outro lobisomem são mais presentes na cultura pop. A cura da maldição também existia em formas diferentes dependendo da mitologia, os gregos acreditavam que a exaustão física podia curar a maldição, na idade média a cura podia ser realizada através da flor Aconitum também chamada de "wolfsbane", cirurgias ou exorcismos, nos mitos sicilianos de origem árabe a licantropia podia ser curada ao acertar com uma faca no couro cabeludo ou testa da vitima, ou ao se perfurar as mãos da vitima com pregos. Um método de algumas regiões da Alemanha para curar a vitima era chama-la pelo nome de batismo três vezes e outra na região da Dinamarca envolvia xingar a vitima, São Hubert era tido como um protetor contra a licantropia e também como uma fonte de cura para a mesma.

Lendas do século 19 envolviam a fraqueza de lobisomens com a prata, as implicações são de que a prata na verdade era eficaz contra qualquer tipo de metamorfo. 

APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:

Sabrewulf é um lobisomem jogável nos games da saga Killer Instinct.

No jogo Altered Beast o protagonista pode se transformar em um lobisomem na primeira fase e em um poderoso lobisomem dourado na ultima, a forma é a mais popular nos games da série aparecendo em todos os jogos.

Cornell o protagonista de Castlevania: Legacy of Darkness é um lobisomem que pode alternar entre as duas formas.

Altered Beast

Plataforma: Genesis
3275 Jogadores
20 Check-ins

29
  • Micro picture
    santz · 8 meses atrás · 2 pontos

    Não tem aquela história do sétimo filho ser um lobisomem?

    3 respostas
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...