2021-03-12 09:45:28 -0300 2021-03-12 09:45:28 -0300

A origem e o fim da Brøderbund

Single 3856085 featured image

 A companhia americana foi fundada em 1980 pelos irmãos Doug e Gary Carlston para distribuir seu novo jogo de estratégia espacial criado por Doug, o Galactic Empire, para o TRS-80. O jogo teve um sucesso modesto, mas serviu para dar um gás para a equipe, com a irmã Cathy entrando para o time no ano seguinte. A partir de 1981, a companhia passou a investir em jogos de ação para o Apple II e viu suas vendas subirem vertiginosamente. Apple Panic, Choplifter, David's Midnight Magic, Spelunker e Lode Runner foram os maiores sucessos da Brøderbund. Em 1983, a empresa já era a décima maior empresa de softwares para computador do mundo, com mais de 13 milhões de vendas. Ela chegou até a comprar a Synapse Software naquele ano.

 Durante a segunda metade dos anos 80, a Brøderbund fez ainda mais dinheiro com o sucesso de sua série de jogos educacionais da Carmen Sandiego. Com isso ela começou a publicar uma série de softwares voltados para a educação e produtividade e se saiu muito bem no mercado. Em 1984, a Brøderbund lançou o Print Shop, que se tornou um dos principais programas de editoração eletrônica do mundo. 3D Home Architect e Banner Mania também fizeram um enorme sucesso pelo mundo. No final da década, a parte de jogos representava apenas uma pequena porcentagem de lucros da companhia. Mas ainda teve muitos sucessos, como KaratekaPrince of Persia e Stunts.

 Em 1991, a Brøderbund entrou para a NASDAQ e se tornou pública. No ano seguinte, a companhia adquiriu a PC Globe e já se preparava para comprar também a The Learning Company, mas a Softkey passou na frente e comprou a empresa em 1995 por 606 milhões. Myst foi o jogo de computador mais vendido da história por vários anos, mas a empresa não emplacou mais nenhum outro sucesso e viu o preço de suas ações caírem ano a ano. Em 1998, a Softkey adquiriu a Brøderbund por 420 milhões de dólares em ações e demitiu mais de 500 funcionários para racionalizar os custos da operação. Um triste fim para uma das maiores companhias de jogos de computador e softwares educativos da história.

@andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

53
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 1 month ago · 3 pontos

    Broder quem?🤣

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · about 1 month ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    noblenexus · about 1 month ago · 2 pontos

    essa em si eu não conhecia por nome, mas a 'the learning company' eu me lembro bem dos tempos de escola

    1 reply
  • Micro picture
    lgd · about 1 month ago · 2 pontos

    Que coisa, conhecia a maioria dos jogos, mas não sabia da empresa

    1 reply
  • Micro picture
    msvalle · about 1 month ago · 2 pontos

    Stunts era muito massa!

    1 reply
  • Micro picture
    kess · about 1 month ago · 2 pontos

    Não tenho como não vincular Broderbund com Prince of Persia, o original. Até pq não joguei as sequências, e sou velho o suficiente para ter jogado o original...

    2 replies
  • Micro picture
    denis_lisboadosreis · about 1 month ago · 2 pontos

    Bons tempos em que alternava entre tentar capturar a Carmen Sandiego (não consegui) e tentar passar da 9ª fase de Prince of Persia (também não consegui) num notebook de uma tonelada.

    3 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...