2018-04-09 17:41:04 -0300 2018-04-09 17:41:04 -0300

Know Your Demon #38 Loa

NOME: Loa

ORIGEM: Mitologia Haitiana.

PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei (NES)

LORE: Também conhecidos como Iwas, são espíritos do Vodu Haitiano e Lousiano (afro-americano), também são referidos como "os misteriosos" e "os invisíveis", e são intermediários entre Bondye (o supremo criador)  e o restante do mundo, já que este se encontra distante do mundo e da humanidade. Os Loas possuem comportamentos variados, mas geralmente após serem servidos e cumprirem seus papéis seja ajudando ou dando dicas eles vão embora do receptáculo, mas alguns como os Loas da família Ghede são obstinados e sempre desejam mais um cigarro ou mais uma bebida, momento este em que hougan (sacerdote), mambo (sacerdotisa) ou  bokor (feiticeiro) deve fazer o espirito andar na linha.

Cada Loa possui sua própria personalidade, seus gostos e desgostos, suas cores características necessárias para vestimenta no ato da invocação, alem de números sagrados, refeições favoritas e até diferente maneirismos quando invocados. Em um ritual os Loas são invocados pelo hougan, mambo ou pelo bokor para tomar parte em algum serviço, receber oferendas e garantir desejos. e diferente de muitas religiões e culturas, aqui a possessão é algo desejado uma vez que os Loas apenas usam a pessoa como canal para se comunicar, curar realizar seus serviços, e até contar piadas.

Os Loas são divididos por famílias ou "nanchons" nações, como os Rada loas (originários da Africa são mais antigos e pacíficos , são como espíritos d'agua), Petro loas (mais agressivos explosivos e guerrilheiros, associados com o Haiti e com o novo mundo), Kongo loas (associados ao Congo, dentre os quais a temida Loa Marinette), Nago Loa (originários de Iorubalândia, dentre os quais fazem parte os Ogum Loas) e os Guédé Loas (são espiritos dos mortos, liderados normalmente por um barão, como o Barão Samedi, são barulhentos, sexuais e adoram se divertir).

APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:

Dr. Facilier o antagonista principal dA Princesa e o Sapo da Disney, é caracterizado de forma idêntica ao Barão Samedi, um dos loas mais famosos.

A Gangue Sons of Samedi em Saints Row 2 se vestes com trajes vodus e traficam uma droga com temática loa.

No jogo Akuji the Hearthless, Barão Samedi marca presença constante no jogo ordenando o protagonista Akuji a viajar e realizar diferentes objetivos no submundo em troca de sua ressurreição.

by @thecriticgames

Digital Devil Story: Megami Tensei

Platform: NES
47 Players
14 Check-ins

23
  • Micro picture
    noyluiz · about 1 year ago · 3 pontos

    Esse cara é um porre no smt1 (só o Naga consegue ser mais chato)

    1 reply
  • Micro picture
    seufi · about 1 year ago · 2 pontos

    Faltou citar World of Warcraft... Os trolls tem toda uma cultura de adoração aos Loas, que seriam, na lore do jogo citado, espíritos animais/humanos/híbridos que interagem com os trolls, e são objeto de sua adoração, com templos espalhados pelos mapas do jogo.

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...