2018-01-30 00:48:24 -0200 2018-01-30 00:48:24 -0200
kleber7777 Kleber Anderson

PSVR: além dos jogos

Single 3595878 featured image

Tenho certeza que quase todo mundo conhece pelo menos um pouco dos jogos em realidade virtual para o Playstation 4. Já existem vários check-ins aqui no Alvanista. Mas acredito que poucos sabem do que existe além dos títulos interativos. O sistema possui alguns aplicativos que começam a explorar as capacidades dessa "nova" mídia.
Pensando nesse fator de curiosidade, fiz uma lista de alguns dos conteúdos em vídeo para PSVR.

Esporte

Dias atrás o aplicativo NextVR (focado no streaming de eventos esportivos em geral), disponibilizou gratuitamente uma partida da NBA em VR. Foi uma oportunidade de ver como a transmissão nesse tipo de formato precisa ser diferente. Com várias câmeras 360 graus espalhadas pelo estádio, a experiência foi bem bacana. Como a quadra de basquete é pequena, você fica muito próximo do jogo. Principalmente em alguns ângulos escolhidos. Por exemplo: em um arremesso livre, a transmissão mudava para uma câmera do lado da cesta. Ou seja, a bola cai do lado do seu ombro. rs
Já outros esportes ainda precisam de alguns ajustes. Em uma partida da NFL, por exemplo, a transmissão só tinha câmeras laterais ao campo. Como boa parte da ação acontece no centro do gramado, você acaba ficando muito distante. Infelizmente, eles não possuem direito do uso da spidercam. O que seria perfeito.
Além de várias outras modalidades de esporte, o aplicativo possui alguns outros tipos de programas. Como esse reality-show sobre realidade paranormal.


Documentários e curta-metragens

Como usar o PSVR não é tão confortável em longas jornadas, a maioria das produções é focada em conteúdos rápidos. Mas isso não significa que a qualidade é sacrificada. O aplicativo Within é o que mais se destaca nesse sentido. Ele é tipo a versão VR do /">Vimeo.
Vários dos seus vídeos são muito bem produzidos: com bons posicionamentos de câmera, conduzindo bem o olhar do usuário e explorando boas interfaces 3D. Para uma mídia em estágio inicial, o aplicativo já tem um acervo bem interessante.

Youtube


Claro que não poderia faltar o maior site de vídeos do mundo. Logo depois de conectar o PSVR, o app do Youtube pergunta se você quer acessar a versão convencional ou a versão em VR. Com a segunda opção, o sistema gera uma nova aba com várias sugestões de vídeos em 360 para serem vistos. Como era de se esperar, o acervo é muito maior do que todos os outros apps.

Minha principal reclamação com o Youtube nesse modo é com a qualidade mediana da imagem. Pelo menos na minha conexão (15 Mb), os vídeos ficam bem aquém do esperado. O que é estranho, já que minha banda é suficiente pra ver tranquilamente vídeos em 4K na Netflix e no próprio Youtube.

Outros vídeos
Sim. Estou falando desse tipo de vídeo que você está pensando. Eles existem e funcionam muito bem no PSVR. Claro, o processo não é tão simples quanto os dos outros aplicativos. Afinal:
1) A Sony nunca vai liberar oficialmente um app com vídeos de conteúdo adulto.
2) O navegador padrão do PS4 é bem ruim em certos padrões novos da web. O que impede reproduzir um vídeo em VR nele.
Mesmo assim, o processo é relativamente simples. Vários dos sites "educativos" disponibilizam o download de vídeos com apenas um clique. Depois é só copiar num pendrive e rodar no aplicativo de mídia do PS4. Simples assim.
Só vou dizer que o resultado é bem interessante. haha

Conclusão
É isso. Eu fiquei impressionado com a quantidade de conteúdo em VR que o PS4 já possui. Por mais que tenha muita coisa experimental, é uma tecnologia bem bacana. A evolução dessa mídia depende de nós, os usuários. Se houver pessoas consumindo, as empresas continuarão a dar suporte. Caso contrário, o conteúdo vai minguando, até se extinguir. Eu realmente torço para um futuro positivo para o PSVR.

8
  • Micro picture
    marlonfonseca · almost 2 years ago · 2 pontos

    Ótimo texto. As pessoas tem que enxergar o VR mais como experiência e imersão. Enxergando isso e experimentando esses exemplos citados já dá para se tirar muita coisa bacana. Continuo afirmando que ainda trata-se de algo acessório e de nicho mas quem puder arcar com essa experiência eu recomendo desde que entenda as suas particularidades e certas limitações.

    Não tenho a menor dúvida que jogos como de terror e adventure serão os maiores beneficiados (e isso já está acontecendo). FPS´s já estão evoluindo (vide Doom e Farpoint).

    PS: esse curta do coelhinho é ótimo. Reproduzi para as minhas sobrinhas e elas amaram.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...