2020-09-25 10:31:48 -0300 2020-09-25 10:31:48 -0300

A história da internet aplicada nos games

Single 3829058 featured image

 Durante os anos 70, a plataforma PLATO, que estava presente em algumas universidades, permitia que vários terminais trocassem informações. Logo, alguns alunos começaram a criar jogos multiplayer usando os avançados recursos gráficos da plataforma. O mais famoso deles, Maze War, de 1973, foi o primeiro FPS da história e já permitia partidas deathmatch entre terminais. Em 1977, o jogo já dava suporte a partidas online via ARPANET. Spasim de 1974 também foi inovador, pois além de ser o primeiro jogo 3D de combate espacial, permitia até 32 jogadores simultâneos e foi o pioneiro em troca de mensagens por texto. Em 1978, o primeiro MUD foi revolucionário ao trazer um MMORPG baseado em texto utilizando um PDP-10 ligado a ARPANET.

 Em 1980, o PlayCable do Intellivision foi o primeiro acessório a permitir que os jogadores baixassem um jogo para um console doméstico. O jogo vinha através dos cabos de televisão e exigia uma assinatura mensal. O GameLine da Atari seguiu essa mesma ideia, mas usando uma linha telefônica conectada a um modem proprietário. Em 1988, a Nintendo no Japão introduziu o Network System, um periférico para o Famicom que permitia baixar alguns conteúdos via conexão dial-up, como truques, piadas, notícias, etc. O serviço evoluiu para o Satellaview, em 1995, que dava ao Super Famicom a capacidade de baixar jogos e conteúdos via rede de satélite. A Sega também oferecia seu serviço de jogos e conteúdo via conexão dial-up, o Sega Mega Net.

 Enquanto os consoles ofereciam serviços básicos pela internet e nada de partidas online, os computadores avançavam a passos largos. Em 1985, a CompuServe estreou o primeiro MMORPG comercial da história, o Island of Kesmai, um jogo estilo roguelike que usava gráficos baseados em caracteres. No ano seguinte, a LucasFilm lança Habitat, o primeiro RPG online com gráficos tradicionais e foi a primeira tentativa de se criar uma comunidade virtual online, mas o suporte foi encerrado em 1988. Outro jogo pioneiro que se tornou popular foi MIDI Maze, lançado em 1987 para o Atari ST. O primeiro FPS 3D colorido a permitir partidas deathmatch para até 16 computadores interligados usando a porta MIDI do Atari ST, criando uma espécie de LAN.

 A partir dos anos 90, diversas empresas que ofereciam serviços online para games surgiram, como a America Online, Earthlink, Delphi, entre outros. Doom, em 1993, popularizou de vez as jogatinas em rede via LAN, tanto que a maioria dos jogos lançados depois dele ofereciam suporte para partidas multiplayer, seja através de algum serviço online de internet ou apenas LAN. Os MMORPGs também tiveram avanços significativos. Neverwinter Nights de 1991 foi o primeiro a apresentar gráficos tradicionais em uma aventura D&D oficial. O lançamento de destaque vai para Meridian 59, lançado em 1996 e foi o primeiro MMORPG em 3D e o primeiro a trazer um serviço de assinatura mensal de taxa fixa.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

56
  • Micro picture
    leandro · about 1 month ago · 2 pontos

    Lembrando aqui do primeiro game que joguei em multiplayer online, o Unreal Tournament, no Dreamcast. Foi algo impactante pra mim e para época, em se tratando de consoles de mesa, pois o Dreamcast foi o responsável direto por essa popularização

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · about 1 month ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    darlanfagundes · about 1 month ago · 2 pontos

    Ótimo trampo de pesquisa, parabéns pelo artigo @santz!

    1 reply
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 1 month ago · 2 pontos

    Eu quero RE OUTBREAK logo... ponto!

    2 replies
  • Micro picture
    kess · 29 days ago · 2 pontos

    Ahh, as jogatinas em Lan com a galera...

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...