2018-06-18 01:06:34 -0300 2018-06-18 01:06:34 -0300
kawens ^__^

Check-in de acessório - PSVR

Single 3640878 featured image

Existem várias opções de RV no mercado, e eu confesso que jogando videogames desde os anos 90, sempre sonhei em experimentar essa tecnologia. Quem assistiu Lawnmower Man entende.

Felizmente, hoje existem versões comerciais acessíveis que podem fornecer um pouco dessa experiência. É perfeita? Não. É um começo? Absolutamente sim.

Vou elencando aqui aspectos que percebi. Quem tiver alguma pergunta, pode colocar nos comentários que tentarei responder.

Depois de 4 horas jogando RE7 totalmente no modo RV e testar outros jogos, venho meio que fazer um check-in do acessório (bem que poderia ter essa opção hein?)

Pra quem está curioso, aí vão alguns detalhes desde a abertura da caixa:

- O manual é bem simples e direto. Os cabos tem numeração. Ou seja, é fácil de configurar (fiz de primeira, apenas olhando o manual). E tem cabo PRA CARAMBA:

"Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!" Felizmente eles não atrapalham a jogatina.

- O tracking da câmera do PS4 é bem ágil.

- Os gráficos perdem qualidade. Infelizmente, ainda não tenho um PS4 Pro e não sei se faz alguma diferença, mas existe granulação e os gráficos perdem qualidade. Não esperem fotorrealismo usando o visor.

- Em compensação, a sensação de se estar lá, olhar ao redor e ver mobília, objetos, e principalmente as coisas vivas (rs), ou melhor as coisas que se MOVEM, é absurdamente imersiva. Não levei o mesmo cagaço jump-scare como de ontem, mas ver os Srs onipresentes saindo de paredes e buracos e vindo na sua direção é assustador CADA vez que eles aparecem. Pra se ter uma idéia, se você lembra dos inimigos invisíveis do RE4, é só pensar que eles tiveram um filhote com aquele bicho gosmento do RE5. Com garras enormes.

- As lentes do visor embaçam com bastante frequência (e não é por causa do nariz, que fica separado da área delas. Vem um paninho de limpeza pra lentes que tenho usado bastante. 

- Eu não senti tontura ou náusea. Minha namorada tem cinestose (motion sickness), então afetou bastante a experiência dela, que não conseguiu usar o visor por muito tempo. Ainda não cheguei a pesquisar, mas ontem ela conseguiu assistir de boa pelo YouTube (tem um app exclusivo com funções VR pro PS4) um vídeo em 360 de tour pelo Louvre que era fixado (você não podia se mover, apenas olhar ao redor).

- MAS, depois jogando RE7, eu senti que se olhasse pra baixo e girasse a câmera rapidamente eu iria me sentir desorientado, então nem tentei *rs

- No caso do RE7, existe uma opção pra você usar o analógico direito do DS4 pra deslocar sua visão 30 graus pros lados. Ajuda muito. Testei com 45 graus achando que ia acelerar minhas viradas, mas não ficou legal. Pra fazer viradas bruscas, descobri que o famoso 180 graus ainda existe aqui, mas é feito com analógico para baixo mais Círculo. (Teria ajudado nas vezes que precisei fugir e virei devagar, com movimento da cabeça + 30 graus do analógico).

- Vários jogos e experiências em RV exigem que você use os controles "Move" (aquele pirulito "chupado" do Wiimote), que eu não tenho, então não deu pra ver aquela exp do Spiderman Homecoming. Parece também que existe uma versão atualizada do Move pra PS4, melhorada da versão PS3.

- Não senti que os menus atrapalham o jogo. Em RE7 eles aparecem sobrepostos na sua frente, como se você estivesse usando um óculos de realidade aumentada, acrescentando informações na minha visão.

- Tenho acompanhado a cena RV desde os anúncios das principais e as informações que reuni nessa busca amadora foram as seguintes:

1) Rift - Sem sensor de movimento corporal, você joga sentado. PC apenas. Opção mais em conta pra essa plataforma, mas com menos recursos que o...


2) Vive - PC only. Sensor de movimento (você tem que configurar um aposento inteiro pra isso aqui). Um pouco mais caro que o Rift mas com controles melhores e tecnologia superior.

As duas primeiras opções dependem muito de uma máquina potente, mas eu não tive tempo de ir atrás de orçamentos, porque sinceramente eu não gosto de jogar em PCs.

3) Visores para smartphone. Trazem uma experiência mais simples, menos robusta, mas também a mais em conta. Testei apenas o cardboard e não curti muito. 

4) PSVR - Plataforma exclusiva para o PS4 (não roda sem ele) e em questão de preço (pelo menos em dólares) é uma das versões mais em conta. A Sony gosta de se gabar por ter 100 jogos disponíveis já. 

Confesso que um dos jogos que eu mais gostaria de jogar é Fallout 4. Pelo que li recentemente, deu a parecer que só vão lançar ele pro PS5 com o PSVR 2 (os dois ainda apenas rumores, sem dados confirmados de data de lançamento, capacidades...)

Skyrim também seria interessante, mas primeiro pretendo terminar RE7, que me parece uma ótima opção se você quer testar o acessório. Ah, e se tiver coragem também. 

Tem outras coisas que ainda preciso testar:

- Modo cinemático: uma tela gigante pra assistir qualquer coisa, inclusive jogos que não são em RV (sem efeitos RV)

- Outros aparelhos em modo cinemático: dá pra ligar PC, Switch, etc (sem efeitos RV)

- Vídeos RV/360 do youtube e outros sites.

Resident Evil 7 biohazard

Platform: Playstation 4
615 Players
196 Check-ins

45
  • Micro picture
    santz · about 1 year ago · 4 pontos

    A mãe só não pode varrer o chão.

  • Micro picture
    marcela · about 1 year ago · 3 pontos

    Muito bom seu relato, obrigada.
    Não é um item que tenho na minha wishlist (Tem o Switch r vários jogos antes), mas quem sabe num futuro?
    Sobre o Pro, já vi muita gente dizendo que faz uma diferença horrenda pra televisores 4k, não sei se pro VR melhora o aspecto.
    Com certeza meu marido não poderá brincar com um desses. Ele sente tontura me vendo jogar Cockroach Simulator! Hauahauaua

    1 reply
  • Micro picture
    sergiotecnico · about 1 year ago · 2 pontos

    Valeu @kawens pelo excelente apanhado da experiência com o PSVR.
    Cada vez tenho mais vontade de ter um...

    1 reply
  • Micro picture
    fabiorsodre · about 1 year ago · 2 pontos

    Me interessei por esse periférico depois de anunciarem tetris. Deve ser muito legal no vr.

    1 reply
  • Micro picture
    kleber7777 · about 1 year ago · 2 pontos

    Sobre o visor que embaça, minha dica é: coloque um ventilador ligado na sua frente. Sei que no inverno isso não é legal. Mas ajuda bastante.
    E não se esqueça de jogar a demo VR de The Last Guardian! :)

    1 reply
  • Micro picture
    vinicius_vignati · about 1 year ago · 2 pontos

    Cara, me fala sobre o modo cinemático, vale a pena? como fica a qualidade de imagem? meu único interesse no PSVR seria esse recurso, vc acha que vale a pena?

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...